O Encontro Norte do Programa UAARE decorreu no dia 20 de fevereiro de 2025, iniciando-se com uma videochamada que contou com a participação do Diretor-Geral da Educação, David Sousa. Na sua intervenção, destacou os méritos do programa, tendo elogiado a iniciativa, apresentando os resultados do DATA UAARE Norte.
Seguiram-se as boas-vindas de Rui Vanzeller, Diretor do AE Gaia Norte, que cedeu a palavra ao Coordenador Nacional do UAARE, Victor Pardal. Este sublinhou a importância da ação e agradeceu o contributo dos Subcoordenadores UAARE (SCNU) pela organização dos encontros e ao AEGN pelo ambiente de colaboração. Anunciou, por fim, a realização da Jornada de Reflexão e Projeção de Ação Estratégica da Equipa Nacional UAARE, que terá lugar em Gaia, entre os dias 19 e 21 de março de 2025.
O encontro prosseguiu com a intervenção de Pedro Seco, SCNU Norte, que enquadrou os objetivos e organização do evento, seguido das apresentações individuais dos participantes. Ao longo da manhã, diversos professores acompanhantes (PA) e coordenadores regionais (CRU) partilharam experiências e boas práticas das suas respetivas escolas. Foram abordados temas como a conciliação entre treinos e horários escolares, o impacto da modalidade do futebol nos resultados académicos, os desafios na fixação de alunos e docentes, estratégias de comunicação e monitorização do progresso escolar, e a importância da tutoria e apoio pedagógico nas SEAM.
Foram evidenciados exemplos concretos de boas práticas, como a antecipação das necessidades horárias através da OAL, a implementação de planos individuais (PPI e PPI-C) para adaptar o percurso académico dos alunos-atletas, a utilização de plataformas digitais para comunicação e organização do trabalho escolar, e a valorização da identidade UAARE através da publicação de resultados e iniciativas. Alguns participantes destacaram dificuldades como a falta de recursos, a instabilidade do corpo docente e o aumento da indisciplina em algumas escolas.
A parte da tarde focou-se na discussão de desafios e propostas de melhoria, com especial destaque para as intervenções dos psicólogos do programa. Foram identificados obstáculos como a instabilidade nas contratações, a falta de espaço adequado para atendimento individual, a carência de meios tecnológicos e administrativos, a necessidade de formação específica para os psicólogos e as dificuldades na comunicação entre os diversos intervenientes. Entre as sugestões apresentadas, destacaram-se a realização de intervenções em grupo, webinares, estabelecimento de parcerias e maior investimento na formação e estabilidade da carreira dos profissionais envolvidos.
Henrique Rocha, do AEGN, apresentou as dificuldades específicas sentidas pelos professores adjuntos, nomeadamente a complexidade da articulação com a Federação Portuguesa de Futebol devido à comunicação tardia das convocatórias para estágios e competições. Sublinhou ainda a necessidade de maior reconhecimento do programa por parte das direções escolares e a importância de formação interna no início do ano letivo para todos os intervenientes. Sugeriu-se, ainda, a realização de um Encontro Anual que envolvesse órgãos de gestão e autarquias.
Pedro Seco, em nome do SCNU, reforçou a necessidade de articulação com as federações para definição de critérios de admissão e cumprimento dos compromissos escolares. Defendeu ainda a desburocratização de processos através da digitalização, o repensar do conceito das SEAM para valorizar a diferenciação pedagógica e a criação de novas ofertas educativas, como um Curso Científico-Humanístico Híbrido UAARE e um modelo de Tutor Desportivo Nível 5.
A sessão encerrou com as reflexões finais de Filipe Castro, da EPDAA, que destacou a necessidade de flexibilização e diferenciação pedagógica, valorização dos docentes e antecipação da influência da inteligência artificial na educação. Luís Deus, SCNU Sul, reforçou a importância da partilha de experiências e da diferenciação personalizada no acompanhamento dos alunos-atletas. O encontro foi considerado um espaço essencial para reflexão e melhoria contínua do programa UAARE, com a promessa de dar continuidade às discussões na sessão complementar, agendada para 21 de fevereiro de 2025, na ESJA Seixal.