Newsletter

Fevereiro a Abril de 2025

Mensagem do Coordenador Nacional

Victor Pardal

Nos últimos anos, a UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) tem-se afirmado como uma iniciativa essencial para a conciliação entre a vida académica e a prática desportiva de alto rendimento. Este programa tem permitido a muitos jovens talentos prosseguirem os seus estudos sem terem de abdicar dos seus sonhos no desporto. No entanto, apesar do caminho já percorrido, importa refletir: como podemos ainda melhorar?

Em primeiro lugar, é inegável o valor do acompanhamento individualizado proporcionado pelas UAARE. A flexibilidade de horários, o compromisso de conciliação, os planos pedagógicos individuais de conciliação, o apoio da sala de estudo aprender mais, o apoio online, o ensino à distância,  e a comunicação entre professores, treinadores e famílias e as parcerias com as Câmaras Municipais são pilares importantes.

No entanto, há ainda margem para evoluir, sobretudo no que toca à integração de novas ofertas educativas e formativas. A Certificação do Percurso de Curta e Média Duração de Interlocutor Desportivo, publicado no Catálogo do Boletim do Trabalho e Emprego, irá alterar o paradigma da Carreira Dupla em Portugal e permitir que o artigo 23.º da Portaria n.º 275/2019, de 27 de agosto, veja certificado o seu âmbito de intervenção e possa ser num futuro próximo considerada como profissão através da aprovação do Curso Nível 5 - Técnico Especialista - Tutor Desportivo, que será profissão tal como o Técnico de Exercício Físico.

Igualmente o Curso Científico-Humanístico Híbrido (Ensino secundário), em fase ainda de análise, poderá dar oportunidades únicas na valorização do percurso do aluno-atleta. As competências adquiridas através do desporto – como a resiliência, a disciplina, o espírito de equipa e a liderança – devem ser reconhecidas como mais-valias no percurso académico e profissional. Para isso, poderão no futuro (tenho esse sonho!) serem criadas formas de certificação ou créditos escolares extracurriculares ligados à prática desportiva.

Também as novas ofertas tecnológicas, plataformas de apoio ao estudo mais interativas e partilhadas (IA), ferramentas de gestão de tempo adaptadas aos calendários desportivos com consequentes priorizações, podem fazer toda a diferença, especialmente quando os alunos se encontram em estágios ou competições fora do país – no final do ano letivo 2024-2025, registaram-se 100 000 ausências à Escola!

Além disso, é fundamental apostar na formação contínua dos professores, dos interlocutores desportivos (curso a iniciar) e treinadores (considerar módulo obrigatório de carreira dupla no processo formativo), bem como na valorização e reconhecimento por parte das federações, associações e clubes, da imprescindibilidade do processo de conciliação entre o sucesso desportivo e escolar, através de medidas públicas, definidas nos respetivos contratos-programas. Compreender os desafios específicos de um aluno-atleta é essencial para que haja empatia, adaptação e conciliação eficaz. Um professor, um interlocutor desportivo (brevemente um Tutor Desportivo) e um treinador sensibilizados e com compromisso com a formação holística, saberão equilibrar exigência e conciliação, promovendo o sucesso académico sem sacrificar a paixão pelo desporto.

Outro aspeto a considerar é o reforço do apoio psicológico. A pressão para manter bons resultados em ambas as frentes – escolar e desportiva – é cada mais avassaladora. É importante garantir que os alunos-atletas tenham, cada vez mais, acesso regular a apoio emocional personalizado, suportado em estratégias de gestão de stress, sobretudo em momentos de maior exigência, como exames ou competições.

Através de encontros de reflexão recentes, como os regionais efetuados em Gaia e no Seixal e o da equipa nacional em Gaia, podemos realizar e definir internamente, com Todas as Equipas UAARE, o nosso próximo ano letivo – quais as boas práticas a desenvolver e qual a melhor abordagem para as dificuldades que teremos de enfrentar!

As Equipas UAARE: Diretores/as Escolas UAARE; Diretores/as Turma; Professores/as Acompanhantes; Professores da SEAM; Psicólogos/as, Equipa Nacional UAARE e os Pais, as Federações, os Clubes e as Autarquias são fundamentais e essenciais, digo mesmo determinantes, pelo que mais uma vez OBRIGADO a TODOS os que fazem diariamente a UAARE!

O mais importante, contudo, será sempre o Legado UAARE (construído com o TRABALHO de TODOS).

Em suma, a UAARE já representa uma resposta sólida ao desafio de conciliar escola e desporto, mas há sempre espaço para inovar. O objetivo deve ser simples, mas ambicioso: garantir que nenhum jovem talento tenha de escolher entre ser bom aluno ou grande atleta. Porque, com o apoio certo, pode perfeitamente ser ambos.

O desafio é já amanhã!

Estamos Todos Convocados!

Grato.

SOMOS TODOS UAARE

O Coordenador Nacional UAARE e UAARE Superior

Victor Manuel de Oliveira Maia Pardal

Nota de Abertura

Chegados a este momento do ano letivo, ultrapassando já a sua metade, é tempo de refletir sobre o percurso realizado e os desafios superados pelas escolas UAARE. Com um compromisso firme em conciliar a excelência académica e o alto rendimento desportivo, as UAARE têm demonstrado uma capacidade notável de adaptação e resposta às exigências diárias dos alunos-atletas. O caminho até aqui tem sido feito de resiliência, inovação e cooperação entre docentes, treinadores, encarregados de educação e os alunos, assegurando que todos encontram o equilíbrio necessário para o sucesso.

