Newsletter

Outubro 2021

Nota de abertura

Victor Pardal

Eis um novo Ano Escolar que a todos colocará novos desafios.

Como disse, Michael Jordan – “com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipa e inteligência ganhamos campeonatos”.

A UAARE tem sido um projeto vertiginoso: em cinco anos andamos muito rápido, fomos muito longe ao nível do reconhecimento internacional, bem como de reiteradamente provado sustentabilidade dos nossos resultados escolares e desportivos a nível nacional, manifestos nos indicadores de 2020-2021 e nos pelo menos 65 alunos-atletas que ingressaram no ensino superior.

A Equipa UAARE deve ter orgulho no trabalho desenvolvido.

A UAARE é um projeto de equipa, suportado por várias equipas – Ministério da Educação, Autarquias, Escolas, Docentes, Psicólogos, Federações, Clubes, Treinadores, Interlocutores Desportivos e Centros de Medicina Desportiva (CMD do Porto).

Tem sido para mim um privilégio liderar esta Grande “Dream Team” – o importante será sempre fazer acontecer.

Para este este novo ano que se aproxima, temos que nos implicar mais no reforço da nossa coesão, na partilha de boas práticas e num desassossego permanente em encontrar sempre as respostas mais eficazes, mais inovadoras e rigorosas, com envolvência dos diferentes intervenientes, no processo complexo da conciliação do sucesso desportivo e escolar dos nossos Alunos-Atletas (A.A).

Assim, considerem-se TODOS CONVOCADOS, para com foco enfrentar os seguintes desafios:

1.º Assegurar e melhorar os percursos individuais dos nossos A.A. A envolvência dos Intervenientes (desportivos, escolares e encarregados de educação) deve ser construída com sentido estratégico na definição de novos caminhos e opções, das quais resultem compromissos com maior eficácia e eficiência.

2.º O sucesso escolar deve envolver TODOS. Assim, será fundamental neste processo de conciliação aumentar os casos de A.A. sem negativas.

3.º A EPDAA, a SEAM-ND e a EAP estarão disponíveis para encontrar, com todas as Equipas UAARE, possibilidades e iniciativas que traduzam oportunidade de maior capacitação profissional de TODOS – quer ao nível de interação de equipas inter-escolas (ações de curta duração, a anunciar em breve), quer com equipas internacionais (Etwinning e ERASMUS+ locais).

Sei que posso contar convosco!

Obrigado por fazerem parte desta nossa Equipa.

SOMOS TODOS UAARE.

O Coordenador Nacional da UAARE

Victor Pardal

Pódios UAARE

Nesta secção, destacamos os pódios escolares e desportivos mais recentes dos nossos alunos-atletas, que estão de parabéns! Consulte todos os pódios aqui.

Pódios Newsletter de outubro 2021

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE no ano letivo 2021-2022. Consulte todas as notícias aqui.

A UAARE nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas no ano letivo de 2021-2022.

Projeto especial Eintracht Frankfurt

O AEFPM, neste ano letivo 21-22, através do Programa UAARE, desenvolve um projeto que tem como principal objetivo permitir a conciliação da atividade desportiva e escolar do aluno /atleta João Bernardo que frequenta o curso profissional de técnico de desporto e desenvolve a sua atividade desportiva no Eintracht de Frankfurt na Alemanha. Este programa é articulado entre a ANQEP, o CNU, CRU, EPDA, clube, encarregado de educação e a Equipa UAARE da escola liderada pelo Diretor do Agrupamento e os respetivos professores acompanhantes (PA). O desenvolvimento deste trabalho subentende a necessidade de criar um Plano Pedagógico Individual (PPI) ajustado às circunstâncias em que o aluno se encontra, com envolvimento de todos tendo como suporte fundamental o trabalho do PA e do Diretor de turma e a respetiva articulação com os professores do Conselho de turma, os professores da SEAM, bem como a articulação semanal realizada diretamente com o Interlocutor Desportivo e o aluno. Esta equipa alargada pretende obviamente permitir, dar e criar a oportunidade de o João Bernardo poder fazer o que mais gosta (jogar futebol de alto nível) não comprometendo a sua vida académica e os respetivos resultados escolares. É de salientar também a enorme envolvência do Encarregado de Educação neste complexo processo de articulação, mas que todos desejamos que no final atinja os resultados e o sucesso pretendido.

