Newsletter

Novembro-dezembro 2022

Nota de abertura

Mensagem de janeiro

Estamos já em 2023!

O segundo período já se iniciou. E as nossas responsabilidades aumentaram. Temos à data de 12 de janeiro de 2023 os seguintes indicadores:

  1. 974 Alunos-Atletas, pertencentes às 23 escolas da rede UAARE e aos 3 projetos especiais de escolas externas – Algarve, Seixal e Cantanhede;
  2. Temos mais modalidades desportivas (52), mais clubes (260) e mais federações desportivas (49);
  3. Temos (dados provisórios) 441 chamadas a seleção nacional, 311 lugares de pódio europeu, 60 lugares de pódio mundial, 468 lugares de pódio nacional e 658 participações em provas internacionais;
  4. Temos já 22 500 faltas motivadas por estágios e competições.

Estas ausências à escola exigem uma enorme resposta ao nível da recuperação de aprendizagens: elaboração, acompanhamento e articulação de planos pedagógicos individuais de conciliação (80 com registo completo), planos de recuperação e auto-estudo, alteração e compensação de momentos de avaliação, substituição de aulas, … .Enfim, este processo implica muitas horas de trabalho, por parte das Equipas de escola UAARE (Professores Acompanhantes, Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) e Psicólogos Escolares UAARE), bem como da Equipa Nacional UAARE (Coordenador Nacional (CNU), Coordenadores Regionais (CRU), Equipa Pedagógica de Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem, Equipa de Apoio Psico-pedagógico e Sala de Estudo Aprender Mais Nacional Digital).

Importa neste contexto cada vez mais repensar e enquadrar as tarefas que são pedidas a todos nós, numa perspetiva que acrescente valor à nossa intervenção em termos de eficácia e eficiência.

Neste sentido julgo ser oportuno que as FRM (fichas de registo e monitorização) sejam totalmente revistas, sendo reduzido o seu número, layout e procedimento. 

Brevemente será solicitado aos CRU e equipas de Escola UAARE a sua participação na definição das melhores soluções,a considerar na proposta à Coordenação Nacional.

Excelente Ano para Todos!

Grato por SEREM UAARE.

Abraço Amigo do

Coordenador Nacional UAARE

Mensagem de dezembro

Estamos, em tantas escolas, uma vez mais, no final de mais um período letivo. Foram, como habitualmente, meses de trabalho e dedicação dos nossos Alunos-Atletas, Professores, Equipas Pedagógicas, Direções, enfim, de todos os atores envolvidos nas UAARE da rede nacional. O início de mais um ano é sempre marcado por processos exigentes, mas necessários, que passam pelo conhecimento mais aprofundado dos novos alunos, dos conselhos de turma (CT), dos planos de treino, da documentação variada a tratar, contactos com encarregados de educação, interlocutores desportivos, coordenadores regionais, etc. 
 
Após dois anos em que ocorreram situações de maior ou menor perturbação, vivemos finalmente um início de ano letivo que podemos considerar como normal. Para os Alunos-Atletas, o regresso em plenitude às competições aconteceu, decorrendo daí um elevado número de ausências mais prolongadas. Basta olhar para os mapas de treino e das participações nas provas desportivas, nacionais e internacionais.   
 
Do trabalho de primeira linha, sempre imprescindível dos Professores Acompanhantes (PA), e das Equipas Pedagógicas, Psicólogos, SPO, entre outros, passando pela realização de encontros com os Encarregados de Educação, participação em seminários, como o que decorreu em Lisboa, no passado dia 4 de novembro – I Seminário sobre Saúde Mental no Desporto de Alta Competição – Desafios e Oportunidades, organizado pela Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, seminário esse em que estiveram as escolas UAARE a convite da Coordenação Nacional, até à consecução da primeira sessão da AFCD UAARE/SEAM ND 2022-2023, ocorrida a 16 de novembro, um percurso considerável foi já consumado.
 
