Newsletter

Março-abril 2023

Nota de abertura

Após alguns dias de interrupção letiva, mas não de atividades desportivas, continuamos envolvidos em várias frentes que queremos desde já, partilhar convosco. 

Começamos pela referência que importa fazer ao trabalho que está a ser desenvolvido pelas equipas dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO).

Agradecemos aqui a total disponibilidade que a Psicóloga Susana Nogueira, do SPO do AERBP, manifestou com a SEAM ND na partilha desse mesmo trabalho, explicitando que as atividades de orientação vocacional pretendem apoiar os alunos do 12.º. ano na sua transição para o Ensino Superior ou para o Mundo do Trabalho. O serviço de psicologia e orientação do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro desenvolve um programa de orientação vocacional junto de todos os alunos finalistas das turmas do 12.º ano do ensino regular e profissional. 

No dia 19 de abril terá lugar mais uma AFCD, em colaboração com o CFAE Beira Mar, intitulada "Ação Pedagógica dos Conselho de Turma / Sala de Estudo Aprender Mais UAARE - trabalhar colaborativamente é preciso!", que terá uma 1º sessão de 2h e uma 2ª sessão de 4h. 

Será uma ação em que, na primeira sessão, a participação os Diretores de Escola, é absolutamente essencial já que permitirá um envolvimento institucional e pedagógico nesta iniciativa. Os destinatários serão, os Coordenadores dos Diretores de Turma, os Professores Acompanhantes, os Psicólogos, os Docentes da Sala de Estudo Aprender Mais UAARE e os Docentes da SEAM-ND das Escolas da Rede Nacional UAARE. 

A 2.ª sessão desta AFCD, com a duração de 4 horas, decorreu entre 26 de abril e 17 de maio, em cada escola UAARE, em cronograma estabelecido por cada Diretor/a de escola, na qual os formandos trabalharam em conjunto com os Diretores de turma com alunos-atletas UAARE na preparação e aprovação interna de um instrumento de apoio a esta cooperação pedagógica. 

De grande importância, foi o estabelecimento do Acordo de Cooperação entre a Coordenação Nacional do Programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), que entre outros aspetos, pretende reforçar a necessidade e possibilidade de criação dum curso de especialização tecnológico/Aprendizagem + para interlocutores desportivos, que confira empregabilidade em Autarquias, Clubes, Associações Regionais e Federações Desportivas. Esta iniciativa visa criar a oportunidade para os Atletas de Alto Rendimento e Alunos-Atletas UAARE, que tenham terminado o ensino secundário, de frequentarem um curso profissional e pretendam uma especialização de nível não superior. Este curso de especialização tecnológico/Aprendizagem + pretende promover e cimentar a função do interlocutor, capacitando-os de forma a terem oportunidades de empregabilidade, através de uma certificação especializada nível 5 com validação também por parte do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.). 

Aproveitamos esta oportunidade para informar o V Encontro Nacional UAARE foi adiado para data ainda a definir. O local de realização está previsto para Alcochete.  

Agradecemos uma vez mais o trabalho que as Equipas UAARE vêm desenvolvendo, com resultados que uma vez mais deixam claro o empenho, dedicação e profissionalismo colocados em prol do grande objetivo do Programa UAARE, e dessa forma cumprir o processo de conciliação que visa a formação holística e ecológica dos nossos alunos-atletas, assegurando a conciliação efetiva entre o sucesso desportivo e escolar. 

Para finalizar, convidamos a que visitem as diversas Newsletters que, entretanto, vão sendo partilhadas, de que damos aqui alguns exemplos, e que expressam bem esse trabalho acima referido. 
 

A SEAM ND
 

Pódios UAARE

Nesta secção, destacamos os pódios escolares e desportivos mais recentes dos nossos alunos-atletas, que estão de parabéns! Consulte todos os pódios aqui.

Abril

3

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE. Consulte todas as notícias aqui.

Nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas.

