Ano letivo 2021-2022
No ano letivo 2021-2022, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) teve a possibilidade de trabalhar um Projeto Especial de Alunos-Atletas (AA) Externos às Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), podendo oferecer um suporte estrutural à conciliação da carreira dupla de AAs de alto rendimento.
Sendo um Projeto Especial, podiam estar integrados AAs de nível I com estatuto de alto rendimento (Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro) e nível II, integrados nas seleções nacionais ou outras representações desportivas nacionais (Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril).
Foi destacado como Professor Acompanhante (PA), Paulo Pereira, professor de educação física, para coordenar todo o projeto UAARE.
Foi preparada uma equipa pedagógica UAARE, para trabalhar na Sala de Estudo Aprender + (SEAM), constituída por uma psicóloga e vários docentes de diferentes áreas disciplinares, nomeadamente, aquelas onde os alunos poderiam revelar maiores dificuldades de aprendizagem, com o propósito de fazer o acompanhamento académico dos AAs, prestando-lhes todos os apoios pedagógicos e psicopedagógicos necessários.
Como o ano letivo estava em curso, não existindo um trabalho de preparação no ano letivo anterior, houve a necessidade de acelerar todo o processo, para se garantirem as condições necessárias ao sucesso da UAARE do AECCB.
No dia 15 de setembro, o diretor do AECCB, Carlos Teixeira, recebeu a equipa UAARE, com a presença do Coordenador Nacional UAARE (CNU), prof. Víctor Pardal, do Coordenador Regional (CRU), prof. Pedro Seco e do responsável da Equipa Pedagógica de Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem (EPDAA) da Zona Norte, prof. Filipe Castro, para uma reunião, onde foi apresentado, o prof. Paulo Pereira, PA do AECCB. Os representantes da UAARE apresentaram o projeto e as suas principais linhas orientadoras, alicerçadas na Portaria n.º 275/2019, de 27 de agosto.
Perante o exposto, apercebemo-nos que o AECCB, tinha todas as condições para desenvolver um bom trabalho e que estaria à altura do desafio.
No dia 24 de setembro, o PA do AECCB visitou duas escolas UAARE, da região a que pertence o AECCB, Porto. Começou pela visita ao Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo e depois ao Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia, para melhor compreender o funcionamento das escolas da rede UAARE. Conversou com os seus PAs, prof. Pedro Seco, profª. Manuela Vale e com o prof. Filipe Castro (EPDAA), também professor deste último agrupamento. Estes partilharam toda a sua experiência do trabalho realizado ao longo de alguns anos como escolas UAARE, mostrando toda a sua dinâmica. Rapidamente apercebeu-se do verdadeiro espírito UAARE que deve imperar neste tipo de projetos.
No dia 27 de setembro, o AECCB teve novamente a visita do CRU, prof. Pedro Seco e do responsável da EPDAA, prof. Filipe Castro para a realização de três reuniões de trabalho muito importantes:
- A primeira reunião com os AAs identificados no agrupamento, para lhes explicarmos o projeto e os nossos objetivos para o presente ano letivo, quais as responsabilidades deles ao serem enquadrados na unidade e quais os benefícios que iriam usufruir ao serem AAs UAARE.
- A segunda reunião com os representantes do Município de V. N. de Famalicão (MVNF). Começou-se por se analisar todo o trabalho realizado por estes, no diagnóstico de potenciais AAs no concelho.
Verificamos que foi realizado um trabalho fantástico no final do ano letivo anterior, junto dos clubes em sintonia com o agrupamento, fruto de uma estreita relação entre os interessados. De seguida, foi apresentado o projeto do AECCB, traçando-se os principais objetivos para o ano letivo e reforçamos a importância deste parceiro no sucesso do projeto UAARE. Foi solicitado o apoio financeiro necessário para equipar a SEAM, com mobiliário e equipamento específico. Desde a primeira hora, nos apercebemos que o MVNF seria um parceiro de excelência, com todo o interesse em ajudar e financiar todo o equipamento da sala SEAM. No imediato, disponibilizaram-se para colaborar na comunicação com os clubes, tendo em vista a identificação de potenciais novos AAs. - A última reunião foi com os professores da SEAM, com os interlocutores desportivos/treinadores dos clubes e associações desportivas dos AA.
