O I Encontro Regional UAARE – Sul, realizado na ES José Afonso, no Seixal, reuniu diversas escolas para refletirem sobre os desafios e progressos do programa, promovendo a partilha de boas práticas e estratégias de articulação entre os diferentes intervenientes.
A sessão iniciou-se com as boas-vindas do diretor da escola anfitriã, André Claro, que reforçou a necessidade de uma maior presença dos diretores das escolas UAARE nestes encontros e expressou preocupações sobre o equilíbrio entre os contributos e benefícios do programa para a sua instituição. O Coordenador Nacional destacou a importância do evento para o fortalecimento do espírito de partilha e apresentou dados do DATA UAARE, sublinhando o papel crucial dos Psicólogos do Desporto e Educação (PSI). O Subcoordenador Nacional, Luís Deus, enquadrou a iniciativa no contexto global do programa e realçou a necessidade de articulação entre todas as partes envolvidas.
Seguiu-se a apresentação das experiências de várias escolas, evidenciando diferentes abordagens para a integração dos alunos-atletas no percurso académico. Foram partilhadas estratégias de organização dos horários, monitorização do desempenho e compensação de aprendizagens (através dos Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação), bem como modelos de comunicação entre professores, alunos, encarregados de educação e clubes, muitas vezes apoiados em plataformas digitais. O impacto da criação das Salas de Estudo (SEAM) foi amplamente reconhecido como um fator essencial para o sucesso da conciliação entre desporto e estudo.
O evento contou ainda com a participação do Diretor-Geral da Educação e do Presidente do IPDJ, que reforçaram o valor da UAARE no panorama educativo e desportivo nacional. Outras intervenções destacaram a necessidade de estratégias inovadoras para apoiar os alunos-atletas, como mentorias, reconhecimento institucional e eventos dedicados à valorização do seu percurso.
A sessão encerrou com um debate sobre os desafios enfrentados pelos professores Acompanhantes (PA) e psicólogos (PSI), nomeadamente o crescimento do número de alunos-atletas de nível 3, a necessidade de sensibilização para a carreira dupla e o impacto do excesso de competições, sobretudo no futebol. A instabilidade contratual dos PSI e a burocracia no acompanhamento dos alunos foram também apontadas como preocupações centrais.
O encontro reforçou a importância da cooperação entre escolas, clubes e federações, consolidando um compromisso coletivo para melhorar a experiência académica e desportiva dos alunos-atletas no âmbito da UAARE.