Planeamento do apoio pedagógico

A UAARE disponibiliza três tipos de apoio pedagógico aos alunos-atletas:

epdaa01

Apoio Individual (AI)

Para Alunos-Atletas:

  • com dúvidas ou necessidades de recuperação de curta duração.
  • que necessitam de supervisão ao autoestudo para melhoria de notas e ou preparação de exames.
Plano de Recuperação de Aprendizagens (PRA)

Para Alunos-Atletas com necessidades de apoio de curta a média duração (até 15 dias), por antecipação ou após as ausências por motivos desportivos, devido a atrasos no desenvolvimento de aprendizagens e competências.

Plano Pedagógico Individual de Conciliação (PPI-C)

Alunos-Atletas com:

  1. dificuldades significativas de articulação das agendas desportiva e escolar, não dispondo de oportunidades de frequência de parte das disciplinas durante todo o ano letivo. A resposta é assegurada pelo(s) docente(s) do Conselho de Turma em articulação com a Equipa de Escola UAARE, sendo as condições de execução pedagógica (indicação de conteúdos, controlo da assiduidade, validação da aprendizagem e articulação com diretor de turma e respetivo docente curricular), definidas no PPI-C e aprovadas no respetivo Conselho de Turma, recorrendo se necessário a Guiões de Aprendizagem, permitindo à distância o necessário apoio e supervisão, quer do Conselho de Turma quer da SEAM. O Professor Acompanhante e o Diretor de turma gerem este processo de forma articulada.
  2. ausências prolongadas acima de duas semanas consecutivas. A resposta é assegurada pelo(s) docente(s) do Conselho de Turma em articulação com a Equipa de Escola UAARE, sendo as condições de execução pedagógica (indicação de conteúdos, controlo da assiduidade, validação da aprendizagem e articulação com diretor de turma e respetivo docente curricular), definidas no PPI-C e aprovadas no respetivo Conselho de Turma, recorrendo se necessário a Guiões de Aprendizagem, permitindo à distância o necessário apoio e supervisão, quer do Conselho de Turma quer da SEAM. O Professor Acompanhante e o Diretor de turma gerem este processo de forma articulada.

Ter em consideração que:

  1. Apoio Individual (AI) e os Planos de Recuperação de Aprendizagem (PRA) devem ter registo (rasto pedagógico e psicopedagógico UAARE) na escola.
  2. Planos pedagógicos de conciliação (PPI-C) devem ter registo no campo Averbamentos do respetivo Compromisso de Conciliação, disponível online no Relatório Individual do Aluno-Atleta.

Agrupamento de Escolas Castêlo da Maia

Articulação do PA com CT para ausências de curta e média duração

No Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia a Professora Acompanhante (PA) faz parte na plataforma Teams do Agrupamento de todos os CT, em que existem alunos UAARE (Note-se que houve um esforço em agrupar os alunos UAARE, sempre que possível, na mesma turma). Em cada equipa turma, no canal privado do CT, existe uma pasta UAARE.

20

Nessa pasta a PA coloca, para cada AA da turma, o documento “O que aprendemos na tua ausência”, onde os professores da turma registam o conjunto de atividades/tarefas/orientações que os AA devem executar durante/após a ausência à escola.

02

Sempre que existe uma ausência programada os professores preenchem o documento.

03

Caso seja necessário o apoio dos professores da SEAM o PA informa-os e estes têm acesso ao link do documento, para consultar a informação e posteriormente apresentarem o parecer do apoio ao professor/a do CT. O documento fica disponível, para edição e troca de informação síncrona, entre o professor curricular e o professor SEAM.

04

O documento associado a cada aluno é único e acumula todos os períodos de ausência, com a respetiva informação e feedback dos professores da SEAM.

Nota: Este documento está disponível para utilização no final deste separador

Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

Plano Pedagógico Individual de Conciliação (por antecipação, antes da ausência

O Rafael Fernandes, aluno-atleta do CNT de Basquetebol, sediado em Ponte de Sor, encontra-se deslocado a muitos quilómetros da sua residência, a sua família reside em Portimão e, por isso, recorre ao único transporte público que faz a ligação Évora-Faro. Este transporte parte de Évora às 14h30, o que obriga o aluno a faltar semanalmente a uma aula de 50 minutos de FQ.  

O Rafael beneficia de um Plano Pedagógico Individual de Conciliação à disciplina de Físico-Química. O Rafael não apresenta qualquer dificuldade à disciplina. Tendo em consideração o horário do aluno, havia a possibilidade de lecionar a aula às quartas-feiras na Sala SEAM, como antecipação da aula de sexta, mas neste caso o aluno ficava privado de beneficiar de qualquer outro apoio. Em alternativa a esta opção, o Rafael está a beneficiar do apoio às terças-feiras, durante a sua hora de almoço. 

