Os alunos-atletas com processos de conciliação complexos interagem com a turma e na plataforma Teams muitas vezes de forma assíncrona e intermitente. Existe por isso a necessidade de estes terem acesso aos planos de aula para gerir a realização das tarefas escolares com antecedência, regulando o seu tempo em horários não coincidentes com o escolar.
Este processo exige o planeamento prévio pelos professores, p.e. no início de cada período ou conteúdo, distinguindo de forma clara tarefas obrigatórias, tarefas importantes e tarefas não obrigatórias, de forma a facilitar a gestão do tempo do aluno-atletas, priorizando as tarefas obrigatórias e importantes.
Nos planos de aula disponibilizados no Bloco de Notas de Turma é fundamental que:
- os objetivos de aprendizagem sejam apresentados de forma clara, identificando-se as aprendizagens e competências a desenvolver;
- a linguagem seja o mais clara possível, de forma a facilitar a realização autónoma das tarefas propostas;
- Todas as tarefas sejam lançadas na plataforma, distinguindo as tarefas obrigatórias, importantes e não obrigatórias com uma nomeclatura diferenciada, para que o aluno-atleta possa consultar na secção Tarefas da plataforma Teams todas as tarefas, de todas as disciplinas;
- sejam disponibilizados conteúdos multimédia de apoio à realização de tarefas, p.e. através de tutoriais vídeo, realizados pelo professor (de forma a dar pistas para a sua realização) ou curados a partir de fontes web adequadas (p.e. Khan Academy, #Estudo em Casa);
- as tarefas propostas exijam a apresentação de evidências não apenas escritas mas também em formato de fotografia, áudio e/ou vídeo produzidos pelos alunos-atletas, de forma a garantir a autenticidade e desenvolver competências como a comunicação;
- o tempo necessário à realização das tarefas propostas seja dimensionado ao tempo de estudo disponível do aluno-atleta, sendo selecionados os conteúdos absolutamente essenciais de forma a o aluno conseguir cumprir as tarefas pedidas, sentindo-se envolvido no processo de ensino e aprendizagem e mantendo o equilíbrio emocional num período de maior exigência desportiva;
- o feedback dado ao aluno na tarefa na plataforma seja suficientemente claro e detalhado, por exemplo identificando as lacunas de aprendizagens, apresentando sugestões e elicitando as aprendizagens e competências adquiridas, servindo para a regulação das aprendizagens do aluno. Se necessário, podem também ser gravados pequenos vídeos diretamente na plataforma, na secção de feedback, de forma a facilitar este processo.
A nomenclatura diferenciada das tarefas pode ser feita na plataforma, usando títulos com numeração e tags (Obrigatória, Importante). Se necessário, a tarefa pode ser personalizado a um aluno-atleta específico, através da atribuição individual na plataforma.
Alguns aspetos a considerar no desenho de tarefas
Para além dos pontos referidos anteriormente, as tarefas podem por exemplo remeter para experiências diárias dos alunos, tanto do ponto de vista desportivo como da sua vida diária noutro país. Para garantir a autoria das tarefas, desenvolver competências de comunicação e promover a interação oral, as tarefas podem por exemplo exigir gravações áudio, vídeo e/ou de ecrã.
No caso de alunos do ensino básico, é importante as tarefas serem apelativas e o aluno ter um papel mais ativo, recorrendo p.e. a ferramentas como Thinglink, Wordwall, Genially, entre outras.
De forma a favorecer a integração dos alunos-atletas na turma podem ser usadas diversas abordagens:
- Nomear um "mentor"/colega para ter um papel de maior proximidade com o aluno-atleta,
- Em sessões síncronas em que o aluno-atleta esteja presente:
- Criar salas simultâneas na videoconferência, para interações entre professor e aluno-atleta ou para realização de trabalhos de grupo
- Dar destaque ao aluno-atleta através de questionamento direto, partilha de ecrã, interação em bloco de notas, dando quando necessário relevância à vida desportiva e vida diária noutro país