Dinâmicas pedagógicas no Ensino Profissional

Portfolios digitais

Introdução

Os Portfólios podem ser considerados documentos personalizados do percurso de aprendizagem.
Ricos pela sua diversidade e individualidade, demonstrativos dos contextos em que foram produzidos. (Ex:  Turmas de cursos profissionais de diferentes áreas. Do 1º ao 3º ano).
Muito especialmente no ensino profissional, é fundamental a diversificação de estratégias de ensino e aprendizagem assim como de avaliação.

estrutura modular dos currículos justifica a utilização deste instrumento – Portfólio digital – uma vez que a sua construção e complexificação decorre ao longo dos mesmos, criando-se uma lógica de continuidade e evolução no trabalho, que por vezes a estrutura modular parece quebrar.

15
Uma das suas maiores virtualidades é ser gerido por um utilizador, neste caso o aluno, que pode manter uma dinâmica permanente, gerindo o seu portfolio da forma mais adequada e conveniente. Muito adequado no caso dos Alunos-Atletas UAARE com ausências de média e longa duração.

A dinâmica de trabalho é por um lado  individual,  porque o ritmo e as capacidades individuais dos alunos são distintas (caso particular de alunos UAARE com ausências frequentes), mas também coletiva, uma vez que há sempre um trabalho de heteroavaliação em pares. (cada aluno avalia o Portfólio de um colega ao longo do ano).

1. A opção pelo Portfólio Digital

O primeiro passo consiste na apresentação à turma deste instrumento como estratégia para desenvolver o trabalho ao longo do ano, as suas pontencialidades, vantagens, mas também as dificuldades inerentes.

É reforçada a importância de ver a aprendizagem como um processo e de grande amplitude. (PASEO).

O Professor não é o único definidor desse processo.

A responsabilidade pela autoavaliação e da heteroavaliação é crucial por forma a permitir a consciencialização do trabalho realizado e das melhorias a implementar.

3

2. Como fazer o Portfólio Digital

As primeiras aulas em torno deste processo:

- Sempre em salas TIC /alunos devem trazer o seu computador portátil. 

- Nas turmas do 1º ano /10ºano, estão presentes alunos do 2º ano, convidados a apresentar o seu Portfólio e a partilhar as suas experiências, por forma a atenuar os receios e a motivar.

- Estes,  passo a passo, fazem uma introdução ao processo de construção do Portfólio. Disponibilizam-se para auxiliar os colegas através de formas de contato entre eles definidas.

- Convidam a visitar os seus Portfólios e a aprenderem por eles mesmos. (Observando por exemplo o separador FAQ).

5

3. Da organização do Portfólio

Para cada etapa (normalmente coincidente com a duração dos módulos), são definidas tarefas específicas. Um guião é disponibilizado pelo Professor para que os alunos possam ir realizando essas tarefas. No final é igualmente elaborada uma lista de verificação para que nada falte.

6
Exemplo de guião
7
Exemplo de lista de verificação

4. Estrutura possível do Portfólio

Cada Portfólio, embora sendo pessoal, refletirá o trabalho na disciplina, pelo que é necessária uma estruturação, que acaba por dar aos alunos uma segurança maior e uma lógica facilitadora do trabalho e da aprendizagem.

4.1. Do Layout à organização mediante criação de separadores e subseparadores

8

Criada a conta (Ex: Wix), começa o trabalho de elaboração do Portfólio com a escolha de um Layout, normalmente associado ao curso do aluno ou aos seus interesses.
São definidos os separadores e vai-se gradualmente dando conteúdo aos mesmos através das tarefas solicitadas ao longo do tempo. 
Para além das aprendizagens dos conteúdos, há aprendizagens técnicas que ocorrem: “Como adicionar texto no Portfólio? Como editar? Como fazer upload de documentos? Como fazer hiperligações? Etc.

8

4.2. Os separadores e subseparadores

“Quem sou eu?”

O Portfolio é a expressão da identidade de cada sujeito em transformação.

