Reuniões nacionais UAARE e UAARE Superior na Universidade de Aveiro

No passado dia 14 de julho, a Universidade de Aveiro foi palco de dois importantes encontros do Programa UAARE e do Projeto Piloto UAARE Superior, que contaram com a presença do Secretário de Estado do Desporto, reforçando o reconhecimento e a importância estratégica destes programas para o Governo e para o futuro do desporto e da educação em Portugal.

A manhã iniciou-se com a reunião nacional das UAARE, online, que juntou Diretores/as das Escolas UAARE, Professores Acompanhantes, Psicólogos/as, a Equipa de Apoio Psicopedagógico, a SEAM Nacional digital e outros parceiros fundamentais. O Secretário de Estado do Desporto marcou presença na abertura, sublinhando que o programa UAARE é “estratégico para o Governo” e que, de forma silenciosa, tem vindo a produzir resultados de excelência tanto ao nível escolar como desportivo, agradecendo o empenho de todas as equipas envolvidas. Interveio também o Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, que reforçou pela área da educação a importância do Programa UAARE no processo de conciliação da carreira dupla, numa perspetiva de inclusão destes atletas que também são alunos no sistema educativo português. Agradeceu ainda, na pessoa do CNU, a todas as equipas, pela qualidade do trabalho realizado ao longo destes nove anos de Programa, que se tem traduzido em resultados de excelência desportivos e escolares.

Durante a reunião, foram partilhados os dados mais recentes do programa: passaram até hoje pelas nossas Escolas UAARE, 3400 alunos-atletas (níveis I,II, III, d) e e): No ano letivo 2024-2025, as UAARE apoiaram cerca de 1400 alunos-atletas, 367 clubes, 54 modalidades e 46 federações, promovendo quase 44 mil suportes pedagógicos e mais de 26 mil suportes psicopedagógicos. Estes esforços permitiram alcançar 104 pódios mundiais, 181 pódios europeus, 2500 participações em provas internacionais e cerca de 1800 chamadas a seleções nacionais, com um desempenho escolar de excelência: 96,69% de sucesso escolar e 81,5% dos alunos-atletas com classificação positiva a todas as disciplinas. 

Foi ainda apresentado o Plano de Melhoria UAARE 2025-2026, resultado dos Encontros Regionais e Nacional, e dadas as boas-vindas às duas novas escolas UAARE para 2025-2026: Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos) e ES São Pedro (Vila Real). O Coordenador Nacional, Victor Pardal, destacou a necessidade de continuar a inovar, apostando em currículos mais flexíveis e ajustados à elite desportiva, através de novas ofertas educativas e formativas UAARE (Curso Científico-Humanístico Híbrido e Percurso de Curta e Média Duração de Interlocutor Desportivo), e agradeceu a todos os que diariamente fazem a diferença na vida dos alunos-atletas.

No período da tarde, decorreu na Sala do Senado da Universidade de Aveiro a reunião do Projeto Piloto UAARE Superior, reunindo representantes da Coordenação Nacional, Conselho de Acompanhamento e Comissão de Parceiros. O Secretário de Estado do Desporto abriu e participou também nesta sessão, reforçando que o projeto UAARE Superior é determinante para criar condições de excelência para os estudantes-atletas no ensino superior, integrando já 14% de alunos-atletas provenientes do programa UAARE. Agradeceu ainda à Universidade de Aveiro, através do seu Reitor, pela forma exemplar como recebeu a equipa nacional UAARE, bem como os Órgãos que constituem o Projeto Piloto UAARE Superior.

Entre os temas debatidos, destacou-se a análise dos dados académicos e desportivos dos 152 estudantes-atletas nas 6 IES envolvidas, a importância do alinhamento estratégico interministerial e a necessidade de reforçar o apoio psicológico e nutricional. Foram ainda apresentados novos projetos educativos e formativos, como o Curso Científico-Humanístico Híbrido para alunos-atletas de elite e o Percurso de Curta e Média Duração para Interlocutores Desportivos, iniciativas pioneiras que visam reforçar a conciliação da carreira dupla.

Reunião UAARE Superior na Sala do Senado da Universidade de Aveiro

O conjunto das entidades e representantes presentes nestas reuniões, manifestaram apreço pelo trabalho desenvolvido, bem como disponibilizaram-se individualmente e por intermédio das instituições que representam, para continuar a colaborar nas ações do Programa UAARE e Projeto Piloto UAARE Superior. Neste contexto, será assegurado o desenvolvimento do desporto nacional e a promoção do sucesso académico dos estudantes-atletas.

A UAARE reafirma assim o seu compromisso: garantir que nenhum jovem talento tenha de abdicar dos seus sonhos, seja na escola, seja no desporto. O desafio é já amanhã. Somos todos UAARE!