Newsletter

Junho-julho 2024

Nota de Abertura

À medida que chegamos ao fim de mais um ano letivo nas Escolas UAARE, é com um misto de satisfação, mas também de humildade que apresentamos esta última edição da nossa Newsletter. Este ano trouxe consigo uma série de desafios únicos e exigentes, aos quais as nossas escolas responderam com a determinação de sempre e inovação, reafirmando o compromisso com a excelência na carreira dual.

O modelo de carreira dupla, que harmoniza a exigência académica com a dedicação ao desporto de alto rendimento, exigiu de todos nós, uma vez mais, e com maior profundidade, uma adaptação constante e uma busca incessante por soluções que pudessem garantir o equilíbrio entre estas duas vertentes. A gestão do tempo, o apoio psicológico e pedagógico, bem como a integração de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, foram algumas das áreas que exigiram um esforço adicional por parte de professores, alunos e demais intervenientes.

Nesta edição da newsletter, apresentamos alguns dados de apreciação dos DATA UAARE do ano letivo 23/24, que ilustram os progressos e áreas a melhorar. São 1 218 AA, com uma taxa de desempenho académico positivo de 96,10%, um resultado que não deixa dúvidas. Muito significativo, verificar as aspirações profissionais (para além da carreira desportiva) dos nossos AA: Ciências do Desporto; Economia e Gestão; Fisioterapia; Educação; Psicologia; Enfermagem; Forças de segurança ou militar…

Desportivamente, são de salientar os 58 lugares de pódio mundial, os 337 lugares de pódio europeu, os 313 clubes, 55 modalidades, e 358 interlocutores desportivos envolvidos.

Data uaare 2023-2024

Entre os maiores desafios enfrentados, destacamos a necessidade de personalização do ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno-atleta, garantindo que nenhum ficasse para trás tanto na sua formação escolar como no desenvolvimento desportivo. A capacidade de adaptação foi posta à prova, com a constante reavaliação de métodos e estratégias para assegurar que os nossos alunos pudessem continuar a trilhar o seu caminho de sucesso duplo.

Olhando para o futuro próximo, perspetivamos um cenário de contínua inovação e fortalecimento das estratégias já implementadas. Acreditamos que a introdução de novas ferramentas digitais e o reforço das parcerias com entidades desportivas e educativas serão cruciais para aprimorar ainda mais o modelo de carreira dual. Além disso, o desenvolvimento de programas de capacitação contínua para os nossos professores e outros envolvidos será essencial para manter a qualidade e a eficácia do apoio prestado aos nossos alunos. Neste particular, saliente-se a participação em ações Erasmus+.

Nesta newsletter final, contamos também com os valiosos testemunhos de duas professoras acompanhantes (PA). Alexandra Sampaio, do Agrupamento de Escola Rafael Bordalo Pinheiro, que se despediu,  por aposentação, e Célia Rodrigues, da ESPAMOL, que tem feito um excelente trabalho de divulgação das atividades da sua escola UAARE. Neste sentido, aproveitamos esta oportunidade para convidar todas as escolas UAARE a atualizarem nos seus sites as ligações à página UAARE e a aprofundarem a realização das newsletters UAARE de escola. Esta é uma excelente forma de manter a comunidade informada e de partilhar boas práticas.

Destacamos ainda a realização do I Encontro entre escolas UAARE (AE João de Meira e ES Martins Sarmento), uma prática que desafiamos a que possa ser aprofundada para promover a troca de experiências entre escolas UAARE próximas geograficamente. 
Por fim, teremos uma entrevista exclusiva com a AA Inês Simas, que certamente a todos inspirará com a sua trajetória e conquistas.

E, vamos também conhecer melhor o David Silva ex-aluno atleta UAARE da modalidade de badminton.

Agradecemos a todos os membros da comunidade UAARE pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo deste ano letivo. Juntos, superamos desafios e celebramos conquistas que nos motivam a continuar a nossa missão de formar campeões dentro e fora dos campos.

