Alunas Assumem Papel de Formadoras em Sessão de Formação da UAARE no Porto

No passado dia 12 de fevereiro, a Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, foi palco de uma sessão de formação inovadora promovida pela UAARE Nacional. O evento, dirigido ao conselho de turma dos alunos-atletas do 9.º ano, contou com um elemento diferenciador: as alunas do 3.º TAE do AE Rafael Bordalo Pinheiro, Bianca Cruz e Sónia Gaspar, foram as protagonistas da formação, partilhando as suas experiências na criação e utilização de portfólios digitais.

Sob a orientação do professor Carlos Ubaldo, e com o apoio da PA, Michel Pimenta, as alunas demonstraram com profissionalismo e domínio as potencialidades desta ferramenta, apresentando os seus próprios portfólios digitais. A forma responsável e competente com que o fizeram serviu de inspiração para os professores presentes, mostrando como os portfólios podem ser uma estratégia eficaz de diferenciação pedagógica, permitindo aos alunos organizar o seu percurso académico e desportivo, desenvolver autonomia e refletir sobre a sua evolução.

A formação, organizada pelos membros da equipa nacional UAARE Filipe Castro e Pedro Seco, inseriu-se na ação pedagógica "Ação pedagógica nos processos de conciliação da carreira dupla, em ambientes de aprendizagem híbridos". Ambos elogiaram o trabalho e a dedicação das alunas, destacando a qualidade dos seus portfólios como um exemplo de boas práticas a nível nacional.

No final da sessão, o diretor do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Pedro Almeida, expressou o seu reconhecimento pelo contributo das alunas e do professor, entregando um símbolo de agradecimento à direção da sua escola. Este convite representou um momento de grande orgulho, demonstrando a importância de metodologias inovadoras e da aposta na autonomia dos alunos na construção do seu próprio percurso.