Newsletter

Dezembro-fevereiro 2024

Mensagem de final de período do Coordenador Nacional

Victor Pardal

Este ano letivo que agora finaliza o seu primeiro período escolar em algumas Escolas UAARE, bem como em outras em que este processo sumativo apenas terminará em fevereiro (organização semestral), demonstram claramente novos desafios para todos nós! Aliás já tinha partilhado com todos, esta mais que evidente situação aquando do arranque deste ano escolar:

- temos mais alunos-atletas (AAs): 1231 (*dados RIA 21 de dezembro de 2023); com maior percentagem de níveis I e II: 606*, com mais número e horas de treino e com mais ausências à escola (em número e duração) motivadas por mais estágios e mais competições (JO Paris, …)!;

- temos cerca de 250 AAs com horários ajustados e conciliados com práticas desportivas altamente exigentes (com adaptações até 60% do horário escolar) e suportados com medidas pedagógicas estruturais – planos pedagógicos individuais de conciliação. Carregados nas RIAs (registo individual do AAs): 204*. Trabalho e suporte verdadeiramente de excelência, das diferentes equipa de escola UAARE!;

- temos 342* AAs deslocalizados das suas famílias e redes sociais (entre os quais 38 a treinar e a viver no estrangeiro, mas a estudar em Escola UAARE (ensino à distância);

- passamos de 2016 de cerca de 27% de AAs no feminino, para 39,5%*, num total de 484*;
 
A nossa resposta neste 1.º período foi fantástica!
 
Tive o orgulho de validar e supervisionar, os dois momentos de monitorização das 25 Escolas UAARE, que compõem a nossa rede nacional, em articulação com as Coordenações Regionais, e EPDAA que acompanham de forma sistemática todo o processo.

Verifiquei o extraordinário trabalho dos Diretores das Escola UAARE (no reforço de meios); dos Professores Acompanhantes (na enorme capacidade de gestão das equipa de cada escola e a articulação com clubes, federações e interlocutores, nalguns casos tão difícil!), dos Psicólogos UAARE (essenciais com o “seu colinho” e interação entre os diferentes atores), dos Professores das SEAM (Sala de Estudo Aprender Mais (assegurando apoios, compensações – ao sábado, ao domingo, fora de horas!?,…).

Enfim, estamos Todos, a precisar de descanso!

Tenho um enorme orgulho em liderar e coordenar este nosso, vosso PROGRAMA!

Grato.

O Coordenador Nacional, Victor Pardal

Nota de abertura

Quase sem darmos conta, estamos já com metade do ano letivo passado, sendo por isso importante fazermos uma reflexão aprofundada da forma como o Programa UAARE está a ser desenvolvido no terreno. Dessa reflexão, extrairemos todos, certamente, aprendizagens que serão determinantes para o que resta do ano letivo, mas igualmente para o futuro do nosso Programa.

Mesa de abertura do encontro

Nas palavras do Coordenador Nacional, Victor Pardal, o V Encontro da Equipa Nacional UAARE apresentou-se como a possibilidade, por excelência, para debater alguns constrangimentos atuais, refletir em novas possibilidades de intervenção na nossa ação pedagógica, bem como encontrar e promover ao nível das diferentes interações, vínculos de maior compromisso.

Não restam dúvidas de que O Programa UAARE está implementado com sucesso e em pleno desenvolvimento, tendo sido obtidos muito bons resultados na persecução da carreira dual, conciliando o sucesso desportivo e escolar dos nossos Alunos-Atleta. No entanto, há sempre aspetos que importa refletir para encontrar as melhores respostas, que serão certamente determinantes no futuro do nosso Programa UAARE. Quais poderão ser os principais constrangimentos no trabalho das escolas UAARE? Quais poderão ser as alterações ou melhorias na ação pedagógica, de modo a melhorar o apoio aos Alunos-Atletas?

Estas são apenas algumas das questões a que a Equipa Nacional UAARE procurou dar resposta durante o V Encontro Nacional, realizado em Ponte de Sor, 19 e 20 de fevereiro de 2024.

Durante dois dias, em que fomos recebidos de forma calorosa e absolutamente hospitaleira, quer pela Escola, que pela Autarquia, foram abordados o processo da conciliação (PPI-C), especialmente nos AA de cursos profissionais e os desafios que os mesmos colocam. Analisaram-se estratégias para recuperação de módulos, os desafios do ensino híbrido, presencial, síncrono e assíncrono. Foi importante a reflexão em torno dos elementos de monotorização de qualidade dos PPI-C. A sublinhar: a gestão desses PPI-C com as horas atribuídas pelo Programa e os limites que o próprio Programa define.

Foram igualmente objeto de reflexão os processos de articulação da Escola com os Interlocutores desportivos -Constrangimentos ao processo de conciliação dos AA. Alguns aspetos particularmente significativos foram identificados: ausências elevadas; incumprimento de planos de recuperação. (AA da modalidade do futebol; elevada pressão para o desempenho).

Mais adiante, teremos oportunidade de partilhar, a este propósito, as palavras de Adelino Carvalho, Coordenador Regional (Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro).

Nesta sessão plenária, contámos com a presença do Dr. Pedro Cunha, Diretor-Geral da DGE, que face a algumas das situações entretanto expostas, chamou a atenção para a existência de Cursos c/ Planos Próprios, que podem ser uma interessante solução face a alguns dos problemas identificados. (https://www.dge.mec.pt/cursos-c-planos-proprios).