Tomando sempre como ponto de partida os conteúdos a abordar nos módulos, realizam-se tarefas que depois de devidamente adaptadas vão dando corpo ao Portfólio.

10

11

4.3. A entrada na disciplina: “O que é a Psicologia?"

12

À medida que os módulos surgem, este primeiro separador vais sendo atualizado com conteúdos relacionados com as temáticas dos respetivos módulos, obrigado a um trabalho de pesquisa contínua.

Exemplo de conteúdos relacionados com o Módulo 2 – O Desenvolvimento Humano.

13

Para além da pesquisa , vão sendo complexificadas as tarefas, por exemplo, a inclusão de recursos digitais variados. Neste caso, vídeos relacionados com os conteúdos.

14

4.4. Organização dos materiais por Módulos

14

De Módulo em Módulo…

16

Contêm documentação organizada com propósito específico: demonstrar conhecimentos, capacidades e desempenhos específicos. Mediante os documentos disponibilizados sobre os conteúdos, efetuam-se aprendizagens dos desses mesmos conteúdos, desenvolvem-se igualmente capacidades no domínio das TIC. (Encerra em si uma enorme variedade de ferramentas, incluindo processamento de texto, ficheiros como o Word e ficheiros PDF, imagens, multimédia, blogs e links Web, etc.)

Organização de documentos

15

16

Acompanhamento dos conteúdos

Mais do que ditar os sumários a cada aula, os alunos transferem os mesmos da plataforma utilizada na sua escola e aos mesmo são associadas trarefas específicas. Exemplos: inserção de hiperligações internas e externas ou adicionar áudio aos sumários.

18

Um arquivo dos trabalhos realizados

19

Um Portfolio inclui reflexões do aluno sobre o seu conteúdo e respetivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes.

Num Portfolio, o aluno acaba por ser a parte central do processo de aprendizagem, já que “escreve a sua própria história” e é responsável pela sua publicação.

No caso específico dos cursos profissionais, uma vez que participam em inúmeras atividades (Estágio, Pap´s, FCT…) é importante criar processos de organização que conduzam a uma consciência de gestão de carreira, daí o separador Currículo digital.

19

20

O Currículo digital obriga ao cuidado com a recolha e posterior organização/apresentação das inúmeras atividades em que o aluno participou.

Assim, no final, o aluno poderá ter uma visão de conjunto do seu percurso e, não menos relevante, guardar boas memórias de acontecimentos significativos durante a sua vida escolar. É igualmente uma forma de, estando consciente do trabalho desenvolvido, poder preparar-se para algumas das exigências do mundo do trabalho: preparação para entrevistas de emprego.

Avaliação

O Portfólio é uma ferramenta de apoio à mudança porque está sujeito a uma permanente autoavaliação e heteroavaliação.

Cada aluno é convidado a escolher um colega, que desde o início do processo faz a heteroavaliação do Portfólio.

Antes do envio do Portfólio ao Professor, os pares partilham entre si os Portfólios que são sujeitos a uma heteroavaliação. Da mesma, cada aluno pode retirar importantes dicas e assim melhorar o seu trabalho. Só após este processo o envio ao Professor é efetuado.

Assim cria-se uma relação de responsabilidade entre o par, que tem por objetivo último a melhoria contínua do trabalho.

Para além da heteroavaliação, cada aluno efetua uma autoavaliação do seu próprio Portfólio.

21

22

23

Eis aqui uma opinião expressa por alunos acerca da valia deste instrumento:

“Como alunas do curso profissional Técnicas de Apoio à Infância, que elaboram portfólios digitais (nomeadamente na disciplina de Psicologia), pensamos que a execução dos mesmos é algo bastante promissor e útil para o nosso futuro. Além de ser uma ferramenta que pode ser utilizada para a organização e armazenamento de dados, é também um projeto que permite levar o nosso trabalho a todo o lado. É bastante útil pois permite-nos mostrar um pouco das nossas competências e gostos. É incrível haver uma ferramenta que diz tanto sobre nós e sobre um determinado tema, melhor ainda... Tudo isto virtualmente! “