Desejamos a todos umas férias revigorantes e um início de novo ano letivo cheio de energias renovadas e prontidão para novos desafios.
 

A SEAM ND

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE. Consulte todas as notícias aqui.

A UAARE nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas.

Estudos de casos complexos de conciliação

Nesta secção, incluímos os estudos de caso publicados no site UAARE. Consulte todos os estudos aqui.

Nos estudos de caso apresentados agora no site UAARE pela SEAM-ND, podem ser consultados exemplos de prática em casos complexos de conciliação da carreira dupla nas escolas da rede UAARE, nomeadamente em situações de Alunos-Atletas com PPI-C (Planos pedagógicos individuais de conciliação), com ausências prolongadas à escola por motivos desportivos, geralmente associados ao alto rendimento e à participação em seleções nacionais. Os casos reais apresentados tentam mostrar algum detalhe no processo de planeamento da ausência, os instrumentos e processos utilizados por Professores Acompanhantes (PA), Equipas de Escola, Conselhos de Turma, Encarregados de Educação e Interlocutores desportivos, bem como a ação dos vários intervenientes no pós-ausência, terminando com uma breve reflexão do/a PA sobre o caso, para que possam documentar a prática do programa, fornecer a outras escolas da rede informação relevante para melhorar a sua prática e fomentar o contacto direto entre escolas para que possam desenhar os seus PPI-C de forma colaborativa.

O que significa ser Professor Acompanhante? Dois testemunhos.

Alexandra Sampaio

Alexandra Sampaio

O da Professora Alexandra Sampaio, que durante seis anos ocupou as funções de Professora Acompanhante (PA), na UAARE do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro. Cessou as suas funções há escassos meses, e deixa-nos o que foram os principais desafios desta função e o sentimento que leva consigo. 

Para Alexandra Sampaio, desde o início, ficou claro que a principal missão da UAARE é proporcionar um ambiente educacional adaptado às necessidades dos alunos atletas, permitindo-lhes conciliar a exigência dos treinos e competições com o percurso académico. Este equilíbrio, embora essencial, não é fácil de alcançar. O primeiro desafio que enfrentou foi precisamente a gestão do tempo. Era imperativo criar estratégias eficazes que permitissem aos alunos otimizar o tempo de estudo sem comprometer o seu desempenho desportivo. A flexibilidade e a capacidade de adaptação tornaram-se palavras-chave no seu quotidiano.

Alexandra Sampaio

Outro desafio significativo foi o de estabelecer uma comunicação eficiente entre todos os intervenientes no processo educativo: alunos, professores, conselhos de turma, a psicóloga UAARE, Dina Nogueira, treinadores e famílias. Esta comunicação, muitas vezes complexa, exigia uma coordenação meticulosa e uma constante negociação de expectativas e responsabilidades. Muitas escadas subidas e descidas!.... Desenvolver um ambiente de colaboração e confiança mútua foi crucial para garantir que todas as partes interessadas estivessem alinhadas e comprometidas com o sucesso dos alunos.

A personalização do ensino foi também um desafio constante. Cada aluno possui um ritmo de aprendizagem próprio, e encontrar métodos que atendessem às necessidades individuais, sem descurar o currículo nacional, foi uma tarefa árdua. Implementar planos de estudo personalizados, utilizar tecnologias educacionais e oferecer apoio contínuo foram estratégias adotadas para superar este obstáculo.

Além dos desafios pedagógicos, havia a necessidade de apoiar emocionalmente os alunos. A pressão de equilibrar os estudos e a carreira desportiva pode ser avassaladora, e estar disponível para oferecer suporte emocional e motivacional tornou-se uma parte essencial do seu papel. Ver os alunos ultrapassarem as suas dificuldades e alcançarem os seus objetivos, tanto académicos como desportivos, foi imensamente gratificante.