Assinatura de acordo de cooperação entre Programa UAARE e AAOP

Um dia histórico no desporto português! A AAOP e a UAARE assinaram um protocolo inovador que irá ligar o olimpismo e o apoio aos atletas de alta competição em idade escolar, abrangendo mais de mil atletas nas palavras do Secretário de Estado João Paulo Correia, as UAARE são “um projecto inovador que irá fazer escola em Portugal e no mundo”e congratula se com esta iniciativa entre a AAOP e as UAARE que tem entre outros objectivos, criar um projecto europeu sobre as carreiras duplas, criar a figura do Embaixador olímpico para cada escola da rede UAARE entre outras acções inspiradoras.

Embaixadores OLY

Embaixadores OLY

No dia 3 de maio, os Atletas Olímpicos Jéssica Augusto e Adriano Niz foram os primeiros Embaixadores designados a assinar a carta do compromisso do Embaixador OLY UAARE, no âmbito do acordo de cooperação entre o Programa UAARE e a AAOP.

Jéssica Augusto, Embaixadora OLY UAARE, no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio em Braga e Adriano Niz, Embaixador OLY UAARE, no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão.

Estes embaixadores tem como missão desempenhar um papel relevante no suporte à ação de cada Escola UAARE demonstrando através da sua atuação os mais elevados padrões de ética e conduta desportiva.  

Cada Embaixador OLY UAARE, assume cumprir a carta de compromisso, descrita nos seguintes termos: 

I. Eixos da Ação dos Embaixadores OLY
    1. Assumir um exemplo ético para os Alunos-Atletas
    2. Atuar no melhor interesse dos Alunos-Atletas e demais Intervenientes envolvidos
    3. Criar um impacto positivo na comunidade escolar e, de forma mais ampla, na sociedade
    4. Divulgar e incentivar as boas práticas promovidas pela UAARE, relativas ao processo de conciliação da Carreira Dupla.
    5. Participar e promover os planos de atividades e ou realizações da Escola UAARE, que induzam exemplos éticos de referência, para toda a comunidade escolar.
II. Desenvolver e manter o conhecimento e a competência
    1. Incentivar e ajudar os Alunos-Atletas UAARE a desenvolver as suas competências e a progredir na carreira, reconhecendo o seu contributo e experiência, bem como valorizar as suas conquistas de mérito escolar e desportivo.
    2. Promover e incentivar a excelência, tendo em conta a saúde física e mental, segurança e bem-estar dos Alunos-Atletas UAARE, bem como considerando as necessidades específicas.
III. Criar um impacto positivo na nossa comunidade e, de forma mais ampla, na nossa Sociedade
    1. Dar o exemplo, como forma de influenciar a atitude e o comportamento de todos os Intervenientes no processo desportivo escolar e associativo, mantendo os mais altos padrões de conduta e ética desportiva.
    2. Promover a missão, visão e valores do Programa Nacional UAARE, como o principal meio para conciliar com sucesso a carreira escolar e desportiva.

Bem Vindos Jéssica e Adriano, à família UAARE.

Inaugurações de Escolas UAARE

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos

No passado dia 1 de março, na presença de representantes do município de Lagos (Vereadora da Educação, Presidente da Assembleia Municipal) do IPDJ (Presidente do Conselho Diretivo, Vitor Pataco), Fundação do Desporto (Paulo Frischknecht) clubes e outras organizações, foi inagurada a UAARE do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, que faz desde 2022-2023 parte da rede nacional de escolas UAARE. O Diretor do Agrupamento, José Augusto Lopes, e a sub-diretora, Teresa Carmo, referiram os desafios e o foco necessário para lançar esta nova escola da rede, bem como o trabalho de grande qualidade da equipa de escola UAARE. A cerimónia decorreu na SEAM, cujo mobiliário e tecnologias foram financiados pelo município, contando com o testemunho de duas alunas-atletas e do Professor Acompanhante Vitor Rito. A receção e o catering foram organizados pelas professoras e turmas dos cursos profissionais da escola, aos quais o Programa UAARE agradece.

