Portugal voltou a fazer história na natação adaptada europeia. Matilde Gaspar, atleta da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, alcançou um novo recorde mundial ao terminar as eliminatórias dos 200 metros bruços (classe S21) com o tempo de 3:39.61, no Campeonato da Europa de Natação Adaptada DSISO 2025, disputado em Albufeira.
Com apenas 18 anos, Matilde Lúcia Bridge Gaspar soma mais um feito notável ao seu percurso desportivo, confirmando o enorme potencial que tem vindo a demonstrar desde o início da sua carreira, em 2016. Esta foi a sua terceira internacionalização e segunda presença em campeonatos europeus, representando Portugal com enorme dedicação e espírito competitivo.
Atleta da classe S21, Matilde competiu em seis provas no Europeu: 800 e 1500 metros livres, 50, 100 e 200 metros bruços e 400 estilos. O resultado obtido nos 200 metros bruços reforça a sua posição entre as melhores nadadoras do mundo na sua categoria.
Ao longo do seu percurso, Matilde tem acumulado títulos e recordes de grande relevo: é vice-campeã do Mundo nos 200 metros bruços e bicampeã da Europa nas provas de 50, 100 e 200 metros bruços. Soma ainda 11 recordes nacionais em piscina curta e 10 em piscina longa, além de deter recordes europeus júnior (800 e 1500 livres) e o recorde europeu sénior dos 1500 metros livres. Estes resultados espelham não só o seu talento excecional, mas também a persistência, disciplina e paixão com que vive o desporto. O novo recorde mundial alcançado em Albufeira é mais uma prova de que o trabalho consistente e o apoio técnico especializado fazem a diferença no caminho da excelência.
Matilde Gaspar é hoje uma referência incontornável da natação adaptada portuguesa e um exemplo inspirador para todos os jovens atletas que conciliam o desporto com a formação pessoal e escolar.
Parabéns, Matilde, por mais um feito histórico que enche Portugal de orgulho!

