Introdução ao conceito de guião de aprendizagem

O que é um guião de aprendizagem?

Um guião de aprendizagem é um recurso educativo digital preparado colaborativamente entre o professor da SEAM e o professor do Conselho de turma para dar resposta a ausências de média e longa duração de alunos-atletas por motivos desportivos. Este guião apresenta a sequência de atividades a realizar pelos alunos-atletas de forma o mais autónoma possível, pressupondo sessões síncronas ou assíncronas de acompanhamento durante a ausência, sendo propostas tarefas diversificadas que envolvam abordagens instrucionais, de aplicação e de validação de aprendizagens e/ou competências.

Conceitos-chave na conceção de um guião de aprendizagem

Num guião de aprendizagem é fundamental que:

  1. os objetivos de aprendizagem sejam apresentados de forma clara, identificando-se as aprendizagens e competências a desenvolver;
  2. a linguagem seja o mais clara possível, de forma a facilitar a realização autónoma das tarefas propostas;
  3. sejam disponibilizados conteúdos multimédia de apoio à realização de tarefas, p.e. através de tutoriais vídeo, realizados pelo professor da SEAM ou curados a partir de fontes web adequadas (p.e. Khan Academy, #Estudo em Casa)
  4. as tarefas propostas exijam a apresentação de evidências não apenas escritas mas também em formato de fotografia, áudio e/ou vídeo produzidos pelos alunos-atletas, de forma a garantir a autenticidade e desenvolver competências como a comunicação
  5. o tempo necessário à realização das tarefas propostas seja dimensionado ao tempo de estudo disponível do aluno durante a ausência, sendo selecionados os conteúdos absolutamente essenciais de forma a o aluno conseguir cumprir as tarefas pedidas, sentindo-se envolvido no processo de ensino e aprendizagem e mantendo o equilíbrio emocional num período de maior exigência desportiva
  6. O feedback dado ao aluno no próprio guião seja suficientemente claro e detalhado, por exemplo identificando as lacunas de aprendizagens, apresentando sugestões e elicitando as aprendizagens e competências adquiridas, servindo não só para a regulação das aprendizagens do aluno mas também para a passagem de informação ao professor do Conselho de Turma

    

Vantagens na aplicação de um guião de aprendizagem

  • Integra os vários recursos e tarefas num documento único, facilitando a orientação dos alunos
  • Pode ser expandido com links ou qr codes para recursos web
  • Integra as resoluções de tarefas dos alunos e o feedback do professor
  • Pode ser usado em modalidades presenciais ou a distância, impresso em papel ou em dispositivos digitais
  • Pode ser usado em regime híbrido ou em ensino remoto de emergência, permitindo ter alunos em trabalho autónomo em simultâneo com alunos em sessão síncrona e presencial
  • É mais facilmente partilhável com colegas, especialmente na passagem de casos entre professores da SEAM e do Conselho de Turma
  • Pode ser útil numa discussão de casos entre colegas ou em contexto de formação
  • Pode ser usado em diferentes contexto de atividade para além de uma ficha de trabalho, como por exemplo visitas de estudo, trabalho de pesquisa, atividades práticas e laboratoriais, atividades interdisciplinares, entre outros

O conceito de guião de aprendizagem já foi abordado em sessões de desenvolvimento profissional da equipas UAARE, nomeadamente na Oficina de Formação UAARE no ano letivo 2019-2020 ou na AFCD organizada pela SEAM-ND no ano letivo 2020-2021. Existem diversos exemplos de guiões produzidos por elementos das equipas de escola UAARE a nível nacional, com alguns exemplos partilhados com a comunidade geral disponíveis no website UAARE na secção Recursos Educativos Digitais produzidos pelas Equipas de Escola.

Neste curso serão explorados várias aspetos necessários ao planeamento e implementação de guiões de aprendizagem em contexto de apoio a distância, síncrono e/ou assíncrono, de forma a minimizar o melhor possível as ausências escolares de alunos-atletas com exigências desportivas de alto nível durante períodos de tempo significativos.