Caracterização do contexto de ausência e das necessidades de aprendizagem

As ausências de média e longa duração estão geralmente associadas a atletas de alto rendimento e de seleção nacional, e são conhecidas previamente através do canal de comunicação existente entre o Professor Acompanhante e o Interlocutor Desportivo.

O planeamento a realizar pela Equipa de Escola para dar resposta a um cenário deste tipo envolve perceber antecipadamente a duração da ausência e as condições em que os alunos-atletas se encontrarão nesse período, o tempo e as condições técnicas que têm disponíveis para tarefas escolares e para eventuais sessões síncronas e/ou assíncronas com a escola, momentos críticos de competição em que a "carga" escolar deve ser reduzida, entre outros. Com esse conhecimento é possível desenhar uma estratégia de apoio pedagógico antes, durante e após a ausência, p.e. aumentando o ritmo de aprendizagem no período antes da ausência, identificando aprendizagens e competências essenciais a desenvolver durante a ausência através de guiões de aprendizagem e sessões síncronas e/ou assíncronas e executando um plano de recuperação após esta ausência.

Partindo de um cenário concreto: Alunos-atletas de uma escola UAARE foram convocados para um estágio com competição da seleção nacional de futebol durante três semanas, existindo um horário de 1 hora por dia, exceto em dias de competição, para realizar tarefas escolares com o apoio de um tutor, para além de 2 horas de lazer diárias que poderão ser dedicadas ao estudo. Os alunos estarão longe da família e amigos durante este período, com elevada pressão para o desempenho desportivo.

O Professor da Sala de Estudo Aprender Mais e o Professor Acompanhante definem uma estratégia de apoio pedagógico a estes alunos validada pelo respetivo Professor da disciplina do Conselho de Turma e coordenada pelo Diretor de turma para estes três momentos (antes, durante a após a ausência). No âmbito deste curso, será abordado apenas o apoio pedagógico durante a ausência. 

Assim, para preparar o apoio pedagógico durante a ausência, depois de obter um cronograma detalhado do período de ausência através do Professor Acompanhante, o Professor da SEAM recorre ao Professor do CT para identificar a respetiva planificação das atividades letivas e das aprendizagens essenciais, competências, tarefas e recursos geralmente usados nas aulas, tentando também perceber as necessidades dos alunos-atletas priorizando respostas às suas dificuldades. Em articulação com o interlocutor desportivo da federação, sabe que poderá realizar uma sessão síncrona de meia hora no início e no final da semana para planear a semana e fazer um balanço, bem como interagir de forma assíncrona em plataforma digital da escola, de forma personalizada, para esclarecer dúvidas e dar feedback. Para o restante tempo, prepara um conjunto de guiões de aprendizagem, dimensionados para o tempo disponível e tendo em conta que nas outras disciplinas também haverá exigências escolares, sendo estes guiões validados previamente pelo professor do Conselho de Turma. Estes guiões serão o instrumento de trabalho principal do aluno durante a ausência, sendo enviados antecipadamente para o tutor da federação que poderá supervisionar o aluno na realização de tarefas nas sessões diárias de 1 hora no local do estágio.

Nas secções seguintes serão abordados com maior detalhe alguns aspetos essenciais a considerar no desenho de um guião de aprendizagem para um contexto de ausência deste tipo.