Análise de dados "preditores" de risco na conciliação, de insucesso ou alto desempenho escolar

Identificação de casos 

O Relatório individual do aluno-atleta (RIAA) permite às equipas de escola planear a sua intervenção, sinalizando no início do ano os alunos-atletas com maiores riscos na conciliação da carreira dupla
Os indicadores de “risco” de conciliação, da experiência do programa, são os seguintes:

  • Enquadramento de elite desportiva (Nível I e II, alínea d, Nível III em algumas modalidades/clubes, prevendo mais manchas vermelhas)
  • 11.º e 12.º ano (anos de exame)
  • Deslocalização da residência habitual (afastamento da família)
  • Habilitações literárias das mães baixas (preditor estatisticamente significativo de insucesso)
  • Horas de treino semanal elevadas (com impacto nos horários escolares e de trabalho autónomo)
  • Aspirações profissionais e académicas baixas (não esquecendo também os alunos com aspirações mais elevadas, p.e. para prosseguimento de estudos no ensino superior que exigem médias elevadas de acesso)
  • Resultados escolares prévios baixos

Esta informação é útil para análise numa reunião inicial da equipa de escola UAARE e com p.e. os diretores de turma.
A exportação de dados dos RIAA de todos os alunos-atletas da escola é feita através de um ficheiro xlsx exportável através de um link com password de acesso por escola, fornecida a cada Prof. Acompanhante pela EPDAA. Cada linha corresponde a um aluno-atleta.
Para realizar a análise destes indicadores de risco, sugere-se a conversão de dados para formato tabela, selecionando todas as células com conteúdo, conforme o tutorial . É depois possível usar os filtros (documentação de apoio) para explorar os dados, filtrando-os por indicadores de risco (Enquadramento, Ano de escolaridade, etc.) e identificando os alunos-atletas em concreto (Coluna Nome Completo). Uma vez que a folha de cálculo é bastante comprida, sugere-se a utilização da pesquisa na aplicação (no canto superior direito).

49

Esta conversão para tabela permite também criar tabelas dinâmicas (Pivot tables) para análise exploratória de dados ( documentação de apoio).

Um outro instrumento útil nesta análise é o Relatório RIAA, acessível através de um link com password fornecida ao PA pela EPDAA. Este relatório é atualizado automaticamente no momento de acesso, com a análise visual dos dados dos RIAA É possível fazer a exportação destes relatórios clicando no botão no topo direito e selecionando o formato de exportação.
Estes relatórios podem ser úteis para verificação de preenchimentos, envio para Direção, Conselho Geral e outras estruturas internas da escola, parceiros (clubes, etc) e para análise de casos de conciliação mais complexos (p.e alunos de 11.º e 12.º ano por modalidades, deslocalizados por modalidades, habilitações literárias das mães mais baixas por modalidades, horas de treino semanal mais elevadas por modalidade, aspirações profissionais e académicas por modalidades, etc.), através de tabelas com tabulação cruzada, presentes nestes relatórios (ver exemplo abaixo).
51