Os desafios e conquistas deste percurso foram amplamente debatidos nos Encontros Regionais UAARE, realizados nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2025, no norte e no sul do país. Estes encontros assumiram-se como momentos privilegiados de partilha e reflexão, onde se analisaram boas práticas, dificuldades e estratégias para continuar a melhorar a implementação do programa. Através da troca de experiências e do diálogo entre os diversos intervenientes, reforçou-se a importância de um trabalho articulado e colaborativo para garantir que cada aluno-atleta possa alcançar o seu máximo potencial, dentro e fora do campo.

Os Encontros Regionais UAARE permitiram ainda aprofundar questões essenciais, como a otimização dos horários escolares, o acompanhamento psicopedagógico e a valorização das carreiras duplas. Estes temas, centrais para o sucesso da iniciativa, foram abordados com a participação ativa de coordenadores, professores e técnicos especializados, evidenciando o empenho e a dedicação de todos os envolvidos. Em artigo autónomo, poderemos olhar mais detalhadamente para os principais temas discutidos e as soluções apontadas para os desafios que ainda se impõem.

À medida que avançamos para a reta final do ano letivo, é fundamental continuar a apostar na cooperação e no ajustamento das estratégias para garantir que o equilíbrio entre a escola e o desporto se mantém eficaz e sustentável. A UAARE continua a ser um modelo de referência, adaptando-se continuamente para melhor responder às necessidades dos seus alunos-atletas.

Nesta edição da Newsletter, destacamos algumas histórias inspiradoras de alunos que, com dedicação e esforço, têm vindo a conciliar a exigência do treino com o desempenho escolar. Destacamos igualmente algumas escolas UAARE e iniciativas, ou boas práticas, que convidamos toda a comunidade a acompanhar. Testemunhos, reflexões e aprendizagens que fazem desta rede um exemplo de inovação educativa e desportiva. Juntos, continuamos a construir um caminho de excelência para os nossos alunos-atletas!

A SEAM ND

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE. Consulte todas as notícias aqui.

A UAARE nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas.

 

Vamos conhecer algumas escolas UAARE

Escola Secundária Dr. José Afonso – entrevista com o Diretor, Prof. André Claro - Os desafios e singularidades de uma escola UAARE

José Afonso

Numa conversa franca e esclarecedora, quisemos conhecer melhor as particularidades da Escola Secundária Dr. José Afonso enquanto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE). Para isso, falámos com o seu Diretor, André Claro, que nos revelou os desafios e as estratégias adotadas para apoiar os alunos-atletas (AA), muitos deles ligados a grandes clubes como o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica.

Desde quando a escola tem essa forte ligação ao desporto?

O Diretor recorda que, muito antes de existir formalmente o programa UAARE, já a escola apoiava os atletas do Benfica, num esforço contínuo para conciliar a exigência académica com o alto rendimento desportivo. “Desde 2006 que trabalhamos nesta lógica”, refere. A integração no programa UAARE foi, por isso, uma evolução natural desse compromisso.

Com tantos alunos-atletas ligados ao Benfica, quais são os maiores desafios?

Atualmente, a escola acolhe 104 alunos-atletas, sendo que 70 pertencem ao Benfica. Para muitos, a adaptação é complexa, pois chegam de diversas regiões do país e afastam-se das suas famílias desde muito jovens, alguns com apenas 12 anos. “Esta realidade exige um acompanhamento próximo, não só a nível académico, mas também social e emocional”, explica o Diretor.

Para facilitar a integração, a escola organiza reuniões logo no início do ano letivo, envolvendo alunos, diretores de turma e a psicóloga da UAARE. “O objetivo é garantir que todos os alunos se sintam bem recebidos e acompanhados desde o primeiro momento.”

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Como se faz a articulação entre os treinos e a escola?

Os horários escolares são estruturados desde julho para incluir a carga horária dos treinos, tornando a colaboração entre os clubes e a escola essencial. “É fundamental lembrar que a escola não forma apenas atletas, mas também cidadãos”, salienta o Diretor. Assim, procura-se garantir um equilíbrio saudável entre a vida académica e desportiva.

A escola recebe apoio dos clubes?

O Diretor destaca que, apesar da parceria, a escola disponibiliza muitos dos seus próprios recursos para apoiar os alunos-atletas. “Seria importante que houvesse alguma reciprocidade”, sugere, apontando exemplos como a cedência de bilhetes para os jogos, para que as famílias possam assistir às competições dos seus filhos, ou a possibilidade de as turmas visitarem os museus dos clubes. “São pequenas iniciativas que fazem uma grande diferença na integração dos alunos.”

Como se organiza a distribuição dos alunos nas turmas?

Não existem turmas exclusivamente compostas por alunos-atletas, precisamente para prevenir problemas de indisciplina e promover uma melhor integração. “Dessa forma, garantimos um ambiente mais equilibrado e enriquecedor para todos os estudantes.”

Quais são as perspetivas para o próximo ano letivo?

Uma das medidas em estudo é a atribuição de mais uma hora aos diretores de turma que acompanham alunos-atletas, reforçando o apoio prestado. Além disso, das 52 horas de crédito que a escola já recebe para a UAARE, pretende-se adicionar mais, sempre com o foco nos interesses dos alunos. “Temos conseguido encontrar soluções que satisfazem tanto alunos como professores. Um exemplo disso é que nenhuma turma do 12.º ano tem aulas à sexta-feira”, destaca o Diretor.

Que mensagem gostaria de deixar?

A conversa terminou com um convite especial: “As portas da escola estão sempre abertas. Quem quiser visitar, será bem-vindo. O nosso objetivo é que todos os alunos se sintam felizes aqui.”

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Escola Secundária Fonseca Benevides – Lisboa

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Vamos conhecer a Escola Secundária de Fonseca Benevides, uma referência no ensino a distância para alunos-atletas. Para melhor compreendermos o seu funcionamento e os desafios enfrentados, entrevistámos Cristina Fonte, Professora Acompanhante, que partilhou a sua experiência e o papel fundamental que a escola desempenha no apoio aos estudantes, ajudando-os a conciliar a vida académica com a exigente prática desportiva.