Diz Alexandra Sampaio que ao deixar esta função, leva consigo um sentimento de realização e orgulho. O caminho não foi sempre fácil, mas cada desafio superado representou uma vitória partilhada com os alunos e a comunidade escolar. Aprendeu a valorizar ainda mais a resiliência e a determinação dos jovens atletas, que diariamente lhe ensinaram o verdadeiro significado de perseverança e paixão.

“Saio com a certeza de que, apesar das dificuldades, contribuí para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às necessidades dos nossos alunos. Acredito que a UAARE continuará a evoluir e a desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros talentos desportivos e académicos, e fico imensamente grata por ter feito parte desta jornada. Somos todos UAARE”, enfatizou”.

Alexandra Sampaio

Agradecemos profundamente à Alexandra Sampaio pelo seu trabalho e aqui deixamos o nosso reconhecimento. Fica um imenso sentimento de gratidão e satisfação por ter contribuído para o crescimento dos nossos jovens atletas. Muito Obrigado.

Célia Rodrigues

Célia Rodrigues

Entre Marés e Sonhos: A Jornada de uma Professora Acompanhante do Programa UAARE, contada na primeira pessoa.

Ser professora acompanhante do programa UAARE no agrupamento ESPAMOL é mais do que um cargo; é uma vocação que permeia todos os aspetos da minha vida e transcende os limites de um horário escolar ou dos muros da escola. Atrevo-me a dizer que ser professora acompanhante é uma vocação que pulsa em minhas veias, moldando cada fibra do meu ser. Assim como a minha experiência de vida, a minha personalidade, maternidade, profissão, etc., tudo se interliga e entrelaça na minha essência, fazendo de mim quem sou, ser professora acompanhante é parte indissociável de mim.

Para melhor explicar o que sinto, transcrevo um poema de Gabriel Celaya, com o qual me identifico genuinamente:

“Educar é o mesmo que colocar um motor num barco…
É preciso medir, pensar, equilibrar…
Mas para isso temos de transportar na alma
Um pouco de marinheiro… um pouco de pirata…
Um pouco de poeta…
E um quilo e meio de paciência concentrada.
Mas é consolador sonhar enquanto se trabalha,
Que esse barco, essa criança irá muito longe pela água.
Sonhar que esse navio levará a nossa carga de palavras
Até portos distantes, até ilhas longínquas.
Sonhar que, quando um dia o nosso próprio barco estiver a dormir,
A nossa bandeira continuará hasteada em novos barcos”.

Esta poesia reflete profundamente o que sinto em relação à educação e ao meu papel na vida dos meus alunos-atletas. Educar, acompanhar, guiar é uma tarefa que exige medir, pensar, equilibrar, mas também exige que tenhamos a alma de um marinheiro, a ousadia de um pirata, a sensibilidade de um poeta, e, sem dúvida, paciência concentrada.

Diariamente, entrego-me a esta vocação, sabendo que o meu trabalho é mais do que ensinar conteúdos ou analisar resultados; é moldar vidas, inspirar sonhos e guiar corações. Celebrar cada vitória, cada conquista e cada obstáculo superado com os meus alunos e atletas é uma das grandes satisfações da minha vida. O poema de Celaya é uma metáfora poderosa do meu papel como educadora. Sonho que os meus alunos irão longe, que levarão consigo os valores e conhecimentos que partilhei, e que, mesmo quando o meu barco estiver a descansar, a minha bandeira continuará hasteada nos seus barcos.

Sim, adoro ser professora, apesar de todas as complexidades e desafios que a profissão apresenta, apesar dos momentos de desespero e exaustão. É uma paixão que me move a cada dia, a cada aula, a cada conversa, a cada desafio. Tento sempre fazer o meu melhor, consciente de que, às vezes, erro, mas nunca deixo de tentar, de ensinar, aprender, dialogar, apoiar, atuar, gerir (emoções, conflitos e expectativas – minhas e deles), de exigir, transmitir valores, corrigir condutas, partilhar, motivar, encorajar, lutar. Ser professora é isto e ser professora acompanhante é tudo isto elevado ao quadrado.

