Reunião Geral da Rede Nacional de Escolas UAARE

No dia 27 de setembro decorreu online a Reunião Geral da Rede Nacional de Escolas UAARE.

Com mais alunos-atletas, maiores níveis de complexidade, mais ausências à escola e com necessidade de maior esforço de conciliação, a resposta do Programa terá de ser cada vez mais qualificada e personalizada, através de apoios individualizados e planos pedagógicos individuais de conciliação, estruturando-se com o compromisso entre os alunos-atletas, os interlocutores desportivos e os encarregados de educação.

Só deste modo será possível, de forma antecipada, estabelecer a gestão balanceada das agendas desportiva e escolar, através de um “smart calendar” que enfrente o aumento de ausências à escola.

Esta tarefa pressupõe por parte das equipas de Escola UAARE que compõem a rede nacional, o estabelecimento de redes de interação mais robustas e sistémicas entre todos os Intervenientes, nomeadamente entre as SEAM, os diretores e os respetivos conselhos de turma, no sentido de assegurar antes, durante e depois das ausências, a planificação e execução dos instrumentos pedagógicos cada vez mais individualizados que assegurem as necessidades dos alunos-atletas.

Este gigantesco trabalho está a ser feito nas Escolas UAARE (em função do impacto), onde o Coordenador Nacional pôde constar nas visitas que efetuou de norte a sul, entre 4 e 22 de setembro, a identificação de períodos de ausência por antecipação e a consequente elaboração de planos personalizados de apoio, bem como o esforço de conciliar agendas desportivas com as escolares.

Só com todos é possível realizar a nossa missão!

Os desempenhos desportivos e escolares de excelência obtidos no ano letivo anterior, reforçam a aposta do Programa em considerar o processo de formação holística e ecológica dos nossos alunos-atletas – formar o aluno, o atleta e a pessoa.

A agenda da reunião foi a seguinte:

1. Abertura pela Tutela
2. Ação UAARE para 2023-2024
3. Trabalho colaborativo, personalizado e suporte formativo como estratégia de inclusão (face a maiores ausências) - EPDAA
4. Reflexão e identificação de sugestões, a decorrer no 1.º período, para consolidar o modelo UAARE (plano estratégico de melhoria 2023-2025)