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A Escola Secundária de Fonseca Benevides (ESFB) faz parte do projeto UAARE desde 2017. Como tem evoluído a participação da escola nesse programa?

Desde a integração no projeto, o número de alunos-atletas tem vindo a crescer continuamente. Atualmente, contamos com 143 alunos distribuídos por 16 modalidades desportivas. O nosso modelo de ensino a distância é um diferencial, tornando a escola única no país e uma mais-valia para os alunos que precisam de conciliar o desporto com a vida académica

Quem compõe atualmente a equipa UAARE da ESFB?

A equipa é composta por quatro elementos: três professores acompanhantes (PA), Pedro Batista, que está connosco desde o início do projeto, Rui Marques ((in memoriam) e Cristina Fonte. Contamos também com a psicóloga UAARE, Isabel Lourenço, cuja intervenção é fundamental para o acompanhamento dos alunos-atletas.

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Quais são os principais procedimentos adotados pela equipa para apoiar os alunos-atletas?

Seguimos um conjunto de procedimentos alinhados com os normativos legais, como a Portaria n.º 275/2019 e a Portaria n.º 359/2019, que regulam as condições de funcionamento das UAARE e do ensino a distância. A equipa recebe os alunos e encarregados de educação, explicando o funcionamento do ensino a distância e garantindo um acompanhamento individualizado. Cada aluno é distribuído por um dos professores acompanhantes, que os auxiliam na conciliação entre estudos e treino.

Como se processa a comunicação entre alunos, professores e equipa UAARE?

Todos os alunos têm uma conta Microsoft que lhes permite acesso ao Teams, plataforma LMS onde se encontram as disciplinas que frequentam. Nesta plataforma, podem consultar materiais, assistir às aulas em diferido, submeter tarefas e receber feedback. O Teams também permite comunicação direta entre aluno e professor para esclarecimento de dúvidas, ajuste de prazos de entrega ou agendamento de avaliações.

De que forma os professores acompanhantes asseguram o sucesso académico dos alunos?

Os professores acompanhantes mantêm contacto regular com os alunos, ajustando a frequência conforme as suas necessidades. Semanalmente, reúnem-se com os diretores de turma para acompanhar a assiduidade e o cumprimento das tarefas. Caso um aluno apresente dificuldades, são realizados apoios tutoriais e, se necessário, são mobilizados encarregados de educação e interlocutores desportivos para ajustar treinos ou horários.

Existe algum mecanismo de monitorização do desempenho dos alunos?

Sim, quinzenalmente é preenchida uma grelha onde se registam os alunos que não cumpriram pelo menos metade das tarefas propostas. Quando isso ocorre, os professores acompanhantes entram em contacto para entender as dificuldades e encontrar soluções. Por outro lado, os alunos que apresentam um desempenho positivo são felicitados pelo esforço e dedicação.

Qual é o papel da psicóloga UAARE no acompanhamento dos alunos?

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A psicóloga Isabel Lourenço tem um papel essencial. Trabalha aspetos como concentração, motivação, gestão do tempo, autoconfiança e resiliência. Além disso, acompanha alunos com necessidades específicas, como dislexia e autismo, e participa em reuniões com encarregados de educação e equipas de educação inclusiva. Também orienta os alunos nas suas escolhas académicas e desportivas, ajudando-os a definir objetivos realistas.

Quais são as principais vantagens e desafios do ensino a distância para os alunos-atletas?

O ensino a distância permite uma maior gestão do tempo de estudo de acordo com a disponibilidade dos alunos, especialmente devido às competições e estágios. Além disso, disponibiliza uma variedade de recursos digitais, como quizzes e jogos educativos. No entanto, exige dos alunos um elevado grau de disciplina e autonomia. A ausência do ambiente escolar tradicional pode levar à desorganização, sendo fundamental o apoio dos professores acompanhantes e da psicóloga para garantir a sua integração e sucesso académico, sem comprometer a sua performance desportiva.

Como é que a equipa UAARE procura minimizar os desafios enfrentados pelos alunos-atletas?

Acompanhamos de perto cada aluno para garantir que mantêm um equilíbrio entre a sua carreira desportiva e o percurso académico. A intervenção dos professores acompanhantes e da psicóloga é essencial para prevenir dificuldades e manter o foco nos objetivos. Trabalhamos com um modelo flexível que se adapta às necessidades individuais, proporcionando um suporte constante para que cada aluno possa alcançar o melhor desempenho possível, tanto na escola como no desporto.

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira – Rio Maior

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Vamos agora conhecer em detalhe a Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) desta UAARE, um espaço dinâmico e essencial no apoio aos alunos. Com uma forte componente presencial, garante aulas de apoio e substituição, permitindo a concretização dos Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação (PPI-C).

Uma conversa com a Professora Acompanhante Susana Miguel e alguns testemunhos de Professores da SEAM.

Nas palavras de Susana Miguel, “A Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) da nossa UAARE tem um bom funcionamento, com uma forte dinâmica presencial na concretização das aulas de apoio aos diferentes alunos e das aulas de substituição que permitem a concretização dos Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação (PPI-C), neste último caso, permitindo uma conciliação desportiva/académica ajustada aos objetivos definidos pelo CFDAR da Natação”.

Durante o 1.º Período foram realizados 302 apoios (160 aulas de substituição e 142 aulas de apoio), verificando-se 170 faltas justificadas. Estão envolvidos 20 professores nas aulas de apoio, num total de 23 horas semanais. As disciplinas com mais apoios realizados foram a Matemática com 78 apoios, Português com 58, Biologia e Geologia com 47 e Física e Química com 43 apoios. Verificaram-se, também, apoios nas disciplinas de Economia, Filosofia, Geografia, Geometria Descritiva, História, Inglês e Aplicações Informáticas.

A Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) da UAARE é um espaço essencial no apoio aos alunos-atletas, garantindo-lhes acompanhamento académico adaptado às suas exigências desportivas. Vários professores que prestam apoio neste contexto partilharam a sua experiência e a importância deste espaço na conciliação entre o desporto e o sucesso escolar.

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Para Ana Cristina Ferreira, a experiência na sala de estudo tem sido extremamente enriquecedora, pois permite acompanhar os alunos e ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial, tanto a nível académico como desportivo.

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Ercília Fernandes destaca o ambiente descontraído que caracteriza estes momentos de apoio, tornando o trabalho autónomo mais acessível e produtivo para os estudantes.

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João Vasconcelos reforça a ideia de que a SEAM é uma verdadeira mais-valia para os atletas de alta competição, permitindo-lhes manter o foco nas aprendizagens escolares sem comprometer a sua evolução desportiva. Sublinha, ainda, o esforço e a dedicação dos professores, que se empenham ativamente para garantir o sucesso destes alunos, contribuindo para a sua formação integral enquanto cidadãos.

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Manuel Mota realça o elevado nível de organização que é exigido aos alunos-atletas, bem como a necessidade de apoio especializado para assegurar que possam acompanhar a matéria e desenvolver as competências escolares exigidas. O docente sublinha o papel essencial das aulas de substituição, que permitem recuperar conteúdos perdidos devido a incompatibilidades com os horários de treino. A articulação constante com os professores titulares e o planeamento detalhado das aulas garantem que os alunos aprendam de forma eficaz e em menos tempo, maximizando os seus resultados académicos.

No conjunto dos testemunhos, fica clara a importância da SEAM na vida escolar dos alunos-atletas da UAARE, proporcionando-lhes um suporte fundamental para a sua conciliação desportiva e académica.

RM5Psicóloga  da Equipa de Apoio Psicopedagógico, Sara Malhoa; Psicóloga Sónia Peralta; PA Susana Miguel

Agrupamento de Escolas de Santa Catarina – Linda-a-Velha

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Uma nova dinâmica na UAARE do AESC

A UAARE do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (AESC) tem vindo a crescer e a consolidar-se como um verdadeiro suporte para os alunos-atletas. Com uma nova equipa, um novo espaço e iniciativas inovadoras, o projeto tem-se fortalecido, promovendo um ambiente de proximidade e desenvolvimento para os seus estudantes.

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Uma Equipa Dedicada

A equipa UAARE conta agora com dois professores acompanhantes, Pedro Brites e Pedro Rocha, e uma psicóloga, Mafalda de Lima e Silva. O professor Pedro Brites, docente de Matemática, tem uma vasta experiência na escola e desempenha um papel fundamental na organização dos tempos de estudo dos alunos-atletas. Já o professor Pedro Rocha, de Educação Física, assume um papel ativo na dinamização das atividades e na estruturação do novo espaço. A psicóloga Mafalda tem promovido momentos de reflexão e partilha, essenciais para a integração e bem-estar dos alunos-atletas.

O Novo Espaço UAARE

Desde 4 de novembro de 2024, a UAARE do AESC passou a contar com um novo espaço físico, localizado no recinto do recreio. Este local tem sido essencial para reforçar o espírito de equipa e a proximidade entre os alunos-atletas. Apesar de ainda estar em fase de melhorias, já se sente o impacto positivo desta nova realidade. O espaço serfe como Sala de Estudo Aprender+ (SEAM), oferecendo apoios pedagógicos personalizados e acompanhamento psicopedagógico, não só para os alunos, mas também para professores, tutores, treinadores e encarregados de educação.

Esta sala foi inaugurada no passado dia 7 de maio, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. 

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, do Diretor do agrupamento, Hernâni Pinho, e de outros membros do executivo, incluindo o Vereador Pedro Patacho.

Durante a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, destacou o papel crucial destas unidades no sucesso escolar dos alunos, não apenas atletas, mas também daqueles que enfrentam dificuldades académicas. Sublinhou ainda que este modelo tem vindo a ser replicado noutras escolas do concelho, com resultados muito positivos, atingindo uma taxa de sucesso superior a 50%.

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Apoio Personalizado para uma Melhor Conciliação

O AESC acolhe atualmente 34 alunos-atletas, 15 dos quais deslocados, abrangendo 11 modalidades desportivas, como atletismo, basquetebol, equitação, futebol, patinagem, ginástica rítmica, ginástica acrobática, ginástica aeróbica, natação, ténis e triatlo. Esta diversidade exige uma adaptação constante das estratégias pedagógicas. Acompanhamento individualizado, monitorização do percurso académico e apoio nas disciplinas são algumas das medidas implementadas. No caso dos alunos do 8.º ano, tem havido um esforço adicional na organização da agenda de testes e na comunicação com a sala de estudo dos clubes, promovendo maior responsabilidade e motivação escolar.

"Olá, estou cá!" - Um Momento de Partilha

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Todas as quintas-feiras, pelas 9h40, decorre a atividade "Olá, estou cá!", um momento criado para fortalecer laços entre os alunos-atletas. Esta iniciativa promove a partilha de experiências, a discussão de temas relevantes como a gestão da ansiedade e dos tempos de estudo, e a realização de dinâmicas de grupo e jogos cooperativos. A recetividade tem sido muito positiva, contribuindo para um maior sentimento de pertença e para o crescimento pessoal e académico dos alunos.

