A monitorização e avaliação do programa são feitas a nível interno e externo. A nível interno, o Coordenador Nacional, os Coordenadores Regionais e os Professores Acompanhantes têm diversas estratégias e instrumentos para monitorizar e avaliar o programa, tais como o DATA UAARE, relatórios trimestrais, reuniões de monitorização e supervisão, inquéritos de satisfação a alunos, entre outros.
Os indicadores de sucesso usados seguem as linhas orientadoras internacionais e incluem desempenho académico, taxas de abandono e desempenho desportivo.
Os resultados académicos no ano letivo 2021-2022, no 3.º Período, foram bastante positivos, com um desempenho académico global de 95,62 %.
Os indicadores desportivos quantitativos recolhidos (referentes a julho de 2021 até junho de 2022) estão organizados de acordo com as linhas orientadoras internacionais, considerando medalhas em campeonatos do Mundo (89) e Europeus (77), n.º de participações em provas internacionais (964), medalhas em campeonatos nacionais (1049), chamadas a seleções nacionais (977) e a evolução de nível dos alunos-atletas, com 63610 faltas, 8770 apoios pedagógicos e 4421 apoios psicopedagógicos.