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Maio-junho 2023

Mensagem do Coordenador Nacional

Victor PardalEste último semestre foi um enorme desafio para a UAARE!

Com o maior crescimento de alunos-atletas verificado neste último ano letivo, de 281 (de 734 passamos para 1015 alunos-atletas), juntou-se um aumento exponencial de participações desportivas (com resultados também excecionais) e indubitavelmente o número de ausências à escola, mais 10 000 do que no ano anterior!

O alerta fez-se sentir na rede das 23 escolas UAARE, a partir de fevereiro de 2023.

As fichas de monitorização iniciais evidenciavam já enorme dificuldade e exigiam por parte dos Professores Acompanhantes, Coordenadores Regionais, EPDAA, SEAM-ND, Coordenador Nacional e Equipas de Escola UAARE respostas de ajustamento imediato!

Desde fevereiro que se iniciou, silenciosamente, um trabalho que considero hoje notável.

Foi feito um maior ajustamento ao processo de suporte e apoio escolar, desde sempre nas UAARE.

Foram revistas todas as medidas de recuperação e apoio:

  1. Um crescimento exponencial de PPI-C;
  2. Novos apoios individuais a alunos-atletas por diferentes disciplinas (trabalho com os Professores Acompanhantes, Conselhos de Turma/diretores de turma e docentes, sendo que em algumas escolas temos 20/30 turmas com alunos-atletas;
  3. Novos planos de recuperação de aprendizagens que incluísse preparação para exames de todos os alunos-atletas;
  4. Novo plano de ajustamento entre agendas desportivas e escolares, com identificação de ausências à escola, com enorme déficit de colaboração na comunicação das agendas desportivas, na maior parte dos casos no dia anterior ou depois;

Todo este processo estava destinado a “rebentar”, em especial nas Escolas UAARE de grande e elevada dimensão (entre 65 e 120 alunos-atletas), onde existem igualmente os maiores rácios de alunos-atletas de níveis I e II. Daí a opção de transformar estes constrangimentos em argumentos para o processo de cálculo e atribuição de créditos para o ano letivo 2023/2024.

Mas não rebentou.

Foram centenas de horas por semana, para além dos créditos horários atribuídos, de todas as Equipas UAARE.

Os diretores das escolas UAARE estiveram com as UAARE.

Com os poucos fizemos quase tudo! Temos Equipas UAARE fantásticas.

Tenho muito orgulho, se me permitem, “nas minhas EQUIPAS UAARE”, quer na sua capacidade, quer no seu foco e resiliência.

Os resultados globais nacionais, foram excecionais, tanto nos desempenhos desportivos, bem como nos escolares:

Caracterização geral

  • 23 Escolas
  • 1016 Alunos-atletas
  • 280 Cubes
  • 49 Modalidades desportivas
  • 49 Federações
  • 288 Interlocutores desportivos

Desempenho desportivo

  • 1351 Chamadas a seleções nacionais
  • 1617 Participações em provas internacionais
  • 1642 Pódios nacionais
  • 132 Pódios europeus
  • 90 Pódios mundiais

Desempenho académico

  • 75977 Ausências à escola (Estágios, competições nacionais e internacionais)
  • 7417 Apoios psicopedagógicos
  • 10684 Apoios pedagógicos
  • 940 alunos em auto-estudo, 529 em apoios individuais, 208 com planos de recuperação de aprendizagem, 189 com planos pedagógicos individuais de conciliação (média/longa duração)
  • N.º alunos-atletas com apoios a determinadas disciplinas: Matemática (439); Línguas (347); Físico-Química (225); Ciências Naturais/Biologia/Geologia (149); Outras (300)

Resultados académicos

  • 96.72% Taxa de desempenho académico
  • 82.21% Taxa de alunos com classificação positiva a todas as disciplinas
  • 4.08 - Mediana das médias do Ensino Básico
  • 15.00 - Mediana das médias do Ensino Secundário (Cursos CCH)
  • 20 - Média máxima do Ensino Secundário (Cursos CCH)

Julgo que o aumento de créditos horários homologados no plano de ação 2023-2024, constitui, para TODOS (Equipas UAARE e Escolas) um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido neste ano que agora termina.

Deixo ainda um balanço sumário deste último ano letivo:

  • Visitas (presencial/online) de monitorização e supervisão às 23 Escolas UAARE (CRU e CNU) - 360;
  • Visitas (presencial/online) de monitorização e supervisão aos 3 Projetos Especiais - Escolas Externas UAARE (CRU e CNU) - 15;
  • Reuniões de Equipa Nacional (CNU-EPDAA; SEAM-ND; CRU; SEAM; Psicólogos) - 140;
  • Reuniões de planificação relativas à organização do ano letivo/desportivo – 2023-2024 (artigo 5.º da Portaria n.º 275/2019) - 52

Uma vez mais, um grande agradecimento à Família UAARE e desejos de um merecido descanso!

