Newsletter

Novembro 2024 - janeiro 2025

Nota de Abertura

Em 2024, as newsletters da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) destacaram progressos notáveis no apoio aos alunos-atletas, com ênfase na renovação das equipas docentes e na expansão para o Ensino Superior.

Logo no início do ano letivo, registou-se uma renovação de 46% nas equipas docentes das escolas UAARE, o que trouxe um novo dinamismo e a necessidade de reforçar a colaboração entre os membros. Simultaneamente, o programa alargou-se ao Ensino Superior, com a integração de instituições de renome como o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Santarém, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto e a Universidade do Minho. Este alargamento visa apoiar os alunos-atletas nas suas fases mais exigentes, tanto no plano académico como desportivo.

Outro marco importante foi a nomeação de novos embaixadores: João Almeida (ciclismo) e João Pereira (triatlo) foram nomeados Embaixadores-OLY, enquanto Beatriz Monteiro, jogadora de badminton, se tornou a primeira Embaixadora-PLY (Paralímpica), representando a inclusão e a igualdade de oportunidades no desporto.

As newsletters também deram destaque a eventos significativos, como a receção aos atletas do Centro Nacional de Treino em Ponte de Sor, com a participação de 23 atletas das modalidades de basquetebol, natação e futsal. Este evento sublinhou o compromisso da UAARE com a formação integral dos seus alunos-atletas.

No que diz respeito ao desempenho, a taxa de sucesso académico neste 1.º semestre do ano letivo atingiu 92 % entre os 1.400 alunos-atletas, refletindo a eficácia do programa na conciliação entre as exigências académicas e desportivas.

Foi ainda destacada a dedicação das 25 equipas UAARE, que colaboram com 300 clubes e 51 federações desportivas de 55 modalidades. O trabalho conjunto de 476 interlocutores (tutores desportivos) tem sido fundamental para o sucesso dos alunos-atletas que atualmente integram o programa.

A partilha de boas práticas e a reflexão em rede sobre as ações desenvolvidas foram consideradas essenciais para garantir respostas mais eficazes e sustentáveis no apoio aos alunos-atletas. A inclusão de testemunhos e exemplos inspiradores de alunos-atletas que conciliaram com sucesso as suas carreiras académicas e desportivas foi outro dos pontos fortes das newsletters, servindo de modelo para a comunidade escolar e desportiva. Em suma, as newsletters de 2024 reafirmaram o compromisso da UAARE em criar um ambiente propício ao desenvolvimento académico e desportivo, promovendo a excelência, a inclusão e a igualdade de oportunidades no desporto escolar em Portugal.

Para o ano de 2025, o nosso desejo é, naturalmente, continuar a fortalecer o compromisso com a formação integral dos alunos-atletas, promovendo uma integração cada vez mais harmoniosa entre o desporto e a educação. Que este novo ano seja marcado por um aprofundamento da colaboração entre as escolas, as universidades, as federações desportivas e os clubes, criando uma rede sólida de apoio que acompanhe cada aluno-atleta em todas as fases da sua trajetória.
Almejamos também que o programa UAARE continue a evoluir, com a renovação das suas práticas pedagógicas e a expansão para novas áreas do Ensino Superior, sempre com o objetivo de proporcionar condições excecionais para o sucesso académico e desportivo. Que o exemplo de inspiração e superação dos nossos embaixadores seja um farol para todos, e que mais alunos-atletas possam encontrar nas suas histórias a motivação necessária para conciliar as suas paixões e o seu futuro.

Por fim, desejamos que a excelência, a inclusão e a igualdade de oportunidades continuem a ser os pilares fundamentais do nosso trabalho, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos. Que 2025 seja um ano de conquistas, inovação e, acima de tudo, de união.

A SEAM ND

DATA UAARE 1.º Semestre 

O programa UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) registou um aumento expressivo no número de alunos-atletas no ano letivo 2024-2025, no entanto, as suas equipas de escola, continuam a efetuar um trabalho de excelência consolidando o programa como uma referência na conciliação entre a prática desportiva de alto rendimento e o sucesso escolar. Este ano, o programa conta com 1 365 alunos-atletas, distribuídos por 25 escolas UAARE em todo o país, com 3 projetos-piloto escolas Externas UAARE em Matosinhos, Cantanhede e Vila Real.