23

O professor de Físico-Química e a docente da SEAM contactam através de email sobre os temas a abordar durante este apoio. Assim, o professor de Físico-Química, após cada aula de sexta-feira, através de email, envia à professora da SEAM a informação dos temas/assuntos abordados nessa aula. 

24

Na terça-feira, a professora da SEAM replica a aula, fazendo, quando necessário, a abordagem teórica dos conteúdos, seguida de exercícios práticos. Do trabalho desenvolvido é dado feedback ao professor de Físico-Química. O Rafael revela bastante facilidade na aquisição e aplicação dos conteúdos da disciplina.

Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo

Articulação do CT na conciliação de carreira dupla de aluno-atleta a distância

No Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, no ano letivo 2021-2022, um AA do curso profissional de técnico de desporto assistiu a todas as aulas a distância, devido a estar a exercer a sua atividade desportiva no estrangeiro. 
No seu PPI-C ficou definido, que o aluno tinha que assistir semanalmente, de forma síncrona, a 12 h, podendo as restantes serem capitalizadas através de atividades/guiões de aprendizagem com apresentações semanais na plataforma Teams da escola. 
Semanalmente o interlocutor desportivo enviava email com o calendário desportivo do AA  ao Diretor de Turma, após a receção o diretor de turma, disponibilizava-o, todas as sextas-feiras, num canal privado, da turma, para os professores o horário do aluno da semana seguinte.

25

Neste separador fica o histórico de alterações e todas as alterações efetuadas ao longo do ano

26

Com a mancha horária os professores definiam semanalmente as atividades síncronas, interação com os pares e atividades assíncronas, através das tarefas no Teams.

27

Ao domingo, ou início da semana letiva, os professores com aulas síncronas agendavam as aulas para a semana, disponibilizando no calendário do Teams do AA a mancha horária que tinha de participar de forma síncrona.

28

Para as atividades assíncronas, os professores lançavam no separador tarefas as atividades para o aluno executar nessa semana com os respetivos objetivos e plano de avaliação.

28

No final da atividade os professores elaboram o feedback, plano de melhoria e/ou avaliação das atividades propostas. Ficando o registo acessível a todo o CT no separador Avaliações da plataforma.

29

Articulação CT - SEAM  na conciliação de carreira dupla dos alunos-atletas 

Os planos de recuperação de aprendizagem e planos pedagógicos individuais de conciliação são articulados entre o CT e a sala SEAM, através de uma folha de cálculo, partilhada nas equipas turma (plataforma TEAMS do Agrupamento) onde os professores curriculares identificam a aprendizagem essencial comprometida, indicam a(s) atividade(s) a realizar na sala SEAM e onde os professores da sala SEAM fornecem o feedback sobre as evidências de aprendizagens adquiridas ou não pelos AA. No final os professores curriculares indicam na folha de cálculo se a aprendizagem está validada ou não e apresentam as observações que acham mais ajustadas à atividade desenvolvida. Esta folha é dinâmica, colaborativa e comulativa onde todos os processos de articulação, desenvolvidos ao longo do ano letivo, entre os professores do CT e Professores da sala SEAM ficam registados. Esta folha permite uma monitorização mais eficaz do PA na gestão das necessidades e apoio aos AA.

PPI

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

A ESACSF iniciou um processo de articulação entre a SEAM e os Conselhos de Turma em fase piloto no ano letivo 2022-2023 usando a plataforma Google Classroom.

Para isso, foi criada nesta plataforma uma "Turma" UAARE ESACSF onde foram inscritos os professores da SEAM e os alunos-atletas. Para além de funcionar como canal de comunicação na UAARE e de arquivo de documentação, o processo de articulação funciona da seguinte forma:

Classroom - Turma UAARE

  1. É partilhado no Google Drive um documento colaborativo, por aluno-atleta, entre o professor da SEAM de determinada área disciplinar e o respetivo professor do Conselhos de Turma, apenas nos casos com maiores necessidades de articulação (p.e. com ausências mais significativas e continuadas ao longo do ano letivo). Esse documento está também partilhado com a PA e o/a com as notificações ativas, para que, sempre que há uma alteração, todos os envolvidos sejam notificados por email.
    Registo de apoios
    Notificações
  2. Este documento permite a troca de informação entre a SEAM o CT sobre as necessidades de aprendizagem do aluno-atleta, as tarefas realizadas nos apoios e o feedback ao professor do CT;
  3. No tópico Articulação com o CT na Turma no Google Classroom, são centralizados os links para estes documentos partilhados, para que fiquem todos no mesmo lugar, dando-se o nome do respetivo aluno e turma no material adicionado neste tópico.