Uma Newsletter para Partilhar Conquistas

Com tantas mudanças e conquistas, a equipa UAARE decidiu lançar uma newsletter para manter todos informados sobre as atividades e feitos dos alunos-atletas. Esta iniciativa pretende reforçar a ligação entre a escola, os alunos e as suas famílias, incentivando a partilha e o reconhecimento do esforço destes jovens.

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O dinamismo da UAARE do AESC é evidente. Com uma equipa dedicada, um espaço renovado e atividades pensadas para o bem-estar dos alunos-atletas, a escola continua a ser um local onde os sucessos académicos e desportivos caminham lado a lado.

À conversa com a Psicóloga Ana Baio (ES Pedro Nunes)

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"O Trabalho é Sempre de Equipa” – Entrevista com a Psicóloga Ana Baio

No sentido de dar a conhecer melhor aqueles que trabalham diariamente no terreno, convidámos a Psicóloga Ana Baio, que exerce funções na UAARE da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, para uma conversa sobre o seu trabalho e os desafios que enfrenta.

A presença de psicólogos nas escolas é fundamental. Numa UAARE, diria que é ainda mais importante?

Sem dúvida. O nosso papel vai muito além do apoio emocional. É essencial conhecer cada aluno-atleta e as especificidades da sua modalidade para compreender verdadeiramente os desafios que enfrenta. Além disso, conhecer a escola e o seu funcionamento é igualmente crucial para facilitar a conciliação entre o percurso académico e a prática desportiva. Trabalhamos com os diretores de turma e os professores para promover essa articulação.

E quando surgem dificuldades, qual é a abordagem?

A minha abordagem passa por encontrar soluções em conjunto com os professores. Muitas vezes, temos de ir além da rotina do dia-a-dia e "inventar" estratégias para chegar aos alunos e ajudá-los a superar os desafios.

Tendo em conta o número de alunos e modalidades, que desafios enfrenta no seu trabalho?

Claro que existem desafios, mas estar nesta escola há quatro anos dá-me uma vantagem: já conheço bem as modalidades, as suas características e os horários dos treinos. Isso permite-me antecipar dificuldades e trabalhar de forma mais eficaz.

Como se dá essa articulação com os Professores Acompanhantes?

Temos uma reunião semanal à segunda-feira, onde discutimos casos e estratégias. Além disso, há muitos encontros informais ao longo da semana, porque o trabalho em equipa é essencial. Nas reuniões, propomos estratégias, que depois são formalizadas e operacionalizadas pelos Professores Acompanhantes, enquadrando-as no contexto de cada aluno.

O que a motiva a ir todos os dias para a escola?

Gosto muito do que faço, apesar de exigir muito trabalho, não só com os alunos-atletas, mas também com os pais e os professores. Antes de estar na Pedro Nunes, trabalhei 25 anos numa escola profissional, onde o objetivo também era garantir o sucesso dos alunos. Sempre acreditei que conhecer bem os alunos e as suas dificuldades é a chave para encontrar soluções. Muitas vezes, trata-se da forma como colocamos as questões: levar as pessoas a pensar é essencial para resolver problemas.

E as dificuldades? Como lida com elas?

Procuro não me focar nelas. Em vez disso, concentro-me no que pode ser feito. Se há algo que ainda não consigo resolver, peço ajuda. Essa é uma estratégia que tento também transmitir aos outros – não se fecharem perante as dificuldades, mas sim trabalharmos juntos para as ultrapassar.

Por fim, qual considera ser o papel do psicólogo numa UAARE?

O trabalho do psicólogo nunca é isolado. Não há soluções individuais. O sucesso só acontece quando existe um verdadeiro trabalho de equipa, onde todos colaboram para encontrar as melhores respostas para os alunos-atletas.

Boas Práticas - Iniciativas que vale a pena conhecer ...

No sentido de dar a conhecer e valorizar boas práticas, aqui vos damos a conhecer uma entre as muitas que se realizam pelas escolas UAARE.

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Fortalecer Laços e Celebrar Conquistas – O Almoço-Convívio UAARE no Agrupamento de Escolas Rio Arade

No âmbito das UAARE, a conciliação entre o percurso escolar e a carreira desportiva dos alunos-atletas exige um acompanhamento constante e um esforço conjunto de várias entidades. Para fortalecer esta rede de apoio e reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, o Agrupamento de Escolas Rio Arade (AERA) promove anualmente uma iniciativa que merece destaque: o Almoço-Convívio UAARE.

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Este evento, que acontece após o término das aulas, reúne a Direção do agrupamento, Professores Acompanhantes, Alunos-Atletas, representantes da Autarquia, Psicóloga e Professores das SEAM. Mais do que um simples encontro, trata-se de um momento de partilha e reforço dos laços entre todos os envolvidos no programa, fomentando um espírito de cooperação essencial ao sucesso da conciliação escolar e desportiva.

Num ambiente descontraído e de proximidade, são recordados os desafios superados ao longo do ano, as conquistas individuais e coletivas dos alunos-atletas e as estratégias adotadas para ultrapassar dificuldades. O evento permite, assim, um balanço informal do trabalho desenvolvido, promovendo um espaço onde a comunicação flui naturalmente e onde todos se sentem valorizados pelo seu papel na rede UAARE.

O Professor Acompanhante Rui Ferreira, responsável por partilhar esta boa prática, sublinha a importância desta iniciativa na construção de uma comunidade educativa mais unida e motivada. O envolvimento de todos os agentes educativos e das entidades parceiras reforça a missão das UAARE, mostrando que o apoio aos alunos-atletas não se esgota nas salas de aula ou nos treinos, mas se estende a uma visão integrada e colaborativa do seu percurso.

Iniciativas como esta são fundamentais para consolidar boas práticas dentro das UAARE, promovendo um ambiente de cooperação e partilha que beneficia todos os intervenientes. Mais do que um encontro anual, o Almoço-Convívio UAARE do AERA representa um exemplo inspirador de como pequenas ações podem ter um grande impacto na vida dos alunos-atletas e na dinâmica das escolas que os apoiam.

