Dinâmicas pedagógicas no Ensino a Distância

Escola Secundária Fonseca Benevides

Cadernos digitais no apoio ao Aluno-Atleta

Na Escola Secundária Fonseca Benevides, os alunos atletas assistem às aulas à distância. Os apoios da SEAM podem ser síncronos ou assíncronos, marcados de acordo com as necessidades e disponibilidades de alunos e professores, e a comunicação entre professores e alunos é centrada na plataforma TEAMS usada diariamente para as aulas. 

36

Todos os alunos atletas fazem parte da equipa UAARE na plataforma TEAMS onde podem aceder às várias Salas de Estudo das várias disciplinas onde podem aceder aos materiais dos apoios, contactar professores da SEAM, esclarecer dúvidas e/ou solicitar um apoio mais individualizado.

Em paralelo são sinalizados para frequentarem a SEAM, pelos Diretores de Turma, Professores Curriculares e Professores Acompanhantes, alunos atletas com ausências mais frequentes ou pontuais e que manifestem mais dificuldades. 

39

Estes alunos são contactados pelos professores da SEAM que, a partir daí, procuram fazer o acompanhamento mais individualizado do trabalho destes alunos, por forma a superar as dificuldades manifestadas resultantes da sua ausência.

40

A comunicação entre o professor da SEAM e o professor curricular é fundamental e passa muitas vezes pela partilha do bloco de notas (caderno digital) da disciplina onde o professor da SEAM pode acompanhar o trabalho realizado nas aulas e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva juntos dos alunos atletas.

42

com a utilização de diferentes recursos digitais como a fotografia do caderno físico

50