Tópico articulação com o CT

Desta forma é feita a passagem de casos entre a SEAM e o CT, estando a PA e o/a DT a par desta articulação.

Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio

A organização e monitorização das equipas pedagógicas é efetuada através da plataforma Google Classroom, distribuída por três níveis de ação:

  • Classrooms da Turma (no Agrupamento, todas as turmas possuem, obrigatoriamente, pelo menos uma Classroom permanente, independentemente de integrarem, ou não, Alunos Atletas UAARE)
  • Classrooms dedicados - AA com ausências previsivelmente regulares e prolongadas (sinalizados junto dos DT pela UAARE)
  • Gestão UAARE
    • Pasta partilhada, exclusiva à coordenação UAARE, no Google Drive
    • Site Google
Gestão do Apoio UAARE

Neste espaço reservado a professores do CT e SEAM, têm acesso aos seguintes itens:

  • Apoio Individual ao estudo AI : apoio ao auto-estudo ou apoio pontual para preparar o AA para um teste , melhoria de classificação ou resolver uma dúvida muito circunscrita da matéria de ensino de determinada disciplina;
  • Plano de Recuperação das Aprendizagens PRA: em consequência de atrasos no desenvolvimento de aprendizagens e competências, este tipo de apoio destina-se a AA com necessidades de apoio de curta ou média duração (até 15 dias), quer em antecipação, quer após ausências.
  • Plano Pedagógico Individual de Conciliação(PPI-C): AA com dificuldades significativas de articulação das agendas desportiva e escolar, não dispondo de oportunidades de frequência de parte das disciplinas durante todo o ano letivo e AA com ausências prolongadas acima de duas semanas consecutivas.

Org

Em todos os casos, a resposta é assegurada pelo(s) docente(s) do Conselho de Turma, em articulação com a Equipa de Escola UAARE, sendo as condições de execução pedagógica (indicação de conteúdos, controlo da assiduidade, validação da aprendizagem e articulação com diretor de turma e docente curricular) definidas no PPI-C e aprovadas no Conselho de Turma, recorrendo, se necessário, a Guiões de Aprendizagem, permitindo, eventualmente, à distância, o apoio e supervisão, quer do Conselho de Turma, quer da SEAM.
O Professor Acompanhante e o Diretor de Turma gerem este processo de forma articulada, monitorizando o processo na plataforma da escola.

Para o apoio ao estudo os professores da SEAM tem acesso a:

  • Lista de AA UAARE: atualizada com os dados dos  AA por ano,turma, modalidade desportiva, DT, correio eletrónico; 

AA

  • Formulário de registo de cada apoio a cada AA (sumário): Após cada apoio ao estudo, o professor da disciplina correspondente é informado do teor do apoio e, desejavelmente e sempre que possível, do desempenho no mesmo do AA UAARE.

12

  • Listagem dos AA em processo de apoio: identificação, contactos, classificações, caraterização das dificuldades (por disciplina) que justificam a necessidade de apoio relatada pelo respetivo CT;

AA1

  • Modelo do relatório referente ao Plano Pedagógico Individual/Plano de Recuperação das Aprendizagens de que cada AA envolvido beneficiou: o relatório do conjunto de apoios (PPI) e respetivo teor (que inclui o parecer do professor da SEAM que protagonizou o referidoapoio)seráenviadoparaorespetivoCT,nofinaldecadaperíodo, devendoser analisado e considerado para efeitos de classificação do AA.

Por sua vez os diretores de turma dos AA tem acesso aos seguintes itens:

  • Listagem dos AA UAARE, sempre atualizada
  • Modelo/Formulário de PPI-C, para AA com ausências prolongadas às atividades letivas, que inclui as disciplinas envolvidas, as AE/Conteúdos, as atividades de apoio ao estudo a realizar pelo AA, a calendarização da realização das atividades de apoio ao estudo propostas e a avaliação (quando considerado oportuno)

