Campeã Nacional de Ciclocrosse. Campeã Nacional de Fundo (estrada). Vencedora da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Campeã Nacional de XCE. Campeã Nacional de Rampa. Campeã Nacional de Contrarrelógio. Campeã Nacional de XCO. Vencedora da Taça de Portugal de XCO. E tudo isto apenas em 2020. Apresentamos-lhe Mariana Líbano, ciclista maiata de 17 anos.
Depois de no sábado ter tido um grande dia, tendo alcançado recordes nacionais de juniores em 100 metros mariposa e 200 metros livres e ter obtido os mínimos para os Campeonatos do Mundo e da Europa de Juniores nestas distâncias e nos 100 metros livres, Diogo Ribeiro voltou, ontem, a ser o nadador do distrito em maior evidência no “Coimbra - Rumo a Tóquio 2021, que se realizou no Complexo Olímpico de Piscinas.
António Casalinho foi entrevistado no dia 15 de fevereiro de 2021, na Antena 1, no programa de José Candeias onde apresentou a importância da conciliação entre a escola e o Ballet.
Em 2018, Diogo Daniel e Beatriz Monteiro tornaram-se os primeiros atletas portugueses a serem classificados pela BWF (Federação Mundial de Badminton) para competirem no circuito internacional de Parabadminton. Beatriz, de 15 anos, e Diogo, com 18, são dois atletas paralímpicos que somaram pontos para o ranking mundial, marcando presença em várias provas internacionais, e tentam dar maior visibilidade ao badminton no País.
António Casalinho: “Sou apenas um rapaz como outro qualquer”
Jovem de 17 anos volta a ser distinguido numa competição internacional. Desta vez o júri do concurso suíço atribuiu-lhe o Prémio de Interpretação Contemporânea e deu-lhe uma bolsa que equivale ao primeiro lugar da competição.
Marcelo Rebelo de Sousa saúda bailarino António Casalinho pelos prémios em Lausana
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou este domingo o bailarino António Casalinho e os dois prémios conquistados no sábado pelo jovem artista numa competição internacional de Lausana, Suíça.
"Felicito o jovem bailarino António Casalinho pelos dois prémios que lhe foram atribuídos na competição internacional Prix de Lausanne: o prémio de interpretação contemporânea e uma bolsa de estudo. Aluno do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria, e vencedor do concurso 'Got Talent Portugal', António Casalinho tem já, aos 17 anos, o começo de uma carreira internacional para a qual desejo o maior sucesso", lê-se na mensagem do Presidente.
Bailarino português António Casalinho conquista dois prémios em Lausanne
O jovem bailarino português António Casalinho foi hoje duplamente distinguido com o Prémio de Interpretação Contemporânea e uma bolsa de estudo na competição internacional de bailado Prix de Lausanne, na Suíça.
António Casalinho foi um dos seis jovens finalistas distinguidos com bolsas pela 49.ª edição do prémio, à qual concorreram inicialmente 82 candidatos, destes, 78 chegaram à fase competitiva e 20 acederam à final, que decorreu hoje por vídeo, segundo a página ´online´ do concurso internacional.
No actual plantel, para além de David Carmo e Francisco Moura, há mais jovens atletas em ascensão: o avançado Rodrigo Gomes [aluno-atleta UAARE do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio], de apenas 17 anos, que já se estreou com a camisola bracarense na I Liga, frente ao Tondela e somou mais minutos no último jogo com o Benfica; o extremo Hernâni, de 19 anos; e os guarda-redes Lukas Hornicek (18 anos) e Rogério (21 anos).
Programa de carreira dual para jovens atletas já apoia mais de 700 alunos
"O programa de carreira dual para jovens atletas já apoia através das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) “mais de 700 alunos em Portugal”, revelou hoje o coordenador da iniciativa, Vítor Pardal.
Numa conferência internacional realizada em Cascais, Vítor Pardal destacou que “só há carreira dual se houver oportunidades e programas de qualidade que aliem a carreira desportiva com a educação ou o trabalho” e alertou para a urgência de uma coordenação bem sucedida nesta área face ao elevado número de atletas que acabam por abandonar a prática desportiva."
O Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchéz, em Leiria, conquistou mais de 30 medalhas de ouro, prata e bronze na final do Dance World Cup 2018, uma das maiores competições de dança de todo o Mundo, e que este ano ocorreu em Sitges, uma cidade na província de Barcelona.
Reportagem CNT Ponte de Sor / CAR Jamor - Ep. 1
Julho 2020
Reportagem sobre o CNT de Ponte de Sor e CAR Jamor, com alunos e escolas UAARE.
Escolas vão assegurar refeições aos alunos até final de julho
Durante a visita, Tiago Brandão Rodrigues e Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, falaram com vários alunos do 11.º e 12.º ano do ensino secundário, bem como alunos que frequentam o projeto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).
