Inauguração e Entrevista ao Diretor da Escola Dr. Secundária José Afonso

No passado dia 15 de setembro a nova escola da rede nacional UAARE foi inaugurada pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e pelo Ministro da Educação, contando com a presença de diversas entidades desportivas, municipais e associativas.

ESJA

A SEAM ND convidou André Claro, Diretor da Escola Dr. José Afonso, a partilhar connosco algumas palavras que nos permitirão compreender melhor alguns dos motivos que conduziram à necessidade da ESJA fazer parte da rede de escolas UAARE.

Disse-nos André Claro que A Escola Secundária José Afonso há já alguns anos que tem a preocupação com a conciliação da carreira dupla. Ao longo de 15 anos foram vários os alunos-atletas (AA) que passaram pela escola, a quem ajudaram na conciliação das suas carreiras e percurso académico, alguns dos quais, atualmente, reconhecidos a nível mundial: Diogo Gonçalves, Ederson Moraes, Nelson Oliveira, João Félix, Renato Sanches, João Neves, entre outros.

No ano letivo 22/23 a Escola contou com 66 alunos-atletas, distribuídos pelos seguintes anos de escolaridade: 7.º ano, 15 alunos; 8.º ano, 16 alunos; 9.º ano, 20 alunos; 10.º ano, 11 alunos; 11.º ano, 3 alunos e 12.º ano, 1 aluno. No que diz respeito a modalidades/clubes 61 alunos eram praticantes de futebol masculino - Sport Lisboa e Benfica, 1 aluna de futebol feminino - Racing Power FC, 2 alunos de canoagem – Clube Canoagem de Amora e 2 alunos de dança - Alunos de Apolo.

Perguntámos a André Claro como tem sido esta primeira fase, se permitiu algum tipo de resposta diferenciada, vantagens notadas e/ou dificuldades encontradas. 

Ficámos a saber que esta escola assume uma localização privilegiada no Concelho do Seixal, distando apenas 2 km do Benfica Campus/Centro de Estágio e Formação Sport Lisboa e Benfica e 3,1 Km do Centro de Estágio do Clube de Canoagem da Amora. Motivo pelo qual, foi estabelecido, com estas instituições, um protocolo de colaboração para criação da UAARE, de forma a permitir uma eficaz articulação entre a escola e as instituições, os encarregados de educação e as federações desportivas e seus agentes, com o objetivo de conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva dos alunos-atletas em idade escolar, integrados nestas instituições e enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.

É intenção da ESJA continuar a criar condições favoráveis para a conciliação dos sucessos escolar e desportivo, valorizando o desporto e a atividade física como componentes essenciais da Educação e como instrumentos cruciais para a deteção de novos talentos e promessas, evitando, assim, uma eventual precoce desistência da Escola.

No ano letivo 22/23, obtiveram uma taxa de sucesso de 93,65% no final do ano, tendo-se registado uma melhoria significativa em relação ao primeiro semestre, que foi de 88,2%. 61,9% dos alunos (39 AA) não obtiveram negativas, tendo ocorrido uma melhoria em relação ao primeiro semestre, onde 56,7% dos alunos não tiveram negativas. A média do Ensino Básico foi de 3,53 valores, registando-se uma melhoria em relação ao primeiro semestre onde a média foi de 3,49 valores. A média do Ensino Secundário foi de 12,44 valores, tendo melhorado em relação ao primeiro semestre, 12,07 valores. Em termos de negativas, também se verificou uma melhoria significativa, de 44 negativas contra as 77 do primeiro semestre. Foram aplicados cerca de 340 apoios pedagógicos ao longo do ano letivo, distribuídos pelas disciplinas de Português, Matemática, Inglês, Economia e Físico-Química.

Estes resultados permitiram ao Diretor André Claro fazer um balanço positivo relativamente aos apoios psicopedagógicos. Ainda assim deu-nos conta de vários constrangimentos ocorridos em 22/23, nomeadamente, pelo facto de não haver uma sala exclusiva para a UAARE, limitação do horário de apoios - apenas uma tarde, ausência de horas letivas atribuídas ao professor acompanhante para executar o enorme trabalho burocrático e inexistência de psicóloga afeta à UAARE, o que implicou a acumulação de funções e menos tempo para a unidade.

Para o ano em curso, 23/24, e na primeira fase do projeto, estão identificados mais de 95 AA, número que, naturalmente, representa um enorme desafio para a ESJA. Estes AA estão repartidos por 17 turmas, sendo 8 do 3º ciclo e 9 do ensino secundário, que correspondem a 6/7 modalidades desportivas, com enorme preponderância do Futebol, mas também Canoagem, Dança Desportiva, Judo, Basquetebol, Karaté e Taekwondo. Estão envolvidos 10 Interlocutores Desportivos, sendo o SLB o principal com cerca de 80 AA. 

Ao nível de desempenho desportivo deverá manter-se com cerca de 20 AA de Nível 2 e os 80 de Nível 3. Os processos de matrícula foram devidamente acompanhados e supervisionados, tendo-se assegurado a maior concentração possível de AA em cada turma. Um número significativo de AA é de continuidade na escola. Uma vez que alguns dos novos AA já frequentavam a ESJA, não integrando, ainda, a UAARE, a análise do seu histórico foi, por esse motivo, facilitada. A prioridade tem sido a integração de novos AA, pelo que têm sido levados a cabo vários contactos com os respetivos encarregados de educação, a que se juntam as informações recolhidas pelos Diretores de Turma, através da análise dos processos individuais, a realização de reuniões com os Professores Acompanhantes e entrevistas pelas psicólogas da escola. 

Neste momento, estão identificados todos os Interlocutores Desportivos estando a decorrer reuniões. Está a ser concluído o processo de averiguação da situação dos AA que envolve os Professores Acompanhantes, Psicólogas e Diretores de Turma, com especial enfoque na sinalização de dificuldades dos AA e definição/ajuste da resposta da SEAM para as situações identificadas, incluindo Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação. Atualmente, existem 6 AA com Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação que vão ser efetivados ao longo do ano letivo.

André Claro alertou que face ao número de AA, os recursos da ESJA são, ainda, escassos, nomeadamente o número de horas para os professores acompanhantes e a inexistência de psicóloga exclusiva para a UAARE, tal como está previsto, situações que urge serem corrigidas no futuro. Perante a plena consciência de que, ao longo do ano letivo, alguns alunos integrarão as seleções nacionais e competirão em torneios, nacionais e internacionais, o que provocará a sua ausência das atividades letivas, André Claro, sublinhou estarem preparados para dar resposta às suas necessidades de modo a minimizar a sua ausência da escola.

Em jeito de conclusão, André Claro quis sublinhar que a recém-inaugurada SEAM, um espaço físico central e que se encontra a ser renovado, constitui-se como uma importante mais-valia para a UAARE, sendo, contudo, urgente a colocação do seu equipamento definitivo, para que toda esta dinâmica possa ser estabilizada e configurar-se como um local mais vivido e de maior partilha entre todos os envolvidos, fundamental para o sucesso dos AA. 

Considerou, finalizando, que o trabalho realizado por um psicólogo dedicado, exclusivamente, à UAARE será fundamental e, no contexto de uma escola como a ESJA, de elevada dimensão, reveste-se, ainda, de maior importância. Acreditamos e esperamos que esta necessidade possa ser colmatada, ainda no decorrer deste ano letivo e o quanto antes, por parte da tutela, disse.