Durante essa sessão, a que se seguirá uma segunda, no próximo dia 15 de fevereiro, e que conta com a plena colaboração do CFAE Beira Mar, procurou centrar-se a atenção na articulação entre as SEAM e os CT, particularmente nos casos mais complexos de conciliação, em virtude das situações de ausência de longa duração.  O objetivo passou pela apresentação de boas práticas na rede nacional, que podem ser de grande utilidade para todas as UAARE, por via da partilha num MOOC (Massive Online Open Course), em desenvolvimento até à segunda sessão da AFCD. 
 
Sabemos que as exigências são constantes e a necessidade de dispor de apoios pedagógicos a Alunos-Atletas é uma obrigação. Para tal, foi nessa sessão efetuada pelo Professor João Fernandes, da EPDAA, uma análise de dados “preditores” de pressão na conciliação, i.e., de indicadores de “risco” e, também a alusão à necessidade de mapeamento das ausências por motivos desportivos e momentos de maior pressão na escola. Estas são, a título de exemplo, tarefas fundamentais no trabalho de articulação entre a equipa de escola UAARE e os Diretores de Turma.  
 
Vários dos intervenientes tiveram a oportunidade de partilhar algumas das boas práticas que desenvolvem, nomeadamente as Professoras Acompanhantes (PA) Alexandra Sampaio da AERBP, Caldas da Rainha, e Paula Ferreira, do AEPS, Ponte de Sor. Igualmente relevante foi a partilha efetuada por Mónica Meireles, PA do AECM, Castêlo da Maia, tendo sublinhado o trabalho de articulação com o CT em situações de ausências de curta e média duração. Também Célia Galveia do AEPS e membro da SEAM ND nos trouxe a forma como é implementado um Plano Pedagógico Individual de Conciliação (PPI-C). Por sua vez, Pedro Seco, do AEFPM, Porto, abordou o modo como o CT se articula na conciliação de carreira dupla de um Aluno- Atleta a distância.  
 
Foram igualmente abordados os Apoios Pedagógicos e, José Mesquita, do AEPS, membro da SEAM ND, salientou a importância da coordenação entre o CT a fim de se evitarem situações como a do excesso de tarefas em alguma das disciplinas. Igualmente relevante foi a partilha efetuada pela Carla Gonçalves, da ES Fonseca Benevides, e membro da SEAM ND, do apoio realizado através dos Cadernos Digitais e do Bloco de Notas no Teams.

De todas estas trocas de experiências resulta que, independentemente da diversidade de estratégias, o mais importante é que os Alunos-Atletas possam ter acesso aos vários materiais de apoio, contactar os professores das SEAM, esclarecer dúvidas, solicitar apoio mais individualizado por forma a superar as dificuldades resultantes da sua ausência.
 
A sessão terminou com a intervenção da Psicóloga UAARE da AE Coimbra Centro, Carolina Neves, em torno do planeamento do apoio psicopedagógico. E, nisto, estaremos todos em uníssono: o objetivo primordial é igualmente o da promoção do bem-estar psicossocial e do desenvolvimento integral do aluno na escola, atendendo às suas necessidades específicas enquanto atleta, sempre em articulação com todos os atores intervenientes na UAARE.  
Precisamente por tal motivo, o Programa UAARE é uma referência, porque em cada um desses mesmos intervenientes que o compõem se encontram “respostas de excelência às necessidades individuais de cada um dos nossos 940 Alunos-Atletas”, como referiu o Coordenador Nacional, Professor Vítor Pardal.  
 
A todos, votos de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. 
 
SEAM ND

Pódios UAARE

Nesta secção, destacamos os pódios escolares e desportivos mais recentes dos nossos alunos-atletas, que estão de parabéns! Consulte todos os pódios aqui.

Pódios de novembro e dezembro

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE. Consulte todas as notícias aqui.

A UAARE nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas.

