Nos media

# 2020

Reportagem CNT Ponte de Sor / CAR Jamor - Ep. 1

Julho 2020

Reportagem sobre o CNT de Ponte de Sor e CAR Jamor, com alunos e escolas UAARE.

Escolas vão assegurar refeições aos alunos até final de julho

Junho 2020

Durante a visita, Tiago Brandão Rodrigues e Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, falaram com vários alunos do 11.º e 12.º ano do ensino secundário, bem como alunos que frequentam o projeto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

Marcelo e ministro da Educação voltaram à escola com “esperança” de um novo ano letivo presencial, mas calendário ainda está por definir

Junho 2020

Criar condições de segurança para que o próximo ano letivo seja presencial é o plano A do ministro da Educação, mas admite ter outros. Visitou com Marcelo uma escola no Porto no último dia de aulas.

Final do ano letivo assinalado na Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto

Junho 2020

Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Moreira, Tiago Brandão Rodrigues e Fernando Paulo assistiram a aulas presenciais que decorriam na Escola Fontes Pereira de Melo, nomeadamente a aulas do Curso Científico-Humanístico do ensino secundário, do curso profissional de Mecatrónica e a uma aula no âmbito do protocolo UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, chegando a testemunhar uma aula à distância entre uma docente da Fontes Pereira de Melo e um aluno que se encontra na Madeira.

De referir que este estabelecimento alargou esta modalidade de ensino a alunos do Curso de Dança, pelo que após a visita às instalações da escola, os convidados foram presenteados com uma apresentação por quatro bailarinos. Os convidados tiveram ainda oportunidade de falar com a Associação de Estudantes daquela escola.

Alto rendimento. Os alunos que já estudavam à distância antes da pandemia

Junho 2020

Há jovens que dividem os dias entre aulas e desporto de alto rendimento. Às vezes, não há tempo para ir ter com os amigos, mas a sensação de cumprir objetivos compensa. E depois chegaram as UAARE, um projeto que faz a ponte entre os alunos, a escola e o desporto.

Rafael Bordalo Pinheiro equaciona alargar plataforma de ensino digital a toda a escola

Março 2020

Experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola com a plataforma Teams leva direcção do Agrupamento a estudar a possibilidade de alargar a utilização daquele recurso para todas as turmas.

 

Protocolo renovado em Alcochete

Março 2020

Foi na última sexta-feira, 6 de Março, que se realizou a assinatura da renovação do protocolo entre o Sporting Clube de Portugal e o Agrupamento de Escolas de Alcochete, dando assim continuidade a uma parceria existente desde 2002. O evento teve lugar no pavilhão polidesportivo e no auditório da Escola Secundária de Alcochete, onde muitos atletas Leoninos têm completado os estudos ao longo dos anos.

UAARE na Antena 1

February 2020

José Candeias - Há Conversa

February 2020

Há Conversa - UAARE - com a aluna Inês Santos Costa

 

 

# 2019

Taxa de abandono escolar de alunos-atletas "foi de apenas 1,2%", diz ministro

Outubro 2019

Os atletas-estudantes são uma das preocupações do Ministério da Educação liderado por Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro explica, ao JN, a importância das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que já integram 600 alunos-atletas em 19 estabelecimentos de ensino. Graças a várias parcerias, verifica-se o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono.

Governo apoia mais 200 alunos-atletas em 2019/20

Agosto 2019

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ficaram esta terça-feira regulamentadas em portaria no Diário da República. Está previsto um alargamento para 600 alunos atletas no ano-letivo 2019/20, mais 200 que no ano transato.

Ministério da Educação prevê mais escolas para atletas-estudantes

Agosto 2019

As primeiras Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola foram implementadas em 2017, o projeto tem resultado (e crescido) e por isso deixa de ser projeto e integra mais três escolas.

UAARE, um projeto de alto rendimento

Junho 2019

Mensagem do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal

“Uma porta que se abriu” há dez anos

Maio 2019

Duas alunas-atletas recordam as diferenças que, há uma década, o Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho trouxe às suas rotinas escolares e desportivas.

Encontrar o equilíbrio entre ser aluno, ser desportista, e ser pessoa

Maio 2019

O apoio psicopedagógico foi um dos eixos fundamentais do Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Pelos desafios que superam, os alunos-atletas jovens são também exemplos para os outros estudantes.

Uma década a subir ao pódio na escola e no desporto

Maio 2019

Ter boas notas na escola e conquistar resultados numa modalidade desportiva ao mais alto nível é difícil, mas não impossível. Há dez anos, em Montemor-o-Velho, uma experiência pioneira lançou as bases do que são hoje as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

Aluno integrou Projeto Esperanças e Talentos Paralímpico Tóquio 2020

Março 2019

Diogo Vilela Daniel está em 36º do ranking mundial na categoria SL4 e é um dos atletas mais novos do Comité Paralímpico Português. Foi convocado pela Federação Portuguesa de Badminton e vai participar no 5º Turkish Para-Badminton International – ENESCUP 2019 (23-30 março) na Turquia, Antalya.

Portugal nunca mandou tanto os miúdos estudar

February 2019

Maiores responsáveis técnicos são unânimes: o sucesso escolar é fundamental na formação dos jovens jogadores. Por isso fomos ver como funciona um projeto português que permite a um aluno estudar a partir da Austrália como se estivesse na escola em Lisboa, no Porto ou em Braga.

José Candeias - Há Conversa

February 2019

Há Conversa Com - UAARE. Professor Pedro Seco

“Somos pioneiros em Portugal”

Janeiro 2019

O Vitória Sport Clube recebeu, esta quarta-feira, a primeira Videoconferência Nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), emitida para dezasseis Escolas UAARE do país.

Apoio ao alto rendimento conta com 400 atletas

Janeiro 2019

Secretário de Estado do Desporto enaltece o facto de ter sido ultrapassada a fasquia prevista para este ano lectivo.

Ministério da Educação prevê mais escolas para atletas-estudantes

Janeiro 2019

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) abrangem, neste momento, 400 atletas a frequentar o ensino obrigatório, adiantou nesta quarta-feira o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

# 2018

Apoio ao Alto Rendimento chega a mais de 350 alunos em 16 escolas do país

Dezembro 2018

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) chegam já a 16 escolas de norte a sul do país, onde servem de suporte a 366 alunos de 39 modalidades desportivas.

Projeto para articular escola e desporto chega a 16 escolas

Dezembro 2018

A iniciativa começou há três anos com o objectivo de articular a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais. É um projeto da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na escola (UAARE) com o apoio do Ministério da Edicação e da Direção Geral de educação.

Escola Secundária de Rio Maior quer ser incubadora de campeões

Dezembro 2018

Na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola de Rio Maior os jovens têm "uma verdadeira vida dupla, pois têm 25 horas de aula por semana, mas treinam outras tantas ou às vezes mais". Programa tem vindo a crescer e neste momento acolhe 20 alunos da natação, quatro atletas do triatlo, cinco do atletismo e uma de basquetebol.

 

Vitória SC assina protocolo pioneiro para Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Julho 2018

Conciliar o sucesso escolar ao sucesso desportivo é o mote do protocolo que a Vitória Sport Clube, Futebol SAD assinará esta segunda-feira, dia 30 de Julho, pelas 14h30, com a Câmara Municipal de Guimarães, a Escola Secundária Martins Sarmento/Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e o Agrupamento de Escolas João de Meira – como escola associada.