Nesta reunião o Diretor do AECCB, prof. Carlos Teixeira, na abertura fez o enquadramento da UAARE no AECCB, informando como tudo aconteceu neste projeto especial. Felicitou a missão de todos os intervenientes e transmitiu de forma inequívoca que o projeto UAARE é um dos projetos âncora do AECCB.
Com a ajuda excecional do prof. Pedro Seco e do prof. Filipe Castro, falou-se na importância do projeto e como ele deveria ser desenvolvido ao longo do ano no. Informou-se, também, os professores da SEAM acerca do seu enquadramento, no apoio aos alunos e os interlocutores desportivos, acerca da importância destes para o sucesso do projeto, sendo essencial uma boa comunicação com o professor acompanhante (PA).
Finalmente, o PA apresentou os objetivos da UAARE do AECCB, reforçando as responsabilidades de cada interveniente da equipa UAARE.
Em outubro, o AECCB já tinha a plataforma TEAMS a funcionar, onde estavam inscritos os nossos AAs, os professores da SEAM e os professores de todos os CTs dos AAs, com a documentação necessária de todos os alunos em ficheiros próprios individualizados para os registos de todos os apoios, para facilitar toda a comunicação interna e registos dos apoios UAARE.
Em novembro reunimos com os Encarregados de Educação (EE) dos AAs e conforme íamos admitindo novos alunos, novas reuniões eram realizadas. O mesmo aconteceu com os professores, criando assim, a nossa dinâmica de comunicação com todos os intervenientes. Mantivemos também contactos com os interlocutores desportivos ao longo do ano e reforçamos sempre a importância de uma boa relação entre todos os intervenientes.
No início de janeiro começamos a equipar a sala SEAM, uma vez que já tínhamos recebido todo o material necessário. Neste trabalho, tivemos a colaboração dos colegas Pedro Seco e Filipe Castro.
No dia 18 de janeiro, realizamos a primeira formação com os professores da SEAM, na nova sala. Foi orientada pelo CNU, prof. Victor Pardal e pelo responsável EPDAA da Zona Norte, prof. Filipe Castro. Uma formação importante para melhorarmos a comunicação com todos os nossos intervenientes, ajudando-nos a criar o nosso modelo de intervenção junto dos nossos AAs, com os professores dos diversos CTs e os professores da SEAM. Esta formação foi também orientada no sentido de melhorarmos a utilização dos equipamentos eletrónicos existentes.
No dia 21 de março, realizamos uma reunião com todos os clubes, associações desportivas e academias, para uma sessão de apresentação, divulgação e esclarecimento do nosso Projeto Especial AAs Externos às UAAREs onde participaram, para além dos responsáveis da maioria das entidades desportivas, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão (CMVNF), o Dr. Pedro Oliveira, o CNU, prof. Victor Pardal, o CRU prof. Pedro Seco e o Diretor Regional Norte do IPDJ, Dr. Vítor Dias.
No dia 11 de abril de 2022, em resposta ao edital disponibilizado pelo Ministério da Educação, o AECCB submeteu a sua candidatura ao “Programa UAARE”.
Foi uma alegria enorme, quando vimos a ordenação das candidaturas a nível nacional, ao Programa UAARE para o ano letivo 2022/2023, pois ficamos em primeiro lugar, o reconhecimento do trabalho feito e a efetuar trará claro benefício para o desenvolvimento do processo de formação dos alunos-atletas.
O AECCB esteve de parabéns pelo extraordinário trabalho desenvolvido, em equipa, ao longo do ano letivo.
No dia 28 de junho, tivemos uma sessão solene para a entrega da Placa UAARE, confirmando a nossa integração na Rede Nacional de Escolas UAARE. Participaram várias entidades, os Vereadores da Educação e do Desporto, Dr. Augusto Lima e Dr. Pedro Oliveira, o CNU, prof. Victor Pardal, o Diretor Regional Norte do IPDJ, Dr. Vítor Dias, o CRU prof. Pedro Seco, o responsável EPDAA da Zona Norte, prof. Filipe Castro e o Diretor do AECCB.