É uma responsabilidade que abraço com todo o meu coração, sabendo que estou a moldar o futuro, não apenas dos meus alunos e atletas, mas também o meu próprio. Cada um deles motiva-me e inspira-me a ser melhor, a lutar por eles e com eles. Porque, no final, educar é isso: é sonhar, trabalhar e acreditar que estamos a fazer a diferença na vida daqueles que nos foram confiados.

Célia Rodrigues

Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. E é essa crença que me guia todos os dias no meu trabalho com os alunos-atletas do programa UAARE, porque ser professora acompanhante no Programa UAARE é um privilégio e uma honra. É doar-me de corpo e alma a uma causa que acredito profundamente: o desenvolvimento integral dos meus alunos-atletas, preparando-os para navegar com maestria pelos mares da vida. Através da educação e do acompanhamento dos meus alunos-atletas espero construir pontes para um futuro promissor, onde cada um possa alcançar os seus sonhos e contribuir para uma sociedade mais justa, feliz e fraterna.

A Professora Acompanhante no Programa UAARE do Agrupamento ESPAMOL – Lagoa

Célia Rodrigues

O que andam os nossos ex-alunos atletas a fazer?

Nos últimos anos, a UAARE tem-se destacado não apenas pelo suporte académico oferecido aos alunos-atletas, mas também por acompanhar o que tem sido o percurso de alguns dos seus ex-alunos, que têm alcançado notáveis sucessos no ensino superior. Este mês, dedicamos a nossa atenção a esses talentos que, após concluírem o percurso na UAARE, continuaram a brilhar nas universidades e politécnicos, conciliando de forma exemplar a vida académica com a paixão pelo desporto. Através dos seus testemunhos, exploramos as dificuldades superadas, as conquistas celebradas e as inspirações que carregam consigo, demonstrando que o espírito UAARE vai muito além dos muros da escola, preparando-os para triunfar em todas as esferas da vida.

Vamos conhecer melhor a Inês Simas

Inês Simas

Como foi o teu processo de entrada para a UAARE? Quais os motivos?

Eu entrei para a UAARE no 11.º ano. Até ali tinha vindo a fazer todo o meu processo num ensino regular, mas quando entrei para o ensino secundário, entrei também para o SL Benfica que por ser um clube profissional me exigia bem mais do que o meu antigo clube em termos de tempo, compromisso, etc... Consegui fazer o 10.º ano todo, com muito esforço, mas sentia que de alguma forma não conseguia estar a 100% nos dois mundos (futebol e escola). No 11.º ano, e depois de ter conhecimento da UAARE decidi inscrever-me para conseguir de uma melhor forma conciliar tudo.

Que vantagens te trouxe?

Com este tipo de ensino consegui não só conciliar muito melhor o mundo do desporto com o mundo acidémico, como consegui, para além dos dois, ter um pouco mais tempo para mim, coisa que sentia falta já há algum tempo.

Consegues imaginar como teria sido a conciliação entre estudos e prática desportiva sem esta possibilidade?

Sabendo como sou, e da forma como funciono, tenho a certeza que teria conseguido acabar o secundário mesmo sem a opção da UAARE, mas sem dúvida que não teria tido a mesma qualidade de vida que tive com esta opção.

Inês Simas

Que projetos tens, agora que terminaste o ensino secundário?

A partir do próximo semestre vou ingressar na Mississippi State University, uma faculdade nos EUA, com uma bolsa de estudos e desportiva.

Como será essa conciliação?

Cada equipa universitária tem uma pessoa responsável pela parte académica, para ajudar todos os atletas a conciliar os dois mundos, por isso, essa conciliação não será muito difícil. Temos também horários específicos dentro do programa da equipa, para termos alguém connosco a estudar e a ajudar-nos no que for preciso.

David Silva, um Atleta de Sucesso dentro e fora das Quadras

David Silva

David Silva, ex- aluno atleta UAARE do Agrupamento ESPAMOL, na modalidade de badminton, nível I, continua a brilhar, após ter deixado a sua escola para prosseguir estudos no ensino superior.