AEJD

Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, Braga

O Ministro da Educação, João Costa e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, inauguraram no dia 3 de maio em Braga, a UAARE do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio. A Atleta Olímpica Jéssica Augusto foi a primeira Embaixadora designada a assinar a carta do compromisso do Embaixador OLY UAARE, no âmbito do acordo de cooperação entre o Programa UAARE e a AAOP.

Inauguração AESAS

Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão

O Ministro da Educação, João Costa e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, inauguraram no dia 3 de maio em Famalicão, a UAARE do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. O Atleta Olímpico Adriano Niz foi o primeiro Embaixador designado a assinar a carta do compromisso do Embaixador OLY UAARE, no âmbito do acordo de cooperação entre o Programa UAARE e a AAOP.

Grupo de intervisão

A equipa dos Psicólogos mantem um grupo mensal de intervisão, ponto alto dos trabalhos deste ano letivo, que pressupõe continuidade, com vista ao desenvolvimento profissional contínuo rumo à especialização de todos os técnicos. Trata-se de um momento de reflexão construtiva sobre a prática profissional, expondo os desafios e os dilemas da prática diária para uma tomada de decisão mais consciente e informada, aumentando assim a perceção de auto-eficácia, auto-confiança, auto-determinação e independência. Este grupo promove o empowerment e a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional. Estas oportunidades de networking permitem melhorar o sentimento de pertença ao grupo e promovem inclusive a saúde psicológica e o autocuidado dos próprios psicólogos. 
 
Nesta fase de término do ano letivo prevê-se fazer o balanço conjunto das atividades desenvolvidas sob o plano de intervenção da rede de psicólogos escolares e definir quais as melhores estratégias de intervenção com os alunos-atletas de acordo com as necessidades evidenciadas. São prevalentes as ausências prolongadas com o reforço do apoio nos PPI's, a gestão das competências emocionais (stress, ansiedade, motivação para a conciliação, etc), com dinâmicas de grupo de identificação (modalidade) e a continua aposta na formação dos profissionais, dos atletas e dos pais.

Destaques de newsletters de escola

Agrupamento de Escolas de Alcochete

Alguns alunos-atletas com maiores constrangimentos, nomeadamente na disciplina de Educação Física e de forma a assegurar os seus interesses académicos foram sujeitos a um momento formal de atividades de recuperação/avaliação das aprendizagens, num trabalho articulado entre PA-PC e CT proporcionando assim mais um momento de partilha e aferição de resultados. Este formato possibilita ainda uma dinâmica de trabalho validada e colaborativa

AEA

A equipa UAARE na ACD - Ação pedagógica dos CT / SEAM UAARE trabalhar colaborativamente é preciso!

A equipa UAARE esteve presente nesta ACD e dinamizou através dos seus professores acompanhantes e colega PC-CAA, Dora Letras, uma breve apresentação "O apoio pedagógico aos AA na Sala SEAM”. Este curso introduz os Conselhos de Turma com alunos-atletas UAARE a um conjunto de boas práticas, na rede de escolas UAARE, na articulação entre a sala SEAM e os Conselhos de Turma na preparação, execução e monitorização dos apoios pedagógicos e psicopedagógicos dos alunos-atletas.

AFCD no AEA

A UAARE em atividade na escola...

Alguns alunos da UAARE participaram ativamente na Semana da Geografia, de 27 a 30 de março e no projeto NÓS PROPOMOS. Atividades como estas revestem-se de grande importância na promoção das aprendizagens e consequentemente, do sucesso escolar. Além disso, a escola assume a sua função como fator de elevação social. Parabéns a todos, professora e alunos!

AEA Nós propomos

Visita de estudo à Academia Cristiano Ronaldo

No dia 17 de abril realizou-se a visita à Academia Cristiano Ronaldo, com duas turmas do ensino básico, turmas G do 8.º e 9.º anos, acompanhadas pelas suas Diretoras de Turma, equipa UAARE, equipa psicopedagógica da Academia, treinadores e Diretor da Formação SCP.

