Sala de Estudo Aprender + (SEAM)

A ação pedagógica da UAARE tem lugar num ambiente de aprendizagem centrado no aluno-atleta, com um ambiente digital integrado com os espaços de aprendizagem “físicos”.  É dinamizada por uma equipa pedagógica dedicada ao desenvolvimento de planos pedagógicos individuais (Equipa de escola UAARE), adaptados às necessidades dos alunos.

A Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) é um espaço adaptado ao desenvolvimento de competências  do perfil dos alunos, através da personalização da aprendizagem, integrada com as competências específicas do aluno-atleta. É um ambiente onde se promove a aprendizagem de pares, a colaboração, comunicação e auto-regulação, centrado numa metodologia baseada em evidências e na continuidade pedagógica entre as escolas da rede UAARE.
    
O trabalho na SEAM é articulado com o Conselho de Turma, numa lógica de passagem de casos entre colegas, onde é descrito de forma clara o diagnóstico das necessidades de aprendizagem do aluno-atleta, a intervenção concreta na SEAM, as evidências da atividade realizada pelo aluno e a reflexão posterior pelo par pedagógico (professor do CTe professor da SEAM). 
    
A personalização é conseguida através do conhecimento do registo histórico e através da criação de um plano pedagógico individual, calendarizado de acordo com as manchas verdes e vermelhas e a agenda desportiva do aluno-atleta, e que pode envolver apoios psicopedagógicos (psicólogos UAARE) e pedagógicos, (professores da SEAM) por antecipação, durante ou após as ausências escolares por motivos desportivos, em modalidade presencial, a distância ou híbrida. Estes planos têm em vista o desenvolvimento progressivo das aprendizagens essenciais e competências do perfil dos alunos em situações concretas da vida do aluno-atleta, nomeadamente desportivas, com impacto na sua avaliação formativa.

Organização do espaço

A organização do espaço da SEAM é informada pela literatura e projetos sobre ambientes de aprendizagem inovadores, adaptada ao modelo pedagógico do programa UAARE.

Zonas funcionais da sala SEAM

  1. Zona de trabalho do/a professor acompanhante e, eventualmente, treinador/tutor – permite o trabalho individual do/a professor/a acompanhante, em pé ou sentado, com uma bancada de trabalho e cadeira, e um kit tecnológico fornecido pelo IPDJ a cada UAARE;
  2. Zona de trabalho individual – permite o trabalho individual dos alunos atletas, em pé ou sentado, com bancadas de trabalho e cadeiras;
  3. Zona de trabalho colaborativo – permite o trabalho em grande ou pequeno grupo, em pé ou sentado, com uma bancada de trabalho com monitor com projeção sem fios. Painéis de escrita que permitem a colaboração em pequenos grupos. A parede de colaboração adequa-se a trabalho individual ou em grupo, em superfície que permite p.e. a escrita com marcadores de whiteboard e a afixação com recurso a ímanes;
  4. Zona de trabalho Informal – permite o trabalho individual ou em grupos de 2, em posturas mais informais, ou apenas para ler um livro ou descansar;
  5. Zona de arrumação – permite a arrumação, p.e. em armários e favos com módulos de gavetas ou portas, de materiais de apoio, livros e dossiers dos alunos, equipamentos de TI, etc.;
  6. Zona de criação – permite a produção de recursos educativos digitais personalizados com recurso a tecnologia chroma key, bem como comunicações e apresentações orais interativas.

Zona de afixação (Mural) – permite a afixação de informações, notícias sobre troféus ganhos, fotos dos alunos, role models do desporto, folhas, trabalhos, etc, recorrendo p.e. a um sistema de pendurar e/ou magnético.

Equipamentos e aplicações

A 3.ª geração de kits tecnológicos UAARE entregue nas escolas no início de 2020 está alinhada com o ambiente de aprendizagem UAARE e compreende:

  • iPad 
  • Apple TV
  • Apple Pencil
  • Microsoft Surface Go com caneta e teclado
  • Microsoft Wireless Display Adapter
  • Cartão de memória
  • LG TV 55'' com suporte móvel
  • Cabos e acessórios

Algumas aplicações essenciais para trabalho na SEAM:

  1. Microsoft Teams
  2. Câmara
  3. Recorte e Desenho
  4. OneNote
  5. OneDrive
  6. iMovie
  7. Gravação de ecrã
  8. Escola Virtual
  9. Khan Academy
  10. Gravação de ecrã

Exemplos de interação na SEAM

Apresentam-se de seguida alguns exemplos de interação na SEAM, com recurso aos equipamentos e aplicações dos kits tecnológicos UAARE.

Projeção sem fios em pequeno grupo de apoio

Os alunos e professores partilham, de qualquer lugar sem fios, o conteúdo dos seus dispositivos na televisão. Este tipo de interação permite uma maior flexibilidade, dinâmica e gestão do tempo na relação pedagógica entre todos os intervenientes.

Apoios pedagógicos e psicopedagógicos a distância (síncronos e assíncronos)

A equipa de escola UAARE, através da plataforma digital da escola ou da UAARE, efetuam apoios personalizados, com partilha de ficheiros, RED e interações síncronas e assíncronas com os alunos-atletas a distância. Para saber mais consulte o Curso Apoios a distância de curta duração.

Criação de recursos educativos digitais pelos alunos

Na zona de criação da sala SEAM os professores e alunos-atletas podem criar recursos educativos digitais para explorar competências, recuperar aprendizagens, explorar novas formas de comunicação, recorrendo ao chroma key, iluminação e dispositivos móveis com aplicações para o efeito.

Apoio em contexto de aula curricular

Apoio a atividades práticas e laboratoriais

Os professores das equipas de escola UAARE das áreas disciplinares de Física e Química, Biologia e Geologia e Matemática desenvolvem um conjunto de atividades em prática laboratorial, de forma a apoiar os alunos-atletas. A EPDAA e a SEAM-ND tem desenvolvido um conjunto de guiões de aprendizagem STEM, que podem ser consultados nos recursos educativos produzidos pelas equipas de escolas, tendo ainda disponível um conjunto de equipamentos (MicroBit, Makey Makey e sensores) para apoio a este tipo de atividades.

Atividade fora da sala e em contexto relevante, p.e. desportivo, com colega

As equipas de escola desenvolvem recursos educativos digitais para recuperar, avaliar e explorar aprendizagens em contexto relevante para o aluno-atleta, p.e numa atividade desportiva explorar os conceitos físicos associados ao movimento.

Utilização do caderno digital no apoio assíncrono ao aluno-atleta

A utilização do caderno digital é um recurso para o apoio síncrono e assíncrono ao aluno-atleta, possibilitando a organização dos conteúdos e tarefas, bem como o acompanhamento do desenvolvimento de tarefas pelo professor e o respetivo feedback.

Ensino híbrido

A equipa EPDAA, em estreita colaboração com as equipas de escola e respetivos conselhos de turma, através de um acompanhamento e apoio sistemático, ajuda na implementação de um modelo de aprendizagem híbrido com alunos em regime presencial e a distância, com guiões de aprendizagem preparados e ajustados a este modelo. Para saber mais consultem o curso Introdução ao ensino híbrido.

Dinamização de guiões de aprendizagem enquadrados em Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação

O conceito de guiões de aprendizagem foi desenvolvido especificamente para alunos-atletas, com possibilidade de interação a distância, presencial, síncrona ou assíncrona durante ausências de longa duração ou com ajustes curriculares significativos. Para saber mais, consultem o Curso Guiões de aprendizagem para apoio personalizado em ausências de média e longa duração.