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UAARE ESPAMOL: PAIXÃO, SONHOS, DEDICAÇÃO E SUPERAÇÃO – É O QUE NOS DEFINE!

Na UAARE ESPAMOL, cada desafio é uma oportunidade de superação. Iniciativas como o Pote da Superação, a newsletter e a Gala UAARE mostram que o sucesso vai além do desporto. Aqui, o apoio, a resiliência e a paixão fazem a diferença. Pequenos gestos criam um grande impacto. Vale a pena conhecer este exemplo de excelência!

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A Professora Acompanhante Célia Rodrigues partilhou connosco algumas das boas práticas que tornam a UAARE ESPAMOL um exemplo de dedicação e superação. Referiu “que o sucesso se constrói com trabalho, determinação e espírito de equipa, e é com orgulho que implementamos iniciativas que fazem a diferença no dia a dia dos nossos alunos-atletas”.

Um dos exemplos mais inspiradores é o Pote da Superação, um recurso criado pela psicóloga da UAARE para apoiar os alunos em momentos de cansaço, frustração ou desmotivação. No gabinete da psicóloga, este pequeno pote guarda mensagens motivacionais e doces, ajudando a recarregar energias e a lembrar que cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Pequenos gestos como este refletem o espírito de entreajuda e superação.

Outra iniciativa de grande impacto é a newsletter da UAARE ESPAMOL, que vai muito além de um boletim informativo – é um espaço de valorização do esforço e das conquistas dos alunos-atletas. Através de entrevistas, testemunhos e histórias inspiradoras, mostra-se que não há sonhos grandes ou pequenos, apenas sonhos. São igualmente destacados os percursos de ex-alunos-atletas, provando que a conciliação entre estudo e desporto é possível. Muitos seguiram carreiras duplas de sucesso, tanto no desporto como no ensino superior.
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Mas se há um momento que representa verdadeiramente o espírito da nossa unidade, disse Célia Rodrigues, é a Gala UAARE. “Mais do que um evento, é uma celebração do talento e dedicação dos alunos-atletas, que brilham não só no desporto, mas também em áreas como a música, a dança e a literatura. O espetáculo é feito pelos próprios alunos, que sobem ao palco para encantar o público com atuações de ballet, canto, interpretação musical em acordeão, violino, guitarra e piano, declamação de poemas e testemunhos emocionantes”.

A Gala UAARE é também um encontro da comunidade educativa e desportiva, contando com a presença de professores, alunos-atletas, pais, treinadores, interlocutores desportivos e representantes do Município de Lagoa. Na última Gala, entre os convidados de honra estiveram Custódio Moreno, Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Emília Vicente, Diretora do Agrupamento ESPAMOL, e coordenador e subcoordenadores nacionais da UAARE, todos essenciais para o desenvolvimento deste programa.

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Na UAARE ESPAMOL, a superação, a paixão e o compromisso são o que nos define, concluiu Célia Rodrigues, salientando que pretendem continuar a inovar e a apoiar os alunos-atletas, porque acreditam que o talento e a excelência vão muito além do desporto.

Uma Nova Rubrica, Muitas Histórias para Contar

HC

Inspirados na rubrica presente na Newsletter do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, damos agora início a um novo espaço de partilha dedicado aos nossos alunos-atletas UAARE.

Nesta secção, os leitores terão a oportunidade de conhecer de perto o percurso destes jovens, desde a razão que os levou a escolher a sua modalidade até às suas rotinas diárias, desafios enfrentados e sonhos para o futuro. Para além disso, serão revelados aspetos menos conhecidos das suas vidas, proporcionando uma visão mais completa do equilíbrio entre a escola e o desporto de alto rendimento.

Através destas partilhas, pretendemos dar voz aos alunos-atletas, valorizando as suas experiências e inspirando outros a superarem os seus próprios desafios. Fiquem atentos às próximas edições para conhecerem melhor quem são os rostos e as histórias por trás da UAARE!

Felipe Santos: Entre a Escola e o Sonho de Ser Jogador Profissional

Filipe Santos

Felipe Santos, aluno do 9.º A, é atleta da equipa Sub-15 do Sport Lisboa e Benfica. O futebol entrou na sua vida aos 6 anos, por recomendação médica, após uma cirurgia. O incentivo para dar os primeiros toques veio de um amigo do pai, que trabalhava num restaurante e o pôs em contacto com o treinador do SC Linda-a-Velha.

Foi nesse clube que Felipe fez o seu primeiro treino, o início de uma caminhada que se tornaria a sua grande paixão. O clube apoiou-o desde o primeiro momento, tanto a nível financeiro como com material desportivo. Com o passar do tempo, começou a destacar-se em torneios e campeonatos, dando passos importantes na sua formação como jogador.

O apoio familiar tem sido fundamental ao longo deste percurso. O pai, sempre presente, tornou-se a sua maior referência, e o amigo que lhe abriu portas no futebol continua a ser uma figura de grande importância.

"O meu grande sonho é ser jogador profissional e dar um futuro melhor à minha família."

UAARE: Como avalias o apoio que recebeste no início?

Felipe: Foi essencial, porque eu era muito novo. Curiosamente, anos depois, esse amigo do meu pai voltou do Brasil com o filho, que não tinha chuteiras para jogar. Dessa vez, fui eu a ajudá-lo, emprestando-lhe as minhas. Afinal, ele também me ajudou a chegar até aqui.

Começaste logo no Benfica?

Felipe: Não. Primeiro joguei no SC Linda-a-Velha. Mais tarde, fiz captações no Sporting e no Benfica, e escolhi ficar no Benfica.

Como é o teu dia a dia?

