Equipa

As UAARE são um coletivo que envolve:

  • Coordenação Nacional
  • Coordenador Nacional
  • Equipa Nacional
  • Embaixadores
  • Parceiros
  • Equipas de escola

Coordenação Nacional

A Coordenação Nacional aprecia e aprova as linhas estratégicas orientadoras do programa. Tem a seguinte composição:

  • Representante do membro do Governo responsável pela área do desporto;
  • Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação;
  • Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, I. P.;
  • Coordenador Nacional.

Coordenador Nacional

O Coordenador Nacional é designado pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Educação e do Desporto.

Victor Pardal
Victor Pardal

Nascido em 1960, é Licenciado em Educação Física e Desporto, Pós-Graduado em Desenvolvimento Local, Mestre em Ciências da Educação.

Professor do Ensino Básico e Secundário, exerceu em simultâneo funções de Coordenação e Supervisão Pedagógica: Membro do Conselho Executivo, Presidente da Assembleia de Escola, Coordenador de Departamento, Membro do Conselho Pedagógico, Diretor de Turma e Membro das Seções de Avaliação de Desempenho Docente.

Desempenhou igualmente durante 15 anos, Orientação de Estágios ao nível da Prática Pedagógica.

Formador do ME e formador do IEFP – Bolsa de Formadores – CAP.

Em 2015-16 desempenha funções de Formador e Professor Especialista, no âmbito do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Desde 1 de setembro de 2016, Coordenador Nacional do programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola – conciliar sucesso escolar e desportivo.

Equipa Nacional

A Equipa Nacional tem a seguinte composição:

  1. Coordenador Nacional;
  2. Coordenadores Regionais;
  3. Equipa Pedagógica de Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem (EPDAA)
  4. Representante da Equipa de Apoio Psicopedagógico (EAP)
  5. Representante da Sala de Estudo Aprender Mais Nacional Digital (SEAM-ND)

Coordenadores Regionais

Aos Coordenadores Regionais compete:

  1. Emitir propostas que contribuam para o aperfeiçoamento, a consolidação e a revisão do programa a nível regional;
  2. Assegurar a elaboração dos relatórios trimestrais e final relativos ao desenvolvimento do programa a nível regional e de outras informações relevantes do ponto de vista científico-pedagógico e didático, remetendo-os para o coordenador nacional;
  3. Acompanhar e supervisionar as diferentes fases da organização do ano letivo UAARE a nível regional;
  4. Acompanhar e monitorizar as equipas de escola UAARE a nível regional;
  5. Articular com as direções regionais do IPDJ, I. P., e direções de serviço regionais da DGEstE ações de divulgação e de promoção da rede, envolvendo os diferentes parceiros.

Os Coordenadores Regionais são:

Adelino Carvalho
Adelino Carvalho

(Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro)

Pedro Seco
Pedro Seco

(Porto)

Luís Deus
Luís Deus

(LVT)

Jorge Marques
Jorge Marques

(Centro-Oeste)

Ângela Abrantes
Ângela Abrantes

(Algarve e Alentejo)

EPDAA

À EPDAA compete:

  1. Diagnosticar necessidades de formação das equipas de escola UAARE, apresentando ações e planos de formação aos centros de formação de associação de escolas;
  2. Acompanhar a conceção e implementação de ambientes de aprendizagem inovadores;
  3. Conceber e implementar uma estratégia digital para o programa, propondo e apoiando a utilização de plataformas facilitadoras da articulação entre os vários intervenientes, tendo em vista o desenvolvimento curricular, a produção de recursos educativos digitais e a recolha e análise de dados;
  4. Apoiar as equipas de escola UAARE no desenvolvimento da estratégia digital;
  5. Analisar quantitativamente os dados de caracterização, desempenho académico e desportivo das escolas UAARE;
  6. Definir os recursos necessários à implementação do conceito de sala de estudo aprender mais;
  7. Acompanhar a organização de videoconferências nacionais e regionais;
  8. Preparar candidaturas do programa a iniciativas nacionais e internacionais.