SOMOS TODOS UAARE!

O Coordenador Nacional, Victor Pardal

Pódios UAARE

Nesta secção, destacamos os pódios escolares e desportivos mais recentes dos nossos alunos-atletas, que estão de parabéns! Consulte todos os pódios aqui.

Nota de abertura

Mais um ano letivo que se aproxima do final e sem darmos por isso, um imenso trabalho continua a ser desenvolvido nas nossas Escolas UAARE em prol do desenvolvimento o mais completo possível dos alunos-atletas, que, não podemos esquecer, são a razão de ser desse mesmo trabalho.

Quando se chega ao fim de um percurso, seja ele desportivo ou escolar, é sempre tempo de fazer balanços. Olhar para os resultados e analisar as causas que conduziram às situações mais críticas, aprender com elas e lançar as soluções para que sejam ultrapassadas com sucesso. Este, não está garantido a priori. Por essa razão, os alunos-atletas e as Escolas UAARE, e todos os restantes parceiros envolvidos, sabem que não podem deixar de procurar continuamente as melhores respostas. 

Nesse sentido, a UAARE nacional continuou, através da realização de cursos https://uaare.dge.min-educ.pt/pt/ambiente-de-aprendizagem/cursos ( AFCD), a promover o reforço do trabalho colaborativo e em rede das equipas de escola UAARE com as estruturas existentes na escola, nomeadamente os Conselhos de Turma com alunos-atletas UAARE.  Estes cursos, que podem ser consultados na página da UAARE, procuraram essencialmente introduzir um conjunto de boas práticas, na rede de escolas UAARE, na articulação entre a sala SEAM e os Conselhos de Turma na preparação, execução e monitorização dos apoios pedagógicos e psicopedagógicos dos alunos-atletas. 

Na AFCD do passado dia 19 de abril, teve lugar a segunda parte da "Ação Pedagógica dos Conselho de Turma / Sala de Estudo Aprender Mais UAARE - trabalhar colaborativamente é preciso!". As boas vindas estiveram cargo do Diretor do CFAE Beira Mar, Teotónio Cavaco, que sublinhou a importância de sermos ousados, criativos e procurarmos ir ao encontro de um mundo em rápida mudança, do qual queremos fazer parte, pelo que garantiu estar o CFAE Beira Mar está sempre disponível para colaborar nesse desígnio.

O Dr. Pedro Cunha (DGE), sublinhou serem mais de mil os alunos-atletas envolvidos no programa UAARE, distribuídos por cerca de cinquenta e cinco modalidades, e, convidou os participantes a olharem para os conteúdos desta ação de formação, não apenas como desafios exclusivos para as UAARE, mas como desafios do próprio sistema educativo no seu todo. A esse propósito, deu conta de que no país, onde existiam 809 agrupamentos, existem afinal 810, e este, irá utilizar aquilo que tem sido desenvolvido nas UAARE.  Estas boas práticas, que é necessário continuar a desenvolver e a melhorar, objetivo central da política educativa, foram o mote para a intervenção do Dr. Hélder Pais (DGE), que nos propôs três questões para reflexão: onde é que os alunos aprendem? Por que é que avaliamos? O que é colaborar? Com estas questões, desafiou a pensar sobre a necessidade da valorização dos diversos contextos de aprendizagem; que os alunos não aprendem tudo o que lhes é ensinado, pelo que importará dar um significado pedagógico à avaliação e não apenas porque se tem de classificar.  Por fim, colaborar – uma demanda dos conselhos de turma para que o percurso dos alunos atletas decorra da melhor forma, o que implica, entre outras coisas, uma exigência na comunicação. Designadamente na forma como comunicamos aquilo que o aluno precisa de aprender fora da sala de aula, para assim melhor aferirmos e potenciarmos os seus resultados de aprendizagem.

Victor Pardal, coordenador do programa UAARE, centrou a sua intervenção nos suportes formais, legislativos, que são no fundo os pressupostos para esse verdadeiro trabalho colaborativo nas UAARE, e que permitem estruturar e aplicar todo o vasto rol de medidas disponíveis. Salientou ainda a dinâmica pedagógica, os fluxos comunicacionais e de interlocução necessários: fluxos SEAM/PA/Psicólogos; destes com os alunos atletas e encarregados de educação e entre o DT e CT.

A importância desta articulação no seio do CT e deste com o DT, assim como entre o PA e o CT e deste com a sala SEAM, foram posteriormente salientadas pelos colegas João Fernandes e Filipe Castro (EPDAA). O objetivo de toda essa rede de suporte, que esta ação de formação tentou aprofundar, procura, pois, que o aluno atleta sinta que o seu trabalho é efetivamente de recuperação das aprendizagens e não apenas mais um tempo no seu horário!