Participação da UAARE em conferência final do projeto Dual Career for Junior Athletes em Varsóvia

O Programa UAARE participou na conferência final do projeto Dual Career for Junior Athletes (DCJA), a convite da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), com a intervenção "A case study of dual career in Portugal", em Varsóvia, entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro 2022, no âmbito deste Projecto Erasmus de 3 anos.

DCJA meeting em Varsóvia

UAARE mencionada na Lei das Grandes Opções para 2022-2026

Na recente Lei das Grandes Opções para 2022-2026 (Lei n.º 24 – C/202 de 30 de dezembro), pp.74-(60), no segundo desafio estratégico “Demografia", domínio de intervenção prioritário "Envelhecimento e qualidade de vida", ponto 6.5 Envelhecimento e Qualidade de Vida, referem-se como ações:

  • Continuar a promover a excelência da prática desportiva, melhorando os Programas de Preparação Olímpica e Paralímpica e criar instrumentos que garantam a atletas olímpicos e paralímpicos e de alto rendimento, após a cessação da sua prática, mecanismos de apoio após o termo da carreira desportiva;
  • Promover a conciliação do sucesso académico e desportivo, alargando ao ensino superior o Programa das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola;
  • Promover a cooperação entre autoridades, agentes desportivos e cidadãos, com vista a erradicar comportamentos e atitudes violentas, de racismo, xenofobia e intolerância em contextos de prática desportiva, do desporto de base ao desporto de alto rendimento;
  • Desenvolver políticas de promoção da integridade do desporto, dando sequência à Convenção do Conselho da Europa sobre Manipulação de Competições Desportivas;
  • Desenvolver mecanismos de promoção de uma participação equilibrada de mulheres e homens no desporto.

Participação da UAARE no 1.º Seminário de Saúde Mental no Desporto de Alta Competição

No passado dia 4 de novembro, a UAARE esteve presente no 1.º Seminário de Saúde Mental no Desporto de Alta Competição, a convite da Coordenação Nacional das UAARE, na pessoa do Prof. Victor Pardal.

Equipa UAARE no seminário

A organização coube à Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, com o objetivo de “sensibilizar para a importância desta temática, que impacta os atletas de alto rendimento em qualquer fase da sua carreira”.

O foco do seminário, que decorreu no Fórum Lisboa, passou também por “apresentar soluções e caminhos para que a saúde mental seja promovida e assegurada junto destes atletas, contribuindo para a concretização dos objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU” (Presidente Luís Alves Monteiro, OLY).

Foi com grande satisfação que a psicóloga da UAARE do AERBP, Dina Sandra Nogueira, esteve presente, estreitou relações com colegas de outras UAARE, nomeadamente do Agrupamento de Escolas de Alcochete, da Academia do Sporting (Alcochete) e da Escola Secundária Pedro Nunes (Lisboa). A organização do evento foi excelente e os contributos dos oradores, na sua maioria atletas olímpicos, somaram novas aprendizagens e novas competências.

Psi. Dina Nogueira (AERBP)

Inauguração da Sala de Estudo Aprender Mais do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

A Escola Secundária da Portela foi uma das quatro novas escolas a integrar, oficialmente, a rede nacional de escolas UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola. A cerimónia de inauguração desta unidade realizou-se no dia 22 de novembro, com a presença do Ministro da Educação, João Costa, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, a Vice-Presidente da Autarquia de Loures, Sónia Paixão e do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas.

Esta Sala de Estudo foi financiada pela Câmara Municipal de Loures, o que se traduziu num investimento de 50 mil euros, contando ainda com um kit tecnológico UAARE financiado pelo IPDJ.

A SportingTV realizou uma reportagem, no dia 22 de novembro, sobre a inauguração desta Sala de Estudo.

O Sporting Clube de Portugal é o clube com mais alunos-atletas nesta UAARE (21 dos 22 A.A), onde estão representadas duas modalidades, a ginástica com 16 A.A e o futebol com 5 A.A.