Atualmente, o David lidera o ranking nacional absoluto desta época, com o ambicioso objetivo de manter esta posição e consagrar-se campeão nacional em novembro. O seu percurso desportivo é notável. O David conquistou o título de campeão nacional de Sub-21 nos anos de 2021, 2022 e 2023. Demonstrando consistência e excelência, integrou todas as seleções nacionais de Sub-23 e Absoluta nas últimas duas épocas.

Há três anos, o David mudou-se para Lisboa para frequentar a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde inicialmente ingressou na Licenciatura de Reabilitação Psicomotora. No entanto, após o primeiro ano, o David decidiu mudar de rumo e fez uma pausa de um ano nos estudos universitários, durante o qual completou um curso na GNR. 

Esta pausa permitiu-lhe refletir sobre os seus objetivos académicos e profissionais. Agora, o nosso David prepara-se para regressar à Faculdade de Motricidade Humana no próximo ano letivo, determinado a continuar a sua formação académica.

David Silva

"A persistência é o caminho do êxito." – Charles Chaplin Esta citação reflete a importância da perseverança, do trabalho árduo e da crença em si mesmo, elementos fundamentais na trajetória de qualquer atleta de alto rendimento como o David Silva. 

Obrigado à Inês e ao David, pelo seu exemplo. Continuaremos sempre a torcer por eles e a acompanhar as suas conquistas!

Desejamos a ambos o maior sucesso nos desafios futuros!
 

Destaques das newsletters de escolas

A newsletter mensal de escola tem como objetivo melhorar os canais de comunicação interna, tanto na própria escola como entre escolas UAARE. Esta newsletter é preparada pelo/a Professor/a Acompanhante e publicada na plataforma Teams UAARE, no canal geral, sendo assim partilhada com toda a rede nacional de escolas e servindo para fornecer informação a integrar na newsletter mensal nacional. Esta newsletter de escola é também partilhada na plataforma interna da escola para divulgar a atividade da UAARE local junto de alunos-atletas e a equipa de escola, ou mesmo para toda a escola e comunidade, via website ou outros canais existentes.

Nesta secção destacamos algumas informações partilhadas pelas escolas.

Agrupamento de Escolas João de Meira e Escola Secundária Martins Sarmento

Logotipo do encontro

Alunos-atletas e equipa de escola do AEJM e ESMS na SEAM

O I Encontro entre as Escolas AE João de Meira (AEJM) e ES Martins Sarmento (ESMS) foi realizado em 3 de junho para preparar o ano letivo 2024/25, focando-se na transição dos alunos do 9.º para o 10.º ano no Programa UAARE. Promovido pelos Professores Acompanhantes Renato Oliveira (AEJM) e Adelino Carvalho (ESMS), o evento visou facilitar a integração dos alunos-atletas (AA) que mudam de escola. Participaram os diretores António Bessa (AEJM) e Ana Maria Silva (ESMS), além das psicólogas Ana Luísa Teixeira (AEJM), Ana Raquel Pinheiro (AEJM) e Anabela Mendes (ESMS).

O encontro incluiu atividades de acolhimento, uma apresentação da oferta formativa do 10.º ano, testemunhos dos alunos do secundário sobre suas experiências, e a definição de tutores da ESMS para apoiar os alunos da AEJM. O objetivo principal foi criar um ambiente de apoio e preparação para os novos desafios, garantindo que os alunos estejam bem integrados e preparados para o próximo ano letivo. 

Este encontro aconteceu na altura perfeita, ou seja, no final do ano letivo e antes do início do período de exames. O intuito principal deste encontro foi o de facilitar a transição dos alunos que passam de uma escola para a outra dentro do Programa UAARE, facilitando a Integração dos novos alunos. 

