Recursos Educativos produzidos pelas Equipas de Escola

Na sua prática do dia-a-dia bem como em contexto de formação, as equipas de escola desenvolvem ativamente RED, partilhados com as restantes escolas da rede nacional.

Guião STEM - VO2MAX e a condição física de um atleta

José Mesquita
José Mesquita
Michel Pimenta
Michel Pimenta
Carla Gonçalves
Carla Gonçalves
Outubro 2022
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • BG - Interpretar dados experimentais relativos a fermentação (alcoólica, láctica) e respiração aeróbia (balanço energético, natureza dos produtos finais, equação geral e glicólise como etapa comum), mobilizando conhecimentos de Química
  • BG - Relacionar a ultraestrutura de células procarióticas e eucarióticas (mitocôndria) com as etapas da fermentação e respiração
  • FQA - Relacionar o número de entidades com a quantidade de matéria
  • FQA - Aplicar, na resolução de problemas, o conceito de volume molar, explicando as estratégias de resolução
  • FQA - Representar, com base na regra do octeto, as fórmulas de estrutura de Lewis de algumas moléculas, interpretando a ocorrência de ligações covalentes simples, duplas ou triplas
  • FQA - Interpretar as reações químicas em termos de quebra e formação de ligações
  • FQA - Explicar, no contexto de uma reação química, o que é um processo exotérmico e endotérmico
  • FQA - Designar a variação de energia entre reagentes e produtos como entalpia, interpretar o seu sinal e reconhecer que, a pressão constante, a variação de entalpia é igual ao calor trocado com o exterior
  • MATA - Resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens
  • MATA - Utilizar a tecnologia gráfica, geometria dinâmica e folhas de cálculo, no estudo de funções e geometria
Tipo: Guião de aprendizagem

Guião STEM - Visita de Estudo a Peniche

José Mesquita
José Mesquita
Michel Pimenta
Michel Pimenta
Carla Gonçalves
Carla Gonçalves
Manuela Vale
Manuela Vale
Mónica Meireles
Mónica Meireles
Março 2022
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • BG - Utilizar princípios de raciocínio geológico (atualismo, catastrofismo e uniformitarismo) na interpretação de evidências de factos da história da Terra (sequências estratigráficas, fósseis, tipos de rochas e formas de relevo).
  • MAT A - Reconhecer o significado da fórmula da distância entre dois pontos no plano em função das respetivas coordenadas.
  • FQ A - Resolver problemas de medição de massas, apresentando os resultados atendendo à incerteza de leitura e ao número adequado de algarismos significativos.
  • FQ A - Relacionar a massa de uma amostra e a quantidade de matéria com a massa molar.
  • FQ A - Aplicar, na resolução de problemas, os conceitos de massa e massa molar.
Tipo: Guião de aprendizagem

A representação da mulher na lírica camoniana

Célia Galveia
Célia Galveia
Julho 2021
Disciplina / Módulo: Português
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Ler textos literários portugueses de diferentes géneros, pertencentes aos séculos XII a XVI.
  • Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e unidades de referência, justificando.
  • Fazer inferências fundamentando.
  • Identificar e explicitar o valor dos recursos expressivos mencionados no Programa.
  • Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.
Tipo: Guião de aprendizagem

Atividade laboratorial AL 1.2 - Teste de Chama

Manuela Vale
Manuela Vale
Mónica Meireles
Mónica Meireles
Maio 2021
Disciplina / Módulo: Física e Química A
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Identificar, experimentalmente, elementos químicos em amostras desconhecidas de vários sais, usando testes de chama, comunicando conclusões.
Tipo: Guião de aprendizagem STEM

Atividade laboratorial AL 2.2 - Soluções a partir de Solutos Sólidos

Manuela Vale
Manuela Vale
Mónica Meireles
Mónica Meireles
Abril 2021
Disciplina / Módulo: Física e Química A
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Preparar soluções aquosas a partir de solutos sólidos e por diluição, avaliando procedimentos e comunicando os resultados.
  • Resolver problemas envolvendo cálculos numéricos sobre a composição quantitativa de soluções aquosas.
Tipo: Guião de aprendizagem STEM

Minuto de Antena: A Poesia na Pintura

Filomena Cabrita
Filomena Cabrita
Março 2021
Ano de escolaridade: 7.º ano
Curso: Geral
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Planificar textos orais tendo em conta os destinatários e os objetivos de comunicação. Fazer a exposição oral de um tema. Fazer inferências devidamente justificadas. Destacar o essencial numa imagem.
  • Fazer a exposição oral de um tema. Usar a palavra com fluência, correção e naturalidade em situações de intervenção formal, para expressar pontos de vista e opiniões. Avaliar o seu próprio discurso a partir de critérios previamente acordados.
Tipo: Guião de aprendizagem

Sistemas de duas equações do 1.º Grau com duas incógnitas

Carla Gonçalves
Carla Gonçalves
Março 2021
Ano de escolaridade: 7.º ano
Curso: Geral
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Resolver sistemas de equações do 1.º grau a duas incógnitas
Tipo: Guião de aprendizagem

Atividade laboratorial AL 1.1 - Medição em Química

Manuela Vale
Manuela Vale
Mónica Meireles
Mónica Meireles
Março 2021
Disciplina / Módulo: Física e Química A
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Resolver, experimentalmente, problemas de medição de massas e de volumes, selecionando os instrumentos de medição mais adequados, apresentando os resultados atendendo à incerteza de leitura e ao número adequado de algarismos significativos.
Tipo: Guião de aprendizagem STEM

English on your own

Alexandra Sampaio
Alexandra Sampaio
Março 2021
Disciplina / Módulo: Inglês
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • IF-Clauses
Tipo: Guião de aprendizagem

Trocas gasosas nos animais multicelulares

José Mesquita
José Mesquita
Março 2021
Disciplina / Módulo: Biologia e Geologia
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Relacionar a diversidade de estruturas respiratórias (tegumento, traqueias, brânquias e pulmões) dos animais (anelídeo, inseto, peixe, anfíbio, ave e mamífero) com o seu grau de complexidade e adaptação às condições do meio em que vivem
Tipo: Guião de aprendizagem