Recursos Educativos produzidos pelas Equipas de Escola

Na sua prática do dia-a-dia bem como em contexto de formação, as equipas de escola desenvolvem ativamente RED, partilhados com as restantes escolas da rede nacional.

A representação da mulher na lírica camoniana

Célia Galveia
Célia Galveia
Julho 2021
Disciplina / Módulo: Português
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Ler textos literários portugueses de diferentes géneros, pertencentes aos séculos XII a XVI.
  • Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e unidades de referência, justificando.
  • Fazer inferências fundamentando.
  • Identificar e explicitar o valor dos recursos expressivos mencionados no Programa.
  • Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.
Tipo: Guião de aprendizagem

Minuto de Antena: A Poesia na Pintura

Filomena Cabrita
Filomena Cabrita
Março 2021
Ano de escolaridade: 7.º ano
Curso: Geral
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Planificar textos orais tendo em conta os destinatários e os objetivos de comunicação. Fazer a exposição oral de um tema. Fazer inferências devidamente justificadas. Destacar o essencial numa imagem.
  • Fazer a exposição oral de um tema. Usar a palavra com fluência, correção e naturalidade em situações de intervenção formal, para expressar pontos de vista e opiniões. Avaliar o seu próprio discurso a partir de critérios previamente acordados.
Tipo: Guião de aprendizagem

Sistemas de duas equações do 1.º Grau com duas incógnitas

Carla Gonçalves
Carla Gonçalves
Março 2021
Ano de escolaridade: 7.º ano
Curso: Geral
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Resolver sistemas de equações do 1.º grau a duas incógnitas
Tipo: Guião de aprendizagem

Atividade laboratorial AL 1.1 - Medição em Química

Manuela Vale
Manuela Vale
Mónica Meireles
Mónica Meireles
Março 2021
Disciplina / Módulo: Física e Química A
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Resolver, experimentalmente, problemas de medição de massas e de volumes, selecionando os instrumentos de medição mais adequados, apresentando os resultados atendendo à incerteza de leitura e ao número adequado de algarismos significativos.
Tipo: Guião de aprendizagem STEM

English on your own

Alexandra Sampaio
Alexandra Sampaio
Março 2021
Disciplina / Módulo: Inglês
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • IF-Clauses
Tipo: Guião de aprendizagem

Trocas gasosas nos animais multicelulares

José Mesquita
José Mesquita
Março 2021
Disciplina / Módulo: Biologia e Geologia
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Relacionar a diversidade de estruturas respiratórias (tegumento, traqueias, brânquias e pulmões) dos animais (anelídeo, inseto, peixe, anfíbio, ave e mamífero) com o seu grau de complexidade e adaptação às condições do meio em que vivem
Tipo: Guião de aprendizagem

Simulação da apresentação do trabalho individual de um aluno UAARE

Sandro Ferreira
Sandro Ferreira
Fevereiro 2020
Disciplina / Módulo: modulo_ufcd
Ano de escolaridade: 11.º ano
Curso: CP
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Osteologia do membro inferior
Tipo: Tutorial

Rochas Sedimentares - Formação de sedimentos

Sandra Ferraz
Fevereiro 2018
Ano de escolaridade: 10.º ano
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Rochas sedimentares
Tipo: Tutorial