Pedro Cunha

No segundo dia dos trabalhos, foram efetuadas conversas a distância com Alunos-Atletas. Primeiro, com Tomé Sousa, da SEAM do AEFPM, sobre PPI-C. Referiu o mesmo que os apoios individuais estão a funcionar muito bem e que os seus resultados escolares melhoraram significativamente devido à sua mudança de postura face à importância da Escola. O aluno pretende terminar o ensino secundário e seguir a área do desporto.

Aluno-atleta do AEFPM

Face a esta pretensão, foi aflorada a importância do Programa UAARE no ensino superior, para ser dada resposta adequada a estes AA.

O aluno explicou o seu dia a dia, os horários dos treinos e a relação destes com o horário escolar. Existindo muitas sobreposições, os apoios após os treinos revelam-se fundamentais, salientou.

Posteriormente, conversámos com o Tomás, ginasta, a quem perguntámos como é isso de conciliar os estudos com o desporto. Treinando 5 horas diariamente, reconheceu não ser fácil, pelo que o apoio da sua SEAM é fundamental. O seu objetivo desportivo passa por estar presente nos Campeonatos do Mundo, embora o Tomás tenha para si, de forma muito clara, que esse objetivo por si só não seja suficiente, se o seu percurso escolar não for igualmente bem-sucedido.

A gestão entre os treinos, competições e os testes de avaliação escolares têm-se feito de forma muito adequada, para se evitarem situações de stress e ansiedade. Para isso, é fundamental, disse, fazer uma boa gestão do tempo, mas também existir uma adequada planificação dos testes, a realizar em ocasiões a posteriori. A sua PA, também sua professora titular de FQ, salientou que neste caso, a coincidência em muito facilita o trabalho.

O Coordenador Nacional, no final destas trocas de impressões, enfatizou a importância dos exemplos de conciliação a que assistimos e os resultados positivos obtidos, sendo importante continuar a ultrapassar alguns constrangimentos, nomeadamente entre os Interlocutores desportivos e as UAARE e, continuar o esforço de “utilização” estratégica das famílias nessa conciliação, o que nem sempre se afigura tarefa fácil.

Na parte final dos trabalhos, no aprofundamento da reflexão em torno dos constrangimentos e desafios na recuperação das aprendizagens dos Alunos-Atletas, foram elencadas algumas ideias a aprofundar, tais como a importância de criação da figura do Tutor de PPI, pela necessidade de, em certas UAARE, existir um olhar mais atento face à complexidade desses mesmos PPI, articulando para isso de forma mais profunda com o trabalho dos PA.

A SEAM-ND

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE. Consulte todas as notícias aqui.

A UAARE nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas.

Estudos de casos complexos de conciliação

Nesta secção, incluímos os estudos de caso publicados no site UAARE. Consulte todos os estudos aqui.

Nos estudos de caso apresentados agora no site UAARE pela SEAM-ND, podem ser consultados exemplos de prática em casos complexos de conciliação da carreira dupla nas escolas da rede UAARE, nomeadamente em situações de alunos-atletas com PPI-C (Planos pedagógicos individuais de conciliação), com ausências prolongadas à escola por motivos desportivos, geralmente associados ao alto rendimento e à participação em seleções nacionais. Os casos reais apresentados tentam mostrar algum detalhe no processo de planeamento da ausência, os instrumentos e processos utilizados por Professores Acompanhantes (PA), Equipas de Escola, Conselhos de Turma, Encarregados de Educação e Interlocutores desportivos, bem como a ação dos vários intervenientes no pós-ausência, terminando com uma breve reflexão do/a PA sobre o caso, para que possam documentar a prática do programa, fornecer a outras escolas da rede informação relevante para melhorar a sua prática e fomentar o contacto direto entre escolas para que possam desenhar os seus PPI-C de forma colaborativa.

Entrevista a Francisco Soares, Diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa

AEPR

Nesta Newsletter, e porque temos a clara noção de que é no contexto específico de cada Escola UAARE que melhor se conhece a realidade e as respostas para as dificuldades específicas que são sentidas, convidamos à leitura da entrevista que realizámos com Francisco Soares, Diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, a última das escolas a integrar o Programa UAARE.

- Quais foram os motivos que conduziram à necessidade do AEPR fazer parte da rede de escolas UAARE?

O Agrupamento Pinheiro e Rosa, ao longo dos últimos anos, tem tido uma forte e especial atenção com os Alunos-Atletas (AA). Temos alunos que fora do período escolar ocupam grande parte do seu tempo “livre” em treinos técnicos e de preparação física específica de várias modalidades. Alguns destes AA representam as seleções nacionais da sua modalidade, o que lhes traz uma maior responsabilidade e esforço acrescido. Aos fins de semana ocorrem muitas competições, que por vezes os obrigam a viagens e deslocações, fazendo-os faltar às aulas às 6ªs feiras e chegar muito tarde aos domingos.

No ano transato, tendo em conta a complexidade e dinâmica destes AA, integramos o Projeto Especial Algarve - Escola Externa às UAARE, acompanhando cerca de 12 alunos, o que nos permitiu apoiar esses alunos de forma diferenciada, recorrendo aos recursos existentes.  Com o aumento do número de alunos nestas circunstâncias, sentimos necessidade de formalizar a candidatura às UAARE. Pretendemos com este programa disponibilizar um maior apoio aos alunos, que fazendo parte da rede nacional UAARE, permite o aumento dos recursos humanos, bem como dos recursos e apoios digitais que a equipa nacional das UAARE disponibiliza a estas escolas.

