UAARE Organiza Mobilidade ERASMUS+ Bélgica

A iniciativa, que conta com a participação de 16 escolas portuguesas, tem como destino a Bélgica e será realizada em colaboração com a ADEPS (Administração Geral da Educação Física e do Desporto – Valónia-Bruxelas), que previamente recebeu uma visita da Equipa Nacional da UAARE e AAOP (Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal) em dezembro de 2023.

1

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer e discutir metodologias e estratégias com psicólogos e parceiros especializados na carreira dupla. O objetivo é entender como se dá o atendimento, a avaliação e o acompanhamento de atletas que conciliam a vida académica com as exigências do desporto. Será dada especial atenção aos modelos de intervenção antes, durante e após as ausências escolares dos AA devido a compromissos desportivos, além de se analisar os tipos de avaliação psicológica utilizados e a coordenação entre psicólogos, escolas e instituições desportivas.
Entre os objetivos gerais do projeto, destaca-se melhorar o conhecimento e as práticas dos psicólogos envolvidos no apoio a atletas.

2

A colaboração com a ADEPS promete ser uma troca enriquecedora de experiências e conhecimentos. As sessões com psicólogos belgas e outros parceiros permitirão adquirir novas competências e práticas, que poderão ser aplicadas nas realidades locais. 
Esta mobilidade ERASMUS+ visa não só beneficiar diretamente os participantes, mas também gerar um impacto positivo mais amplo, promovendo uma integração mais eficaz entre a vida académica e desportiva dos jovens atletas portugueses. Ao focar-se na formação contínua e na troca de conhecimentos, a UAARE e a ADEPS esperam contribuir significativamente para o desenvolvimento do desporto e da educação em toda a Europa.