 

A EPDAA é composta por:

João Fernandes
João Fernandes
Filipe Castro
Filipe Castro

EAP

A Equipa de Apoio Psicopedagógico, em articulação com o Coordenador Nacional, assegura orientações e a coordenação geral da rede nacional dos Psicólogos UAARE e colabora com os restantes psicólogos escolares envolvidos no processo de conciliação de carreira dupla. 

A intervenção dos psicólogos escolares procura dar ênfase à promoção da qualidade de vida dos alunos através de ações que permitam atuar não com problemas individuais descontextualizados, mas dentro de um sistema que considere o seu desenvolvimento integral, envolvendo os vários elementos que participam nos contextos proximais mais relevantes. O modelo de intervenção multinível aplicado envolve a prestação de um continuum de intervenções suportadas empiricamente, organizadas em diferentes níveis de intensidade, disponibilizadas em função da resposta dos alunos à intervenção. Compete aos psicólogos escolares no programa UAARE:

  1. Prestar apoio psicológico e psicopedagógico na gestão emocional e desenvolvimento integral do aluno-atleta, nas competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;  
  2. Apoiar o desenvolvimento vocacional e de carreira, capacitando os alunos para identificarem as suas competências e interesses e tomarem decisões em matéria de educação, de formação e de emprego;
  3. Apoiar o desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa, envolvendo trabalho colaborativo com os diversos agentes educativos na organização de medidas e respostas educativas diferenciadas;
  4. Articular com o psicólogo desportivo, quando existir.
Sara Malhoa
Sara Malhoa
Alexandre Areosa
Alexandre Areosa
Miguel Silva
Miguel Silva

Sala de Estudo Aprender Mais Nacional Digital

A Sala de Estudo Aprender Mais Nacional Digital SEAM-ND é uma equipa pedagógica do Programa UAARE de âmbito nacional.

Compete à SEAM-ND:

  1. Apoiar e reforçar as equipas SEAM das UAARE que não dispõem ainda de capacidade para oferecer apoio a distância aos seus alunos-atletas em ausências à escola, em situações de manchas vermelhas e ausências de longa duração;
  2. Apoiar alunos externos de Nível I e II em protocolos de colaboração com a UAARE de referência;
  3. Acompanhar projetos especiais em aspetos relacionados com apoio e ensino híbrido nas respetivas áreas disciplinares;
  4. Produzir RED e documentação digital para equipas de escola relacionados com apoio e ensino híbrido nas respetivas áreas disciplinares;
  5. Apoiar a atividade das Salas de Estudo Digitais Desporto-Educação dos CAR em articulação com a UAARE de referência;
  6. Curar RED produzidos no âmbito das SEAM e em outras fontes relevantes, integrando-os num Arquivo Digital, motivando e sugerindo a sua utilização e adaptação pelas equipas de escola;
  7. Colaborar em ações de formação destinadas às equipas de escola, relacionadas com apoio e ensino híbrido nas áreas disciplinares e outros temas pedagógicos relevantes para estas equipas;
  8. Apoiar o desenvolvimento da estratégia ERASMUS+ e eTwinning do programa UAARE e respetivas candidaturas a financiamento.
Carlos Ubaldo
Carlos Ubaldo
Ângela Coelho
Ângela Coelho
José Mesquita
José Mesquita
Carla Gonçalves
Carla Gonçalves
Michel Pimenta
Michel Pimenta
Célia Galveia
Célia Galveia

Embaixadores

Tarantini
Tarantini

Ricardo José Vaz Alves Monteiro, mais conhecido no mundo do futebol por Tarantini, nasceu em Baião (1983). A sua paixão pelo futebol levou-o aos 8 anos de idade a iniciar a prática da modalidade no Amarante Futebol Clube.