Pedro Seco, Coordenador Regional (Grande Porto) e Prof. Acompanhante do AEFPM

Projetos especiais - Escolas Externas

Os Projetos Especiais - Escolas Externas pretendem dar respostas pedagógicas e organizativas diferenciadas a alunos-atletas não enquadrados em escolas da rede nacional UAARE, bem como testar e melhorar um modelo de apoio a alunos-atletas externos ao Programa UAARE, a alargar a outras regiões do país.

Não existindo alargamento da rede nacional de escolas UAARE devido à pandemia, e sendo necessário encontrar um modelo para Agrupamentos de Escolas com reduzido número de alunos atletas, sem escala para se assumirem como Escolas Associadas ou de Rede do Programa UAARE, que permita a conciliação da carreira dupla, lançou-se no ano letivo de 2021-2022 um conjunto de projetos especiais.

Assim, Agrupamentos de Escolas não pertencentes à rede UAARE, Autarquias, Clubes, Instituições Locais ou Regionais, solicitaram ao Programa UAARE colaboração em diferentes zonas do país para apoiar a aplicação de iniciativas suportadas pelo Decreto-Lei n.º 272/2009 de 1 de outubro (capítulo III) e pelo Decreto-Lei n.º 45/2013 de 5 de abril (capítulo II), relativamente a Alunos-Atletas com estatuto de alto rendimento e ou de seleção nacional, bem como os Decreto-Lei n.º 54 e o Decreto-Lei n.º 55, ambos de 6 de julho de 2018.

Compete ao Coordenador Nacional analisar e propor à Coordenação Nacional UAARE, para posterior decisão, estando esta dependente de dois critérios: interesse estratégico para o Programa (n.º de alunos com nível I ou II, proximidade a Centros de Alto Rendimento ou CNT, estratégias de desenvolvimento desportivo nacionais, regionais ou locais) e existência dos recursos necessários à sua execução.

Estas iniciativas são geridas e da responsabilidade de cada Escola e de cada contexto local, disponibilizando-se a UAARE nacional/regional para apoiar e ajudar quer a aplicação da legislação supracitada, quer disponibilizar e sugerir modelos de boas práticas ao nível da conciliação entre o sucesso desportivo e escolar.

Atualmente estão a decorrer os seguintes projetos especiais:

  1. AE Lima de Faria, Cantanhede
  2. AE Camilo Castelo Branco, Famalicão
  3. AE de Mirandela
  4. AE de Portela e Moscavide, Lisboa
  5. Algarve (regional)

Apresentação do projeto especial Algarve

Projeto eTwinning

O projeto eTwinning, lançado em 2005 como a principal ação do Programa Elearning da Comissão Europeia e financiado desde 2014 pelo Erasmus+ e pelo Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto, pretende ligar as escolas europeias através do uso das TIC e do desenvolvimento profissional de professores.

O programa UAARE, através do AE Coimbra Centro e do AE Ponte de Sor, liderado pela Equipa SEAM-ND, inicia em novembro uma colaboração com uma Sport School Romena - Liceul cu Program Sportiv "CETATE" Deva, com o projeto: "Sport Schools - The daily life of a School Tutor supporting the dual career of student-athletes". Este projeto tem como objetivos: 

  1. Partilhar práticas do modelo UAARE e das suas equipas num contexto europeu;
  2. Compreender modelos alternativos de conciliação da carreira dupla de alunos-atletas num contexto europeu;
  3. Usar tecnologias digitais para desenvolver e partilhar os resultados do projeto a nível nacional e internacional;  

A primeira reunião do projeto, em novembro, contará com a participação da Equipa SEAM-ND (Ângela Coelho e Célia Galveia), os prof. Acompanhantes do AECC e AEPS (Luís Dias e Paula Ferreira), treinadores e alunos-atletas portugueses e romenos.

Psicólogos escolares UAARE

No ano letivo 2021-2022 foram atribuídos, através da DGEstE, 7 horários e meio para psicólogos escolares dedicados ao Programa UAARE, em 12 escolas da rede nacional. O grupo de trabalho dos psicólogos escolares, constituído pelos psicólogos escolares Sara Malhoa (ESACSF), Miguel Silva (AEA) e Alexandre Areosa (AECM), estão neste momento a desenvolver um conjunto de linhas orientadoras para o modelo de intervenção multinível, a ser partilhado e debatido com os psicólogos da rede nacional de escolas UAARE.

Destaques das newsletters mensais de escola

A newsletter mensal de escola tem como objetivo melhorar os canais de comunicação interna, tanto na própria escola como entre escolas UAARE. Esta newsletter é preparada pelo/a Professor Acompanhante, e publicada na plataforma Teams UAARE, no canal geral, sendo assim partilhada com toda a rede nacional de escolas e servindo para fornecer informação a integrar na newsletter mensal nacional. Esta newsletter de escola é também partilhada na plataforma interna da escola para divulgar a atividade da UAARE local junto de alunos-atletas e a equipa de escola, ou mesmo para toda a escola, via website ou outro canal interno existente.