PPI

  • Equipa de Escola UAARE (Docentes, Contactos e horários de funcionamento dos apoios ao estudo) - Às quartas e quintas- feiras, os professores da SEAM, entre as 14.00 e as 15.00 horas, recebem os AA que irão beneficiar do apoio ao estudo na SEAM e calendarizam o funcionamento do apoio, considerando as disponibilidades quer do AA , quer do docente da SEAM, seja em modo presencial ou remoto, individualmente ou em grupo. O primeiro contacto do AA com docente da SEAM deverá ser intermediado pela Psicóloga da UAARE, que ajudará a “selar o compromisso ”

aa

  • Ficha Modelo do Relatório Final de Período referente a cada AA UAARE, estabelecido no respetivo CT e enviado para a UAARE do AESAS.
    Nota:existe um ponto na Ordem de Trabalhos dos CTs de avaliação, dedicado à apreciação e avaliação,abrangente,do percurso de cada AA até ao momento. Essa apreciação despoleta, nomeadamente, a definição do apoio na SEAM;
  • Calendarização (mancha) das possíveis/previsíveis ausências prolongadas às atividades letivas, nomeadamente ao serviço das respetivas seleções nacionais;

Mancha

  • Procedimentos UAARE no AESAS, com o texto integral do documento em vigor no AESAS (tipificação organizacional do apoio no âmbito da SEAM, descrevendo como funciona, começa e termina o processo de apoio na SEAM, bem como a articulação entre a SEAM e o DT/CT).

AA

Agrupamento de Escolas de Alcochete

Podem conhecer a metodologia de apoio e articulação entre a SEAM e o CT, no Agrupamento de Escolas de Alcochete, através da apresentação disponibilizada no seguinte link

alcochete

Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco

AECCB

Neste Agrupamento de Escolas utilizam a plataforma Teams e Office 365.

Através da aplicação Forms, definiram desde o início do ano letivo, um formulário de autorregulação de aprendizagem, onde os AA, apresentam evidências sobre o apoio que receberam e identificam as suas necessidades de apoio ao estudo, possibilitando assim definir prioridades e a gestão de professores na sala SEAM.

AECCB

Durante o 1.º Período letivo das 1100 respostas, 63 solicitaram apoio pedagógico, a uma ou mais disciplinas.

AA2

 Um dado interessante é 43 AA terem solicitado apoio psicopedagógico através deste formulário. Esta medida permite um direcionamento mais eficaz e atempado para o psicólogo escolar/UAARE.

AA3

A Sala SEAM está distribuída por duas equipas no Teams. Onde uma é direcionada para os professores da SEAM, AA e Professores Acompanhantes e outra equipa onde estão todos os professores curriculares dos conselhos de turma dos AA.

AA4

O registo dos apoios UAARE é efetuado numa folha colaborativa por AA, onde a informação de todos os apoios vai sendo acrescentada ao longo do ano letivo, com feedback dos professores da sala SEAM para o CT.

AECCB  

O Agrupamento apostou num trabalho colaborativo através das ferramentas digitais, optimizando procedimentos, sem descurar o contacto presencial entre professores, psicóloga e AA na sala SEAM.

aa

Articulação SEAM com CT

A professora Raquel Azevedo apresentou a metodologia de implementação do apoio ao AA, reforçando a importância do trabalho colaborativo. 

O AA sempre como o centro da ação e através da identificação das suas necessidades os diferentes atores do processo de conciliação atuam.

apoio  

A equipa SEAM definiu o conjunto de desafios que tem que alcançar para o apoio eficaz aos AA.

AA3

E como é efetuada a articulação entre SEAM e CT, apresentando os parâmetros de qualidade na ação com o AA.

AA4

Testemunho de AA - Apoio ao estudo na sala SEAM

Ser aluno-atleta UAARE é um privilégio pois permite conciliar a vida academia com a vida desportiva, algo que antigamente não era possível. 
Quando ocorreu a implementação da UAARE na nossa escola notei uma maior flexibilidade por parte dos professores no sentido de se mostrarem disponíveis para a alteração de datas de testes ou entregas de trabalhos e também uma maior compreensão sobre a nossa carreira «dupla», que não é fácil de gerir. 
Obviamente, ser aluno-atleta requer muita disciplina da nossa parte uma vez que a UAARE não serve para nos focarmos completamente na nossa vida desportiva mas sim para permitir a conciliação entre a nossa vida escolar e a nossa vida como atletas. 
Como aluna UAARE a minha experiência tem sido muito boa, tendo sempre professores disponíveis para me ajudar; podemos contar com apoios online ou na sala SEAM para repor conteúdos que ficaram por dar devido a ausências associadas ao desporto ou para consolidar aprendizagens. Já pude usufruir de apoio de Matemática online às 7h30 da manhã a um domingo, o que por si só já mostra o comprometimento que existe por parte dos alunos como também dos professores. 

AA