Newsletter

Setembro-outubro 2024

Nota de Abertura

Caros leitores,

Damos as boas-vindas à edição de setembro/outubro da nossa newsletter, que marca o início de mais um ano letivo cheio de desafios e conquistas no âmbito do Programa UAARE. Este ano, as novas equipas das escolas UAARE contam com uma renovação significativa, com 46% de professores a integrarem as equipas pela primeira vez. Esta renovação traz consigo não apenas um entusiasmo renovado, mas também a necessidade de adaptação e reforço das dinâmicas de trabalho colaborativo, essenciais para o sucesso do programa.

Com o arranque de novas atividades, reforçamos o nosso compromisso com o desenvolvimento integral dos jovens atletas, apoiando-os na conciliação entre a vida escolar e desportiva. Este será, sem dúvida, um ano de crescimento e evolução para o Programa UAARE. Para além do trabalho já consolidado no ensino secundário, estamos entusiasmados com o alargamento do programa ao Ensino Superior (Instituto Politécnico de Leiria; Instituo Politécnico de Santarém; Universidade de Aveiro; Universidade de Coimbra; Universidade do Porto; Universidade do Minho).

Esta expansão visa apoiar os alunos-atletas numa fase crucial das suas vidas académicas e desportivas, oferecendo-lhes as ferramentas e os recursos necessários para continuarem a perseguir o sucesso escolar sem comprometer as suas carreiras desportivas. Com este passo, o programa UAARE reafirma o seu compromisso em proporcionar um acompanhamento contínuo, promovendo a formação de jovens que serão exemplos de excelência dentro e fora dos contextos desportivos.

Acreditamos que este alargamento do programa, aliado ao fortalecimento das dinâmicas colaborativas entre as escolas e os novos docentes, será uma peça-chave para alcançar os nossos objetivos. Continuamos igualmente empenhados em aprofundar o trabalho com os Planos Pedagógicos Individuais (PPI-C), garantindo que cada jovem atleta tenha o apoio necessário para conciliar o percurso escolar com a sua carreira desportiva.

Outro marco importante neste início de ano foi a nomeação dos Embaixadores-OLY, João Almeida (ciclismo), João Pereira (triatlo) e, com especial destaque, a primeira Embaixadora-PLY (Paralímpica), Beatriz Monteiro, jogadora de badminton. Estes atletas de excelência não só representam o melhor do desporto nacional, como também são uma fonte de inspiração para os nossos jovens, mostrando que é possível aliar o sucesso desportivo à formação académica.

A Beatriz Monteiro, como a primeira embaixadora paralímpica do programa, assume um papel de enorme relevância, dando visibilidade à importância do desporto paralímpico, e personificando o espírito de superação e determinação que procuramos incutir nos nossos alunos-atletas. A sua nomeação é um passo histórico para o UAARE, reforçando o nosso compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades, mostrando que o programa está aberto a todos os que sonham em crescer tanto no campo académico quanto no desportivo, independentemente das suas condições físicas.

Este mês, celebramos não só os novos projetos em andamento, mas também estes embaixadores que, com as suas trajetórias inspiradoras, continuam a ser um exemplo vivo do que é possível alcançar com esforço, dedicação e paixão.

Estamos confiantes de que, com dedicação e cooperação, conseguiremos alcançar os objetivos a que nos propusemos, proporcionando aos nossos alunos-atletas as melhores condições para o seu desenvolvimento integral. Contamos com todos nesta jornada e agradecemos, desde já, o vosso apoio contínuo!

A SEAM ND

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE. Consulte todas as notícias aqui.

A UAARE nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas.

Nos estudos de caso apresentados agora no site UAARE pela SEAM-ND, podem ser consultados exemplos de prática em casos complexos de conciliação da carreira dupla nas escolas da rede UAARE, nomeadamente em situações de Alunos-Atletas com PPI-C (Planos pedagógicos individuais de conciliação), com ausências prolongadas à escola por motivos desportivos, geralmente associados ao alto rendimento e à participação em seleções nacionais. Os casos reais apresentados tentam mostrar algum detalhe no processo de planeamento da ausência, os instrumentos e processos utilizados por Professores Acompanhantes (PA), Equipas de Escola, Conselhos de Turma, Encarregados de Educação e Interlocutores desportivos, bem como a ação dos vários intervenientes no pós-ausência, terminando com uma breve reflexão do/a PA sobre o caso, para que possam documentar a prática do programa, fornecer a outras escolas da rede informação relevante para melhorar a sua prática e fomentar o contacto direto entre escolas para que possam desenhar os seus PPI-C de forma colaborativa.

Boas Práticas: Portfólios Digitais

Atribuição de Certificados de Boas Práticas a Alunas da ESRBP pela Contribuição no Apoio às Equipas de Escola UAARE

No passado dia 20 de setembro de 2024, a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP), nas Caldas da Rainha, foi palco de uma cerimónia de reconhecimento e mérito. O Coordenador Nacional do Programa UAARE, Victor Pardal, esteve presente para entregar Certificados de Boas Práticas às alunas Bianca Santos Cruz e Sónia João Nunes Gaspar. Este reconhecimento vem no seguimento do trabalho de excelência realizado por ambas numa ação para apoio às Equipas de Escola UAARE, focada na utilização de Portfólios Digitais no Ensino Profissional.