Dos dados do 1.º Semestre destacamos as 46 000 ausências à escola, que foram apoiadas por cerca de 14 000 apoio pedagógicos e 6 000 apoios psicopedagógicos, permitindo um desempenho escolar de 91,61 %, conciliado com um excelente desempenho desportivo.

Parabéns a todas as equipas de escola e aos alunos-atletas pelo compromisso e empenho na procura da excelência desportiva e académica  

1

Notícias UAARE em destaque

Nesta secção, incluímos as notícias publicadas no site UAARE. Consulte todas as notícias aqui.

A UAARE nos media

Nesta secção, incluímos referências nos media ao trabalho das UAARE e dos seus alunos-atletas.

Um ano em revista

3

O que se segue é uma revisitação ao ano de 2024, um período marcado por momentos memoráveis, desafios superados e conquistas significativas. Através desta perspetiva, procuramos lançar a luz sobre alguns projetos e iniciativas, eventos e experiências que moldaram o ano agora terminado e que deixaram uma marca indelével.

14 de dezembro de 2023, Visita de estudo à Bélgica – UAARE-AAOP. A delegação UAARE-AAOP visitou instalações desportivas e escolas na Bélgica, cobrindo desde o ensino básico até o superior, promovendo a troca de conhecimentos sobre conciliação entre a prática desportiva e a educação.

15 de fevereiro de 2024, Semana histórica no desporto nacional. Portugal celebrou com entusiasmo a vitória do aluno-atleta Diogo Ribeiro, que se sagrou Campeão do Mundo Absoluto nos 50 metros mariposa. 20 de fevereiro de 2024, V Encontro da Equipa Nacional UAARE. Realizado para discutir desafios, propor novas estratégias pedagógicas e reforçar o compromisso com a integração desportiva e educativa.

28 de março de 2024, Diogo Ribeiro intensifica treino olímpico. O bicampeão mundial e aluno da ES Fonseca Benevides conclui o 12.º ano enquanto se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris.

2 de abril de 2024,Atletas olímpicos tornam-se embaixadores UAARE OLY: Francis Obikwelu, Nuno Laurentino e Rui Silva foram nomeados para inspirar e orientar a nova geração de talentos desportivos.

8 de abril de 2024, Duas medalhas de bronze no Europeu de Trampolins: Gonçalo Costa, na sua estreia no Europeu de Juniores, conquistou o bronze em trampolim individual e por equipas com a seleção nacional.

23 de abril de 2024, Inês Correia é Campeã Europeia de Juniores em Duplo Minitrampolim. A atleta da UAARE de Alcochete foi destaque no Campeonato Europeu de Ginástica de Trampolim, contribuindo para o sucesso português de 11 medalhas.

14 de maio de 2024, Ângelo Fernandes é Campeão Mundial de Kempo: O aluno-atleta da ES Martins Sarmento brilhou no Campeonato Mundial de Kempo, realizado na Turquia.

7 de junho de 2024, Alice Laruça alcança qualificação europeia em salto de obstáculos, representando a UAARE no CSIOY Zuidwolde, na Holanda, Alice assegurou tempos mínimos para o Campeonato da Europa.

12 de julho de 2024, Inês Carapinha brilha no Europeu de Canoagem. A jovem representou Portugal no Campeonato Europeu de Canoagem Júnior e Sub-23, após intensa preparação em Montemor-o-Novo.

1 de outubro de 2024, Primeira Embaixadora Paralímpica UAARE-PLY: Beatriz Monteiro, jogadora de badminton, foi nomeada como a primeira embaixadora paralímpica, ao lado dos embaixadores olímpicos João Almeida e João Pereira.

31 de outubro de 2024, Lucas Rodrigues conquista o GFC de Kempo. O aluno do AERBP venceu o prestigiado campeonato Greatest Fighter Championship, reafirmando sua posição no cenário desportivo.

2 de dezembro de 2024, Sara Pinto vence na Final Mundial do All Dance. A aluna da ESPAMOL conquistou o 1.º lugar no dueto e na dança de grupo em Orlando, representando Portugal com excelência.

4 dezembro 2024, Apolo Caetano brilha nos Estados Unidos - Apolo Caetano, ex-atleta do Centro Nacional de Treino (CNT) de Basquetebol de Ponte de Sor e participante do Projeto UAARE - Ponte de Sor, está a alcançar grandes feitos nos Estados Unidos. Inês Carapinha conquista Nível 1 de Alto Rendimento Desportivo - A aluna-atleta Inês Carapinha, do Agrupamento ESPAMOL, foi distinguida com o Nível 1 da UAARE e o Estatuto de Alto Rendimento Desportivo, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

7 dezembro 2024, ERASMUS+ Mobilidade de Psicólogos – Bélgica 2024 - Entre 2 a 7 de dezembro, uma comitiva de 18 Psicólogos de escolas UAARE do Minho ao Algarve, participou numa iniciativa de Job shadowing na Bélgica (ADEPS, Projet de Vie).

