Agrupamento de Escolas Júlio Dantas

No primeiro período, na SEAM do AEJD de Lagos verificaram-se os seguintes casos de ausências de média duração:

Miguel Amores Monteiro e Tiago Amores Monteiro (na modalidade de patinagem de velocidade, de nível 1 e 2, respetivamente) a frequentar o terceiro ano do Curso Profissional Técnico de Desporto. Os alunos estiveram ausentes da escola e do país no período de 10 a 19 de novembro, tendo frequentado o 3.º Estágio Internacional de patinagem de velocidade no gelo (Holanda), pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal e de 20 de novembro a 4 de dezembro, tendo no estágio de preparação alcançado os tempos de apuramento para a 1.ª e 2.ª Etapas da Taça do Mundo de patinagem no gelo, em Collalbo e Baselga de Pine (Itália).

Pré-ausência

Os PAs, Vítor Rito e Carla Escarduça, estabeleceram com o CT e com os alunos a priorização das disciplinas e dos conteúdos a serem trabalhadas durante a ausência. O principal canal de comunicação entre CT/alunos e SEAM foi a grelha partilhada na Drive do e-mail institucional, tendo o plano de trabalho sido elaborado pelos professores do CT. Nesta grelha (o que ensinamos na tua ausência) são referidos as aprendizagens essenciais e as tarefas/atividades a realizar pelos alunos. Também são dadas orientações para um melhor acompanhamento das matérias, realização e submissão das tarefas. A grelha foi igualmente partilhada com os professores da SEAM, que estiveram disponíveis para prestarem apoio aos alunos, mais concretamente na disciplina de Português.

Screenshot de documento de articulação

Durante a ausência

A interação entre o PA e alunos estabeleceu-se por e-mail e Whatsapp.

O professor de apoio de Português enviou email aos alunos reforçando a sua disponibilidade para marcar um momento para esclarecimento de dúvidas, caso necessitassem, não tendo os alunos recorrido a este apoio.  A comunicação entre o CT e os alunos foi feito com recurso ao documento partilhado na Drive e ao email dos docentes, para envio das atividades realizadas e/ou colocação de dúvidas.

Pós-ausência

O PA reuniu as informações (feedback) do conselho de turma, relativas às aprendizagens realizadas ou por realizar pelos alunos e do reforço que seria necessário fazer após o regresso dos alunos, de modo a não comprometer aprendizagens essenciais, nas diferentes disciplinas. O PA também conversou com os alunos, procurando saber das dificuldades ou constrangimento relacionados com o cumprimento das solicitações dos docentes do CT. Verificou-se a necessidade de se fazer um reajustamento de momentos de avaliação e de se prolongar o prazo para o cumprimentos de algumas atividades em falta.

Reflexão

Num dos locais de estágio (em Itália) observaram-se constrangimentos no acesso à internet, devido à localização da pista e alojamento dos atletas, por estarem em altitude, o que dificultou a comunicação e a concretização de algumas atividades por parte dos alunos.