Ficamos muito satisfeitos com a aprovação da nossa candidatura que nos possibilita de facto atendermos às diferentes necessidades destes alunos-atletas.

- Como tem sido esta primeira fase? Permitiu algum tipo de resposta diferenciada? Vantagens notadas? Dificuldades encontradas?

A 1.ª fase tem sido muito dinâmica dado que começamos a receber contactos de encarregados de educação de alunos de outras escolas que quiseram visitar a escola e perceber melhor o projeto, logo no mês de julho. A maioria optou por transferir os educandos, ao perceberem os apoios diferenciados que lhes são disponibilizados.

Uma das dificuldades encontradas é com os alunos-atletas de alto rendimento que não estão presencialmente na escola e que têm treinos de grande exigência (projetos pré-olímpicos) organizados de tal forma, que o seu processo de ensino-aprendizagem tem que ser adaptado ao ritmo e disponibilidade do aluno-atleta. Como estão integrados em Cursos Profissionais vão realizando módulo a módulo consoante o tempo que conseguem ter nos exigentes planos de treino.

Nos restantes casos as respostas diferenciadas têm sido colocadas em prática com o aumento de recursos humanos que nos foi permitido e com o enorme trabalho colaborativo entre todos os envolvidos: equipa UAARE, diretores de turma, professores da SEAM - Sala de Estudo Aprender Mais (outro recurso extra que conseguimos ao sermos escola da rede), professores de educação especial, psicóloga e todos os professores dos conselhos de turma com alunos-atletas, que de momento são 26.

- Como está a decorrer o processo de organização interna? (Conselhos de Turma/Professor Acompanhante/Alunos-Atletas/Famílias/SEAM/CRU (Coordenador Regional UAARE) / Interlocutores Desportivos).

Este processo ainda está a decorrer, contudo temos tido um feedback bastante satisfatório da parte das famílias, uma vez que perceberam o potencial deste programa, que permite aos alunos-atletas a conciliação da dupla carreira. Temos tido a sua colaboração em tudo o que lhes tem sido solicitado.

Da parte dos ID também tem sido muito positivo, pois eles próprios sentem que estes atletas merecem condições diferenciadas nos seus percursos académicos e embora seja difícil tê-los presencialmente na escola, têm sido contactados telefonicamente e por e-mail e têm colaborado muito positivamente.

Na escola a organização interna tem-se concretizado em diferentes reuniões multidisciplinares que temos levado a cabo com a equipa UAARE, a SEAM, os DT, os professores de Educação Especial, os EE e os ID, que têm permitido divulgar o modelo pedagógico que se pretende implementar na UAARE e alertar todos os envolvidos para as especificidades e possibilidades que existem para permitir a conciliação na dupla carreira necessária a estes alunos.

Isso também nos tem permitido despoletar para cada AA a organização dos seus percursos de aprendizagem individualizados, através dos inúmeros contactos pessoais entre professores, que depois são formalizados na elaboração dos diversos documentos necessários.

Relativamente ao acompanhamento da implementação do programa temos tido a total disponibilidade da Coordenadora Regional, Prof.ª Ângela Abrantes, para nos responder a dúvidas ou sugerir formas de atuação em determinados casos específicos.

- Quais são as situações particularmente exigentes no tocante à resposta a dar a alunos atletas de nível 1 ou até 2? (Ausências mais constantes e mais prolongadas...).

Os Alunos-Atletas de nível 1 e 2, porque têm os seus calendários desportivos mais sobrecarregados, chegam a estar ausentes da escola entre 3 a 5 semanas em pleno período letivo. Isto porque são convocados regularmente para estágios de Seleção Nacional antes de participações em competições europeias ou mundiais, levando a que as ausências sejam prolongadas. Com estes alunos surgem questões mais exigentes, por exemplo, quando estão no continente americano ou outros locais igualmente distantes, a diferença horária condiciona os apoios síncronos. Por outro lado, o kit digital disponibilizado pelo MEC fornece apenas dados móveis que funcionam na União Europeia, pelo que noutros países onde ocorrem estágios ou competições, os alunos ficam impedidos de manter a ligação à escola, ou têm que o fazer a expensas próprias.

No que respeita ao plano pedagógico destes alunos, procuramos que antes da partida para essas ausências prolongadas, os alunos antecipem aprendizagens ou avaliações. Contudo, nem sempre é possível, pelo que implementamos um plano de recuperação de aprendizagens para o seu regresso, com os professores da SEAM e do próprio conselho de turma.

Como balanço do começo do programa UAARE no Agrupamento Pinheiro e Rosa podemos dizer que nos sentimos satisfeitos por apoiar e auxiliar os AA nos seus percursos escolares, necessariamente diferentes pelas suas características, e constitui um dos programas que se enquadra no lema que o Agrupamento persegue “Uma escola humanista com resultados de qualidade” pois além dos resultados académicos dos alunos, centramo-nos também no seu bem-estar, ajudando-os a ser jovens felizes porque valorizamos o seu percurso além do escolar.

Fatoumata

A UAARE da Pinheiro e Rosa tem proporcionado ensino à distância para a Fatoumata, de modo a ajustar os seus calendários difíceis e complicados, uma vez que a atleta já está apurada para participar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e encontra-se em fase de preparação dessa prova tão especial. Por outro lado, a Fatoumata pretende concluir o ensino secundário e esse é outro desafio num ano com tantos objetivos.

ERASMUS+ Sport

Para ficarmos a conhecer melhor este projeto, convidámos Sara Malhoa, Psicóloga UAARE para partilhar os objetivos do mesmo.