Marcelo e ministro da Educação voltaram à escola com “esperança” de um novo ano letivo presencial, mas calendário ainda está por definir
Criar condições de segurança para que o próximo ano letivo seja presencial é o plano A do ministro da Educação, mas admite ter outros. Visitou com Marcelo uma escola no Porto no último dia de aulas.
Final do ano letivo assinalado na Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto
Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Moreira, Tiago Brandão Rodrigues e Fernando Paulo assistiram a aulas presenciais que decorriam na Escola Fontes Pereira de Melo, nomeadamente a aulas do Curso Científico-Humanístico do ensino secundário, do curso profissional de Mecatrónica e a uma aula no âmbito do protocolo UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, chegando a testemunhar uma aula à distância entre uma docente da Fontes Pereira de Melo e um aluno que se encontra na Madeira.
De referir que este estabelecimento alargou esta modalidade de ensino a alunos do Curso de Dança, pelo que após a visita às instalações da escola, os convidados foram presenteados com uma apresentação por quatro bailarinos. Os convidados tiveram ainda oportunidade de falar com a Associação de Estudantes daquela escola.
Alto rendimento. Os alunos que já estudavam à distância antes da pandemia
Há jovens que dividem os dias entre aulas e desporto de alto rendimento. Às vezes, não há tempo para ir ter com os amigos, mas a sensação de cumprir objetivos compensa. E depois chegaram as UAARE, um projeto que faz a ponte entre os alunos, a escola e o desporto.
Rafael Bordalo Pinheiro equaciona alargar plataforma de ensino digital a toda a escola
Experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola com a plataforma Teams leva direcção do Agrupamento a estudar a possibilidade de alargar a utilização daquele recurso para todas as turmas.
Foi na última sexta-feira, 6 de Março, que se realizou a assinatura da renovação do protocolo entre o Sporting Clube de Portugal e o Agrupamento de Escolas de Alcochete, dando assim continuidade a uma parceria existente desde 2002. O evento teve lugar no pavilhão polidesportivo e no auditório da Escola Secundária de Alcochete, onde muitos atletas Leoninos têm completado os estudos ao longo dos anos.
Entidades unem esforços com objectivo de apoiar a conciliação das actividades educacional e desportiva. Autarquia, tutela, Agrupamento de Escolas, Academia do Sporting e Grupo Desportivo Alcochetense vão firmar acordos de cooperação
Os atletas-estudantes são uma das preocupações do Ministério da Educação liderado por Tiago Brandão Rodrigues.
O ministro explica, ao JN, a importância das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que já integram 600 alunos-atletas em 19 estabelecimentos de ensino. Graças a várias parcerias, verifica-se o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono.
As carreiras dos jogadores de futebol são caracterizadas pela diversidade de experiências em diferentes clubes, com muitos interlocutores direta ou indiretamente envolvidos nestas tomadas de decisão. Por se tratar de uma atividade de desgaste rápido, os efeitos do envelhecimento têm um impacto profissional mais precoce nesta população.
Escola de Leiria integra unidade de apoio aos alunos-atletas
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ficaram ontem regulamentadas em portaria no Diário da República (DR) e Leiria acolhe uma das três novas unidades para o ano lectivo 2019--2020. A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), na Gândara dos Olivais, é um dos 19 estabelecimentos escolares que vão acompanhar alunos-atletas e, este ano, a par da escola de Leiria junta-se uma de Lisboa e de Lagoa (Algarve).O Governo prevê um alargamento para 600 alunos-atletas no novo ano lectivo, mais 200 do que no anterior, isto depois do projecto-piloto das UAARE ter arrancado em 2016/17 com 60 alunos em quatro escolas. Em 2017/18 foi alargado para 160 alunos, em 10 escolas, e no ano passado chegou aos 413 alunos, em 16 escolas. O projecto tem em vista a conciliação da carreira dupla, no ensino e no desporto.Como foi avançado no início de Maio pelo município de Leiria, o projecto, criado pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, “tem como objectivo criar as condições necessárias para que crianças e jovens que pratiquem desporto tenham a possibilidade de prosseguir a vida académica com aproveitamento”.
Governo regulamenta apoio para alunos-atletas, previsto para 600 em 2019/2020
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ficaram esta terça-feira regulamentadas em portaria no Diário da República. Está previsto um alargamento para 600 alunos atletas no ano-letivo 2019/20, mais 200 que no ano transato.
Ministério da Educação prevê mais escolas para atletas-estudantes
As primeiras Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola foram implementadas em 2017, o projeto tem resultado (e crescido) e por isso deixa de ser projeto e integra mais três escolas.
The first day of the meeting kicked off at the National High Performance Center with presentations on the good practices from Portugal and a visit to the facilities. Victor Pardal, Filipe Castro and Joao Fernandes presented the “UAARE – Units of Support of High Performance in Schools” programme that helps young athletes reconcile their sports career with school success.
Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola instala-se em Leiria
A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira é o 17.º estabelecimento de ensino do País a acolher uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que entrará em funcionamento no próximo ano lectivo.
Duas alunas-atletas recordam as diferenças que, há uma década, o Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho trouxe às suas rotinas escolares e desportivas.
Encontrar o equilíbrio entre ser aluno, ser desportista, e ser pessoa
O apoio psicopedagógico foi um dos eixos fundamentais do Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Pelos desafios que superam, os alunos-atletas jovens são também exemplos para os outros estudantes.
Uma década a subir ao pódio na escola e no desporto
Ter boas notas na escola e conquistar resultados numa modalidade desportiva ao mais alto nível é difícil, mas não impossível. Há dez anos, em Montemor-o-Velho, uma experiência pioneira lançou as bases do que são hoje as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.
Lagoa reforça apoio a atletas-estudantes e ao associativismo
A Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira em Lagoa (ESPAMOL) tem uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE). Apoia já 25 atletas-estudantes e jovens talentos das seleções nacionais de cinco modalidades, vindos de todo o barlavento algarvio.
Aluno integrou Projeto Esperanças e Talentos Paralímpico Tóquio 2020
Diogo Vilela Daniel está em 36º do ranking mundial na categoria SL4 e é um dos atletas mais novos do Comité Paralímpico Português. Foi convocado pela Federação Portuguesa de Badminton e vai participar no 5º Turkish Para-Badminton International – ENESCUP 2019 (23-30 março) na Turquia, Antalya.
Maiores responsáveis técnicos são unânimes: o sucesso escolar é fundamental na formação dos jovens jogadores. Por isso fomos ver como funciona um projeto português que permite a um aluno estudar a partir da Austrália como se estivesse na escola em Lisboa, no Porto ou em Braga.
O Vitória Sport Clube recebeu, esta quarta-feira, a primeira Videoconferência Nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), emitida para dezasseis Escolas UAARE do país.
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) abrangem, neste momento, 400 atletas a frequentar o ensino obrigatório, adiantou nesta quarta-feira o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
#
2018
Apoio ao Alto Rendimento chega a 16 escolas do país, incluindo duas em Braga e Guimarães
O coordenador nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), Victor Pardal, acredita que a estrutura criada há três anos permite aos alunos/atletas estar em condições de equidade face aos colegas no que concerne ao ensino.
Apoio ao Alto Rendimento chega a mais de 350 alunos em 16 escolas do país
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) chegam já a 16 escolas de norte a sul do país, onde servem de suporte a 366 alunos de 39 modalidades desportivas.
Projeto para articular escola e desporto chega a 16 escolas
A iniciativa começou há três anos com o objectivo de articular a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais. É um projeto da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na escola (UAARE) com o apoio do Ministério da Edicação e da Direção Geral de educação.
Escola Secundária de Rio Maior quer ser incubadora de campeões
Na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola de Rio Maior os jovens têm "uma verdadeira vida dupla, pois têm 25 horas de aula por semana, mas treinam outras tantas ou às vezes mais". Programa tem vindo a crescer e neste momento acolhe 20 alunos da natação, quatro atletas do triatlo, cinco do atletismo e uma de basquetebol.
Martins Sarmento e João de Meira Já têm Unidade De Apoio Ao Alto Rendimento
Os jovens atletas de alto rendimento vimaranenses têm agora uma nova oportunidade de conciliar o sucesso desportivo com o sucesso académico. A Escola Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas João de Meira, a Câmara Municipal de Guimarães e o Vitória Sport Clube assinaram o protocolo da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), durante a tarde desta segunda-feira.
Vitória SC assina protocolo pioneiro para Apoio ao Alto Rendimento na Escola
Conciliar o sucesso escolar ao sucesso desportivo é o mote do protocolo que a Vitória Sport Clube, Futebol SAD assinará esta segunda-feira, dia 30 de Julho, pelas 14h30, com a Câmara Municipal de Guimarães, a Escola Secundária Martins Sarmento/Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e o Agrupamento de Escolas João de Meira – como escola associada.
O responsável pelas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar (UAARE), Victor Pardal, foi o orador convidado pelo Panathlon Clube de Lisboa para explicar este programa oficial de apoio nas escolas aos jovens atletas de alto rendimento, durante a sessão mensal de junho, que decorreu no dia 21.
Agrupamento de Escolas Coimbra Centro apoia o estudante-atleta
A Escola Secundária Jaime Cortesão é o estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro onde está a ser aplicado este ano lectivo o projecto-piloto UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento) na Escola, destinado a proporcionar condições a alunos-atletas para potenciar o sucesso educativo e desportivo. «Estamos a dar os primeiros passos e temos três alunos de alta competição», disse Conceição Gomes, directora do Agrupamento, explicando que é o primeiro Agrupamento de Escolas de Coimbra que faz parte do projecto, a que também já tinha aderido, no ano lectivo anterior, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.