Guião STEM - VO2MAX e a condição física de um atleta

José Mesquita
José Mesquita
Michel Pimenta
Michel Pimenta
Carla Gonçalves
Carla Gonçalves
Outubro 2022
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • BG - Interpretar dados experimentais relativos a fermentação (alcoólica, láctica) e respiração aeróbia (balanço energético, natureza dos produtos finais, equação geral e glicólise como etapa comum), mobilizando conhecimentos de Química
  • BG - Relacionar a ultraestrutura de células procarióticas e eucarióticas (mitocôndria) com as etapas da fermentação e respiração
  • FQA - Relacionar o número de entidades com a quantidade de matéria
  • FQA - Aplicar, na resolução de problemas, o conceito de volume molar, explicando as estratégias de resolução
  • FQA - Representar, com base na regra do octeto, as fórmulas de estrutura de Lewis de algumas moléculas, interpretando a ocorrência de ligações covalentes simples, duplas ou triplas
  • FQA - Interpretar as reações químicas em termos de quebra e formação de ligações
  • FQA - Explicar, no contexto de uma reação química, o que é um processo exotérmico e endotérmico
  • FQA - Designar a variação de energia entre reagentes e produtos como entalpia, interpretar o seu sinal e reconhecer que, a pressão constante, a variação de entalpia é igual ao calor trocado com o exterior
  • MATA - Resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens
  • MATA - Utilizar a tecnologia gráfica, geometria dinâmica e folhas de cálculo, no estudo de funções e geometria
Tipo: Guião de aprendizagem