Informou-nos que no passado mês de outubro, dezanove Psicólogos UAARE, de norte a sul do país, concorreram a um projeto ERASMUS+ de mobilidade de pessoal no domínio do desporto.

Esta candidatura teve como objetivo dotar os Psicólogos de oportunidade de melhoria das suas competências e qualificações e adquirirem novas aptidões através da mobilidade para fins de aprendizagem, passando um período no estrangeiro, contribuindo assim para o reforço de capacidades e o desenvolvimento da equipa de Psicólogos, bem como a transferência de competências para a equipa nacional UAARE e Alunos-Atletas.

Assim, finda a fase de aprovação das candidaturas, entre abril e maio, decorrerão duas experiências de acompanhamento no posto de trabalho e períodos de observação (até 5 dias) em Sport Schools europeias de referência, bem como centros de alto rendimento desportivo, nomeadamente na Holanda e na Bélgica.

É convicção de todos, de que esta experiência pioneira servirá de passo em frente rumo ao que de melhor se faz no âmbito da Psicologia do Desporto além-fronteiras.

À conversa com... Adelino Carvalho (CRU Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro)

Adelino Carvalho

 

Aquando do Encontro Nacional da Equipa UAARE, em Ponte de Sor, convidámos o Adelino Carvalho a partilhar connosco alguns dos cenários com que o Programa UAARE da Escola Secundária Martins Sarmento se tem vindo a debater na conciliação da carreira dual. Situações cada vez mais exigentes e, por isso, merecedoras de uma grande preocupação na criação de ferramentas e instrumentos que possam responder a essas mesmas exigências.

A implementação de Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação (PPI-C) tem sido o instrumento fulcral para situações mais complexas e que permite, na prática e de forma efetiva, a conciliação da carreira dupla, tendo como principal objetivo responder às dificuldades que os AA apresentam na conciliação da escola com a prática desportiva regular, em situações de ausências programadas, não só para representações de Seleções Nacionais, como também na participação em  competições nacionais e em necessidades de uma preparação desportiva mais adequada ao seu desenvolvimento, no âmbito dos clubes.  

O desenho de um PPI-C é uma tarefa bastante trabalhosa e complexa que exige um enorme grau de articulação e disponibilidade entre todos os envolvidos neste processo (Diretor, Professor Acompanhante, Psicóloga UAARE, Diretores de Turma, Professores de Conselhos de Turma, Interlocutores Desportivos e Encarregados de Educação). O cumprimento do mesmo exige compromisso e seriedade por parte de todos.

A construção de cada PPI-C é elaborado com as devidas acomodações e respetiva ação pedagógica.

  1. Ao longo do ano letivo são realizados os averbamentos necessários ao PPI-C (RIAA – Relatório Individual do Aluno-Atleta) e, consequentemente, a comunicação imediata e sistemática com todos os intervenientes no processo de conciliação. Os PPI-C podem contemplar o Autoestudo, orientado pelo professor de turma, apoio individual ou tutorial ou aulas de compensação articuladas entre Professor de Turma e Professores da Sala de Estudo “Aprender+” (SEAM) e podem ainda contemplar planos de recuperação de aprendizagens.
  2. Na implementação dos PPI-C, as ausências à escola para participação em momentos de preparação desportiva, no âmbito do clube, só podem ser devidamente autorizadas/justificadas desde que estejam previstas/articuladas no âmbito do PPI-C. Os PPI-C, depois de aprovados por todos os intervenientes, assumem-se como o horário a cumprir pelo AA, pelo que as ausências à turma já contempladas nos mesmos, serão repostas em aulas de compensação em contraciclo horário.
  3. Assim, os registos relativos à assiduidade dos AAs são feitos no horário em sobreposição, permitindo um maior acompanhamento pelo Conselho de Turma e Diretor de Turma do cumprimento do horário do AA previsto no âmbito do PPI-C.
  4. Este registo da atividade semanal do AA é efetuado na plataforma de gestão INOVAR e sempre que o AA cumpra com o que está previamente acordado, não lhe é registada falta.
  5. Todas as restantes situações de ausência que se verifiquem para atividade/preparação e de forma não prevista ou programada nos PPI-C, terão de ser sempre certificadas pelo clube (interlocutor desportivo) e justificadas, através do programa INOVAR, pelos Encarregados de Educação. As faltas deverão ser justificadas em tempo útil e com o compromisso de, sempre que possível, o AA recuperar essas aprendizagens.
  6. Nas ausências para participação em estágios/competições desportivas são feitos ajustes para o antes, o durante e o depois, sendo articulado entre todos os intervenientes os mecanismos de recuperação das aprendizagens correspondentes ao período de ausências.
  7. O não cumprimento do reiterado no PPI-C de forma sistemática e não justificada pode levar ao cancelamento do mesmo e perda do estatuto de AA UAARE. Ao Encarregado de Educação é sempre comunicado através do Diretor de Turma das ausências não previstas/programadas do seu educando.
  8. Sempre que a ausência programada e prevista no PPI-C implique uma ausência a um momento previamente agendado de avaliação deverá ser negociado atempadamente entre os envolvidos uma data alternativa para realizar a avaliação.
  9. Na UAARE da ESMS reforçamos junto dos clubes a necessidade de haver uma comunicação eficaz e atempada relativamente às ausências não programadas dos AA de forma a ser possível fazer essa comunicação com os respetivos Conselhos de Turma para que as recuperações das aprendizagens sejam possíveis. Todos os momentos registados no âmbito do PPI-C que dizem respeito aos mecanismos/ferramentas para recuperar aprendizagens, são, desde o início do ano letivo, registados e quantificados na RIAA.

