Boas práticas

Professores acompanhantes

Interação diária entre Professor Acompanhante e Alunos-atletas

O Professor Acompanhante Adelino Carvalho, da Escola Secundária Martins Sarmento, tem um horário de trabalho no gabinete UAARE entre as 10:00 e o 12:00. Neste período, que engloba os dois intervalos da manhã, os 30 alunos-atletas consultam-no de preferência diariamente, e no mínimo semanalmente. Além de conversarem com o PA, preenchem no mural do gabinete, na sua área individual:

  1. Resultados das fichas de avaliação
  2. Eventos desportivos relevantes
  3. Temas abordados nos apoios da SEAM

Professores da SEAM

Articulação inter-SEAM

As SEAM do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo e do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho articulam apoios pedagógicos a alunos-atletas que se encontram deslocados no CAR de Montemor-o-Velho em estágio ou competição. 

Os alunos deslocados do AEFPM levam consigo um plano pedagógico individual, que engloba:

  1. O último conteúdo abordado pelo professor curricular, antes da ausência
  2. Os conteúdos a apoiar e recuperar na ausência, presencialmente na SEAM de Montemor-o-Velho, ou a distância, via Teams, com a SEAM da escola de origem
  3. As propostas de atividades pelo professor curricular, a realizar durante a ausência

Todo este processo é, no final da ausência, comunicado aos respetivos professores curriculares, através dos Professores Acompanhantes envolvidos.

A interação entre professores das SEAM e alunos-atletas é realizada através de uma conversa de grupo sistemática no Teams.

Psicólogos escolares

Apoio psicopedagógico nas transições de carreiras (mudança de treinador, gestão de expetativas)

As transições têm grande impacto na qualidade de vida de um aluno atleta e por consequência, na competição e na escola. O Psicólogo Escolar Manuel Paulo, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, interveio preventivamente junto dos alunos-atletas para mobilizar e reforçar de forma consciente competências de vida aplicáveis tanto no desporto como na escola, fornecendo reforço, apoio e aconselhamento de forma a melhorar as suas capacidades de enfrentamento da ansiedade.

Esta intervenção assentou num programa de combate à ansiedade, organizado em seis sessões de 45-60 minutos:

  1. Desenvolver estratégias de controlo da ansiedade e proporcionar uma maior descontracção muscular e psicológica, aquando da realização das provas;
  2. Prevenir estados de tensão e proporcionar mecanismos de relaxamento, a fim de repelir a fadiga e obter um relaxamento psicológico; controlar a interferência de emoções e pensamentos negativos que possam estar a acentuar os sintomas excessivos de ansiedade;
  3. Facilitar a compreensão dos estados de ansiedade e reinterpretá-los como algo que pode ser utilizado construtivamente;
  4. Reforçar os recursos internos dos alunos para controlar a situação geradora de ansiedade.

Treinadores

Proximidade e trabalho colaborativo entre Treinador-tutor e Professora Acompanhante

No Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor o Treinador-tutor da Federação Portuguesa de Basquetebol acompanha a evolução dos alunos-atletas nas realidades escolas e desportivas, comunicando com frequência com a Professora Acompanhante. O Treinador-tutor usa a SEAM como espaço de trabalho diário, comunicando com a PA e os professores da SEAM:

  1. Divulgando semanalmente o planeamento da atividade desportiva
  2. Informando a SEAM sobre questões de saúde e de pressão no desempenho desportivo
  3. Ajustando o calendário desportivo com o escolar, por exemplo na definição de horários de apoio
  4. Articulando com a Psicóloga Escolar o reforço de competências básicas (autoregulação, pensamento crítico, resolução de problemas, resiliência, etc.)

Encarregados de Educação

Modelo de acompanhamento do Encarregado de Educação

Na Escola Secundária Fonseca Benevides, no Ensino a Distância, um dos Encarregados de Educação faz o acompanhamento diário das atividades do educando, mantendo abertos canais de comunicação com a Diretora de Turma, a Tutora e o Professor Acompanhante. Este acompanhamento passa por:

  1. Entrar na plataforma e fazer um levantamento das tarefas que o educando tem de realizar em cada disciplina;
  2. Enviar semanalmente à Diretora de Turma, à Tutora e ao Professor Acompanhante os planos de treino, as viagens e as competições;
  3. Articular as datas e os horários dos treinos e das competições com os momentos formais de avaliação;
  4. Solicitar apoios da Sala de Estudo Aprender + (SEAM) quando necessário;
  5. Participar em eventos do Ensino a Distância e testemunhar a sua experiência;
  6. Sugerir melhorias para o modelo UAARE do Ensino a Distância.

