História

O modelo das UAARE foi inspirado no Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR) da Escola Secundária de Montemor-o-Velho. Criado em 2009, o GAAR ganhou consistência e inegável importância sendo prova disso o sucesso que os jovens obtiveram na escola e na sua atividade desportiva, numa simbiose perfeita entre todos os intervenientes implicados no processo.

Em vinte de novembro de 2009 foi assinado um Protocolo entre o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (CMMV), a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) e a Federação de Triatlo de Portugal (FTP) que visava genericamente complementar interesses de promoção desportiva, utilização de instalações (CAR de Montemor-o-Velho) e recursos técnicos (treinadores das federações) e apoiar os alunos de alta competição residentes.

Neste contexto os Signatários assumiram um conjunto de obrigações, cabendo ao AEMOV na cláusula 2.ª, alínea a), ponto 7: apoiar no domínio psicopedagógico (acompanhamento e integração) os alunos-atletas de alta competição que se encontravam matriculados no AEMOV e sedeados em Montemor-o-Velho.

Os resultados desportivos e escolares alcançados não deixavam margem para dúvidas sobre o sucesso daquele projeto: vários campeões nacionais, várias medalhas internacionais, alunos integrados no projeto olímpico e uma taxa de sucesso escolar acima dos 90 %. Importava, pois, relevar a experiência adquirida e o manifesto êxito conseguido no projeto desenvolvido em Montemor-o-Velho, replicando-o noutras zonas do País.

É neste contexto que é criado o Projeto-piloto “Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE)” pelo despacho conjunto n.º 9386-A/2016, de 21 de julho, dos Gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e dos Secretários de Estado da Educação e da Juventude e do Desporto.

O Projeto-piloto é coordenado pela Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Agrupamentos de Escolas / Escolas não agrupadas envolvidas, cabendo ao Ministério da Educação a supervisão do mesmo.

Para Responsável Nacional do Projeto foi designado o docente Victor Manuel de Oliveira Maia Pardal, Coordenador do então GAAR de Montemor-o-Velho;

No ano letivo 2016/2017, o projeto-piloto foi implementado em 4 escolas: Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Linda-a-Velha) | Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira (Rio Maior) | Escola Secundária Fontes Pereira de Melo (Porto) e A. E. de Montemor-o-Velho.

Em 2017/2018, as escolas piloto integraram a rede nacional de escolas UAARE, em conjunto com a Escola Secundária de Fonseca Benevides, centro da oferta de ensino a distância para alunos-atletas. Foram também integradas nesse ano letivo as Escolas Secundárias Pedro Nunes (Lisboa),  Martins Sarmento (Guimarães), Gaia Nascente (Gaia), Ponte de Sor (Portalegre) como escolas piloto e A. E. Coimbra Centro (Coimbra) como escola associada.