Destaques das newsletters mensais de escola

A newsletter mensal de escola tem como objetivo melhorar os canais de comunicação interna, tanto na própria escola como entre escolas UAARE. Esta newsletter é preparada pelo/a Professor/a Acompanhante e publicada na plataforma Teams UAARE, no canal geral, sendo assim partilhada com toda a rede nacional de escolas e servindo para fornecer informação a integrar na newsletter mensal nacional. Esta newsletter de escola é também partilhada na plataforma interna da escola para divulgar a atividade da UAARE local junto de alunos-atletas e a equipa de escola, ou mesmo para toda a escola e comunidade, via website ou outros canais existentes.

Nesta secção destacamos algumas informações partilhadas pelas escolas.

Escola Secundária Pedro Nunes

No ano passado, 9 alunos da UAARE frequentaram o 12.º ano, tendo todos concluído o seu curso.


Alunos ESPN em pódio

Como todos somos diferentes, o percurso pós-secundário, de cada um está a ser construído de acordo com o seu próprio projeto pessoal.

Assim, 8 continuaram no ensino superior português em diversas áreas - cada um no seu curso e na sua instituição de ensino. Um teve como opção ir para os Países Baixos. Outro optou por ficar um ano dedicado apenas ao desporto.

Cursos superiores que os alunos se encontram a frequentar:

Fisioterapia, Engenharia informática, Ciências da Comunicação, Química Aplicada, Engenharia Eletrónica, Engenharia Civil, Direito e Gestão.

Desejamos muitas felicidades a todos! Votos de muitos sucessos académicos, desportivos e pessoais!

Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco

No sentido de estender o trabalho de cooperação e articulação, realizado ao longo destes últimos anos entre o Centro de Medicina do Porto (CMDP) e os Agrupamentos de Escolas Fontes Pereira de Melo (AEFPM), Castêlo da Maia (AECM) e Gaia Nascente (AEGN), o Coordenador Regional UAARE Dr. Pedro Seco e o Responsável Operacional do CMDP, Dr. André Nascimento, em articulação com a Coordenação Nacional, promoveram uma reunião no passado dia 11 de novembro de 2022 com o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) em Famalicão que estiveram representados pelo Diretor, Dr. Carlos Teixeira e os Professores Acompanhantes Dr. Paulo Pereira e Dr. Rui Simão.

Diretor do AECCB e do CMDP

O AECCB integrou o Programa UAARE este ano letivo e na sequência da reunião realizada foi possível estender o serviço disponibilizado pelo CMDP aos alunos de Famalicão que estão integrados no programa. Assim os alunos da UAARE de Famalicão, à semelhança do que acontece com os Agrupamentos já referidos, podem usufruir gratuitamente dos serviços do Centro de Medicina Desportiva do Porto (CMDP), que fornece apoio médico a todos os AAs, nas seguintes áreas:

  • Exames médico – desportivos e exames de sobreclassificação
  • Consulta de medicina desportiva
  • Consulta de cardiologia e exames complementares de diagnóstico
  • Consulta de nutrição
  • Consulta de ortopedia
  • Medicina física e reabilitação
  • Análises clínicas
  • Radiologia

Pelo trabalho que tem sido desenvolvido ao longo destes anos, podemos fazer um balanço extremamente positivo com resultados extraordinários.

Os Alunos Atletas de Famalicão estão agora mais acompanhados com esta cooperação!

Pedro Seco, Coordenador Regional UAARE (Grande Porto)

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior

Gala do desporto de Rio Maior

A Câmara Municipal de Rio Maior promoveu a III edição da Gala do Desporto, no dia 12 de Novembro, na qual distinguiram alguns dos nossos alunos-atletas.

Na categoria de Desporto Escolar, foi vencedor o Tomás Cerveira do Atletismo.