Em 2001 entrou na Universidade da Beira Interior no Curso de Ciências do Desporto. Ainda em 2001 e até 2006 iniciou o seu percurso como profissional de futebol vestindo a camisola do Sporting Clube da Covilhã.
Em 2005 finalizou a Licenciatura em Ciências do Desporto e em 2006 a Licenciatura em Ciências do Desporto no Ramo Educação Física e Desporto Escolar. Durante um ano lecionou na Escola do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclos do Teixoso. Desde sempre teve a preocupação em construir uma carreira dual.

A temporada 2006/2007 foi passada no Gondomar, a época seguinte no Portimonense e em 2008 assinou pelo Rio Ave Futebol Clube, permanecendo como profissional de futebol na I Liga até ao dia de hoje.

O ano de 2014 foi em grande a nível pessoal e profissional, pois, para além de provar novamente a possibilidade de conciliar carreiras, concluído a tese de mestrado em Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior, o Rio Ave foi à final da Taça de Portugal e Taça da Liga; lutou pela Supertaça Cândido de Oliveira e ainda participou na fase de grupos da Liga Europa.

Recentemente (setembro de 2016) iniciou um projeto (a minha causa) em que o objetivo passa por despertar consciências, alertar e alterar mentalidades de uma geração de desportistas. Ele acredita que a prática profissional pode e deve ser compatível e enquadrada com uma opção académica ou empresarial capaz de criar opções de futuro.

Durante este tempo, ele tem tido a preocupação em continuar ligado à investigação, colaborado com a equipa de pesquisa do CreativeLab, CIDESD_UBI na colheita e processamento de dados para projetos de pesquisa em análises de jogos no futebol. Frequentemente é convidado a participar em palestras um pouco por todo o país, em Universidades, Associações, Clubes, Escolas.

Recentemente iniciou o doutoramento na Universidade da Beira Interior.

Naturalidade: Baião
Data de Nascimento: 07/10/1983
URL: http://www.tarantini.pt

Nuno Delgado
Nuno Delgado

Distinguido com Grau de Comendador da Ordem de Infante D. Henrique pelo Presidente da República 2015, Nuno Delgado é licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e detém uma pós graduação pela Universidade de Bath, em Inglaterra. Conquistou a 1.ª Medalha Olímpica de Judo em Portugal, trabalhou na Comissão de Educação da União Europeia de Judo e foi responsável por todos os escalões Nacionais, terminando como Chefe da Equipa Técnica que conquistou a 2.ª Medalha Olímpica do Judo Nacional em Rio de Janeiro 2016. Mentor e Presidente da Escola de Judo Nuno Delgado, desenvolveu um programa de formação cívica, desportiva e qualificação profissional “Formar Campeões para a vida“ em escolas públicas e privadas em 7 Municípios, que mobiliza mais de 4000 crianças e jovens. Organizou a Maior aula de Judo do Mundo com ligação à Fundação Nelson Mandela.

Data de nascimento: 27/08/1976
URL: http://www.nunodelgado.net/

Inês Henriques
Inês Henriques

Inês Henriques, nasceu a 1 de Maio de 1980 em Santarém e cresceu na cidade de Rio Maior. Iniciou a prática do atletismo em 1992 no Clube de Natação de Rio Maior por incentivo e para acompanhar a irmã Sónia, que também praticava atletismo.
Campeã do Mundo no Campeonato do Mundo de Londres nos 50 km de marcha em 2017.
Licenciada em Enfermagem pela Escola de Saúde de Santarém.

Parceiros

O Programa UAARE estabelece parcerias com instituições do ensino superior e outras entidades, dada a necessidade de definir arranjos específicos da carreira dupla, essenciais à continuidade da conciliação dos sucessos escolar e desportivo.

Microsoft

Logótipo da Microsoft

Fundação do Desporto

Logotipo da Fundação do Desporto

Associação dos Atletas OIímpicos de Portugal

AAOP logotipo