Felipe: Acordo por volta das 6h50, tomo o pequeno-almoço e vou para a escola. As aulas terminam às 13h40. Às vezes, nem vou a casa, o que me obriga a comer rapidamente e a preparar o equipamento de treino. Depois, sigo para o Seixal, faço ginásio, treino até às 18h30 ou 19h e, só então, regresso a casa.

Quantos dias treinas por semana?

Felipe: Todos os dias, exceto à segunda-feira, mas mesmo nesse dia faço treino personalizado. Aos fins de semana, tenho competições.

Felipe

Quais são os teus principais desafios?

Felipe: O mais difícil é equilibrar a escola com o futebol. Há alturas em que viajamos para jogar fora do país e, quando regressamos, temos testes. Gerir tudo isso não é fácil.

Quem é a tua maior inspiração?

Felipe: O meu pai. Sempre me apoiou no futebol, saía mais cedo do trabalho para me levar aos treinos e nunca faltou a um jogo, fosse no Porto ou no Algarve.

O que te dá motivação para continuar?

Felipe: A certeza de que, um dia, posso chegar a profissional e ajudar a minha família.

Como lidas com a frustração?

Felipe: Tento não ficar preso a um mau treino ou a uma má nota. Se um treino me corre mal e fico a pensar nisso, posso comprometer a semana inteira. O melhor é descansar, desligar um pouco do telemóvel e focar-me no que posso melhorar.

O que pensas antes de cada treino?

Felipe: Gosto de definir objetivos: marcar dois golos, fazer três assistências... Algo que me mantenha focado.

E antes de um jogo importante?

Felipe: Sinto algum nervosismo, mas procuro relaxar. Se pensar demasiado nisso, atrapalha-me. O melhor é entrar em campo e dar o meu melhor.

Como celebras as tuas vitórias?

Felipe: No futebol, celebro com os colegas e com o Mister. Na escola, quando tiro uma boa nota, a minha mãe fica muito feliz… mas diz sempre que dá para fazer ainda melhor!

Maria Cardoso

Na primeira pessoa… Entre os treinos e a sala de aula: A Vida de uma aluna atleta UAARE

Maria Cardoso

Maria Cardoso: A Conquista do Equilíbrio entre o Alto Rendimento e os Estudos

Gerir a exigência do Curso de Ciências e Tecnologias enquanto se compete ao mais alto nível no Kempo não é uma tarefa fácil, mas para Maria Cardoso, aluna do 10.º CT2 no AERBP e atleta de alto rendimento, a organização e a disciplina são ferramentas essenciais.

A jovem atleta destaca a importância do apoio dos professores, tutores e da sua família, que desempenham um papel fundamental na sua jornada. Além disso, reforça o privilégio e a responsabilidade de representar o país em competições internacionais, um feito que exige dedicação, resiliência e uma forte gestão do tempo.

O programa UAARE surge como um elemento-chave no seu percurso, proporcionando um suporte essencial para equilibrar a vida desportiva e escolar. Através deste acompanhamento, Maria consegue ajustar horários, recuperar conteúdos e continuar a evoluir tanto na modalidade como nos estudos.

Com uma mensagem inspiradora, a atleta incentiva outros jovens a perseguirem os seus sonhos, sublinhando que, com esforço, paixão e o suporte adequado, é possível alcançar o sucesso dentro e fora das competições.

QRcode

No vídeo disponível através do QR Code, Maria partilha a sua experiência, revelando os desafios e as estratégias que utiliza para conciliar os treinos, as competições e o sucesso académico.

Estas foram algumas das questões que colocámos a Maria:

1. Como é ser aluno-atleta?

2. Como é o dia a dia? Quais os maiores desafios e como conjugas o desporto com os estudos?

3. Como te organizas durante torneios e estágios que implicam ausência das aulas?

4. Como consegues recuperar as matérias após esses períodos de ausência?

5. Que conselhos darias a outros atletas de alto rendimento que tentam conciliar o curso de Ciências e Tecnologias com a alta competição?

6. Que papel tem a UAARE no teu percurso?

O testemunho de Maria Cardoso é um exemplo inspirador de como a determinação e a estrutura certa fazem toda a diferença no caminho para o sucesso académico e desportivo.

Destaques das newsletters de escola

A newsletter mensal de escola tem como objetivo melhorar os canais de comunicação interna, tanto na própria escola como entre escolas UAARE. Esta newsletter é preparada pelo/a Professor/a Acompanhante e publicada na plataforma Teams UAARE, no canal geral, sendo assim partilhada com toda a rede nacional de escolas e servindo para fornecer informação a integrar na newsletter mensal nacional. Esta newsletter de escola é também partilhada na plataforma interna da escola para divulgar a atividade da UAARE local junto de alunos-atletas e a equipa de escola, ou mesmo para toda a escola e comunidade, via website ou outros canais existentes.

Nesta secção destacamos algumas informações partilhadas pelas escolas.

Agrupamento de Escolas de Alcochete

EDUARDO FELICÍSSIMO - MAIS UM EXEMPLO NA CONCILIAÇÃO

Eduardo

O aluno-atleta teve a sua estreia como titular pelo Sporting, no jogo contra o Estoril, no dia 3 de março. É um sentimento de orgulho e muita felicidade. “É aquilo que ambicionava e estou muito contente, mas ainda mais pela vitória, que foi muito difícil com um adversário também muito difícil”, começou por dizer à Sporting TV, após a vitória por 3–1.

Parabéns, Edu! Serás certamente, um exemplo para outros jovens atletas, onde o compromisso na conciliação acontece, com trabalho e dedicação diários.