A visita foi dinamizada pelos alunos de 11.º ano do Curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e cumpriu os objetivos propostos, quer ao nível da articulação do elenco modular, quer no âmbito da perceção da dinâmica dual de um aluno-atleta residente nesta Academia. Foi ainda possível a dinamização de atividades, num contexto de convívio e de interação entre todos. No âmbito da orientação vocacional, o universo profissional potenciado por uma Academia com estas características foi também um fator de enriquecimento pessoal e académico.

Alunos a visitar a Academia CR

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

Visita de Estudo Vs Estágios de alunos-atletas 

Para um aluno-atleta, por vezes, é muito difícil escolher entre o seu sucesso escolar e a vida desportiva. Em tempo de atividades letivas simultâneas com estágios desportivos, esta escolha ainda é mais difícil. A conciliação destas duas vertentes torna-se mais fácil com a existência de um guião de aprendizagem. Para tal, este deve ser elaborado de forma objetiva, clara e com uma linguagem acessível. 
 

Guião da visita de estudo preenchido

O aluno-atleta Guilherme Fernandes, do CNT de Basquetebol de Ponte de Sor, teve de se deslocar a Braga e ao Porto para realizar dois jogos. A sua presença nos jogos impediu-o de realizar uma visita de estudo a Peniche, no âmbito da disciplina de Biologia de Geologia. 
O docente da disciplina realizou um guião de aprendizagem sobre a visita de estudo. Para cada paragem que os colegas iriam realizar foram realizados pequenos vídeos e/ou fotografias e uma introdução ao local. Este guião pode ser consultado em Guião STEM - Visita de Estudo a Peniche | UAARE (min-educ.pt) 

Através da plataforma digital utilizada na escola, o guião foi disponibilizado ao aluno, e este, de forma autónoma e de acordo com o seu tempo disponível, realizou a mesma tarefa que os colegas. O Guilherme, também, tinha a possibilidade de colocar as dúvidas ao professor de forma síncrona ou assíncrona. 
Com a realização do guião, O Guilherme conseguiu mostrar evidências das suas aprendizagens e competências do PASEO ao docente. 

Reunião de Professores da SEAM

No dia 30 de novembro, após a conclusão das reuniões intercalares do primeiro semestre, os professores da SEAM reuniram-se para analisar os relatórios do final do primeiro semestre e delinear estratégias de recuperação dos alunos-atletas que apresentam mais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.

Na UAARE da AEPS os alunos atletas são sempre a nossa prioridade.

Reunião da SEAM no AEPS

Reunião de trabalho com o Coordenador Nacional UAARE e a Coordenadora Regional

No dia 24 de fevereiro de 2023 ocorreu a reunião entre o Coordenador Nacional UAARE, professor Vítor Pardal, a Coordenadora Regional do Alentejo e Algarve, professora Ângela Abrantes, o Diretor do AEPS, professor Manuel Andrade, a psicóloga da UAARE-AEPS, Andreia Marques, e a professora Acompanhante da UAARE-AEPS, a professora Paula Varandas Ferreira. Nesta reunião foram abordados vários assuntos, nomeadamente o ponto da situação dos alunos/atletas, a validação das aprendizagens realizadas na SEAM pelo professor curricular e conselhos de turmas; a formação sobre novas metodologias de avaliação das aprendizagens e a comunicação externa das UAARE tendo em conta o regime de proteção de dados dos alunos/atletas.

Reunião com CNU

Lanche de Páscoa

Mais uma vez, antes da pausa letiva da Páscoa, a UAARE-AEPS realizou um momento de convívio entre os alunos-atletas e a equipa SEAM. Desta vez, alguns alunos-atletas brindaram os colegas e a equipa SEAM com algumas iguarias da sua zona de residência. Estes momentos de convívio estabelecem ligações mais fortes entre todos os elementos da UAARE e permitem momentos de descontração e confraternização.

