Recursos Educativos produzidos pelas Equipas de Escola
Na sua prática do dia-a-dia bem como em contexto de formação, as equipas de escola desenvolvem ativamente RED, partilhados com as restantes escolas da rede nacional.
Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes.
Planificar e realizar atividades laboratoriais/ experimentais sobre difusão/ osmose e fotossíntese, problematizando, formulando hipóteses e avaliando criticamente procedimentos e resultados.
Reconhecer, interpretar e representar graficamente funções racionais definidas em IR\{c} do tipo f(x)=a+b/(x-c), a,b e c ∈ IR referindo o conceito intuitivo de assíntota e usá-las na resolução de problemas e em contextos de modelação.
Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies).
BG - Interpretar dados experimentais relativos a fermentação (alcoólica, láctica) e respiração aeróbia (balanço energético, natureza dos produtos finais, equação geral e glicólise como etapa comum), mobilizando conhecimentos de Química
BG - Relacionar a ultraestrutura de células procarióticas e eucarióticas (mitocôndria) com as etapas da fermentação e respiração
FQA - Relacionar o número de entidades com a quantidade de matéria
FQA - Aplicar, na resolução de problemas, o conceito de volume molar, explicando as estratégias de resolução
FQA - Representar, com base na regra do octeto, as fórmulas de estrutura de Lewis de algumas moléculas, interpretando a ocorrência de ligações covalentes simples, duplas ou triplas
FQA - Interpretar as reações químicas em termos de quebra e formação de ligações
FQA - Explicar, no contexto de uma reação química, o que é um processo exotérmico e endotérmico
FQA - Designar a variação de energia entre reagentes e produtos como entalpia, interpretar o seu sinal e reconhecer que, a pressão constante, a variação de entalpia é igual ao calor trocado com o exterior
MATA - Resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens
MATA - Utilizar a tecnologia gráfica, geometria dinâmica e folhas de cálculo, no estudo de funções e geometria
BG - Utilizar princípios de raciocínio geológico (atualismo, catastrofismo e uniformitarismo) na interpretação de evidências de factos da história da Terra (sequências estratigráficas, fósseis, tipos de rochas e formas de relevo).
MAT A - Reconhecer o significado da fórmula da distância entre dois pontos no plano em função das respetivas coordenadas.
FQ A - Resolver problemas de medição de massas, apresentando os resultados atendendo à incerteza de leitura e ao número adequado de algarismos significativos.
FQ A - Relacionar a massa de uma amostra e a quantidade de matéria com a massa molar.
FQ A - Aplicar, na resolução de problemas, os conceitos de massa e massa molar.