Agrupamento de Escolas João de Meira

O NOSSO II ENCONTRO DOS ALUNOS UAARE

No passado dia 25 de fevereiro, realizou-se o nosso II Encontro dos Alunos UAARE, integrado no Plano de Atividades da UAARE, com a participação de 31 Alunos-Atletas.
Nesta mini-formação, contamos com a colaboração do Vitória SC, um dos parceiros do nosso programa, através da sua equipa de psicólogos da formação, Dr. Filipe Teixeira e Dr.ª Beatriz Costa.

QUE TEMAS FORAM ABORDADOS?

“Autocuidado, Gestão do Stresse e Gestão do Tempo” foram os temas abordados no nosso II Encontro, que contou com a participação dos psicólogos da UAARE, do SPO e da formação do Vitória SC.

A escolha desses temas foi baseada nos despistes realizados pela Psicóloga-UAARE, Dr.ª Inês Gonçalves, através da aplicação das baterias de testes específicos da UAARE.

AEJM2

AEJM

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, Lagoa

DIA-A-DIA NA VIDA DE UMA ALUNA-ATLETA

A vida de uma atleta de natação exige dedicação, disciplina e muito compromisso. Mia Werum, aluna do 12.º ano de Ciências e Tecnologias, equilibra os treinos intensivos com os estudos. A sua semana é marcada por uma rotina bem estruturada, onde cada minuto conta, deixando pouco espaço para momentos de lazer ou descanso prolongado.

Mia

Segunda-feira: O dia começa cedo para a Mia. Antes mesmo do sol nascer, a Mia acorda, entre as 5h45 e as 6h00 da manhã. Às 6h35, sai de casa para o seu primeiro treino do dia, das 6h50 às 8h00. Depois, segue direto para a escola, onde tem aulas até às 13h35. Após o almoço, tem mais um período de treinos das 15h30 às 17h30. O dia termina com um jantar merecido e um descanso reparador, indo dormir por volta das 21h30. A rotina apertada faz com que a Mia tenha pouco tempo para atividades sociais ou momentos de descontração.

Terça-feira: A rotina repete-se pela manhã, com um acordar cedo e treino antes das aulas, que terminam às 13h35. Durante a tarde, a Mia aproveita para estudar antes dos treinos (das 16h30 às 19h00). Habitualmente, dorme por volta das 21h30/22h00, uma vez que o dia seguinte começa cedo.

Quarta-feira: A Mia inicia o dia da mesma forma, com treino antes da escola. Durante a tarde, divide o seu tempo entre a aula extra de apoio de Português e mais um treino das 17h30 às 19h00. É um dia exigente, mas essencial para manter a consistência tanto nos estudos quanto no desempenho desportivo.

Quinta-feira: Depois de acordar cedo e frequentar as aulas, a Mia treina das 16h30 às 19h00, pelo que tem tempo para rever matéria antes do treino.

Sexta-feira: O último dia da semana segue o padrão matinal de sempre. Durante a tarde, treina das 15h30 às 17h30. O dia termina com um jantar tranquilo e descanso bem merecido. O aglomerado de treinos e responsabilidades escolares é evidente, deixando pouco espaço para qualquer atividade que não esteja diretamente relacionada à sua performance académica e desportiva.

Mia2

A rotina intensa da Mia, com cerca de 15 horas de treino semanal, reflete bem o seu compromisso com a natação e com os estudos. Cada hora do dia é bem planeada para que consiga manter o seu alto desempenho nas duas vertentes. De salientar os excelentes resultados que a Mia consegue quer no desporto quer na escola. Parabéns, Mia, por todo o empenho e dedicação. É para nós uma honra acompanhar-te nesta jornada!

ISABELLA WILKINSON ALCANÇA ESTATUTO DE ALTO RENDIMENTO DESPORTIVO

Isabella

É com enorme orgulho que anunciamos que a nossa aluna-atleta Isabella Wilkinson atingiu um marco notável na sua carreira desportiva: a obtenção do Nível I, o Estatuto de Alto Rendimento Desportivo, reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A Isabella tem demonstrado uma evolução constante, conciliando a exigência dos treinos e competições com o percurso académico, um desafio que tem superado com determinação e disciplina. O estatuto de Alto Rendimento Desportivo não só reconhece a excelência da atleta, como também lhe confere  condições especiais para continuar a desenvolver-se ao mais alto nível, promovendo o seu crescimento tanto no desporto como na vida académica e pessoal.

Parabéns, Isabella! Que este seja apenas mais um passo rumo a um futuro brilhante repleto de conquistas. Continuamos a caminhar contigo, numa jornada de procura constante do sucesso e superação!

Escola Secundária Martins Sarmento

A aluna-atleta Sara Ferreira tem tido uma ascensão muito relevante na modalidade de Atletismo neste início do ano de 2025. A aluna-atleta tem sido convocada para a seleção nacional com regularidade, tendo já duas internacionalizações. A aluna-atleta foi convocada para representar Portugal no International Match Indoor Sub-18 e Sub-20 e no Torneio Ibérico de Provas Combinadas em Pista Curta. A atleta do Vitória Sport Clube mediu forças com as congéneres de França e Itália. A aluna UAARE sagrou-se campeã nacional de pentatlo Sub.18, conseguiu o 1.º lugar em salto em comprimento no International Match Indoor e venceu o Torneio Ibérico na sua segunda internacionalização. A aluna-atleta venceu as provas de salto em altura, com 1,67 metros, e salto em comprimento, com 5,82 metros. Nos 60 metros de barreiras, fez a prova em 8,55 segundos, acabando em segundo lugar e um terceiro lugar nos 800 metros (2 minutos e 33 segundos), o que garantiu o triunfo no torneio, totalizando 3779 pontos, com uma vantagem superior a 100 pontos para a segunda classificada. A aluna-atleta tem feito um percurso extraordinário, sendo considerada uma promessa da modalidade.

Sara