Nas palavras do Coordenador Nacional, Victor Pardal, o V Encontro da Equipa Nacional UAARE apresentou-se como a possibilidade, por excelência, para debater alguns constrangimentos atuais, refletir em novas possibilidades de intervenção na nossa ação pedagógica, bem como encontrar e promover ao nível das diferentes interações, vínculos de maior compromisso.
Não restam dúvidas de que O Programa UAARE está implementado com sucesso e em pleno desenvolvimento, tendo sido obtidos muito bons resultados na persecução da carreira dual, conciliando o sucesso desportivo e escolar dos nossos Alunos-Atleta. No entanto, há sempre aspetos que importa refletir para encontrar as melhores respostas, que serão certamente determinantes no futuro do nosso Programa UAARE. Quais poderão ser os principais constrangimentos no trabalho das escolas UAARE? Quais poderão ser as alterações ou melhorias na ação pedagógica, de modo a melhorar o apoio aos Alunos-Atletas?
Estas são apenas algumas das questões a que a Equipa Nacional UAARE procurou dar resposta durante o V Encontro Nacional, realizado em Ponte de Sor, 19 e 20 de fevereiro de 2024.
Durante dois dias, em que fomos recebidos de forma calorosa e absolutamente hospitaleira, quer pela Escola, que pela Autarquia, foram abordados o processo da conciliação (PPI-C), especialmente nos AA de cursos profissionais e os desafios que os mesmos colocam. Analisaram-se estratégias para recuperação de módulos, os desafios do ensino híbrido, presencial, síncrono e assíncrono. Foi importante a reflexão em torno dos elementos de monotorização de qualidade dos PPI-C. A sublinhar: a gestão desses PPI-C com as horas atribuídas pelo Programa e os limites que o próprio Programa define.
Foram igualmente objeto de reflexão os processos de articulação da Escola com os Interlocutores desportivos -Constrangimentos ao processo de conciliação dos AA. Alguns aspetos particularmente significativos foram identificados: ausências elevadas; incumprimento de planos de recuperação. (AA da modalidade do futebol; elevada pressão para o desempenho).