Nesta sessão, para além da intervenção dos elementos anteriormente apresentados, tivemos outras, de grande destaque, pois mostraram a importância do nosso projeto, mesmo sendo um projeto especial, deixando um importante testemunho. Uma professora da SEAM, dois alunos AAs e dois ID em representação de todos os intervenientes UAARE.
No dia 28 de junho, realizamos a segunda formação do ano com os professores da SEAM, com a participação dos elementos UAARE.
O CNU, prof. Victor Pardal fez um balanço do trabalho realizado nas UAAREs, congratulando o nosso agrupamento pelo bom trabalho realizado por toda a equipa ao longo do ano letivo.
A Formação foi orientada pelos profs. Pedro Seco e Filipe Castro, na linha da primeira formação. Foram também reforçados alguns aspetos importantes na comunicação, no registo dos apoios e dadas algumas sugestões sobre a preparação e o início do ano letivo 2022-2023, baseadas na portaria 275/2019.
Os AAs do AECCB no ano letivo 2021-2022 tiveram os seguintes resultados académicos:
Terminado o ano letivo 2021-2022, concluímos que ao iniciarmos a UAARE como Projeto Especial Alunos-Atletas Externos às Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, fruto de uma dinâmica forte e de ambição de várias pessoas e entidades, rapidamente percebemos que V. N. de Famalicão tinha muito a ganhar com um projeto desta natureza, pois beneficiariam os alunos que querem estudar e praticar o desporto ao melhor nível. Os que querem ser bons alunos, mas também ser campeões no desporto.
O Diretor do agrupamento mostrou, desde o início, um apoio incondicional ao projeto UAARE, pois compreendeu desde logo, a importância desta unidade para o apoio aos nossos AAs. A ele, também se deve todo o envolvimento do AECCB, desde as fases iniciais de diagnóstico até à implementação do projeto.
O AECCB e o MVNF já eram, sem um projeto desta natureza, instituições que apoiavam os AAs do concelho e tinham a sensibilidade para os compreender e ajudar.
O Município de Vila Nova de Famalicão é um importantíssimo parceiro, pois canaliza as suas energias e a vontade de apoiar o desporto no concelho, para o nosso projeto, ajudando-nos em várias dimensões, no contato e parcerias com os clubes e interlocutores desportivos, no excelente apoio na preparação da sala SEAM, com os melhores equipamentos e materiais para dar resposta a um ensino e apoio de qualidade aos nossos alunos UAARE.
O trabalho desenvolvido pelos DTs e os professores dos diferentes CTs, no apoio aos nossos AAs, os professores da sala SEAM, que sempre mostraram disponibilidades para ajudar os alunos, quer presencialmente, quer à distância, muitas vezes em horários pós-laboral, foi magnífico, salientando-se um sentimento de missão UAARE.
Os clubes, os seus treinadores e IDs, fruto do nosso trabalho e do MVNF, na divulgação do projeto, permitindo uma maior aproximação dos clubes à escola, cedo perceberam que iriam ter condições melhoradas para terem atletas mais motivados e empenhados, pois sabiam qua a escola seria um parceiro conciliador e não um opositor a reclamar mais tempo aos alunos para estudarem. Um bom projeto como este permitiu aos AAs uma boa conciliação entre a escola e o desporto.
Os EE, quando lhes apresentamos o projeto em reuniões, começaram a acreditar que os filhos estavam mais protegidos para poderem ter uma carreira dupla com muito sucesso em ambas as vertentes. Sentiram que os filhos estavam mais felizes por serem compreendidos e ajudados.
A estreita colaboração e apoio ao longo do ano do CNU, prof. Victor Pardal, do CRU, prof. Pedro Seco e do Coordenador da EPDAA, prof. Filipe Castro, foi fundamental para que este projeto especial atingisse a dimensão que atingiu num ano letivo. Estiveram sempre disponíveis à distância e presencialmente pois visitaram várias vezes o nosso agrupamento, contribuindo, de forma decisiva, para a nossa evolução como Escola UAARE.