A UAARE da ESMS conta atualmente com 5 AA a cumprir PPI-C de grande complexidade, com a necessidade de integrar, de forma frequente, diferentes escalões, com diferentes horários de treino, acumulando sobreposições regulares, de diferente cariz e não previstas inicialmente ao seu horário escolar de turma, e ausências frequentes à escola, por motivo de estágios/competições, ao serviço do clube e/ou seleção. Além desses existem mais 6 turmas com PPI-C de média complexidade, sendo os restantes de complexidade baixa com necessidade de pequenos ajustes ao horário de conciliação.

A sala de estudo “aprender+” (SEAM), da Escola Secundária Martins Sarmento, conta com um total de 54 créditos atribuídos e distribuídos por 23 professores. No último período a sala SEAM registou 2185 apoios ministrados, grande parte dos quais, previstos pelos 21 PPI-C existentes e que permitiram conciliação e apoio de 38 alunos/atletas.

SEAM ESMS

Visita da SEAM-ND e SEAM do AERBP à SEAM da ESACSF

No dia 6 de Dezembro, recebemos uma delegação da UAARE da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, de Caldas da Rainha, a Professora Acompanhante Alexandra Sampaio, e os representantes da SEAM-Nacional Digital, professores nesta mesma escola, Carlos Ubaldo e Michel Pimenta.

Esta reunião serviu para partilha de experiências e boas práticas entre duas escolas próximas. A Professora Acompanhante Susana Miguel e a Psicóloga Sara Malhoa apresentaram a dinâmica de trabalho que é realizado na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, nomeadamente na Sala de Estudo, bem como todo o acompanhamento realizado aos alunos-atletas e tomaram conhecimento de trabalho desenvolvido na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Os professores da SEAM-Nacional Digital disponibilizaram-se para colaborar com a nossa Escola e os nossos alunos.

ESACSF

Embaixadores OLY UAARE

Este embaixador tem como missão desempenhar um papel relevante no suporte à ação de cada Escola UAARE demonstrando através da sua atuação os mais elevados padrões de ética e conduta desportiva.

Convidámos a Inês Henriques (Marcha) e o João Pereira (Triatlo) para uma breve conversa, que mais à frente partilhamos, convictos de que como seu exemplo, podem incentivar e ajudar os Alunos-Atletas UAARE a desenvolver as suas competências e a progredir na carreira. Agradecemos pois, e reconhecemos o seu contributo e experiência, assim como valorizamos as suas conquistas.

Inês Henriques nasceu a 1 de Maio de 1980 em Santarém e cresceu na cidade de Rio Maior. Iniciou a prática do atletismo em 1992 no Clube de Natação de Rio Maior por incentivo e para acompanhar a irmã Sónia, que também praticava atletismo. Campeã do Mundo no Campeonato do Mundo de Londres nos 50 km de marcha em 2017. Licenciada em Enfermagem pela Escola de Saúde de Santarém.
João Pereira, nascido em 1987, começou a participar no Triatlo em 2008 e revelou desde logo grande aptidão para a modalidade. Em 2009, na Gold Coast, subiu ao pódio pela 1ª vez conquistando o bronze no campeonato Sub 23. Em 2014, confirmou as suas aptidões ao entrar no Grupo Ouro e realizou uma excelente temporada, conseguindo manter-se no 5º lugar dos rankings Olímpico e Mundial, sendo considerado pela ITU como “Breakout of the Season”. Em 2016, João representou Portugal e garantiu o 5º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e em 2017,  conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Europeu de Triatlo ETU Sprint de Düsseldorf e no Campeonato Europeu de Triatlo ETU Kitzbühel.

Quisemos saber junto de ambos o seguinte: 

1. Que importância atribui ao Programa UAARE? (Podem ser referidas dificuldades que vivenciaste no teu percurso escolar/desportivo; vantagens atuais, etc...).

2. Em que medida ser "Embaixador OLY" pode ser importante para os nossos Alunos Atletas UAARE?

3. Tendo em conta a tua própria experiência pessoal, enquanto aluno e atleta, que mensagem gostarias de deixar?

IAAAF

Fonte: IAAF

Para a Inês Henriques,

Este programa é de extrema importância para os jovens que queiram perseguir uma carreira, o SONHO desportivo, sem nunca descurar os estudos. Na minha altura era muito mais complicado, porque não existiam apoios e por vezes eram-mos vistos como os alunos "baldas" e as escolas/professores não entendiam a dificuldade em conseguirmos conciliar as nossas vidas acadêmicas com as nossas atividades desportivas.  

Ser Embaixadora OLY é uma referência, um exemplo para os mais jovens. Estes podem transmitir-lhes  experiências por eles vivenciadas que podem ser uma  mais valia para as dificuldades que eles possam estar a atravessar.

Ser atleta é um estilo de vida, para muitos é perseguir um SONHO, mas para que os sonhos se realizem temos de trabalhar muito para os alcançarmos.  O caminho é longo, com muitos obstáculos e só os mais trabalhadores e persistentes o conseguem alcançar. Mas nunca se esqueçam que depois de uma carreira desportiva existe um futuro à vossa frente e são vocês que o vão determinar ao longo do percurso.

Federação de Triatlo

Fonte: Federação de Triatlo

Por sua vez, para o João Pereira:

1. O programa UAARE é um passo muito importante em linha com a valorização do desporto em Portugal. Através da UAARE os Alunos-Atletas, tem uma oportunidade única em conseguir conciliar a vida desportiva e a vida académica.

