Estrutura de um guião de aprendizagem e desenho de tarefas

O exemplo de guião de aprendizagem de seguida apresentado foi usado com alunos-atletas em ausências de média duração, inclusive durante a pandemia de COVID-19, evitando sessões síncronas com a mesma duração das atividades letivas presenciais, dando autonomia aos alunos para gerirem o seu tempo na realização das tarefas propostas.

Na introdução do guião são apresentadas as aprendizagens essenciais e os objetivos de aprendizagem de forma a o aluno compreender de forma clara o que é esperado que atinja na sua resolução.

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As tarefas propostas ao aluno podem incluir atividades simples de interpretação de enunciados e textos, análise de gráficos, resolução de exercícios típicos de uma ficha de trabalho em papel ou do manual, permitindo ao aluno responder no próprio documento num espaço dedicado às resoluções, com escrita digital ou recorrendo a fotografias do caderno digital. 

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No entanto são também incluídas tarefas que exijam a criação de pequenos recursos multimédia, tipicamente gravações de ecrã narradas pelo próprio ou gravações de áudio, de forma a verbalizar p.e. procedimentos de cálculo, interpretações de enunciado, fornecendo desta forma evidências de aprendizagem e desenvolvimento de competências ao professor da SEAM e ao professor do CT não presentes numa resolução apenas escrita.

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Nas tarefas são também incluídos recursos multimédia de apoio, sejam vídeos da Khan Academy#Estudo em casa ou gravações de ecrã narradas pelo professor da SEAM, de forma a exemplificar resoluções, interpretações, ou mesmo facilitando a aprendizagem por receção significativa, mantendo também uma certa proximidade professor-aluno através da sua voz e de um recurso que o aluno sabe que foi feito de forma personalizada para ele.