Nesta secção destacamos algumas informações partilhadas pelas escolas no arranque do ano letivo 2021-2022.

Agrupamento de Escolas de Alcochete

Os constrangimentos no horário escolar dos alunos UAARE, fundamentalmente da academia do SCP, são muito significativos, particularmente no ensino secundário.

Neste momento, e fruto dessa incompatibilidade, foram elaborados 29 PPI-C-UAARE no ensino secundário, correspondendo a 11 turmas, e que serão objeto e análise nos conselhos de turma das reuniões intercalares.

Os apoios da SEAM/CAA envolvem uma componente presencial e outra à distância (síncrona e assíncrona …). Neste processo, contamos com a colaboração da Sala de Estudo da Academia do SCP (Interlocutor Dr.ª Aida Ramos).

Uma mensagem dos antigos alunos Chico Lamba (Equipa B do SCP) e Daniel Rodrigues (escalão sub23 SCP):

“(…) foi fantástico articular os treinos com as aulas… e finalizar o 12.º ano (…) um orgulho para nós e para as nossas famílias (…) valorizem sempre a relação com a escola (…) a nossa educação/formação… contou sempre com o apoio de professores fantásticos da Agrupamento de Escolas de Alcochete e da academia do SCP”.

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, Lagoa

A UAARE do AEPAMOL esteve em destaque no jornal local Lagoa Informa, n.º 164.

Lagoa informa

Errata:  onde se lê: “Ano Letivo 2021/22- N.º alunos 84”, deve-se ler: “Ano Letivo 2021/22- N.º alunos 44”

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

Durante este primeiro mês têm sido dados apoios presenciais nas diferentes disciplinas de acordo com as necessidades dos alunos. De referir que os apoios semanais são obrigatórios por parte de todos os alunos/atletas.

Foi elaborado um Plano Pedagógico Individual de Conciliação para um atleta do Curso Profissional de Mecânico de Aeronáutica e Material de Voo que foi aprovado no Conselho Pedagógico de 20 de outubro. O Plano será aplicado durante todo o ano letivo, uma vez que o aluno não pode frequentar duas horas por semana da disciplina de Organização Industrial por motivos de deslocação semanal para a área de residência.

Sala de estudo Aprender + do AEPS

Agrupamento de Escolas de Rio Arade

A aluna Leonor Almeida do Agrupamento de Escolas Rio Arade competiu no Youth America Grand Prix (YAGP) em Berlim, de 30 de setembro a 3 de outubro. Nesta competição participaram vários países, dos quais se destacam: EUA, Suíça, Japão, Polónia, Espanha, Bulgária, França, Portugal, Roménia, República Checa, entre outros. A Leonor Almeida, a nível individual, classificou-se em 6.º lugar e em dança de grupo em 3.° lugar, tendo ganho uma bolsa de estudo de uma semana para frequentar a escola State Ballet School Berlin.

A escola CAB - Classical Academy of Ballet ganhou o prémio de melhor escola.

Leonor Almeida

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

No primeiro dia de atividades letivas, 20 de setembro, recebemos a nossa campeã Paralímpica de Badminton, Beatriz Monteiro, do 11.º CT2.

Convocámos as turmas com alunos-atletas da UAARE para uma cerimónia surpresa num dos campos de jogos. Contámos com a presença da nossa Diretora, Prof. Maria do Céu Santos e da Federação de Badminton, Prof. Sandra Amaral. Foram também apresentados aos presentes alguns dos nossos campeões.

Evento de receção à aluna-atleta Beatriz Monteiro

Numa cerimónia que contou com a presença dos Alunos-atletas, Encarregados de Educação, Treinadores/interlocutores desportivos, Professora Acompanhante, Diretores de Turma, Diretora do Agrupamento e Vereadores da Câmara Municipal das Caldas da Rainha dos pelouros da Educação e do Desporto, deu-se oficialmente o início do ano escola UAARE.

A Gazeta das Caldas noticiou o evento.

Evento de abertura de ano letivo no AERBP

Decorreu em 20 de outubro o workshop - motivação, definição de objetivos, autonomia, resiliência, capital emocional, gestão do tempo e organização do trabalho, carreira e tomada de decisões vocacionais, dinamizado pela psicóloga Dina Nogueira.

Cartaz de divulgação do workshop