A iniciativa de partilha entre as escolas AE João de Meira (AEJM) e ES Martins Sarmento (ESMS), especialmente no contexto do Programa UAARE, parece-nos extremamente positiva e merece ser acarinhada por várias razões. 
Primeiramente, facilita a transição dos alunos. A transição do 9.º para o 10.º ano é um período crucial na vida escolar dos alunos. Ao promover um encontro entre escolas, os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor o novo ambiente, entender as expectativas e requisitos do novo ciclo e, assim, reduzir a ansiedade e o stress associados a essa mudança. Além disso, promove a troca de boas práticas, estratégias e recursos que se tenham mostrado eficazes, beneficiando assim todas as escolas envolvidas e, consequentemente, os alunos. 

Alunos-atletas e equipa de escola do AEJM e ESMS na SEAM

Somos da opinião de que eventos colaborativos como este, ajudam a fortalecer os laços entre diferentes instituições de ensino, promovendo um sentido de comunidade e colaboração. 
Ao participarem em encontros e interações com outras escolas, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências sociais e emocionais, como comunicação, empatia e trabalho em equipa. Estas, são habilidades essenciais não só para o sucesso escolar, mas também para a vida pessoal e profissional futura.

Em resumo, a iniciativa de partilha entre as escolas AEJM e ESMS no contexto do Programa UAARE, afigura-se como uma estratégia valiosa que promove um ambiente educativo mais coeso, colaborativo e eficiente, beneficiando todos os envolvidos e preparando melhor os alunos para os desafios futuros. Fica o desafio para outras escolas UAARE…

Agrupamento de Escolas de Santa Catarina

No dia 3 de junho, pelas 11h00, na sala 2.17 da Escola Amélia Rey Colaço, realizou-se a sessão de “encerramento” do ano letivo UAARE, momento de efetuar um balanço do presente ano e também de perspetivar o próximo. O evento contou com intervenções do Diretor do AESC – Hernâni Pinho, do Coordenador Regional da UAARE – Luís Deus, do Embaixador UAARE-AAOP/OLY – Nuno Laurentino, da responsável pelo apoio educativo do CAR Jamor – Tânia Cruz, e da professora Responsável da UAARE AESC – Fernanda Santinha. Foi ainda exibido um vídeo com alguns dos melhores momentos dos alunos UAARE em competição, nas respetivas modalidades, no presente ano, construído para ser apresentado nesta sessão e também no início das atividades do próximo. Estiveram presentes 21 alunos UAARE e outros alunos do agrupamento, a seu convite, a psicóloga do agrupamento – Paula Abel, os professores estagiários de Educação Física, professores de Educação Física da escola, professores da SEAM, diretores de turma UAARE e outros professores do agrupamento. A sessão terminou com um lanche convívio, que possibilitou uma forte interação entre os alunos presentes e os demais intervenientes na sessão, tendo o “nosso” Embaixador sido muito requisitado, com os alunos a pretenderem saber mais acerca das suas experiências pessoais, desportivas, escolares, académicas e profissionais.

Escola Secundária Dr. José Afonso

Alunos-atletas e equipa de escola da ESJA nos espaços exteriores da escola

1 Ano Letivo de Escola UAARE!

O Ano Letivo 2023-2024 foi o ano em que a ESJA integrou a Rede Nacional de Escolas UAARE, precedido de um ano enquanto escola externa UAARE. Um ano repleto de desafios, para os nossos 98 Alunos/Atletas (AA), para os Professores e Diretores de Turma, para a Equipa UAARE e Direção! Um ano de muito trabalho, dedicação e constante articulação e parceria com Interlocutores Desportivos e Clubes. Um ano de “Somos Todos UAARE”, um projeto fundamental para promover o sucesso escolar e desportivo de AA de alto rendimento, incentivando-os a atingir o seu potencial máximo, em ambas as áreas.