No sentido de conhecermos com mais detalhe a forma como as escolas estão a fazer esse trabalho, foram apresentadas algumas boas práticas. Foi o que fizeram os colegas João Andrade e a Elisabete Silva (AE Alberto Sampaio), Pedro Almeida e Cláudia Moreira (AE Fontes Pereira de Melo), Ana Serafim e João Vaz (AE de Alcochete), Carlos Teixeira, Paulo Carvalho e Raquel Azevedo (AE Camilo Castelo Branco).

Em síntese, alguns dos assuntos abordados foram desde o modo como se procura manter o espírito de coesão e mobilização dos professores na gestão curricular; qual a estrutura de funcionamento e a realidade de determinadas UAARE e os tipos de instrumentos de registo (Ver link para várias das propostas) utilizados, que mostram o trabalho colaborativo realizado no CT; os constrangimentos vários, como o tempo; as especificidades dos alunos atletas; a dimensão das turmas; as ausências às atividades letivas...

Muito relevantes algumas ideias e sugestões partilhadas por estes intervenientes, que passaram pela forma como dão resposta a todo esse tipo de situações. Exemplos: “horário espelho”; turmas de alunos UAARE; inquéritos de autorregulação de aprendizagens, partilha da experiência dos alunos; atenção especial na escolha dos professores para a SEAM; apoio do SPO; relação com os interlocutores desportivos; ação centrada numa ética do cuidado.

Com as suas matizes próprias, em função das necessidades que cada escola identifica, todas estas sugestões enunciadas, acabam por ser materializadas de uma forma ou de outra, procurando-se dar as melhores respostas ao que os nossos alunos atletas merecem e a que tem direito. Esse é o desafio que está sempre no nosso horizonte, e, que estamos absolutamente convencidos, soubemos e continuaremos a saber dar resposta.  

A todos, o desejo de umas excelentes férias.
 
A SEAM-ND

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE. Consulte todas as notícias aqui.

A UAARE nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas.

Conclusões finais do projeto europeu BLA - Be like an athlete

Imagem a partir do website do projeto

No passado dia 20 de junho foram apresentadas publicamente as conclusões do projeto BLA, Be like an athlete, num seminário que decorreu no auditório do IPDJ do Centro de Juventude de Lisboa. Este projeto europeu, coordenado pela Universidade da Maia em parceria com o IPDJ, CNAPEF e com parceiros de Espanha, Irlanda, Itália e Suécia, teve como objetivo traçar um perfil sociopsicológico transnacional de estudantes-atletas envolvidos em programas de carreira dual. Este perfil foi usado para promover o desenvolvimento positivo dos jovens em contexto desportivo e escolar, através da implementação de ferramentas digitais, interativas e pedagógicas, nomeadamente o Socio-Psychological Profile Questionnaire (SPPQ), o BLA Socio-Psychological Profile, o BLA Mobile Application e o BLA e-Book Guidelines, a disponibilizar em https://belikeanathlete.eu/en/outputs/.

As UAARE participaram neste projeto, nomeadamente no questionário SPPQ, e no piloto da App, através dos seus alunos-atletas, sendo essa participação coordenada pelos Professores Acompanhantes. No evento houve uma mesa redonda com a participação do Coordenador Nacional, Victor Pardal, de Isabel Figueiredo, Professora Acompanhante do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide,  Ana Zacarias, Professora Acompanhante na mesma escola e treinadora de ginástica acrobática do Sporting Club de Portugal, José Carlos Manaças, Coordenador técnico da formação e desenvolvimento das modalidades do SCP e Interlocutor Desportivo UAARE no AEPM, e com Maria Marvão, aluna-atleta UAARE do AEPM e de ginástica acrobática do SCP, e com Bruna Ramos, aluna-atleta UAARE do AEPM e de futebol do SCP.

Assinatura de acordo de cooperação entre Programa UAARE e AAOP

Um dia histórico no desporto português! A AAOP e a UAARE assinaram um protocolo inovador que irá ligar o olimpismo e o apoio aos atletas de alta competição em idade escolar, abrangendo mais de mil atletas nas palavras do Secretário de Estado João Paulo Correia, as UAARE são “um projecto inovador que irá fazer escola em Portugal e no mundo”e congratula se com esta iniciativa entre a AAOP e as UAARE que tem entre outros objectivos, criar um projecto europeu sobre as carreiras duplas, criar a figura do Embaixador olímpico para cada escola da rede UAARE entre outras acções inspiradoras.

UAARE nos 20 anos da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal

A UAARE esteve presente na cerimónia dos 20 anos da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), numa ação integrada no protocolo assinado este ano entre as duas entidades. Neste evento a AAOP homenageou dois alunos-atletas UAARE que terminaram o seu percurso escolar. Os alunos-atletas homenageados foram o Tomás Cordeiro e a Mariana Costa.