Gala Rio Maior

Como atleta revelação do ano, foi destacado o Alexandre Morari da Natação A atleta feminina do ano foi a Mafalda Rosa, nadadora de Águas Abertas do Clube de Natação de Rio Maior.

E destacamos também o prémio de Treinador do Ano para Humberto Santo da Associação Kempo Chinês, treinador dos nossos alunos-atletas Rafael Santo e Martim Reis. Uma vida dedicada ao Kempo, em prol da progressão da modalidade e à instrução dos mais novos.

Parabéns a todos os distinguidos!

Cerimónia de Entrega dos Diplomas do Quadro de Mérito e de Conclusão do Ensino Secundário

No dia 28 de outubro, decorreu, na nossa escola, mais uma edição da Cerimónia que reúne toda a comunidade educativa para celebrar o sucesso académico e desportivo.

Para os jovens que concluíram o 12.º ano, uma nova vida já se iniciou.

Entrega de diplomas de quadro de mérito e conclusão do ensino secundário em Rio Maior

Para os jovens de todos os anos do Ensino Básico e Secundário que obtiveram Diplomas de Mérito quer pelo seu desempenho académico, quer pelas atividades em que participaram com notoriedade, na escola, na comunidade, ou enquanto atletas, esta Cerimónia desempenha o reconhecimento dos resultados obtidos pelo seu esforço.

Foi um dia feliz para todos: uns porque receberam os Diplomas, os outros porque partilharam dessa alegria.

Todos os anos são distinguidos os alunos-atletas que tenham alcançado pelo menos uma das condições abaixo:

  • pódios (1.º, 2.º ou 3.º lugares) em campeonatos nacionais;
  • representação da seleção nacional em competições internacionais oficiais;
  • detentores de records nacionais/internacionais.

Assim, foram distinguidos com o Prémio de Mérito Desportivo, os nossos alunos-atletas: Martim Reis (Kempo), Rafael Santo (Kempo), Kaio Faftine (Natação), Leonor Faria (Natação), Daniel Tavares (Natação), Tomás Saraiva (Basquetebol), Rui Santos (Natação), Tomás Cerveira (Atletismo), Ariana Louro (Natação), Tomás Sarreira (Natação), João Pedro Costa (Natação), Mafalda Rosa (Natação), Martim Carvalho (Natação), Gustavo Silva (Natação), Daniela Henriques (Dança Desportiva), João Soares Costa (Dança Desportiva), Érica Lemos (Basquetebol) e Tomás Frazão (Ciclismo).

Destaque também para a nossa ex-aluna-atleta Bárbara Vieira (atletismo), distinguida com o Prémio “UC à frente”, edição 21/22. Este prémio visa distinguir o melhor aluno nacional de cada curso, no qual ingressou em primeira opção, apresentando uma média de candidatura de pelo menos dezoito valores. O referido prémio consta da atribuição de uma bolsa de valor igual ao das propinas do primeiro ano.

Foi com grande alegria e orgulho que a ESDACSF viu Bárbara Vieira ser galardoada com este prémio, em Maio, que reconhece o mérito do seu percurso, sendo ainda nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra junto da nossa Escola.

Bárbara Vieira

Bárbara Vieira ingressou na Universidade de Coimbra, no curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária, com uma média de 18,75 valores.

No dia em que esta escola promove o Mérito, não podia deixar de ressalvar o exemplo da Bárbara, cujo esforço e dedicação mereceram destaque e a nossa admiração.

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Equipa AERBP

A nossa equipa. E ainda, acabada de chegar, a Eunice Febra no Português.

A todo o momento aguarda-se a possibilidade de contar também com um Professor de Inglês.

