Planeamento do apoio pedagógico

A UAARE disponibiliza três tipos de apoio pedagógico aos alunos-atletas:

epdaa01

Apoio Individual (AI)

Para Alunos-Atletas:

  • com dúvidas ou necessidades de recuperação de curta duração.
  • que necessitam de supervisão ao autoestudo para melhoria de notas e ou preparação de exames.
Plano de Recuperação de Aprendizagens (PRA)

Para Alunos-Atletas com necessidades de apoio de curta a média duração (até 15 dias), por antecipação ou após as ausências por motivos desportivos, devido a atrasos no desenvolvimento de aprendizagens e competências.

Plano Pedagógico Individual de Conciliação (PPI-C)

Alunos-Atletas com:

  1. dificuldades significativas de articulação das agendas desportiva e escolar, não dispondo de oportunidades de frequência de parte das disciplinas durante todo o ano letivo. A resposta é assegurada pelo(s) docente(s) do Conselho de Turma em articulação com a Equipa de Escola UAARE, sendo as condições de execução pedagógica (indicação de conteúdos, controlo da assiduidade, validação da aprendizagem e articulação com diretor de turma e respetivo docente curricular), definidas no PPI-C e aprovadas no respetivo Conselho de Turma, recorrendo se necessário a Guiões de Aprendizagem, permitindo à distância o necessário apoio e supervisão, quer do Conselho de Turma quer da SEAM. O Professor Acompanhante e o Diretor de turma gerem este processo de forma articulada.
  2. ausências prolongadas acima de duas semanas consecutivas. A resposta é assegurada pelo(s) docente(s) do Conselho de Turma em articulação com a Equipa de Escola UAARE, sendo as condições de execução pedagógica (indicação de conteúdos, controlo da assiduidade, validação da aprendizagem e articulação com diretor de turma e respetivo docente curricular), definidas no PPI-C e aprovadas no respetivo Conselho de Turma, recorrendo se necessário a Guiões de Aprendizagem, permitindo à distância o necessário apoio e supervisão, quer do Conselho de Turma quer da SEAM. O Professor Acompanhante e o Diretor de turma gerem este processo de forma articulada.

Ter em consideração que:

  1. Apoio Individual (AI) e os Planos de Recuperação de Aprendizagem (PRA) devem ter registo (rasto pedagógico e psicopedagógico UAARE) na escola.
  2. Planos pedagógicos de conciliação (PPI-C) devem ter registo no campo Averbamentos do respetivo Compromisso de Conciliação, disponível online no Relatório Individual do Aluno-Atleta.

Agrupamento de Escolas Castêlo da Maia

Articulação do PA com CT para ausências de curta e média duração

No Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia a Professora Acompanhante (PA) faz parte na plataforma Teams do Agrupamento de todos os CT, em que existem alunos UAARE (Note-se que houve um esforço em agrupar os alunos UAARE, sempre que possível, na mesma turma). Em cada equipa turma, no canal privado do CT, existe uma pasta UAARE.

20

Nessa pasta a PA coloca, para cada AA da turma, o documento “O que aprendemos na tua ausência”, onde os professores da turma registam o conjunto de atividades/tarefas/orientações que os AA devem executar durante/após a ausência à escola.

02

Sempre que existe uma ausência programada os professores preenchem o documento.

03

Caso seja necessário o apoio dos professores da SEAM o PA informa-os e estes têm acesso ao link do documento, para consultar a informação e posteriormente apresentarem o parecer do apoio ao professor/a do CT. O documento fica disponível, para edição e troca de informação síncrona, entre o professor curricular e o professor SEAM.

04

O documento associado a cada aluno é único e acumula todos os períodos de ausência, com a respetiva informação e feedback dos professores da SEAM.

Nota: Este documento está disponível para utilização no final deste separador

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

Plano Pedagógico Individual de Conciliação (por antecipação, antes da ausência

O Rafael Fernandes, aluno-atleta do CNT de Basquetebol, sediado em Ponte de Sor, encontra-se deslocado a muitos quilómetros da sua residência, a sua família reside em Portimão e, por isso, recorre ao único transporte público que faz a ligação Évora-Faro. Este transporte parte de Évora às 14h30, o que obriga o aluno a faltar semanalmente a uma aula de 50 minutos de FQ.  