Tomás Cordeiro, Aluno-Atleta da Natação adaptada, com estatuto de Alto Rendimento, finalizou o seu percurso académico, no curso Profissional de Mecânica no Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, com média de 15 valores, tendo realizado os exames nacionais com o objetivo de concorrer ao ensino superior. Em termos desportivos, o Tomás já atingiu os mínimos olímpicos, nos 200 estilos, para Paris 2024, sagrou-se duas vezes campeão Europeu nos Jogos Europeus de Juniores, Tri-campeão nacional, sexto lugar no campeonato do mundo (400 livres), garantiu a presença no Campeonato do Mundo que se realiza em Manchester no próximo mês de agosto e é detentor de quatro recordes nacionais.

A Mariana Costa, neste ano letivo, destacou-se pelo seu excelente desempenho académico, onde finalizou o 12.º do curso de Ciências e Tecnologias, no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) - V. N. Famalicão, com 20 valores a todas as disciplinas.

O Tiago e a Mariana representam o espírito de resiliência, dedicação e compromisso de todos os alunos-atletas do programa UAARE. A UAARE foi ainda reconhecida pela Associação de Atletas Olímpicos como ligação olímpica.

UAARE e AAOP

Na cerimónia esteve presente a Academia An-dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, que conta com 15 Alunas-Atletas UAARE do AECCB, que realizaram uma performance para os participantes deste evento.

Através deste reconhecimento pela AAOP ao Tomás e à Mariana damos os parabéns a todos os Alunos-Atletas que finalizaram, este ano letivo, o ciclo de estudos com o desejo de muito sucesso académico e desportivo nos novos desafios que vão encontrar.

Testemunhos  de alunos-atletas

Nesta última newsletter do ano, gostaríamos de partilhar convosco alguns testemunhos em primeira mão de quatro alunos-atletas que incluíram o programa UAARE. Uns, que terminaram agora o ensino secundário, confrontando-se com um futuro a curto prazo onde as incertezas são já muitas acerca da forma como conseguirão, ou não, articular os estudos e a prática desportiva. Outros, já a frequentarem o ensino superior, dão-nos a conhecer um pouco melhor como foi essa transição, as vicissitudes, a atual situação que vivenciam. A todos eles, o nosso profundo agradecimento, reconhecimento pela sua dedicação e, votos de muitos sucessos académicos e desportivos.

Madalena Fortunato, 19 anos, das Caldas da Rainha

Madalena em campo

Conta-nos que como atleta de Alto Rendimento de Badminton, dedicou grande parte da sua vida ao desporto, tendo começado a praticar a modalidade com 8/9 anos.  
“Desde aí fui ganhando cada vez mais gosto pela modalidade e evoluindo gradualmente, tendo trabalhado diariamente para conseguir alcançar diversos títulos nacionais. Nos últimos anos, tive o privilégio de representar o meu país em diversas competições internacionais, entre elas três europeus e um mundial, crescendo e aprendendo com cada partição. Além disso, graças à atribuição da Bolsa de Solidariedade Olímpica do Comité Olímpico Português, tenho tido ainda a possibilidade de aumentar o meu número de participações internacionais.”  

A Madalena, para além da sua intensa agenda desportiva, está atualmente a terminar o 1ºano do curso de Gestão no ISCTE, em Lisboa, procurando conciliar o alto-rendimento com os estudos.  

Referiu-nos a este propósito, que “equilibrar a exigência dos estudos universitários e do Badminton de Alta Competição tem sido bastante desafiante, especialmente depois da entrada no Ensino Superior. Enquanto estava no Secundário, especialmente graças ao apoio que tive como membro do Projeto UAARE, apesar de continuar a ter uma agenda bastante preenchida, foi sempre possível conciliar estes dois mundos e ter sucesso nos mesmos. Contudo, após terminar o meu 12ºano, surgiram bastantes dúvidas na minha cabeça, sendo que frequentemente me questionava se seria possível continuar a lutar por uma vida no desporto e na faculdade. Sinto que ainda hoje, estando prestes a terminar o meu primeiro ano, muitas dessas perguntas ainda não têm resposta, mas uma coisa é certa, estou a fazer o melhor que consigo! É evidente que tenho muito menos tempo livre que a maioria das pessoas da minha idade e também muito menos tempo disponível para estudar, mas tenho vindo a aprender comigo própria e a arranjar as melhores estratégias possíveis para que tudo corra bem. É também evidente, que tudo isto se tornou possível graças a todo o apoio que tenho tido, desde os meus familiares e amigos, até aos treinadores e colegas de turma.