Não poderíamos finalizar sem falar nos principais protagonistas da UAARE, os nossos AAs. É para eles que trabalhamos diariamente, com prazer, entusiasmo e paixão. Eles merecem todo o nosso carinho e ajuda, são verdadeiros guerreiros. Para além da escola, dedicam imensas horas, diariamente, ao seu desporto. Fazem-no com motivação, empenho, dedicação, resiliência e muito esforço. As suas rotinas diárias são muito duras. Há alunos que treinam de madrugada, vão para a escola e ainda treinam ao final do dia. Chegam a casa cansados e ainda têm de cumprir com as tarefas da escola, como todos os outros, e, muitas vezes estudar, para as avaliações, pois não podem falhar, na escola e no desporto!
A resiliência dos nossos alunos-atletas, é apresentada, com muito orgulho, como se comprovou pelos seus resultados escolares alcançados no final do ano letivo. No ensino secundário, os 19 alunos e obtiveram uma média de 18,1, com 13 alunos no Quadro de Excelência. No ensino básico, os 20 alunos obtiveram uma média de 4,2.
Os 7 alunos que frequentaram o 12.º ano entraram na Universidade.
Os alunos estão de parabéns!
Ano letivo 2022-2023
Depois da experiência fantástica do ano letivo anterior, tivemos o cuidado de planificar atempadamente o presente ano letivo de acordo com a Portaria n.º 275/2019, de 27 de Agosto, segundo os artigos 4.º e 5.º.
Resolvemos dedicar o dia 12 de setembro à UAARE criando o “DIA UAARE do AECCB”, assinalando desta forma o arranque do ano letivo 2022-2023.
Estiveram presentes neste dia especial, o CNU, Prof. Victor Pardal, o CRU, Prof. Pedro Seco, o Diretor do Agrupamento, Prof. Carlos Teixeira, assim como a equipa EPDAA UAARE, Prof. Filipe Castro e Prof. João Fernandes, para nos ajudar na apresentação e discussão de algumas linhas de ação para o arranque do ano letivo, junto de todos os intervenientes. Para isso preparamos para este dia 3 momentos distintos:
- Formação de docentes da Sala de Estudo Aprender+ (SEAM), que decorreu na SEAM do AECCB durante a manhã, com a orientação dos professores responsáveis da EPDAA, prof. Filipe Castro e João Fernandes e do PA prof. Paulo Pereira e com a presença do CNU, prof. Victor Pardal e CRU prof. Pedro Seco.
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Encontro/Articulação com os docentes de todos CTs dos AAs UAARE, onde estiveram cerca de 150 professores, das 31 turmas com alunos-atletas UAARE, durante a tarde, com a intervenção do CNU, prof. Victor Pardal e o PA, prof. Paulo Pereira, com a colaboração da restante equipa UAARE.
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Encontro/Articulação com IDs, AAs e EE. Nesta sessão que decorreu ao final da tarde, estiveram presentes o Sr. Vereador do Desporto, Dr. Pedro Oliveira, o Diretor do AECCB, prof. Carlos Teixeira, o CRU. Prof. Pedro Seco e os PAs, prof. Paulo Pereira e prof. Rui Simão.
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Concluída a jornada que teve uma adesão elevadíssima, próxima dos 100% de todos os intervenientes UAARE do AECCB em todas as sessões, verificamos que este dia teve uma dinâmica muito interessante, com a apresentação e divulgação do programa UAARE a todos os intervenientes, afirmando-se pelo foco do sucesso escolar e desportivo dos AAs do AECCB.
No presente ano letivo temos 55 AAs, distribuídos por 32 turmas e 9 modalidades desportivas e 13 clubes/associações/academias.
Sala de Estudo Aprender+ (SEAM)
A SEAM do agrupamento é formada por 16 professores de diferentes disciplinas e uma Psicóloga, preparados para dar apoio pedagógico e psicopedagógico aos nossos AAs nos diferentes níveis de ensino, uma vez que temos alunos do 6.º ao 12.º anos.