Lanche de Páscoa na SEAM do AEPS

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Susana Nogueira do SPO do AERBP 

Psicóloga Susana Nogueira

À conversa com a Psicóloga Susana Nogueira do SPO do AERBP, foi-nos transmitido que "As atividades de orientação vocacional pretendem apoiar os alunos do 12.º ano na sua transição para o Ensino Superior ou para o Mundo do Trabalho. O serviço de psicologia e orientação do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro desenvolve um programa de orientação vocacional junto de todos os alunos finalistas das turmas do 12.º ano do ensino regular e profissional.  

Este programa encontra-se estruturado da seguinte forma: 

- Sessão 0 – Apresentação do programa a desenvolver com o grupo-turma e divulgação do horário do SPO, destinado ao apoio individual ou em pequeno grupo; 
- Sessão 1 – Apresentação subordinada ao tema - "12.º ano e agora?". Os alunos são informados sobre o tipo de cursos que podem frequentar após o ensino secundário, condições de ingresso no ensino superior, pré-requisitos, provas de ingresso, cálculo da média do ensino secundário e da nota de candidatura ao ensino superior e acesso a outros cursos (Técnicos Superiores Profissionais -TESP, Cursos de Especialização Tecnológica - CET). 
- Sessão 2 – Apresentação das competências essenciais à saída da escolaridade obrigatória e necessárias na carreira e no Mercado de Trabalho. 

Susana Nogueira sublinhou como é importante para os alunos no  final do ensino secundário a elaboração um projeto de vida e tomarem uma decisão sobre o futuro, o que  requer por um lado a recolha de informação sobre si (interesses, aptidões e aspirações) e por outro lado a recolha de informação sobre as profissões e os cursos existentes.  
Neste sentido, o SPO desenvolveu também em parceria com a associação Inspiring Future um conjunto de atividades que pretenderam fornecer o máximo de informação sobre o Ensino Superior em geral, tal como ferramentas de apoio à candidatura e à tomada de decisão dos alunos.  

No passado dia 6 de fevereiro, os alunos puderam assistir a vários workshops, sessões de esclarecimento e uma Feira de Ensino Superior que contou com a presença de cerca de 25 Instituições de Ensino Superior.  

Alunos na feira de ensino superior

Este workshop foi importante para os alunos poderem constatar que existem várias alternativas para o prosseguimento de estudos e que podem candidatar-se ao concurso nacional de acesso ao ensino superior, que requer a realização de exames nacionais que funcionam como provas de ingresso, mas podem também, concorrer a concursos especiais, destinados aos alunos que terminaram o ensino profissional, não sendo, neste caso, necessário a realização de exames nacionais.

Igualmente de grande relevância, a informação de que os alunos praticantes desportivos de alto rendimento, podem concorrer ao ensino superior num regime especial que abrange os estudantes que, cumulativamente: 

- Sejam praticantes desportivos de alto rendimento, constando, para o efeito do registo organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) ou os que terminaram a sua carreira de alto rendimento, no prazo de três anos a contar daquele término, desde que nunca tenham utilizado este regime especial durante a sua carreira.  Ou ainda, estarem habilitados com curso de ensino secundário português ou sejam titulares de habilitação legalmente equivalente. 

A psicóloga Susana Nogueira disponibilizou ainda alguns links que poderão ser de muita utilidade, quer para estes alunos atletas, quer para os restantes. 

Os alunos nestas condições podem consultar mais informação em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/f-praticantes-desportivos-de-alto-rendimento?plid=593 

Aqui ficam alguns sites para os alunos poderem recolher informação sobre o acesso ao ensino superior, diversos cursos e profissões. 

A agradável conversa terminou com o desejo a todos os jovens que estão nesta fase de tomada de decisão, boa sorte e que consigam continuar a construir os seus sonhos!" 

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Projeto BLA - Be Like An Athlete

Quatro alunos-atletas UAARE da ESALV, Leonor Alves, Laura Carvalho, Pedro Marques e João Xavier, foram selecionados para participarem no BLA - Be Like An Athlete (programa europeu), coordenado pelo ISMAI, que envolve cinco países europeus e visa estudar, analisar e intervir, na gestão das competências sociopsicológicas relevantes que promovem o processo de conciliação entre o sucesso desportivo e escolar. Destes quatro alunos-atletas, o João Xavier integrou a última fase do projeto, que consistiu numa entrevista com os responsáveis do mesmo.