Tem sido um verdadeiro trabalho de equipa, pois só assim seria possível viver desta forma, especialmente porque o apoio que temos das faculdades, em nada se compara ao que tinha no Ensino Secundário…”

Conclui a Madalena, que já está consciencializada de que, muitas vezes, não terá as condições
ideais para a preparação para um teste ou mesmo para uma competição, pelo que considera bastante importante que se procurem criar as melhores circunstâncias possíveis, dentro dos constrangimentos existentes, pois só assim será possível conciliar estes dois pilares fundamentais para o seu desenvolvimento, a educação e o desporto.

Carolina Alves dos Santos, 20 anos, natural de Caldas da Rainha, atleta de surf

Carolina Alves dos Santos

Estudante de 3.º ano da licenciatura em Biologia Celular e Molecular na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Atleta da equipa nacional de surf.  
A Carolina foi Vice-campeã Nacional Sub-16 (2016, 2017, 2018); - Vice-campeã Nacional Sub-18 (2018 e 2020); vice-campeã por equipas (Seleção Nacional) no Campeonato da Europa em 2020; 7º Lugar por equipas (Seleção nacional) no Campeonato do Mundo Júnior em 2019 nos EUA; Campeã Nacional Surf Universitário em 2021; 5º Lugar no Campeonato Nacional de Surf em 2022 (Seniores).

A Carolina integrou o programa UAARE da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, desde o seu início. Mas, o mais curioso, é que à data estudava no 11º ano de Ciências e Tecnologias numa outra escola da cidade. Quando começou a fazer algumas competições internacionais, que a obrigavam a faltar a aulas por períodos de uma a duas semanas, não teve problemas com justificação de faltas, mas a recuperação das aulas perdidas não era possível.  
Disse-nos a Carolina que “recorria a explicadores privados para conseguir acompanhar e perceber a matéria dada na minha ausência às aulas. Tive conhecimento que iria ser implementado o programa UAARE na Escola Rafael Bordalo Pinheiro no ano seguinte e decidi mudar de escola. A integração na UAARE permitiu uma melhor conciliação da escola com o desporto de alto rendimento.

Ao entrar no ensino superior, e devido à pandemia, tudo se alterou. O primeiro ano da Faculdade foi em ensino à distância, com algumas aulas presencias na vertente prática
(aulas de laboratório), o que permitiu uma melhor gestão do tempo. Confessou a Carolina, que não perdia tempo com deslocações, podia acompanhar e rever as aulas em qualquer local, pelo que conseguia treinar mais e manter um bom nível desportivo. No segundo e terceiro ano da faculdade, restrições impostas pelo covid-19 diminuíram e posteriormente acabaram. As aulas passaram a ser presenciais, e aí, começaram a intensificar-se as dificuldades em manter o nível competitivo e a presença em competições internacionais, que habitualmente implicam algumas semanas por ano letivo fora do país.

Atualmente, a Madalena tem o estatuto de alto-rendimento e o de atleta-estudante da Universidade Nova de Lisboa. Tem direito a justificação de faltas, alteração das datas de testes e exames para estar presente em competições. Mas mantém-se a dificuldade de recuperação da matéria nas aulas em que não está presente.

Diz-nos: “Recuperar a matéria dada, implica também mais tempo a estudar e menos tempo para treinar. Por esse motivo, optei por competir apenas a nível nacional, que não implica ter que faltar às aulas e concluir a licenciatura nos três anos previstos. Essa decisão implicou a não participação em provas internacionais, o que impossibilita a aquisição de experiência, e qualificação para outro nível competitivo e abandono do alto-rendimento. O regime ensino à distância (online) com aulas gravadas ou semipresencial, penso que seja uma solução para que um atleta se consiga manter no desporto de alto-rendimento/profissional e a estudar.”
Certamente, um testemunho que não sendo exclusivo, nos fará pensar!...

Pedro Portelas é aluno UAARE, na modalidade de badminton na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Pedro Portelas

É da Madeira e está neste projeto há 4 anos, ou seja, em 2019. Quando começou a competir a nível nacional e a nível internacional, conta-nos o Pedro, “estava a tornar-se cada vez mais difícil conseguir conciliar os torneios com a escola, pois devido a muitas torneios durante o ano letivo perdia muitas aulas e muita matéria, o que acabava por ficar prejudicado a nível académico.

Então decidi ingressar neste projeto que me ajudou imenso, tanto a nível desportivo como académico.”
 
Por vezes, não compreendemos bem a dificuldade das opções que alguns dos nossos alunos-atletas tem de tomar:
 
“(…) Ao início foi tudo muito difícil, pois tive que sair de casa com os meus 16 anos e vir para o Continente sozinho. Foi complicado estar longe de todos os meus amigos e familiares, mas fui sempre bem recebido tanto pela Federação Portuguesa de Badminton como por todos os professores da escola. Sempre acompanharam os meus resultados desportivos e académicos, mostrando-se sempre dispostos a ajudar-me quando ia para competições, com apoios extra, caso necessário, e até mesmo fora do horário escolar. Também foram feitos muitos ajustes a nível de avaliações de forma que não fosse penalizado.”
 