Entrega de Prémios de Mérito

A ESJA considera o reconhecimento do mérito escolar, desportivo e social dos AA fundamental, enaltecendo e validando o esforço e dedicação destes jovens e acreditando que este é, também, um incentivo para que continuem a perseguir os seus objetivos com determinação e resiliência. Entrega de Prémios de Mérito Assim, no dia 5 de julho, decorreu, na sala de audiovisuais da escola, a cerimónia de encerramento UAARE deste ano letivo. Esta cerimónia contou com a presença dos AA, de diretores de turma, da equipa UAARE, de interlocutores desportivos dos clubes parceiros, representantes dos órgãos autárquicos locais, nomeadamente, do vereador da educação da câmara municipal do Seixal e da Sr.ª presidente da junta de freguesia, do diretor, professor André Claro, e do seu adjunto, professor Pedro Alves. Após abertura da sessão pelas palavras do Coordenador da UAARE, professor Bruno Cruz e do Sr. Diretor, professor André Claro, tivemos a honra de ouvir o Subcoordenador Nacional UAARE - Sul, professor Luís Deus, que fez uma retrospetiva deste projeto, reforçando a sua importância e sucesso, e, ainda, do Sr. vereador Bruno Santos, da Sr.ª presidente da junta, Maria João Costa, da interlocutora desportiva do SLB, Dr.ª Catarina Santos e do interlocutor e presidente do CCA, João Paulo Duarte.

Alunos-atletas, equipa de escola, município e clubes no auditório da escola

Os AA das UAARE enfrentam, diariamente, um desafio duplo: conciliar os estudos com os exigentes horários e número de horas de treinos e este equilíbrio requer uma grande disciplina, organização e compromisso. O reconhecimento do seu mérito, por parte da escola, pode ter um impacto significativo na sua motivação e auto-estima, reforçando a sua confiança e seu sentido de pertença. 18 Para além disso, a escola desempenha um papel crucial no processo de formação destes jovens, não só em termos académicos, mas, também, no desenvolvimento de competências sociais e de valores como o respeito, a cooperação e a solidariedade. Ao reconhecer o mérito dos AA UAARE, a escola valoriza o seu esforço e contribui para a sua formação integral. Durante a cerimónia foram distinguidos 20 dos 98 AA, com entrega de um Diploma de Mérito Académico, Desportivo e Social.

Mensagem do Diretor-Geral do Benfica Campus

Pedro Mil-Homens

Ao terminar mais uma época desportiva e um ano escolar, importa fazer um breve balanço da cooperação entre a Escola Secundária Dr. José Afonso (ESJA) e o Benfica Campus. O BC iniciou as suas atividades no Seixal em 2006 e foi com a ESJA que o SL Benfica celebrou o seu primeiro protocolo de colaboração. A ESJA, as suas direções e os seus docentes sempre acolheram bem os nossos atletas, sempre nos apoiaram em termos de compatibilização dos horários escolares com as atividades de treino e de competição. Os anos foram passando e com o início do projeto das escolas UAARE, a ESJA candidatou-se e veio a ser admitida como tal no início do presente ano letivo. Foi um importante passo para a ESJA, mas também para o SL Benfica e, creio poder dizer, para o concelho do Seixal. No presente ano letivo o SL Benfica teve 78 atletas a estudar na ESJA, desde o escalão de sub13 até ao escalão de sub17. Vários atletas com muitas participações em atividades das Seleções Nacionais o que implica vários dias consecutivos de ausência às aulas. Com o estatuto de escola UAARE, a ESJA passou a dispor de mais instrumentos de apoio aos alunos – atletas, o que lhes tem permitido mais conciliação com a vida desportiva, sem, com isso, prejudicar o rendimento escolar. Numa palavra, a ESJA tem contribuído de forma muito significativa para ajudar a concretizar uma verdadeira carreira dual para os seus alunos-atletas. Acresce que o SL Benfica e a ESJA têm, para além da atividade escolar, encontrado outras formas de cooperação, o que creio ser do interesse de ambas as instituições e que iremos manter e aprofundar. 

Seixal, 28 de junho de 2024 

Pedro Mil-Homens 

Diretor-Geral do Benfica Campus