Projeto BLA - frontpage

Partilha de Boas Práticas UAARE ESALV

A Equipa Regional do Centro (DGEstE) para a Autonomia e Flexibilidade Curricular tem vindo a refletir sobre a realidade das escolas no desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Neste enquadramento, o Professor Acompanhante da UAARE da ESALV deu o seu testemunho relativamente a este projeto, que tem sido reconhecido através das suas práticas diferenciadoras ao nível do planeamento e da gestão curricular e, em particular, pelo seu trabalho colaborativo.

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, Lagoa

Lara Leal

Obrigada por, ao longo de vários anos, teres abrilhantado e enriquecido a nossa unidade UAARE e teres preenchido os nossos dias com a magia do teu talento. Desejamos-te muitas felicidades, sorte e sabedoria para fazeres as melhores escolhas na criação da tua história de vida. Com ou sem o ballet, votos de que todos os teus dias sejam preenchidos com sorrisos, alegrias e muito sucesso. Mas, porque a vida também é feita de dificuldades e percalços, hoje e sempre, estaremos aqui para ti! Beijinho grande. Não é um ADEUS! É um OBRIGADO com muito orgulho!!!

Lara Leal

Alimentação do aluno-atleta

A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento ESPAMOL promoveu uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema "Desporto e Nutrição: Alimentação do Jovem Atleta".

Esta sessão decorreu no Auditório da Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, no dia 1 de março de 2023, pelas 14h30, e reuniu alunos-atletas, encarregados de educação, professores e interlocutores desportivos sob um objetivo comum: a otimização do rendimento desportivo dos alunos-atletas através de uma alimentação adequada.

Esta sessão surgiu no seguimento da nova parceria estabelecida com a GAPAAF e foi assegurada pela Dra. Joana Cruz, a quem muito agradecemos. O nosso obrigado também ao Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência do Município, Dr. José Albino, pela sua presença.

Cartaz Alimentação Aluno-atleta

Gala do Desporto Lagoa 2023

A Câmara de Lagoa homenageou, no dia 3 de Março, 127 atletas que se notabilizaram na época 2020/2021, atribuindo-lhes medalhas de Mérito Desportivo (grau ouro, prata ou bronze).

A “Gala do Desporto”, que decorreu no Auditório Municipal Carlos do Carmo, serviu para homenagear os atletas, as equipas, os dirigentes e os clubes campeões regionais e nacionais, bem como os atletas que representaram as seleções nacionais, na época 2020/2021.

A gala contou com a presença do anfitrião e presidente da Câmara de Lagoa Luís Encarnação, do delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) Custódio Moreno, do presidente da Assembleia Municipal Águas da Cruz, do presidente da Associação de Natação do Algarve José Perdigão, dos membros do executivo municipal de Lagoa, das diretoras dos Agrupamentos de Escolas do concelho, das responsáveis pelas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola do Agrupamento ESPAMOL (Prof. Célia Rodrigues, Dra. Diana Prudêncio e a Coordenadora Regional, Prof. Ângela Abrantes), dos responsáveis pelas forças de segurança, dos presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho de Lagoa, dos dirigentes dos clubes, dos atletas e seus familiares.

Parabéns a todos, principalmente aos nossos alunos-atletas galardoados, bem como os seus respetivos treinadores e dirigentes.

Gala do desporto com alunos e dirigentes

Formação em Psicologia do Desporto

A Psicóloga Diana Prudêncio continua a sua formação, apostando no desenvolvimento de conhecimentos na área específica da psicologia do desporto, de forma a poder ajudar cada vez mais e melhor os seus alunos-atletas.

À medida que as exigências desportivas e escolares dos alunos-atletas aumentam, aumenta também a responsabilidade de quem trabalha na e para a conciliação das carreiras duais.