O Pedro, partilhou connosco que está plenamente consciente de que infelizmente tudo isto de que pôde usufruir ao longo destes últimos 4 anos do ensino básico e secundário está a acabar. Irá candidatar-se à Universidade, à qual infelizmente este programa ainda não se estende, e espera que seja abrangido em anos futuros. Ira ser mais complicado, confessa, “pois sei que não vou ter todo este apoio quando estiver a nível de competições e representações da seleção nacional.”
 
Deixou-nos no seu testemunho, um agradecimento, que retribuímos, à UAARE Nacional pelo excelente trabalho que consigo fizeram, também a todos os professores integrantes do projeto que deram o seu melhor para o ajudar e um especial agradecimento à Professora Acompanhante, Alexandra Sampaio, que acompanha os alunos 24h sob 24h, sempre disponível para tudo.

Diogo Daniel, tem 20 anos, é atleta de alto rendimento de Para badminton e está no segundo ano de Licenciatura em Design Gráfico e Multimédia na ESAD.CR

Diogo

O badminton começou por influência da sua mãe. Em 2013, entrou para o clube MVD - Movimento Desportivo, tendo em 2018 integrado o Projeto UAARE na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro das Caldas da Rainha, onde foi aluno do Curso Profissional de Audiovisuais.

Na conversa com o Daniel, este partilhou que sempre teve o apoio de todos os professores quando ia competir para fora do país. Ao entrar no primeiro ano do curso de Design Gráfico e Multimédia, tive a possibilidade de continuar a ter treinos bi-diários de raquete e ginásio com a iniciativa da Federação Portuguesa de Badminton através do programa PAAR(Programa de Apoio ao Alto Rendimento).

“Estando neste momento no penúltimo ano da licenciatura, sinto que conciliar a alta competição com a Faculdade é mais desafiante do que no Ensino Secundário. Sendo o meu curso bastante prático, quando vou para fora do país competir, sinto algumas dificuldades depois no acompanhamento dos projetos”  
Ainda assim, e pela motivação e empenho, o Daniel tem conseguido fazer todas as unidades curriculares do seu curso.

Guiões de aprendizagem

Estão já disponíveis diversos guiões, na secção de recursos educativos produzidos pelas escolas, editados pela SEAM-ND e tendo como autores vários professores das Equipas de Escola.

Destaques das newsletters mensais de escola

A newsletter mensal de escola tem como objetivo melhorar os canais de comunicação interna, tanto na própria escola como entre escolas UAARE. Esta newsletter é preparada pelo/a Professor/a Acompanhante e publicada na plataforma Teams UAARE, no canal geral, sendo assim partilhada com toda a rede nacional de escolas e servindo para fornecer informação a integrar na newsletter mensal nacional. Esta newsletter de escola é também partilhada na plataforma interna da escola para divulgar a atividade da UAARE local junto de alunos-atletas e a equipa de escola, ou mesmo para toda a escola e comunidade, via website ou outros canais existentes.

Nesta secção destacamos algumas informações partilhadas pelas escolas.

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

ESALV

No dia 7 de junho, foram desenvolvidas atividades de caráter formativo denominadas "Há festa na ESALV", com a participação de várias atuações protagonizadas pelos nossos alunos-atletas da Dança.

ESALV reunião de pais

No dia 29 de Junho, o Professor Acompanhante Pedro Jorge e a Psicóloga Ana Rita, efetuaram, via ZOOM, um encontro final com os Encarregados de Educação dos alunos-atletas UAARE 22/23.

Durante esta sessão foi efetuado um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Com os diversos contributos prestados por todos os intervenientes, foi estruturado um plano de melhoria para o ano 23/24, com o objetivo de incrementar a qualidade do programa UAARE na ESALV.

Escola Secundária Pedro Nunes

A Escola Secundária Pedro Nunes assumiu, em 2020, o compromisso de desenvolver um Programa de Apoio aos Alunos que, simultaneamente, se debatiam com a necessidade de conjugar a sua Carreira Académica com uma Carreira Desportiva extremamente exigente. Neste contexto a Equipa UAARE ESPN trabalhou com Alunos, Encarregados de Educação, Treinadores, Clubes, Federações, Diretores de Turma e Professores, no sentido de criar o melhor contexto de desenvolvimento de uma Carreira Dual.

No corrente Ano Letivo os resultados, Académicos e Desportivos dos nossos alunos foram extraordinários e deixam-nos orgulhosos do trabalho de todos mas, muito em especial, orgulhosos dos nossos Alunos/Atletas.