Alunos-atletas

Aluna da ESACSF é pelo 3.º ano, aluna da nossa UAARE

Nasceu e vive em Rio Maior e fez a sua formação desportiva em clubes locais. Há dois anos ingressou no CAR de Basquetebol na Cruz Quebrada. Mas optou por ficar na sua terra natal, Rio Maior, deslocando-se sistematicamente para Lisboa para prosseguir a sua carreira desportiva, tanto no CAR (há 2 anos) como agora no SLB, não só nas S19 mas também ao nível sénior, na Liga Feminina. Conquistou também já o estatuto de internacional representando a Seleção Nacional.

Na escola foi sempre uma aluna regular mas com algumas dificuldades na disciplina de Matemática. Agora a frequentar o 12.º ano, finalmente pode passar a frequentar a SEAM e a ter apoio semanal a Matemática com o professor João Luís Carvalho. É neste momento a aluna com os mais elevados níveis de assiduidade aos apoios que realizamos. E é com muito orgulho que relevamos a sua notória evolução na disciplina. O trabalho e a dedicação sempre compensam e, sim, é possível conciliar! Parabéns!!

Autarquias e Clubes

Projeto estratégico municipal de conciliação da carreira dupla

O acordo de cooperação que envolve a Escola Secundária Martins Sarmento, o AE João de Meira e o Vitória Sport Clube, promove processos de conciliação que geram condições de sucesso desportivo e sucesso escolar.

A autarquia apoiou financeiramente a aquisição de equipamentos necessários ao funcionamento de ambientes virtuais de aprendizagem e ao trabalho das equipas pedagógicas de cada escola.

Foi também criada, como projeto piloto, uma extensão da SEAM na Academia do VSC, sendo assegurada por professores que se deslocam da ES Martins Sarmento e que trabalham de forma articulada com a equipa psicopedagógica do VSC. Esta sala de extensão encontra-se ligada à SEAM da ES Martins Sarmento através do Teams.

Conselho de Turma

Plano pedagógico individual

Em período de pandemia e com o enquadramento legislativo decorrente da Portaria n.º 275/2019, de 27/8 e dos Dec. Lei n.ºs 54/2018 e 55/2018, ambos de 6/7, a UAARE da Escola Secundária, Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior (ESACSF), concretizou um PPI que responde às necessidades da aluna/atleta Mafalda Rosa (Natação – Águas Abertas) que se encontra em processo de disputa da qualificação olímpica para Tóquio.

A pedido da Encarregada de Educação, com o acordo do Clube, Treinador e Federação respetiva, a ESACSF envolveu a sua Sala de Estudo Aprender Mais (SEAM), a Diretora de Turma e o Conselho de Turma respetivo e aprovou, em Conselho Pedagógico, um PPI que condensa todas as aulas e apoios escolares no período da manhã (permitindo a realização de treinos também à tarde) e que prevê a realização destas aulas e apoios em regime online, protegendo a aluna/atleta de riscos de contágio e/ou de eventual isolamento pela simples ocorrência de casos do seio da sua turma.

Dirigido a uma aluna/atleta com estatuto de alto rendimento, nível I UAARE, e em processo de qualificação olímpica, a concretização dos PPI constitui um objetivo e um desafio para as UAARE, personalizando a flexibilidade no acesso aos processos de aprendizagem e de conciliação da carreira dupla, através da aplicação de medidas de apoio concreto aos nossos alunos/atletas com melhor rendimento desportivo e, naturalmente, com um processo de treino mais exigente.

Neste quadro e em conclusão, este instrumento viabiliza “na elite UAARE” o compromisso na articulação entre as agendas desportiva e escolar, visando a missão de conciliar ao sucesso desportivo o escolar.