Boas práticas

Estes portfólios digitais, cuja utilidade pedagógica tem sido amplamente reconhecida, revelam-se uma mais-valia para os alunos-atletas que, devido às suas exigências desportivas, enfrentam elevadas taxas de ausência escolar. A flexibilidade e organização proporcionadas pelos portfólios digitais permitem que estes alunos mantenham o acompanhamento contínuo das suas atividades escolares, garantindo um melhor equilíbrio entre os estudos e o desporto.

O trabalho das alunas, que foi sempre supervisionado pelo professor Carlos Ubaldo, do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), foi tão bem-sucedido que ambas foram convidadas a partilhar a sua experiência e conhecimentos em outras escolas que integram o Programa UAARE, reforçando assim o impacto positivo desta iniciativa em todo o país. Nesta cerimónia, estiveram presentes, para além do Coordenador Nacional, Professor Vítor Pardal, o Diretor do Agrupamento, Professor Jorge Pina; o Coordenador Regional UAARE, Pedro Seco; a Professora Acompanhante, Michel Pimenta e a Diretora de Turma, Mariana da Bernarda. Este reconhecimento simboliza o compromisso das alunas, da escola e do programa UAARE em promover soluções inovadoras para apoiar os jovens atletas no seu percurso escolar e desportivo.

BP2

E mais uma época que começa…

A nova época que a gora se inicia, trouxe importantes avanços para o programa UAARE, reforçando o compromisso com a formação integral dos alunos-atletas.

Em Ponte de Sor, no dia 15 de setembro, o Agrupamento de Escolas, em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol, os clubes locais e a Câmara Municipal, deu início a mais um ano letivo com a receção dos atletas do Centro Nacional de Treino (CNT) de Basquetebol, Natação e Futsal. Com 23 atletas (13 externos e 10 locais), o programa UAARE em Ponte de Sor reforça o compromisso com a formação do aluno, atleta e cidadão. O evento contou com a presença de várias entidades, incluindo o Coordenador Nacional da UAARE, Victor Pardal, e representantes de clubes locais, com o objetivo de promover um ano de sucesso tanto nas áreas académicas quanto desportivas.

Ponte de Sor

No dia 19 de setembro, Famalicão destacou-se pela sua exemplar colaboração entre alunos-atletas, encarregados de educação, treinadores, clubes e a Câmara Municipal. A cidade tornou-se um modelo de excelência, com o envolvimento de várias entidades, como o Centro de Medicina do Porto, na busca de proporcionar as melhores condições para os jovens atletas, demonstrando o impacto positivo de um alinhamento eficaz entre todas as partes envolvidas.

CCB1  CCB2  CCB3

Poucos dias depois, em Vila Real, no dia 25 de setembro, foi formalizado o projeto-piloto especial Vila Real – UAARE, em parceria com as direções das escolas locais e a Coordenação Nacional da UAARE. Este projeto visa conciliar o sucesso escolar e desportivo dos alunos-atletas da região, com o objetivo estratégico de criar condições para o desenvolvimento e fixação de jovens talentos desportivos. Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal, destacou a importância da futura UAARE para o concelho, reforçando o compromisso do município com a educação e o desporto.

VR1

Mais recentemente, foi dado um passo crucial com o lançamento do programa UAARE Superior, que marca a expansão do programa para o Ensino Superior. No balneário da Casa do Estudante-Atleta da FADU Portugal, foram definidos os planos para o arranque das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior, com 6 projetos-piloto em instituições de referência: o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Santarém, as Universidades de Aveiro, Coimbra, Porto e Minho.

Superior

Esta iniciativa é um marco fundamental para o ensino superior em Portugal, oferecendo uma estrutura que permitirá aos estudantes-atletas de alto rendimento conciliarem a sua carreira desportiva com a vida académica, preenchendo uma lacuna importante no sistema de ensino superior.

Superior2

O compromisso da UAARE com a formação integral dos alunos-atletas ganhou ainda mais visibilidade na 18.ª Conferência de Ministros do Desporto do Conselho da Europa, realizada no Porto, de 8 a 10 de outubro de 2024. Este evento reuniu Ministros de 50 países para discutir "Governança no Desporto" e promover uma gestão desportiva mais transparente e eficaz. O Coordenador Nacional da UAARE, Victor Pardal, apresentou uma visão estratégica focada na formação holística e ecológica dos atletas e alunos, sublinhando que o sucesso desportivo só pode ser sustentável quando combinado com o desenvolvimento académico e pessoal. A sua intervenção na sessão "Dual Career: Effective Strategies and Future Directions" destacou a importância da UAARE no apoio aos jovens atletas, defendendo que é através da formação equilibrada que se constroem não apenas campeões, mas também cidadãos completos.

Conf