Para eles vão os nosso Parabéns e o agradecimento pelo exemplo de dedicação e persistência que demonstram a cada dia.

Para os que terminam o ciclo Secundário, fica a saudade, para os restantes, até para o ano. O desejo de Boas Férias de toda a Equipa UAARE.

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

AEJD

A equipa de Andebol Sub-16 do Clube Gil Eanes participou na fase final/ Encontro Nacional de Sub-16, que decorreu em Paredes, de 9 a 11 de junho de 2023, tendo ficado classificada em 6º lugar, entre as 12 equipas finalistas. [1]

Na presente época desportiva a equipa de Andebol Sénior do Clube Gil Eanes disputou o Campeonato Nacional da 1ª divisão. Após as 22 jornadas a equipa conseguiu manter-se no topo do Andebol feminino em Portugal, em virtude de ter sido a oitava classificada, entre as doze equipas que competiram no Campeonato Nacional.

As atletas do Clube Gil Eanes e alunas UAARE Joana Candeias [2], Miriam Martins [3] e Martina Marreiros [4] (sul-17), Carmen Figueiredo [5], Matilde Rosa [6] e Matilde Correia [7] (sub-19) continuam a merecer a confiança das equipas técnicas e a participar regularmente nos trabalhos das Seleções Nacionais de sub-17 e sub-19, que se encontram em fase de preparação para o Europeu.

Relembramos que o Campeonato da Europeu de sub-17 (W17 EHF Euro 2023) decorrerá entre 3 e 13 de agosto, na cidade de Podgorica, em Montenegro. Portugal integra o Grupo C, juntamente com Dinamarca, Noruega e Países Baixos. O Europeu de sub19 (W19 EHF Euro 2023) está agendado para 6 a 16 de julho nas cidades de Pitesti e Mioven, na Roménia. A equipa nacional integra o Grupo B, com a Alemanha, a Roménia e a Islândia.

Todos torcemos para que seja a melhor prestação de sempre das Seleções Nacionais sub-17 e sub-19, nos Campeonatos da Europa!!!

Antes da participação no Campeonato da Europa, a Seleção Nacional sub-19 Feminina vai deslocar-se a França para disputar o Torneio 4 Nações, juntamente com Alemanha, Espanha e França.

AINDA NO ANDEBOL, SALIENTAR QUE….

Foi uma época desportiva marcante para a atleta Carmen Figueiredo, em virtude de se ter destacado como a melhor marcadora do Campeonato Nacional da 1.ª divisão, com 220 golos marcados, em 22 jogos (média de 10 golos por jogo, de acordo com informação da página da Federação de Andebol de Portugal, na época desportiva 2022/23).

Beatriz Silva

Também se tem destacado, no Andebol de praia, a atleta Beatriz Silva do Clube Gil Eanes/Nazaré BHT, que tem participado nos estágios da Seleção Nacional de sub-17 de Andebol de Praia, com vista à preparação para o Campeonato da Europa (EHF Beach Handball YAC 17 Euro 2023). Contudo, recentemente o indesejável aconteceu, a atleta contraiu uma lesão no decorrer do estágio, o que a impossibilitou de dar continuidade à sua preparação e de estar presente no Campeonato da Europa, que vai decorrer na Turquia, de 29 de junho a 2 de julho.

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Alunos do AERBP

Terminámos mais um ano letivo, em que demos todo o apoio possível aos nossos extraordinários alunos-atletas.

No Ensino Básico trabalhámos com uma turma de 7.º ano, com a Áurea Sábio, uma de 8.º, com a Lara Sousa e duas de 9.º ano, com a Maria Máximo e o Afonso Rebelo – 4 atletas, dois de Equitação, Obstáculos e Dressage), e duas atletas de Kempo. Com eles tivemos Professores de TIC, Matemática, Português, Físico-química, Inglês e Ciências da Natureza. Os quatro terminaram o seu ano escolar com sucesso e grandes desempenhos desportivos, nas respetivas modalidades.

A nível do Ensino Secundário Regular tivemos três alunos-atletas de 10.º ano, distribuídos pela Turma de Artes, AV1 (uma estreia da UAARE em turma de Artes), Marta Carriço, de Atletismo e Carlota Franca e Hugo Campos, na Turma CT4 de Ciências Tecnologias. A primeira de Ténis e o segundo de Badminton (aluno deslocalizado de Esposende).