10 dezembro 2024, Taça de Portugal de Kempo - Guimarães foi palco de mais uma edição da Taça de Portugal de Kempo. Entre os destaques estiveram os alunos-atletas do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), que alcançaram resultados de excelência.

11 dezembro 2024, Acordo de Cooperação entre a UAARE / UAARE Superior – ADOP.

12 dezembro 2024, António Casalinho, ex-aluno UAARE, promovido a bailarino principal na Bayerisch StaatsBallett - António Casalinho, talentoso bailarino português natural de Leiria e ex-aluno do programa UAARE, foi promovido a bailarino principal na prestigiada companhia alemã Bayerisch StaatsBallett.

13 dezembro 2024, UAARE Superior reuniu com as 6 Instituições de Ensino Superior do projeto piloto - O projeto piloto UAARE Superior continua a dar passos firmes na criação de ambientes amigáveis para estudantes-atletas no ensino superior. Após os primeiros encontros com as Universidades do Minho, Porto e Aveiro, a iniciativa seguiu para as restantes três instituições aderentes: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Santarém.

17 dezembro 2024, Beatriz Monteiro e Diogo Daniel brilham no Bahrain Para Badminton Internacional 2024 - Na categoria SU5, Beatriz Monteiro confirmou o seu estatuto de número um mundial ao vencer a final. A atleta portuguesa, que também é a primeira Embaixadora UAARE-PLY. 

18 dezembro 2024, A UAARE do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) realizou, na sala SEAM, a iniciativa "Futuro e Rabanadas", marcando o encerramento das atividades do primeiro período letivo. Este evento reuniu os alunos-atletas (AA), a equipa UAARE e duas convidadas especiais: Bruna Ferreira, psicóloga clínica, e Susana Nogueira, psicóloga de orientação escolar e profissional.

20 de dezembro, Madalena Sousa Conquista Lugar no Prestigiado Torneio Europeu de Ténis Sub-12 - Madalena Sousa, aluna do Agrupamento de Escolas do Restelo, alcançou um feito notável ao ser convocada para o Torneio de Final de Época do Ténis Europe - Carlos Moya 12 & Under Festival 2024.

UAARE Superior reuniu com as 6 Instituições de Ensino Superior do projeto piloto

O projeto piloto UAARE Superior continua a dar passos firmes na criação de ambientes amigáveis para estudantes-atletas no ensino superior. Após os primeiros encontros com as Universidades do Minho, Porto e Aveiro, a iniciativa seguiu para as restantes três instituições aderentes: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Santarém.

Universidade do PortoUniversidade do Minho

Universidade de AveiroUniversidade de Coimbra

Instituto Politécnico de LeiriaInstituto Politécnico de Santarém

Estes dois dias de trabalho, liderados pelo Coordenador Nacional Victor Pardal e pelos membros da equipa, João Fernandes e Â. Filipe de Castro, foram marcados pelo compromisso e partilha de ideias com as seis Instituições de Ensino Superior envolvidas.

As reuniões tiveram como foco o desenvolvimento do ID.EA – Identificação do Estudante-Atleta, um inquérito digital que permitirá identificar os estudantes-atletas em cada instituição, recolhendo informações pessoais, dados académicos e desportivos, bem como os principais desafios enfrentados na conciliação entre a carreira académica e desportiva.

Este diagnóstico nacional, fundamental para um planeamento eficaz e intervenções direcionadas, reforça a missão do UAARE Superior: garantir que os estudantes-atletas têm as condições necessárias para alcançar o sucesso nas duas áreas.

A equipa UAARE Superior agradece às instituições pela excelente receção e pela dedicação ao projeto, reconhecendo a importância da colaboração para o sucesso desta jornada. Com o envolvimento de todos, será mais fácil transformar a realidade do estudante-atleta em Portugal, criando um modelo inovador e sustentável.