O Rafael beneficia de um Plano Pedagógico Individual de Conciliação à disciplina de Físico-Química. O Rafael não apresenta qualquer dificuldade à disciplina. Tendo em consideração o horário do aluno, havia a possibilidade de lecionar a aula às quartas-feiras na Sala SEAM, como antecipação da aula de sexta, mas neste caso o aluno ficava privado de beneficiar de qualquer outro apoio. Em alternativa a esta opção, o Rafael está a beneficiar do apoio às terças-feiras, durante a sua hora de almoço. 

23

O professor de Físico-Química e a docente da SEAM contactam através de email sobre os temas a abordar durante este apoio. Assim, o professor de Físico-Química, após cada aula de sexta-feira, através de email, envia à professora da SEAM a informação dos temas/assuntos abordados nessa aula. 

24

Na terça-feira, a professora da SEAM replica a aula, fazendo, quando necessário, a abordagem teórica dos conteúdos, seguida de exercícios práticos. Do trabalho desenvolvido é dado feedback ao professor de Físico-Química. O Rafael revela bastante facilidade na aquisição e aplicação dos conteúdos da disciplina.

Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo

Articulação do CT na conciliação de carreira dupla de aluno-atleta a distância

No Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, no ano letivo 2021-2022, um AA do curso profissional de técnico de desporto assistiu a todas as aulas a distância, devido a estar a exercer a sua atividade desportiva no estrangeiro. 
No seu PPI-C ficou definido, que o aluno tinha que assistir semanalmente, de forma síncrona, a 12 h, podendo as restantes serem capitalizadas através de atividades/guiões de aprendizagem com apresentações semanais na plataforma Teams da escola. 
Semanalmente o interlocutor desportivo enviava email com o calendário desportivo do AA  ao Diretor de Turma, após a receção o diretor de turma, disponibilizava-o, todas as sextas-feiras, num canal privado, da turma, para os professores o horário do aluno da semana seguinte.

25

Neste separador fica o histórico de alterações e todas as alterações efetuadas ao longo do ano

26

Com a mancha horária os professores definiam semanalmente as atividades síncronas, interação com os pares e atividades assíncronas, através das tarefas no Teams.

27

Ao domingo, ou início da semana letiva, os professores com aulas síncronas agendavam as aulas para a semana, disponibilizando no calendário do Teams do AA a mancha horária que tinha de participar de forma síncrona.

28

Para as atividades assíncronas, os professores lançavam no separador tarefas as atividades para o aluno executar nessa semana com os respetivos objetivos e plano de avaliação.

28

No final da atividade os professores elaboram o feedback, plano de melhoria e/ou avaliação das atividades propostas. Ficando o registo acessível a todo o CT no separador Avaliações da plataforma.

29

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

A ESACSF iniciou um processo de articulação entre a SEAM e os Conselhos de Turma em fase piloto no ano letivo 2022-2023 usando a plataforma Google Classroom.

Para isso, foi criada nesta plataforma uma "Turma" UAARE ESACSF onde foram inscritos os professores da SEAM e os alunos-atletas. Para além de funcionar como canal de comunicação na UAARE e de arquivo de documentação, o processo de articulação funciona da seguinte forma:

Classroom - Turma UAARE

  1. É partilhado no Google Drive um documento colaborativo, por aluno-atleta, entre o professor da SEAM de determinada área disciplinar e o respetivo professor do Conselhos de Turma, apenas nos casos com maiores necessidades de articulação (p.e. com ausências mais significativas e continuadas ao longo do ano letivo). Esse documento está também partilhado com a PA e o/a com as notificações ativas, para que, sempre que há uma alteração, todos os envolvidos sejam notificados por email.
    Registo de apoios
    Notificações
  2. Este documento permite a troca de informação entre a SEAM o CT sobre as necessidades de aprendizagem do aluno-atleta, as tarefas realizadas nos apoios e o feedback ao professor do CT;
  3. No tópico Articulação com o CT na Turma no Google Classroom, são centralizados os links para estes documentos partilhados, para que fiquem todos no mesmo lugar, dando-se o nome do respetivo aluno e turma no material adicionado neste tópico.

Tópico articulação com o CT

Desta forma é feita a passagem de casos entre a SEAM e o CT, estando a PA e o/a DT a par desta articulação.