CURSO INTENSIVO INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESPORTO
Como os aspetos mentais se relacionam com a gestão das emoções e o processo de tomada de decisão;
Conhecer as variáveis psicológicas que influenciam o rendimento desportivo;
Treino de Competências Psicológicas junto de atletas, treinadores e pais.

WORKSHOP - PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS JOVENS
Identificar as competências socioemocionais;
O psicólogo como modelo educativo;
Programas de promoção de competências socioemocionais.

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Tal como tem sido habitual, a UAARE realizou um pequeno momento de partilha de experiências de final do 2.º Período, a repetir no início do 3.º período para os atletas que estiveram ausentes.

Foram abordados pontos fortes, pontos fracos, aspetos a melhorar.

Foi trabalhada também a definição de objetivos: OBJETIVOS SMART. É importante que não só no desporto e na escola mas nos diversos setores da nossa vida, possamos traçar objetivos a curto/médio/longo prazo e de forma a que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Para quê? Para que saibamos exatamente ao que nos propomos, de que forma o planeamos fazer, em que prazo e avaliando periodicamente em que ponto do caminho estamos para lá chegar.

Um atleta com maior domínio das suas competências será mais bem sucedido. Objetivo atingido - feito celebrado!

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos

A Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) é um espaço adaptado ao desenvolvimento de competências do perfil dos alunos, através da personalização da aprendizagem, integrada com as competências específicas do aluno-atleta. É um ambiente onde se promove a aprendizagem de pares, a colaboração, comunicação e auto-regulação, centrado numa metodologia baseada em evidências e na continuidade pedagógica entre as escolas da rede UAARE.

AEJD

No AE Júlio Dantas a SEAM situa-se na sala poente da Biblioteca, com a vantagem de acesso fácil aos recursos da mesma, proximidade da entrada da escola e localização central na mesma. Este espaço foi dotado de equipamento tecnológico e mobiliário específico, apresentando assim, diversas zonas funcionais.

Zona de trabalho do professor acompanhante e, eventualmente, treinador/tutor Permite o trabalho individual do professor acompanhante, em pé ou sentado, com uma bancada de trabalho e cadeira;

O trabalho na SEAM é articulado com o Conselho de Turma, com o intuito de assegurar a personalização e o ajuste às necessidades de aprendizagem mais prementes, atendendo às agendas, desportiva e académica, do aluno-atleta.

Zona de trabalho individual Permite o trabalho individual dos alunos-atletas, em pé ou sentado, com bancadas de trabalho e cadeiras;

Zona de trabalho colaborativo Permite o trabalho em grande ou pequeno grupo, em pé ou sentado, com uma bancada de trabalho com monitor com projeção sem fios. Painéis de escrita que permitem a colaboração em pequenos grupos. A parede de colaboração adequa-se ao trabalho individual ou em grupo, em superfície que permite p.e. a escrita com marcadores de whiteboard e a afixação com recurso a ímanes;

Zona de afixação (Mural) Permite a afixação de informações, notícias sobre a prestação desportiva nas várias modalidades, fotos dos alunos, role models do desporto, trabalhos, etc.

Zona de trabalho informal Permite o trabalho individual ou em grupos de dois, em posturas mais informais, ou apenas para ler um livro ou descansar;

Zona de arrumação Permite a arrumação, p.e. em armários de materiais de apoio, livros e dossiers dos alunos e equipamentos de TIC;

No presente ano letivo, ocorrem na SEAM apoios de diversas disciplinas (português, matemática, geografia, biologia e geologia e físico-química), de acordo com uma estratégia definida pela equipa, procurando ajustar-se às necessidades individuais dos alunos-atletas.

No dia 1 de março de 2023, realizou-se a inauguração oficial da Sala de Estudo Aprender Mais - UAARE, com a presença do Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, do Presidente do IPDJ, do Presidente da Fundação do Desporto, da Vereadora Sara Coelho, do Diretor do IPDJ Regional, do Coordenador Nacional e da Coordenadora Regional do Programa UAARE, dos representantes dos Clubes e Associações, dos Pais e Encarregados de Educação, dos Alunos-Atletas, bem como da Equipa UAARE do AE Júlio Dantas.