Welcome pack UAARE para Professores Acompanhantes

A UAARE tem em fase de elaboração o documento "Welcome Pack", que visa facilitar a integração de novos Professores Acompanhantes no Programa UAARE, com a indicação de linhas de ação e documentos orientadores da estrutura.

“Sabemos que o papel de um(a) professor(a) acompanhante exige flexibilidade, empatia e compromisso. Neste contexto, será um elo entre o aluno-atleta, a escola, os treinadores e a família, promovendo o bem-estar do aluno e o seu desenvolvimento holístico. Além disso, o seu apoio será crucial para enfrentar os desafios específicos que estes alunos experienciam, como a gestão do tempo, o stress da competição e a adaptação a um ritmo escolar ajustado às suas exigências desportivas”.

Neste Welcome Pack, podem ser obtidas todas as informações consideradas necessárias para desempenhar com confiança e eficiência essa função. Desde os contatos relevantes; a história da Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola; o que são efetivamente, (https://uaare.dge.min-educ.pt/pt/apresentacao/modelo); a equipa; (https://uaare.dge.min-educ.pt/pt/apresentacao/equipa); a legislação de referência; as competências do Professor(a) Acompanhante; o processo de comunicação interna; o cronograma de ações formais do PA a realizar ao longo do ano e a respetiva documentação de suporte, assim como outras ações importantes ao longo do ano.

Michel Pimenta e Célia Galveia da SEAM ND, falam-nos do “Welcome Pack” para os Professores Acompanhantes.

CeliaMichel

O papel do Professor Acompanhante no Programa UAARE é fundamental para garantir o sucesso e o desenvolvimento integral dos alunos atletas. Este docente não é apenas um mediador entre a vida escolar e desportiva dos alunos, mas também um orientador, motivador e conselheiro, capaz de compreender as necessidades específicas destes estudantes, que muitas vezes enfrentam desafios decorrentes da conciliação de treinos e competições com os seus estudos. O Professor Acompanhante é, portanto, uma figura chave na criação de um ambiente de apoio, compreensão e incentivo à excelência tanto no campo desportivo quanto no académico.

A criação do "Welcome Pack" surge como uma iniciativa essencial para reforçar e esclarecer o papel do Professor Acompanhante dentro do programa. Este documento visa proporcionar aos novos professores as ferramentas necessárias para desempenharem a sua função de forma eficaz, apresentando-lhes as linhas de ação e os recursos que podem utilizar para apoiar os alunos. Ao oferecer orientações claras sobre a estrutura do programa, as expectativas e as melhores práticas a adotar, o "Welcome Pack" facilita a integração dos docentes no sistema da UAARE, permitindo-lhes atuar com confiança e alinhamento com os objetivos do programa.

Com a elaboração deste documento, pretende-se garantir que todos os Professores Acompanhantes estejam bem preparados para lidar com as especificidades dos alunos do programa, contribuindo para um processo de aprendizagem mais harmonioso e eficiente. O "Welcome Pack" não só orienta, mas também valoriza o trabalho desses profissionais, reconhecendo a importância do seu papel na construção de um ambiente educativo inclusivo e adaptado às exigências da vida desportiva de alto rendimento.

Psicólogos UAARE em Missão Erasmus+: Fortalecendo a Carreira Dupla Portuguesa

Erasmus           Erasmus 2

Entre os dias 2 e 7 de dezembro de 2024, a equipa de 18 psicólogos do Programa UAARE, representando regiões de norte a sul de Portugal, embarcou numa missão à Bélgica no âmbito da candidatura ao Programa Erasmus+ / Corpo Europeu de Solidariedade KA182-SPO. Este projeto focou-se no modelo de carreira dupla, promovendo o equilíbrio entre o percurso académico e desportivo, uma área de vital importância para os profissionais envolvidos na conciliação de carreiras.

Durante esta semana intensa de job shadowing com a ADEPS Bélgica (Projet De Vie), os psicólogos tiveram o privilégio de visitar universidades, centros nacionais de treino e centros de alto rendimento, abrangendo uma ampla diversidade de modalidades desportivas. O programa incluiu ainda encontros com psicólogos especializados e atletas olímpicos medalhados, proporcionando momentos únicos de partilha de experiências e aprendizagens.

Erasmus 3

Além de ampliar os horizontes profissionais, a visita reforçou valores essenciais como a superação de desafios, o conhecimento de novas realidades, o estreitamento de laços institucionais e o fortalecimento do sentido de pertença à comunidade UAARE. Este intercâmbio inspirou os participantes a enriquecerem a sua prática profissional, e a elevarem a qualidade do trabalho desenvolvido em Portugal, consolidando a posição da equipa na vanguarda da carreira dupla.