O horário de funcionamento disponibilizado vem sofrendo diversas alterações, em função das necessidades dos nossos alunos-atletas. Como é hábito, de há quatro anos para cá, os alunos dirigem-se à SEAM, no horário que conhecem através da afixação do mesmo nos locais destinados à UAARE, onde se inclui a plataforma Google Classroom, e agendam com os Professores os apoios necessários. Para além disso todos os atletas têm acesso ao grupo do Whatsapp da UAARE, onde comunicam diretamente com os Professores da SEAM e a Professora Acompanhante.

Reunião com Encarregados de Educação

No dia 9 de novembro foi tempo de reunir com os pais e encarregados de educação dos nossos alunos atletas. Foi um momento de conhecimento, partilha e informação. A professora acompanhante, Alexandra Sampaio e a psicóloga da UAARE, Dina Sandra Nogueira, realizaram o acolhimento e conduziram a ordem de trabalhos: apresentações, aferição de necessidades e expectativas, atividades do SPO na sua parceria com a UAARE e o levantamento de temas para o desenvolvimento de sessões de grupo sobre competências socioemocionais nos alunos atletas em carreira dual. O coordenador regional, Jorge Marques esteve connosco em videoconferência e referiu aspetos importantes para o sucesso dos objetivos UAARE.

Cartaz reunião EE AERBP

Foi um momento de elevada partilha e motivação, sob o lema: Encarregados de Educação informados e motivados fazem também alunos atletas mais satisfeitos.

Gratas pela participação de todos/as.

EE AERBP

Alexandra Sampaio, Prof. Acompanhante

Dina Sandra Nogueira, Psicóloga

Abertura oficial do ano letivo UAARE do AERBP

No dia 31 de outubro teve lugar no Auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro a habitual cerimónia de Abertura do Ano Letivo UAARE do AERBP.

Numa plateia repleta de alunos-atletas, encarregados de educação, interlocutores desportivos, diretores de turma e toda a equipa UAARE foi, mais uma vez possível, manifestar o apoio ao esforço destes jovens no desenvolver da sua carreira dupla.

Evento de abertura do ano letivo UAARE no AERBP

Com a presença do Coordenador Nacional UAARE, Dr. Victor Pardal, do Coordenador Regional UAARE, Dr. Jorge Marques, da Vereadora da Educação do Município de Caldas da Rainha, do Diretor do Agrupamento, Professor Jorge Pina e Professora Acompanhante UAARE, Alexandra Sampaio, todos os participantes tiveram a oportunidade de receber da parte destes responsáveis palavras de incentivo, mas também apelos à resiliência e determinação neste seu tão árduo, quão desafiante, percurso de conjugação das duas atividades – académica e desportiva. Foi aproveitado o momento para agradecer a todos os envolvidos neste projeto – onde se destacou o papel importantíssimo dos Conselhos de Turma, Diretores de Turma, SEAM e Psicóloga, Dra. Dina Nogueira, pela sua disponibilidade e permanente empenho para o sucesso pleno destes jovens. Foi feito por parte da Professora Acompanhante e do Coordenador Nacional um especial agradecimento à Professora Paula Jales pela enorme dedicação que prestou a este projeto, enquanto elemento da Sala de Estudo Aprender Mais, neste momento em que encerra a sua atividade docente.

Paula Jales

A finalizar, após intervenções por parte de todos os elementos da mesa, todos os alunos-atletas e respetivos Diretores de Turma foram apresentados e a Senhora Vereadora entregou a cada um destes alunos o passe do transporte público da cidade, o Toma.

Grande grupo no AERBP

Ver vídeo.

Outros talentos

Nem só no desporto os nossos alunos-atletas brilham.

A propósito das Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, a nossa UAARE, enquanto exemplo de projecto de sucesso, foi convidada a participar com um aluno-atleta, nas Leituras Saramaguianas. O Hugo Campos, nosso aluno-atleta de Badminton (deslocalizado de Esposende), revelou tão bem este seu talento para a leitura. Façam o favor de assistir!