No meu percurso senti grande dificuldade em conciliar estes dois eixos. Não havendo qualquer compreensão por parte dos professores a fim de tentar compreender um pouco melhor o papel do Alto Rendimento na sociedade.

Acredito que assim os jovens conseguem conciliar os estudos com a vida desportiva. E serem melhores cidadãos no seu percurso.

O Alto Rendimento ocupa grande parte do dia, é muito importante o auxílio e o comportamento que a UAARE provoca nos estudantes, por um lado ajuda-os a organizar o seus deveres, por outro estão do lado deles para procurarem as melhores soluções.

2. Ser "Embaixador OLY" é uma honra muito grande é o reconhecimento pessoal pelo meu trabalho ao longo do tempo.

Espero que represente uma oportunidade única de inspirar e influenciar positivamente os Alunos Atletas UAARE. No meu percurso, a presença de figuras inspiradoras foi crucial para manter a motivação e o foco. Como Embaixador OLY, tenho a oportunidade de partilhar as lições aprendidas, as dificuldades superadas e a importância de perseguir a excelência em todas as facetas da vida.
Além disso, este papel permite-me estabelecer uma ponte entre os jovens atletas e o movimento olímpico, destacando os valores olímpicos de excelência, amizade e respeito.

Acredito que, ao espelhar estes valores, posso ajudar os Alunos Atletas UAARE a compreender que o sucesso desportivo e acadêmico são complementares e que, com dedicação e o suporte adequado, é possível alcançar grandes feitos em ambas as áreas.

Por fim, como Embaixador OLY, pretendo ser uma fonte de motivação e um recurso para os jovens atletas, oferecendo orientação, partilhando experiências e, acima de tudo, mostrando que com paixão, perseverança e apoio adequado, todos os obstáculos podem ser superados.

3. Baseando-me na minha experiência pessoal como aluno e atleta, a mensagem que gostaria de deixar aos Alunos-Atletas UAARE é a de nunca perderem de vista os seus objetivos, tanto acadêmicos quanto desportivos. O caminho para a excelência em ambos os campos é repleto de desafios e obstáculos, mas é precisamente na superação destes que se define o caráter e se constroem as bases para um futuro de sucesso.

É fundamental encontrar um equilíbrio entre o desporto e os estudos, dedicando-se com similar paixão e compromisso a ambos. Esta jornada exige disciplina, organização e, sobretudo, uma crença inabalável nas próprias capacidades.

O projeto UAARE é algo único e facilitador que na minha altura não existia, aproveitem a oportunidade

Encorajo também a procurarem apoio nos vossos treinadores, professores, família e amigos. Ninguém alcança o sucesso sozinho, e é no trabalho conjunto que podemos superar as expectativas e alcançar nossas metas mais ambiciosas.

Por último, mas não menos importante, aproveitem a jornada. Os anos como aluno e atleta são únicos e passam rápido. Celebrem cada vitória, aprendam com cada derrota e, acima de tudo, desfrutem de cada momento, pois são estes que definem quem somos e quem queremos ser no futuro.

Estamos todos convocados para esta missão.

Os novos caminhos que definirmos, serão provavelmente mais eficazes e eficientes para realizarmos a nossa missão – conciliar sucesso desportivo e escolar dos nossos Alunos-Atletas.

Destaques das newsletters de escolas

A newsletter mensal de escola tem como objetivo melhorar os canais de comunicação interna, tanto na própria escola como entre escolas UAARE. Esta newsletter é preparada pelo/a Professor/a Acompanhante e publicada na plataforma Teams UAARE, no canal geral, sendo assim partilhada com toda a rede nacional de escolas e servindo para fornecer informação a integrar na newsletter mensal nacional. Esta newsletter de escola é também partilhada na plataforma interna da escola para divulgar a atividade da UAARE local junto de alunos-atletas e a equipa de escola, ou mesmo para toda a escola e comunidade, via website ou outros canais existentes.

Nesta secção destacamos algumas informações partilhadas pelas escolas.

Agrupamento de Escolas de Alcochete

O nosso aluno-atleta Pedro Afonso, foi nomeado “Atleta Masculino do Ano 2023” pelo Vitória FC, pelos seus cinco títulos nacionais alcançados. Quatro vezes internacional, com recorde nacional na estafeta de 4x100 e na estafeta Medley. Foi ainda medalha de Bronze no Festival Olímpico da Juventude Europeia.

Entra em 2024 com a terceira melhor marca Europeia dos 200m no seu escalão. Prova disso, foi a competição extra nos Campeonatos Distritais de Leiria onde bateu não um, mas dois recordes nacionais em pista coberta, nos 200 e 300m, com as marcas de 22,01s e 34,76s, respetivamente, sendo que o dos 200 metros tinha mais de 25 anos.


AEA

Passaporte de leão

Na tentativa de melhorar os resultados escolares dos alunos-atletas futebolistas sub-13, do SCP, foi criada uma ferramenta de registo e monitorização do seu percurso escolar mensal, com o intuito de estreitar relações entre a escola e uma maior supervisão por parte da sala de estudo da Academia.

Passaporte de leão

O Psicólogo desportivo... na escola

No dia 29 de novembro, o psicólogo do desporto, Paulo Gomes, veio à turma 10ºPTAGD, no âmbito da disciplina de Psicologia, numa abordagem transversal, da sua atividade diária, nomeadamente, no apoio aos atletas do Sporting Clube de Portugal. Nesta sessão informativa foram abordados temas relacionados com o papel diferenciador de um psicólogo, em articulação com outros profissionais, ao nível do focus atencional, regulação emocional, estratégias de Coping perante dificuldades, implementação de rotinas, imagética, entre outras estratégias. A equipa UAARE também marcou presença.