O contributo inestimável dos anfitriões belgas – Etienne Drion, Raphaël e Margaux – foi destacado como exemplo e inspiração para o futuro. Da Bélgica, os psicólogos trouxeram malas cheias de ideias e objetivos, determinados a fazer crescer a qualidade da sua prática.

Este momento marcou mais um capítulo histórico na evolução da carreira dupla em Portugal. Com orgulho e convicção, os psicólogos portugueses reafirmaram o seu compromisso com a excelência, certos de que este é apenas o início de uma jornada transformadora.

Fortalecendo o Suporte Académico e Desportivo: Encontros de Professores Acompanhantes UAARE

Sala SEAM

Os Encontros Regionais de Professores Acompanhantes UAARE estão agendados para os dias 20 e 21 de fevereiro. Primeiro, no AE Gaia Nascente, e depois na Escola Secundária Dr. José Afonso, no Seixal, representam uma oportunidade essencial para fortalecer e partilhar boas práticas pedagógicas dentro do programa UAARE. A participação dos professores acompanhantes nestes encontros é fundamental para garantir que o programa seja implementado de forma eficaz, alinhando os objetivos desportivos e educativos.

O papel do professor acompanhante no programa UAARE é crucial, pois ele serve como elo entre as famílias, a escola e os clubes dos alunos-atletas, ajudando-os a gerir os horários escolares muitas vezes complicados devido aos compromissos desportivos. Esses encontros proporcionam um espaço de reflexão e partilha de experiências, permitindo que os professores discutam estratégias de adaptação curricular, gestão de tempo e apoio psicopedagógico, sempre com foco no bem-estar e no desenvolvimento integral dos alunos.

Além disso, os encontros promovem a troca de boas práticas e recursos pedagógicos entre os docentes, contribuindo para soluções mais eficazes e inovadoras para o acompanhamento escolar dos alunos-atletas. Também são uma oportunidade para avaliar o impacto do programa UAARE, refletir sobre os desafios enfrentados e explorar melhorias nos processos de acompanhamento.

O trabalho colaborativo e o fortalecimento da comunidade entre os professores acompanhantes são essenciais para o sucesso do programa. A sensação de apoio e compreensão que os alunos-atletas recebem, tanto na escola como no desporto, é fundamental para o seu desempenho e bem-estar.

Em resumo, os Encontros de Professores Acompanhantes UAARE são momentos de grande importância para o fortalecimento do programa, pois incentivam a colaboração entre docentes e o desenvolvimento de soluções pedagógicas que favoreçam o sucesso académico e desportivo dos alunos-atletas. Estamos certos que serão encontros muito bem-sucedidos.

UAARE: Campeões na escola e no desporto. Uma reportagem a não perder…

Reportagem FAMA  

PA AA

Aliar o sucesso desportivo ao sucesso escolar nem sempre foi uma tarefa fácil. Na verdade, continua a ser um desafio considerável para muitos jovens atletas. No entanto, desde 2022, os alunos de Famalicão, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, contam com um apoio essencial que tem feito toda a diferença: a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

A FAMA, rádio e televisão local, teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela unidade em Famalicão, que atualmente acompanha mais de 70 jovens atletas, entre o 6.º e o 12.º ano de escolaridade, distribuídos por 11 modalidades desportivas e representando mais de 15 clubes diferentes. Este apoio tem permitido aos alunos, com agendas exigentes e cheias de compromissos desportivos, encontrar uma forma equilibrada de continuar a sua formação académica sem comprometer os seus objetivos nas competições.

AA2

Visita à Federação Portuguesa de Badminton e ao Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha

reunião

No início deste ano, visitámos a Federação Portuguesa de Badminton (FPB) e o Centro de Alto Rendimento (CAR) nas Caldas da Rainha, com o objetivo de compreender melhor a relação destas instituições com a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), também localizado na cidade.

Durante a visita, conversámos com Patrícia Rosa e Cristiana Silva, administrativas da FPB há, respetivamente, sete e cinco anos. Ambas destacaram que a existência da FPB e do CAR foi determinante para a criação da UAARE no AERBP. O seu trabalho foca-se na articulação entre a vida académica e desportiva dos alunos-atletas, abrangendo aspetos como planos de treino, horários escolares, competições, estágios e fisioterapia.