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

A nossa SEAM funciona todas as 3.ª feiras das 09h 30 minutos às 10h e 30 minutos, das 12h e 30 minutos às 13h e 30 minutos e das 16h e 30 minutos às 17h e 20 minutos; e 4.ª feiras das 15h e 30 minutos às 17h e 20 minutos é para todos os alunos obrigatoriamente. É prestado apoio presencial nas disciplinas de: Português, Prof. Célia Galveia; Inglês, Prof. Paula Ferreira; Filosofia, Prof. Adelina Andrade; História, Prof. Adelina Florêncio; Ciências Naturais e Biologia e Geologia, Prof. José Mesquita; Físico-Química, Prof. Cristina Gonçalves e Prof. Sílvia Veríssimo, Matemática e MACS, Prof. Joana Santos e Prof. Natália Lopes. Em período fora do horário anteriormente referido, o apoio é online e para todas as disciplinas sempre que necessitam. O apoio online deve ser combinado com os respetivos professores e o apoio será dado na Plataforma Teams.

Equipa de escola AEPS

Durante este primeiro mês têm sido dados apoios presenciais nas diferentes disciplinas de acordo com as necessidades dos alunos. De referir que os apoios semanais são obrigatórios por parte de todos os alunos/atletas.

Alunos AEPS

Plano de Trabalho para o Estágio em Valência

Os alunos-atletas do CNT de Ponte de Sor, entre os dias 24 de outubro e 1 de novembro, estiveram em estágio em Valência. No sentido de minimizar os efeitos desta ausência foi elaborado um plano de trabalho pelos professores do Conselho de Turma, com conhecimento dos professores da sala SEAM do AEPS. Este plano foi elaborado tendo em conta que os alunos-atletas teriam por dia cerca de 60 a 90 minutos de tempo para estudarem.

Comunicação via whatsapp com os alunos

Os professores da sala SEAM e também os professores do Conselho de Turma estiveram disponíveis para esclarecer as dúvidas quer de modo síncrono, se fosse possível, quer de modo assíncrono. Durante o estágio os alunos-atletas são supervisionados pelo tutor.

Plano de trabalho

Receção dos Pais e Encarregados de Educação

No dia 11 de outubro de 2022 ocorreu a receção aos alunos/atletas da modalidade de Basquetebol e dos Pais e Encarregados de Educação, no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (AEPS). Uma vez que os atletas se encontram deslocados das suas residências os Encarregados de Educação vêm trazê-los ao Centro Nacional de Treino. A convocatória é feita pela Federação Portuguesa de Basquetebol via email com o programa do dia.

Receção a alunos e ee AEPS

Os atletas são recebidos no Hotel Ponte Sor onde residem durante a semana. É feita uma visita ao Pavilhão Municipal que se situa em frente ao hotel. Posteriormente é feita a receção oficial no Auditório da Escola Secundária de Ponte de Sor pelo Diretor do Agrupamento, Manuel Andrade; a Professora Acompanhante, Paula Ferreira; um Representante do Município (parceiro da FPB e do AEPS); o Tutor, Carlos Fernandes; o responsável pelo Centro de Treino, Prof. Mário Gomes; o responsável da FPB, Nuno Manaia; o Treinador Principal, Andrii Melnychuk e o Treinador adjunto/Team Manager, Paulo Raminhos.

Nesta receção todos os elementos referidos anteriormente fazem uma breve intervenção de acordo com as várias áreas a que pertencem.

A professora acompanhante faz uma breve apresentação do Projeto UAARE, dos elementos que constituem cada equipa e uma breve descrição dos processos que vão ocorrendo ao longo do ano. Os atletas fazem a sua apresentação. No final são assinados os Compromissos de Conciliação e os documentos de delegação de competências no tutor. De seguida os atletas almoçam com a equipa técnica e as famílias regressam às suas casas.