Agrupamento de Escolas João de Meira

No dia 6 de Dezembro decorreu o I Encontro dos alunos UAARE no AE João de Meira - Guimarães.

Nesse encontro tivemos o privilégio de estarem presentes: o Diretor, António Bessa, o Coordenador Nacional, Vítor Pardal, o Filipe Castro (EPDAA), o Renato Oliveira (Professor Acompanhante), o Adelino Carvalho (Coordenador Regional) e as nossas queridas psicólogas, Ana Luísa e Raquel Pinheiro.

O I Encontro UAARE!

Encontro UAARE no AEJM

Foi um ponto de partida para um novo ciclo que se iniciou no mês de setembro, que serviu para apresentar a nossa equipa, para nos conhecermos melhor, para abrir um espaço de partilha, reflexão, expressão e de comunicação. Já estamos em contagem decrescente para o II Encontro.

Dinâmicas de Grupo & Vivências

Os alunos-atletas tiveram a oportunidade de praticar o Qigong (trabalhar a energia), que é uma terapia com origem no Oriente e que ajuda a relaxar (diminuir o stresse) e a ter mais foco.

Dinâmicas de grupo

Outras das práticas que os alunos vivenciaram, foi a Meditação, através dela conseguimos estar mais alinhados, mais focados, acalmar as emoções, aumentando a atenção/ concentração.

Os alunos foram organizados aleatoriamente em grupos, de seguida foram desafiados em conjunto, a fazer uma construção em legos que representasse o que era para eles a carreira dual, ou seja, o que é o ser estudante e atleta em simultâneo. Parabéns!

Para finalizar, tivemos a oportunidade de fazer um pequeno convívio e de cantar os parabéns ao Tomás Brado que fez anos nesse dia.

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

Realizou-se no dia 13 de dezembro a Festa de Natal da SEAM onde todos os atletas das várias modalidades, equipa técnica do Basquetebol e os professores de apoio confraternizaram e partilharam um lanchinho. Boas Festas a todos!

AEPS1

AEPS Professores da SEAM

A nossa Aluna-Atleta, Maria Clara Lourenço, do Eléctrico Futebol Clube, esteve presente no estágio de preparação da seleção nacional feminina sub-19 que decorreu entre 14 a 17 de janeiro no Luso.
Muitos parabéns, Maria!

Maria

Escola Secundária Dr. José Afonso

Alguns dos nossos AA têm sido convocados pelas Seleções Nacionais de Futebol, masculino e feminino, e, também, pela Seleção Marroquina de Futebol, para participarem nos jogos de preparação e em torneios de desenvolvimento UEFA 2023.

Convocados ESJA

Visita a Instalações de Parceiros -  Academia do SCP

ESJA

No dia 10 de novembro, o Diretor da ESJA, professor André Claro, o Coordenador da UAARE, professor Bruno Cruz, o Professor Acompanhante da UAARE, Pedro Barata, e os Professores Pedro Alves e Rui Piedade, visitaram a Academia do Sporting Clube de Portugal, em Alcochete, a convite do seu Coordenador, Paulo Gomes, e da interlocutora desportiva, Aida Ramos.

A Academia do Sporting de Alcochete é reconhecida como uma das melhores do mundo para a formação de jovens jogadores de futebol. Com uma estrutura moderna e completa, oferece aos atletas todas as condições necessárias para o seu desenvolvimento físico, técnico e tático.

Para além disso, conta com uma equipa de treinadores altamente qualificados, que acompanham os jogadores em todas as fases do seu percurso desportivo.

A Academia investe, também, na formação académica dos atletas, garantindo que os AA possam conciliar o desporto com a educação. São inúmeros os jogadores que se destacam no futebol nacional e internacional, formados nesta Instituição.

A ESJA tem seis AA do SCP, um da modalidade de basquetebol, Dinis Velosa do 11.ºAno, e cinco de futebol, Afonso Ribeiro do 10.ºAno, Rafael Reis do 7.ºAno, Lucas Francisco, Vitor Bastianele e Gustavo Peixoto do 8.º ano.

Destes seis AA, quatro deles são residentes na Academia SCP, cujas instalações tivemos o privilégio de ficar a conhecer. Durante esta visita, foi possível visitar um conjunto de espaços de trabalho e lazer da Academia, dos quais os nossos AA usufruem enquanto atletas desta instituição.

Acompanhamento Psicopedagógico aos AA da UAARE

No âmbito do trabalho já desenvolvido, foi realizado um primeiro momento com os novos alunos, que decorreu durante os meses de outubro e novembro e que contou com a aplicação de 53 Questionários de Perfil. O segundo momento, que decorreu entre os dias 27 de novembro a 18 de dezembro, envolveu 98 AA UAARE, organizados em 7 grupos. Este momento pretendeu promover a coesão do grupo, o interconhecimento entre AA das diferentes modalidades, o estabelecimento de uma relação empática e de confiança com as psicólogas e a identificação e reflexão sobre os objetivos escolares e desportivos, para o presente ano letivo.

ESJA

Do ponto de vista metodológico procurou-se diversificar as metodologias, recorrendo a dinâmicas de grupo, promotoras de um ambiente facilitador da participação, da reflexão e da partilha das suas experiências como alunos e atletas. A dinamização destes dois momentos contou com a colaboração e disponibilidade de alguns docentes das turmas envolvidas.

Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, Lagoa

O que é ser mãe de um aluno-atleta UAARE?

Lembro-me de levar o Francisco pela primeira vez a um treino de basquetebol, no Ginásio Clube Figueirense, a 500 metros de nossa casa, na Figueira da Foz. Tinha sete anos e achei que uma prática desportiva seria saudável do ponto de vista físico e psíquico. Com o tempo, cresceu o gosto pela modalidade, a competitividade na sua equipa, a experiência nas seleções distrital e nacional e, concomitantemente, o desejo de progredir do ponto de vista técnico e tático. E foi esta motivação forte que levou o Francisco a outras paragens, desta vez, tão longe de casa, integrando a BIC Academy (Basketball Improvement Camp) em Ferragudo, Lagoa. Não foi fácil a decisão, nem para mim, nem na família! Claro que entendi o desejo e a importância deste desafio para o Francisco. Mas sair prematuramente de casa, aos 16 anos, traz dificuldades e a distância é imensa. Mesmo que os meios de comunicação a mitiguem, nunca substituem a proximidade vivida em família. Também existe o receio de que uma atividade desportiva tão intensa interfira com o progresso e sucesso académico dos nossos filhos. Saber que a escola proporciona um apoio específico e dirigido, permitindo a conciliação escolar e desportiva, tranquiliza-me. Já o Francisco sabe que é uma oportunidade única, que reconhece o seu mérito desportivo, mas que também o responsabiliza no seu percurso académico. Assumir desafios e dar-lhes resposta faz parte do crescimento individual. Como mãe, só posso ficar satisfeita pelas ambições, decisões e coragem do Francisco. E, quanto às saudades… tal como no desporto, não há conquistas sem sacrifícios. E a dor da despedida é sempre ultrapassada pela alegria do reencontro!

Mãe

Ser mãe de um atleta como o Alexandre é essencialmente fazer de tudo para estar presente. Estar presente é ser abraço e porto de abrigo, mesmo que a kms de distância e já têm sido alguns os kms de distância. No início da sua caminhada, no mundo do badminton, estava fisicamente presente em todos os torneios, regionais ou nacionais, e chegava mais cedo à maioria dos treinos para ver a felicidade com que ele andava de raquete na mão. Esqueçam aquele miúdo pequeno que começa a praticar um desporto e que vai quando quer, chega atrasado e só quer divertir-se (com todo o respeito que tenho por esse tipo de escolha), o Alexandre, desde que escolheu o badminton, que não falta a treinos. Se ele não aparecer a um treino, algo de muito errado se passa. Essa disciplina é algo que aprendi a admirar nele. desde o primeiro instante. Tinha apenas 7 anos de idade e foi assim que também nós, família, começamos mais seriamente a fazer parte desse compromisso e dedicação. Desde essa altura que tento aprender também mais sobre este desporto, para poder conversar com ele. Saber por exemplo, quais os atletas mundialmente conhecidos que ele mais admira, ver com ele alguns jogos, acima de tudo partilhar desta sua paixão. O Alexandre é um atleta muito competitivo, mas se há quem respeite o adversário durante todo o jogo, é ele. Ele sabe que do outro lado também está alguém como ele. Às vezes nós, pais, estamos muito focados em que o nosso filho ganhe um jogo e esquecemo-nos disso. Contra mim falo, que no início me concentrava no menos importante, mas aprendi com ele coisas muito bonitas sobre este assunto.

Quando estamos no mundo da competição, temos que aprender a lidar com as vitórias e com as derrotas, e, às vezes, há momentos de silêncio que se fazem necessários do meu lado, para que ele deite cá para fora o que precisa, e fico só ali, a ouvir. Eu sei que o meu telemóvel vai tocar sempre que um jogo termina e estou disponível do outro lado, para o que for. Também já nos emocionamos tanto e vivemos momentos de verdadeira euforia que vamos recordar para sempre. Sonhamos juntos, com toda a força dos nossos corações, e acreditamos verdadeiramente que nada é impossível quando trabalhamos para isso e nos rodeamos de quem vive as nossas alegrias como se fossem suas. Às vezes faltam-me as palavras para descrever o que sinto, mas como qualquer mãe, sou essencialmente muito grata e tenho um orgulho enorme em ser mãe do Alexandre. Só gostava que ele, às vezes, fosse ligeiramente menos exigente com ele próprio, ou, como eu lhe digo, que se pudesse ver pelos meus olhos por 1 minuto.

Mãe

Agrupamento de Escolas do Restelo

O Compromisso foi assinado com a presença do Presidente da AAOP (Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal), Luís Alves Monteiro, e o Coordenador Nacional da UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), Victor Pardal, assim como dos nossos atletas UAARE.

A professora Patrícia será, em absoluta, uma excelente embaixadora OLY UAARE do Agrupamento. Lembramos que foi atleta de ginástica rítmica de alta competição e que representou Portugal no Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, na Coreia do Sul.

“É uma excelente profissional, na escola, no desporto e em todos os projetos em que se envolve. Além de toda a dedicação, enquanto pessoa é atenta, solidária, disponível e empática, sendo uma referência incontornável para todos os que têm o privilégio de privar e trabalhar com ela. Bem-haja!”, disse a Coordenadora da EB Paula Vicente, a professora Eva Cipriano.

O mesmo sentir foi partilhado pela Direção, pela Presidente do Conselho Geral e pela Equipa UAARE do Agrupamento.

Cerimónia Restelo