Além disso, mencionaram os desafios logísticos de apoiar atletas provenientes de diferentes partes do país, como Esposende, Açores, Lisboa e Algarve, muitos dos quais passam meses longe das suas famílias. O acompanhamento destas colaboradoras é essencial para garantir o bem-estar dos jovens, abrangendo áreas como saúde e alimentação, sendo este último aspeto gerido com o apoio de uma nutricionista e de uma cozinheira.

Outro ponto referido foi a dificuldade em manter os alunos-atletas focados nos estudos, dado o grande empenho na sua evolução desportiva. Apesar disso, elogiaram a excelente articulação com o Professor Acompanhante, destacando que a comunicação eficaz é facilitada pela sua presença constante. Para elas, a palavra-chave deste trabalho é "proximidade".

Reconhecem ainda que, embora o badminton não tenha a visibilidade de modalidades como o futebol, a importância de continuar os estudos é clara para os alunos. A criação da UAARE superior reforça essa perspetiva, permitindo uma continuidade académica alinhada com o desenvolvimento desportivo.

Foram também mencionados dois grandes desafios: o acompanhamento de alunos muito jovens que desejam aceder ao alto rendimento, o que exige atenção ao seu desenvolvimento integral; e a necessidade de garantir rigor e cuidado em processos como a validação dos níveis desportivos.

A visita terminou com a oportunidade de conhecer as instalações e observar in loco alguns alunos-atletas, incluindo Beatriz Monteiro e Francisco Jones.

Neste mesmo dia, já à noite, encontrámo-nos com o Professor Paulo Gonçalves, docente de Educação Física, que desde 30 de novembro passado assumiu funções como Interlocutor Desportivo (ID). Atualmente, é também um dos diretores da Federação Portuguesa de Badminton (FPB). Trabalhando em Óbidos, próximo da sede da FPB e do Centro de Alto Rendimento (CAR), destacou que esta proximidade facilita bastante o desempenho das suas funções.

reunião 2

Com uma longa experiência no Desporto Escolar, Paulo Gonçalves acompanha a formação desportiva no âmbito das suas funções federativas. Por essa razão, assumiu responsabilidades na relação com a UAARE e com o Programa de Alto Rendimento (PAR), este último direcionado a atletas que, embora já não integrem a UAARE, continuam a desenvolver os seus percursos desportivos no alto rendimento enquanto prosseguem estudos ou carreiras profissionais.
Durante a conversa, Paulo Gonçalves abordou vários desafios, sublinhando a importância de uma relação próxima e transparente com os pais. Destacou a necessidade de compreender as suas expectativas em relação às escolhas dos filhos, que, enquanto alunos-atletas, enfrentam uma vida bastante exigente, dividida entre treinos intensivos, escola e mais treinos.

Nas suas funções, procura sempre equilibrar a vertente desportiva com a escolar, enfatizando que, como professor e pai, reconhece o papel fundamental da educação na formação integral dos jovens. Sublinhou que a escola não se limita à dimensão formal, sendo um espaço essencial para o desenvolvimento global dos alunos.
Segundo Paulo Gonçalves, os pais, em geral, estão muito satisfeitos com o sucesso do Programa UAARE, mesmo quando observam uma ligeira queda nos resultados escolares, resultado do foco crescente dos alunos no rendimento desportivo. Reconhece, contudo, que esta situação requer atenção e acompanhamento constante de todos os intervenientes.

Destacou ainda que a flexibilidade oferecida pelas escolas é muito valorizada, mas alertou para a importância de salvaguardar os resultados académicos. Na sua visão, o papel do ID passa por promover este equilíbrio, compreendendo que, no caso do badminton, a carreira desportiva futura nem sempre assegura estabilidade profissional. Por isso, considera essencial estabelecer pontes entre os treinadores, com as suas exigências, e os sonhos dos jovens de alcançar o alto rendimento.
Paulo Gonçalves enfatizou também que a proximidade é um elemento crucial para garantir uma relação produtiva com os alunos-atletas, ao mesmo tempo que transmite tranquilidade aos pais. Um dos seus principais objetivos é manter contacto regular com pais, treinadores, professores e alunos-atletas, integrando as perspetivas de todos os envolvidos. Afinal, os alunos-atletas são jovens que merecem contar com uma "rede" de apoio que os proteja e incentive.

