A monitorização e avaliação do programa são feitas a nível interno e externo. A nível interno, o Coordenador Nacional, os Coordenadores Regionais e os Professores Acompanhantes têm diversas estratégias e instrumentos para monitorizar e avaliar o programa, tais como o DATA UAARE, relatórios trimestrais, reuniões de monitorização e supervisão, inquéritos de satisfação a alunos, entre outros. Externamente, está a ser preparado um instrumento de avaliação do programa.
Os indicadores de sucesso usados seguem as linhas orientadoras internacionais e incluem desempenho académico, taxas de abandono e desempenho desportivo.
Os resultados académicos no ano letivo 2019-2020, no 2.º Período, foram bastante positivos, com uma taxa de abandono de 0.43 % e um desempenho académico global de 97.15 %, acima da média nacional.
Os indicadores desportivos quantitativos recolhidos (referentes a julho-dezembro de 2019) estão organizados de acordo com as linhas orientadoras internacionais, considerando medalhas em campeonatos do Mundo (21) e Europeus (43), n.º de participações em provas internacionais (236), medalhas em campeonatos nacionais (272), chamadas a seleções nacionais (204) e a evolução de nível dos alunos-atletas.