Planeamento do apoio psicopedagógico

Agrupamento de Escolas Coimbra Centro

Intervenção da Psicóloga UAARE

A Intervenção da Psicóloga UAARE segue as linhas orientadoras propostas pelo Plano de Intervenção do Psicólogo Escolar, bem como o respetivo plano de melhoria. Neste sentido, o objetivo primordial é promover o bem-estar biopsicossocial e o desenvolvimento integral do aluno na escola, atendendo às suas necessidades específicas enquanto atletas, sempre com a articulação dos professores/diretores de turma, do SPO, professores da SEAM e do professor acompanhante. 
Revela-se também muito importante a sua participação nos Conselhos de Turma (final de período e intercalares) que integram alunos UAARE, no sentido de articular de forma mai eficaz com os professores e os DT (fornecer e solicitar informações relevantes respeitantes ao desempenho académico e comportamento/ atitudes destes alunos, apoios na SEAM ,etc.) 
A comunicação com os alunos atletas é realizada preferencialmente em formato presencial, no entanto, em determinados momentos faz sentido haver contacto à distância, em situações de treino, competição ou comunicação de informação relevante para todo o grupo (ex. datas e objetivos das sessões) através da plataforma TEAMS ou num grupo privado do WhatsApp criado para o efeito. 
53

Os contactos com os Encarregados de Educação dos alunos-atletas são maioritariamente realizados à distância, muito devido à dispersão geográfica e sua situação profissional (residência no Algarve, Alentejo, Lisboa, Aveiro, etc.). Tem sido criado para o efeito um grupo privado no WhatsApp com vários objetivos: partilha de informações relevantes, fotos de algumas atividades e dinâmicas realizadas nas sessões e criar também algumas dinâmicas entre os Encarregados de Educação (partilha de preocupações, ansiedades, resultados desportivos, etc.).

54

A psicóloga UAARE, no âmbito da sua intervenção desenhou um programa (Corpo&Mente) com algumas sessões mensais onde são trabalhadas competências (resiliência, motivação, trabalho em equipa e entreajuda, gestão de emoções, etc.)  dirigidas a alunos atletas. As metodologias utilizadas são essencialmente dinâmicas de grupo e reflexão sobre as mesmas.

55

56

Para além do trabalho realizado no AECC com os atletas revela-se importante a aprendizagem e partilha de boas práticas pela Psicóloga UAARE fora do contexto escolar.  

57

Participação no 5.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e encontro com a psicóloga Nádia Tavares, referencia nacional ao nível da Psicologia do Desporto.

56

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

Intervenção da Psicóloga UAARE

No Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, no início do ano letivo realiza-se uma reunião com todos os alunos atletas, Encarregados de Educação, Psicóloga e PA para se apresentarem e conhecerem a dinâmica de trabalho. Nesta reunião a Psicóloga explica a sua intervenção no grupo de trabalho. 

58

A Psicóloga realiza as entrevistas iniciais com todos os novos alunos-atletas (outubro 2022), e sessões com todos os nossos alunos-atletas de continuidade. (Nestas entrevistas são identificadas necessidades e, os alunos-atletas, beneficiam já, neste seguimento, de um acompanhamento mais regular). 
A Psicóloga estabelece um feedback dos alunos atletas para reforço do treino de competências, reforçando as relações, a motivação e a coesão.
Realiza um balanço do ano letivo transato e identificados os pontos fortes e fracos para que uma nova planificação pudesse ser pensada e elaborada; Procede à elaboração de nova planificação com a definição de objetivos, atividades e cronograma.
59