Destaques das newsletters de escola

A newsletter mensal de escola tem como objetivo melhorar os canais de comunicação interna, tanto na própria escola como entre escolas UAARE. Esta newsletter é preparada pelo/a Professor/a Acompanhante e publicada na plataforma Teams UAARE, no canal geral, sendo assim partilhada com toda a rede nacional de escolas e servindo para fornecer informação a integrar na newsletter mensal nacional. Esta newsletter de escola é também partilhada na plataforma interna da escola para divulgar a atividade da UAARE local junto de alunos-atletas e a equipa de escola, ou mesmo para toda a escola e comunidade, via website ou outros canais existentes.

Nesta secção destacamos algumas informações partilhadas pelas escolas.

Agrupamento de Escolas de Alcochete

Boas Práticas

Sporting

No âmbito da temática do natal “Na distância, somos presença”, a Academia foi desafiada pela Fundação Sporting, a participar no evento Kids Meet Up. No dia 5 de novembro receberam cerca de 10 crianças e seus familiares residentes na Associação Acreditar. Estas crianças entre 1 e os 20 anos de idade encontram-se em tratamento contra o cancro e, atualmente, deslocadas das suas casas e famílias por necessitarem de cuidados especiais. Neste evento contámos com a cooperação da área técnica do futebol de formação e com um aluno-atleta da Escola Secundária de Alcochete, da turma PTAGD, do 12.º ano, Atanásio Cunha. As crianças e os pais tiveram oportunidade de participar num treino especial preparado pela Academia. Momentos que marcam a vida destas crianças e que ajudam a esquecer a dura realidade das suas condições de saúde.

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

Entre 27 de novembro e 2 de dezembro, teve lugar o Campeonato Mundial de Dança ‘All Dance World 2024’, em Orlando, na Flórida, EUA, que juntou os melhores bailarinos de todo o mundo.

A Associação de Dança de Lagos (da qual fazem parte alunos UAARE do AE Júlio Dantas) participou no Campeonato, tendo os seus bailarinos conquistado um total de quinze troféus, dez dos quais de ouro (sobretudo em dança clássica e dança étnica) quatro de prata e ainda um de bronze.

6

Agrupamento de Escolas Coimbra Centro

OS NOSSOS ALUNOS NA TERCEIRA PESSOA

1

A Académica-OAF e o Sporting CP uniram forças com os seus sócios, adeptos e simpatizantes para fazer a diferença! Juntos, reuniram roupa e mantas, que já foram entregues à Equipa Reduz da Caritas Diocesana de Coimbra pelos atletas da formação, em que três deles fazem parte do Programa UAARE do AECC. Este gesto demonstra que o futebol é muito mais do que competição: é solidariedade, partilha e humanidade. Os valores do desporto também são medidos fora do campo. Parabéns Filipe, Dinis e Lisandro.

Agrupamento de Escolas ESPAMOL

Elisabete Horban: Um Capítulo Especial da Minha Vida

51

“A minha experiência na ESPAMOL foi incrível. Gostei muito de estudar na ESPAMOL. Sentia-me bem. Os professores tinham uma compreensão enorme em relação a tudo e estavam sempre disponíveis para ajudar. Algo que também marcou muito o meu percurso foi o apoio da minha psicóloga, Diana, que esteve sempre presente e me ajudou em momentos importantes. O programa UAARE foi uma parte essencial para o meu desenvolvimento pessoal e escolar.

Apesar de ter adorado estudar na ESPAMOL, tive que mudar de escola pois tenho objetivos maiores principalmente no desporto, que é algo muito importante na minha vida. Mesmo assim, guardarei memórias muito boas da escola, dos professores e dos colegas. Foi uma fase muito marcante para mim e que sempre lembrarei com carinho.”

Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa

1.º ENCONTRO ALUNOS-ATLETAS

ESPR

No dia 20 de novembro aconteceu o primeiro encontro de alunos-atletas da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, onde foi feita uma dinâmica de grupo para os alunos-atletas se darem a conhecer uns aos outros. Foi ainda relembrado os seus Deveres e Direitos, e dada a voz aos alunos-atletas para que partilhassem a sua experiência na dupla carreira.

CONHECE A NOVA SALA SEAM

A Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM) foi remodelada e está adaptada ao desenvolvimento de competências específicas do aluno-atleta Nesta sala vais encontrar um ambiente onde se promove a aprendizagem de pares, a colaboração, comunicação e auto-regulação. Vem conhecer a sala!

