No passado dia 25 de junho de 2024, foi realizada uma reunião da Equipa Nacional UAARE, liderada pelo Coordenador Nacional da UAARE, que contou com a participação dos Diretores, Professores Acompanhantes e Psicólogos de todas as Escolas da Rede Nacional. O encontro destacou a previsão de aumento no número de Alunos-Atletas (AA) para o próximo ano letivo, trazendo à tona desafios relacionados com a conciliação das agendas desportivas e escolares, bem como o aumento de ausências à escola.
Este tema já havia sido motivo de preocupação no Encontro Nacional de Ponte de Sor, realizado em 19 e 20 de fevereiro de 2024. Durante a reunião, foi sublinhada a necessidade de desenvolver estratégias eficazes para apoiar os Alunos-Atletas na harmonização das suas responsabilidades académicas e desportivas.
Um dos principais tópicos discutidos foi a proposta e discussão do Modelo de Plano Pedagógico Individual de Conciliação (PPI-C). Este plano visa oferecer uma abordagem personalizada e estruturada para cada Aluno-Atleta, garantindo que as exigências do desporto e da educação sejam equilibradas de forma eficiente.
Além do PPI-C, foram propostas Medidas Pedagógicas de Suporte à Aprendizagem, que serão formalmente estruturadas e alinhadas com a legislação em vigor. Estas medidas são projetadas para oferecer suporte adicional aos Alunos-Atletas, ajudando-os a manter o ritmo académico mesmo quando suas responsabilidades desportivas os afastam da sala de aula.
A reunião também abordou a revisão de procedimentos para a validação de casos específicos de Alunos-Atletas para o ano letivo 2024-2025. Caberá agora às Equipas de Escola aplicar de forma ajustada os contextos e enquadramentos abordados durante a reunião. A atuação personalizada de cada equipa será crucial para adaptar as estratégias discutidas às situações específicas de cada Aluno-Atleta, garantindo um acompanhamento próximo e eficaz.