Diretor e PA do AEPS

Constituição da Equipa Técnica de Basquetebol do Centro Nacional de Treinos

Equipa Técnica CNT Ponte de Sor

Plano pedagógico individual de conciliação

Foi elaborado um Plano Pedagógico Individual de Conciliação para um atleta do Curso Profissional de Mecânico de Aeronáutica e Material de Voo. O Plano será aplicado durante todo o ano letivo, uma vez que o aluno não pode frequentar algumas horas por semana da mesma disciplina por motivos de deslocação semanal para a área de residência.

Rafael Fernandes

O Rafael Fernandes, aluno do 9.º ano, também, beneficia de um Plano Pedagógico Individual de Conciliação à disciplina de Físico-Química por motivos de deslocação semanal tem que faltar semanalmente a uma aula de 50 minutos de FQ. Tendo em consideração o horário do aluno, havia a possibilidade de lecionar a aula às quartas-feiras na Sala SEAM, como antecipação da aula de sexta, mas neste caso o aluno ficava privado de beneficiar de qualquer outro apoio. Em alternativa a esta opção, o Rafael está a beneficiar do apoio às terças-feiras, durante a sua hora de almoço.

O professor de Físico-Química e a docente da SEAM contactam através de email sobre os temas a abordar durante este apoio. Assim, o professor de Físico-Química, após cada aula de sexta-feira, através de email, envia à professora da SEAM a informação dos temas/assuntos abordados nessa aula.

Na terça-feira, a professora da SEAM replica a aula, fazendo, quando necessário, a abordagem teórica dos conteúdos, seguida de exercícios práticos. Do trabalho desenvolvido é dado feedback ao professor de Físico-Química. O Rafael revela bastante facilidade na aquisição e aplicação dos conteúdos da disciplina.

Agrupamento de Escolas do Restelo

Ao abandonar a competição durante os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, alegando problemas de saúde mental, a grande favorita Simone Biles colocou a saúde mental na ordem do dia.

Equipa do AER no Seminário de Saúde Mental

A Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental promoveram o 1º Seminário de Saúde Mental no Desporto de Alta Competição - “Saúde Mental no Desporto. Um campeonato que é preciso ganhar!”

Com os objetivos de sensibilizar para a importância desta temática que impacta os atletas de alta competição em qualquer fase da sua carreira, combater o estigma associado à sua problemática, e apresentar soluções e caminhos para que a saúde mental seja promovida e assegurada junto destes atletas, este Seminário contribuiu para a concretização dos objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

O nosso Agrupamento participou com a presença da professora Ana Rute Almeida e das psicólogas Fernanda Craveiro Reis e Julieta Coito.

Os nossos atletas na primeira pessoa - Leonor Monteiro, 9.º ano

Nas semanas de 25 a 29 de Outubro e 1 a 6 de Novembro participei em dois torneios internacionais, no escalão de sub-16, ambos realizados em Espanha, o primeiro em Sanxenxo, Galiza, e o segundo em Palmanova, Maiorca.

Leonor Monteiro

Em ambos os torneios, apesar de ter conseguido entrar no Quadro Principal, não consegui passar a primeira ronda, tendo perdido contra duas tenistas espanholas: em Sanxenxo perdi 3-6 0-6 contra Irene Vigara Ramos e em Palmanova 0-6 1-6 contra Sorana Matis.

Na variante de pares, em Sanxenxo, alcancei as meias finais com a minha parceira Diana Fernandes, mas em Palmanova não ultrapassei a primeira ronda, tendo tido como parceira Nikita Philips, uma tenista inglesa.

Estas competições internacionais a que tenho ido são muito exigentes quer nos treinos, quer nos jogos e procurei sempre dar o melhor de mim.

Leonor a estudar entre competições

Durante estas duas semanas, para além de ter treinado com atletas de outros países, procurei sempre aproveitar algum do meu pouco tempo livre para estudar e pôr a matéria em dia, com a ajuda de algumas colegas de turma que me enviavam os apontamentos das aulas.