Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Introdução

No primeiro período do ano letivo 2023-2024, na SEAM do AERBP, em Caldas da Rainha verificaram-se dois cenários de ausência à escola de média duração por motivos desportivos:

Afonso Rebelo (modalidade de equitação – saltos de obstáculos, nível 2), a frequentar o 1.º ano do curso profissional de desporto, com ausência à escola no período de 5 a 20 de novembro. O aluno participou no CSI Vilamoura, Champions Tour.

Bárbara Brito e Carlota Franco (ambas na modalidade de ténis, nível 3) a frequentarem o 11.º ano do Curso CCH de Ciências Socioeconómicas e o 1.º ano do Curso Profissional de Desporto, respetivamente, e com ausências à escola no período de 1 a 20 de novembro. As alunas participaram em duas competições do Circuito Internacional Junior ATF em Angola.

Pré-ausência

A Professora Acompanhante, em colaboração com uma colega da SEAM, prepararam o acompanhamento escolar dos alunos pelos respetivos Conselhos de turma.

Foi criada uma sala na plataforma Google Classroom, individual para cada aluno, de forma facilitar a comunicação entre o Conselho de Turma e o/a aluno/a, privilegiando-se um único canal de comunicação.

AERBP 01

Estabeleceu-se depois um horário escolar individual, em concordância com as priorizações dadas às disciplinas (no caso do Ensino Profissional, deu-se prioridade às disciplinas teóricas)

AERBP 02

Durante a ausência

Durante o período de ausência, a interação síncrona entre a PA, os alunos e a SEAM estabeleceu-se por Whatsapp. Através deste canal – criado pela PA no início do ano letivo e onde participam todos os alunos-atletas, professores da SEAM e psicóloga – existe uma comunicação célere entre todos os intervenientes, servindo também para motivar os alunos-atletas.
AERBP 03

AERBP 04

AERBP 05

Durante a ausência a comunicação entre os alunos-atletas e os professores do CT e DT fez-se através de cada sala criada no Google Classroom.

Screenshot do Google Classrom

Screenshot do Google Classroom

Screenshot do Google Classroom

Estabeleceu-se ainda uma boa base de apoio nas Turmas dos alunos-atletas ausentes, diversificando-se estratégias de acompanhamento das atividades realizadas nas aulas, nomeadamente, através de criação de vídeos e áudios pelos colegas da turma e envio pelo Whatsapp.

Pós-ausência

No período pós-ausência, a PA fez o acolhimento aos alunos-atletas recém-chegados, dirigindo-se à sala de aula para dar as boas-vindas e falar um pouco da experiência dos atletas aos outros colegas de turma (resultados desportivos, entre outros…).
Em reunião com os alunos-atletas, fez o balanço das atividades escolares realizadas durante a ausência e priorizaram-se as disciplinas e os reforços dos apoios necessários.
Cerca de uma a duas semanas após a chegada dos alunos-atletas, a PA obteve informações (feedback) dos conselhos de turma, das aprendizagens realizadas/por realizar pelos alunos.

Reflexão

Nos casos das alunas que se deslocaram a Angola, verificaram-se muitos constrangimentos no acesso à internet, o que dificultou a comunicação com a escola através do Google Classroom. Nesta situação, e de acordo com o balanço feito pelas alunas, teria facilitado levarem os materiais impressos ou em formato offline.