Pedro Afonso é vice-campeão europeu dos 200 metros

Depois de termos noticiado no site UAARE o apuramento de Pedro Afonso para os Campeonatos da Europa Sub-20 de Atletismo e o seu estatuto de recordista nacional dos 200 metros, o jovem velocista confirmou recentemente todo o seu potencial com uma prestação notável em Tampere, Finlândia, onde conquistou a medalha de prata nos 200 metros.

O aluno-atleta do Agrupamento de Escolas de Alcochete, de apenas 18 anos, foi vice-campeão europeu ao completar a prova em 20,85 segundos, ficando a escassos centésimos do italiano Diego Nappi (20,77 s). Este feito representa um marco histórico: é a primeira medalha conquistada por um atleta português na velocidade em todas as edições dos Europeus de Sub-20.

Apesar do brilhante resultado, Pedro Afonso mostrou a ambição que o caracteriza:

“Não estou contente com o resultado, gostava muito de ter ganho. Estou muito feliz pela minha forma e como cheguei aqui. Comecei a temporada depois da época de inverno, pois lesionei-me no europeu do ano passado, e é muito bom regressar e sentir-me rápido outra vez, a bater recordes pessoais. Sou agora um profissional do atletismo e procuro melhorar a cada dia — os resultados serão consequência desse trabalho.”

O desempenho de Pedro Afonso não surpreende quem acompanha o seu percurso. Líder europeu do ano na distância, o jovem atleta volta a afirmar-se como um dos maiores talentos da nova geração do atletismo português.

Parabéns, Pedro!

O teu esforço, dedicação e espírito competitivo são motivo de orgulho para o Programa UAARE e para toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Alcochete.