ESPR 02

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

Apolo Caetano (antigo atleta CNT Basquetebol de Ponte de Sor e do Projeto UAARE Ponte de Sor) EM GRANDE PLANO NOS ESTADOS UNIDOS.

AEPS

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

A EQUIPA DE ESCOLA NA PRIMEIRA PESSOA… DO PLURAL! TRÊS MARIAS NA UAARE DO AERBP

O nosso trabalho na equipa da UAARE (“Sala de Estudo Aprender Mais” [SEAM]) é muito mais do que simplesmente acompanhar alunos-atletas. É um processo de construção de pontes entre o desporto de alto rendimento e o percurso académico, onde é necessário repensar estratégias e abordagens pedagógicas. Para os alunos-atletas, ter na equipa de apoio, com larga experiência no ensino, e com um sentido de pertença à escola muito grande, será decerto, uma mais-valia.

A conciliação entre o treino de alta competição e os estudos não é um caminho fácil.

Trabalhamos diariamente para criar um ambiente de apoio e compreensão, onde cada aluno-atleta possa sentir-se verdadeiramente acolhido e compreendido nas suas particularidades. Isto significa adaptar metodologias, flexibilizar horários, desenvolver planos de estudo personalizados e, acima de tudo, manter uma comunicação próxima e constante. Este sistema flexível de apoio, aperfeiçoado durante a pandemia, para nós, professoras, é um não-problema, até devido à larga experiência da escola com cursos profissionais. Para os alunos-atletas, é uma oportunidade de ter um ensino “à medida”, personalizado. Cada atleta que acompanhamos traz consigo uma história única de dedicação, resiliência e sonhos.

Vemos para lá dos resultados desportivos ou académicos - observamos jovens que equilibram exigências de treino intenso com o desejo de construir um futuro académico sólido. Porém, diz-nos a experiência, é o perfil de cada um que dita o sucesso escolar, de acordo com os objetivos e interesses desenhados para a vida, que vão para além da modalidade desportiva que praticam. A nossa missão é criar condições para que esse equilíbrio seja possível, mas é responsabilidade dos alunos-atletas aproveitar ou não aquilo que nós e a escola colocamos ao seu dispor com esta unidade UAARE. É, porém, nos momentos de superação, quando um aluno-atleta consegue conciliar um campeonato importante com um teste ou trabalho escolar, que sentimos o verdadeiro sentido do nosso trabalho. Na nossa equipa, cada dia é uma oportunidade de aprender, de adaptar e de apoiar.

Porque no fim, o nosso objetivo maior é formar não apenas bons atletas, mas sobretudo cidadãos completos, pessoas focadas que possam trazer algo de bom para a sociedade!

AERBP01 AERBP02 AERBP03

Maria Clara Lopes, Maria Nazaré Ganhão, Maria Vitória Mestre

Boas práticas, Interação com clubes e eventos UAARE na Escola  

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP) celebrou uma cerimónia significativa de reconhecimento e mérito no início do ano letivo a qual merece um destaque especial. O Coordenador Nacional do Programa UAARE, Victor Pardal, entregou Certificados de Boas Práticas às alunas Bianca Cruz e Sónia Gaspar do Curso de TAE, em reconhecimento do trabalho exemplar desenvolvido por ambas na implementação de uma ação dedicada ao apoio das Equipas de Escola UAARE, centrada na utilização de Portfólios Digitais no Ensino Profissional.

Os portfólios digitais têm-se revelado uma ferramenta pedagógica valiosa, especialmente para os alunos-atletas que enfrentam desafios significativos em termos de frequência escolar, em virtude das exigências desportivas. A flexibilidade e a organização que esses portfólios oferecem são cruciais para que esses alunos consigam manter um acompanhamento contínuo das suas atividades escolares, promovendo um equilíbrio saudável entre os estudos e a prática desportiva. Sob a supervisão do professor Carlos Ubaldo, o trabalho das alunas foi tão bem-sucedido que foram convidadas a partilhar suas experiências e conhecimentos em outras instituições que integram o Programa UAARE, ampliando assim o impacto positivo desta iniciativa a nível nacional.

Este reconhecimento simboliza o compromisso das alunas, da escola e do programa UAARE em promover soluções inovadoras que apoiem os jovens atletas nos seus percursos educativos e desportivos, destacando a importância da colaboração e do esforço conjunto para um ensino mais inclusivo e adaptado às necessidades dos alunos.

AERBP04 AERBP05