No 11.º ano contámos com a Mafalda Garcia (Futebol) e o Diogo Tomás (Kempo) na Turma SE1, de Economia, a Maria Couto, de Dança Desportiva, no 11.ºCT1 e André Kotelyanets (Kempo) no 11.º CT2. A nível do 12.º ano uma presença de força a nível do Atletismo, numa turma repleta de campeões, 12.º CT2, Inês Belbute, Sofia Quintino e Hugo Tavares nessa modalidade, Carolina Monteiro e Gonçalo Costa, no hóquei em patins. O Badminton marcou especial presença nas turmas de finalistas, 12.ºCT1, com Beatriz Monteiro, 12.º LH1, com Pedro Mançura – alunos deslocalizados de Sintra. No 12.º SE1, contámos com o Madeirense, deslocalizado nas Caldas da Rainha, Tiago Gouveia.

No Ensino Profissional, No 1.º ano TIS, em Badminton, estivemos com o persistente atleta (a rumar em breve para os Campeonatos da Europa), Francisco Daniel. No 2.º ano, acompanhámos os campeões, Santiago Batalha, de Badminton, a Beatriz Castelhano e o Diogo Chaves, de Atletismo, da Turma TD, o Francisco Russo, no Andebol (mesma turma) e o Tomás Marques no Voleibol, turma Técnico de Informática de Sistemas. Este último, a estar connosco ao abrigo de um Memorando de Entendimento. No 3.º ano os nossos dois finalistas e veteranos da UAARE, connosco desde o primeiro ano que iniciámos o projecto, a Ana Rita Gomes, 3.º TAE, do Kempo e o Pedro Portelas,3.ºTD, de Badminton – aluno deslocalizado da Madeira, a residir nas Caldas da Rainha desde o 9.º ano.

Terminamos o ano letivo 2022/23 com uma taxa de sucesso académico de 96,18%. Muitas são as propostas de integração dos nossos alunos-atletas nos Quadros de Mérito Académico e Quadros de Mérito Desportivo e mesmo em Quadro de Mérito de Representação Institucional. Enchem-nos de orgulho! Estamos de parabéns!

A todos um muito obrigado por confiarem em nós, da mesma maneira que confiámos em vós. Formámos todos uma verdadeira equipa rumo ao sucesso académico e desportivo. Foram muitos os momentos que partilhámos juntos, em que lutámos, que trabalhámos, em que falámos, em que rimos e, por vezes, até chorámos. Juntos, fomos mais fortes porque… FOMOS/SOMOS todos UAARE!

Parabéns a todos os finalistas. Que todos os vossos sonhos se concretizem. Vós sois lutadores de primeira classe! Felicidades!

Obrigada, em nome de toda a equipa UAARE do AERBP, por terem feito parte deste projecto!

Vídeo da Sala de Estudo Aprender +
https://drive.google.com/file/d/1lArzosQ1t12MhuZoO4TGN__XY8u5Rj2s/view

Alexandra Sampaio

Balanço de final de ano letivo pela Prof. Acompanhante, Alexandra Sampaio
https://me-qr.com/music/16078172

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, Lagoa

Mariana Américo

Dado o currículo desportivo da Mariana Américo (9.º B), que permite a sua integração no Nível II (Seleção Nacional) e abertura excecional de vaga na nossa unidade UAARE, a nossa querida judoca passou a integrar a nossa UAARE.

A aluna-atleta é vice-campeã nacional de cadetes 2023, na categoria – 40kg.

Bem-vinda, Mariana Américo!

SEAM AEPAMOL

SALA DE ESTUDO APRENDER +: Sempre a crescer

A UAARE cresce em número de atletas e número de recursos. A nossa sala SEAM sofreu mais alguns melhoramentos, com a colocação de um quadro branco grande, de parede, na sala SEAM e outro no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), centro que suprime lacunas de professores da SEAM, proporcionando apoios acrescidos aos alunos-atletas UAARE, sempre que a SEAM não consegue dar resposta.

A Psicologia, o Desporto e a Escola
Lesões, quem ainda não as teve?

Durante este mês assisti a uma palesta do Comité Olímpico de Portugal intitulada " Prevenção e recuperação de lesõescontributos da Psicologia" , com a psicóloga Ana Bispo Ramires.

O meu objetivo é aprender a ajudar-vos a ultrapassar, da melhor forma possível, esta fase mais complicada do vosso processo...

E lembrem-se...é só uma fase!

As lesões aumentam quando existe:

Elevado stress; Ansiedade ; Baixa auto-estima; Irritabilidade.

Existem factores lesões, tais como:

Optimismo; Auto-estima; Resiliência.

A resposta a situações de stress é o maior preditor de lesões, incluindo:

Pressões para alcançar o sucesso; Ansiedade sobre o desempenho óptimo; Medo de lesões; Preocupação com a opinião dos outros.

Sempre que haja uma situação, por mais insiginificante que possa parecer, que te cause algum desconforto, preocupação ou incerteza, fala sobre isso. Não carregues um enorme peso sobre ti!

Existe certamente uma solução para esse problema. O que interessa é que te sintas bem e sejas feliz!!

Por: Dra. Diana Prudêncio