Dinâmicas pedagógicas

Apresentam-se de seguida algumas dinâmicas pedagógicas relevantes em ausências de média e longa duração.

Guiões de aprendizagem

Um guião de aprendizagem é um recurso educativo digital preparado colaborativamente entre o professor da SEAM e o professor do Conselho de turma para dar resposta a ausências de média e longa duração de alunos-atletas por motivos desportivos. Este guião apresenta a sequência de atividades a realizar pelos alunos-atletas de forma o mais autónoma possível, pressupondo sessões síncronas ou assíncronas de acompanhamento durante a ausência, sendo propostas tarefas diversificadas que envolvam abordagens instrucionais, de aplicação e de validação de aprendizagens e/ou competências.

Conceitos-chave na conceção de um guião de aprendizagem

Num guião de aprendizagem é fundamental que:

  1. os objetivos de aprendizagem sejam apresentados de forma clara, identificando-se as aprendizagens e competências a desenvolver;
  2. a linguagem seja o mais clara possível, de forma a facilitar a realização autónoma das tarefas propostas;
  3. sejam disponibilizados conteúdos multimédia de apoio à realização de tarefas, p.e. através de tutoriais vídeo, realizados pelo professor da SEAM ou curados a partir de fontes web adequadas (p.e. Khan Academy, #Estudo em Casa)
  4. as tarefas propostas exijam a apresentação de evidências não apenas escritas mas também em formato de fotografia, áudio e/ou vídeo produzidos pelos alunos-atletas, de forma a garantir a autenticidade e desenvolver competências como a comunicação
  5. o tempo necessário à realização das tarefas propostas seja dimensionado ao tempo de estudo disponível do aluno durante a ausência, sendo selecionados os conteúdos absolutamente essenciais de forma a o aluno conseguir cumprir as tarefas pedidas, sentindo-se envolvido no processo de ensino e aprendizagem e mantendo o equilíbrio emocional num período de maior exigência desportiva
  6. O feedback dado ao aluno no próprio guião seja suficientemente claro e detalhado, por exemplo identificando as lacunas de aprendizagens, apresentando sugestões e elicitando as aprendizagens e competências adquiridas, servindo não só para a regulação das aprendizagens do aluno mas também para a passagem de informação ao professor do Conselho de Turma

Vantagens na aplicação de um guião de aprendizagem

  • Integra os vários recursos e tarefas num documento único, facilitando a orientação dos alunos
  • Pode ser expandido com links ou qr codes para recursos web
  • Integra as resoluções de tarefas dos alunos e o feedback do professor
  • Pode ser usado em modalidades presenciais ou a distância, impresso em papel ou em dispositivos digitais
  • Pode ser usado em regime híbrido ou em ensino remoto de emergência, permitindo ter alunos em trabalho autónomo em simultâneo com alunos em sessão síncrona e presencial
  • É mais facilmente partilhável com colegas, especialmente na passagem de casos entre professores da SEAM e do Conselho de Turma
  • Pode ser útil numa discussão de casos entre colegas ou em contexto de formação
  • Pode ser usado em diferentes contexto de atividade para além de uma ficha de trabalho, como por exemplo visitas de estudo, trabalho de pesquisa, atividades práticas e laboratoriais, atividades interdisciplinares, entre outros

Para saber mais, consulte o curso Guiões de aprendizagem para apoio personalizado em ausências de média e longa duração.

Portfólios

Os Portfólios podem ser considerados documentos personalizados do percurso de aprendizagem.

Ricos pela sua diversidade e individualidade, demonstrativos dos contextos em que foram produzidos. (Ex:  Turmas de cursos profissionais de diferentes áreas. Do 1.º ao 3.º ano).

Muito especialmente no ensino profissional, é fundamental a diversificação de estratégias de ensino e aprendizagem assim como de avaliação.

estrutura modular dos currículos justifica a utilização deste instrumento – Portfólio digital – uma vez que a sua construção e complexificação decorre ao longo dos mesmos, criando-se uma lógica de continuidade e evolução no trabalho, que por vezes a estrutura modular parece quebrar.

Uma das suas maiores virtualidades é ser gerido por um utilizador, neste caso o aluno, que pode manter uma dinâmica permanente, gerindo o seu portfolio da forma mais adequada e conveniente. Muito adequado no caso dos Alunos-Atletas UAARE com ausências de média e longa duração.

A dinâmica de trabalho é por um lado  individual,  porque o ritmo e as capacidades individuais dos alunos são distintas (caso particular de alunos UAARE com ausências frequentes), mas também coletiva, uma vez que há sempre um trabalho de heteroavaliação em pares (cada aluno avalia o Portfólio de um colega ao longo do ano).

Para saber mais, consulte o curso Articulação da SEAM com os Conselhos de Turma nos apoios pedagógicos e psicopedagógicos.

Cadernos digitais

Na Escola Secundária Fonseca Benevides, os alunos atletas assistem às aulas à distância. Os apoios da SEAM podem ser síncronos ou assíncronos, marcados de acordo com as necessidades e disponibilidades de alunos e professores, e a comunicação entre professores e alunos é centrada na plataforma TEAMS usada diariamente para as aulas. 

Todos os alunos atletas fazem parte da equipa UAARE na plataforma TEAMS onde podem aceder às várias Salas de Estudo das várias disciplinas onde podem aceder aos materiais dos apoios, contactar professores da SEAM, esclarecer dúvidas e/ou solicitar um apoio mais individualizado.

Em paralelo são sinalizados para frequentarem a SEAM, pelos Diretores de Turma, Professores Curriculares e Professores Acompanhantes, alunos atletas com ausências mais frequentes ou pontuais e que manifestem mais dificuldades. 

Estes alunos são contactados pelos professores da SEAM que, a partir daí, procuram fazer o acompanhamento mais individualizado do trabalho destes alunos, por forma a superar as dificuldades manifestadas resultantes da sua ausência.

A comunicação entre o professor da SEAM e o professor curricular é fundamental e passa muitas vezes pela partilha do bloco de notas (caderno digital) da disciplina onde o professor da SEAM pode acompanhar o trabalho realizado nas aulas e contribuir para uma aprendizagem mais efetiva juntos dos alunos atletas.

Para saber mais, consulte o curso Articulação da SEAM com os Conselhos de Turma nos apoios pedagógicos e psicopedagógicos.