Preparar uma página de guião de aprendizagem na Área do professor

Depois de criar a secção de uma disciplina na Área do professor (clicando no botão + Secção na base da aplicação, tendo antes selecionado a secção existente), é necessário adicionar uma página (arrastando as mais recentes sempre para o topo) clicando no botão +Página, neste caso um Guião de aprendizagem. Considera-se um guião de aprendizagem um recurso educativo digital que apresenta a sequência de atividades a realizar pelos alunos num apoio ou aula, que pode ser seguido com orientação do professor numa sessão síncrona ou de forma autónoma. Para isso, e necessário que a linguagem seja o mais clara possível, a sequência seja adequada, os conteúdos de apoio à realização estejam disponíveis e o tempo necessário à realização das tarefas propostas seja bem dimensionado.

Esta página pode ter já uma estrutura predefinida, sendo o título o nome do guião (p.e. Guião de aprendizagem 1 – “tema” ou Aula x - data):

Sumário

(Sumário da aula)

Aprendizagens essenciais 

(indicação da(s) aprendizagem(ens) essencial(is) a adquirir com a resolução deste guião) 

Introdução 

(introdução do conjunto de atividades a desenvolver, enquadrada nas aprendizagens essenciais, orientada para o estudo autónomo e para diferentes níveis de desempenho - do mais simples para o mais complexo) 

Tarefas a desenvolver 

(Descrição pormenorizada das atividades, sempre que possível, acompanhadas de tutoriais de apoio de forma a promover o estudo autónomo dos alunos). Podem remeter-se neste caso os alunos para conteúdos para páginas ou parágrafos específicos de páginas na Biblioteca de Conteúdos, servindo esta área para estruturar os conteúdos das disciplinas por temas p.e.

Resolução das tarefas propostas 

(Espaço onde o aluno irá realizar as tarefas propostas, inserindo anexos, escrevendo diretamente na página, desenhando, fazendo gravações áudio, etc.) 

Image
ecrã para preparar uma página de guião de aprendizagem na Área do professor

 

Depois de introduzidas as descrições para cada cabeçalho, incluindo ficheiros, links para vídeos, etc., na secção Tarefas a desenvolver, e assegurando que a descrição das tarefas é o mais clara possível para os alunos conseguirem atender o que devem fazer de forma autónoma), é necessário fazer a ligação a um Trabalho no Teams.

É possível gerir o bloco de notas escolares em articulação com os Trabalhos no Teams, centralizando toda a resolução de tarefas pelos alunos nos seus blocos de notas individuais. Isto pode ser útil numa perspetiva de portefólio, bem como de acesso a todo o percurso do aluno na realização de tarefas, podendo ser exportado com a aplicação OneNote 2016 (incluída no Office) para Word ou PDF (todo o bloco, secções apenas, etc).

O conceito que será agora apresentado pressupõe o seguinte:

  1. O/A professor/a prepara uma página por guião de aprendizagem na secção da disciplina na Área do professor, com uma estrutura comum a todos;

  2. Através dos Trabalhos no Teams, quando configura a tarefa, distribui a página anteriormente criada por todos os blocos individuais dos alunos;

  3. Os alunos resolvem as tarefas nessa página, podendo o/a professor/a acompanhar a sua resolução de forma síncrona ou assíncrona

  4. Os alunos, assim que concluam a resolução, consultam o Trabalho no Teams e clicam no botão Entregar. Nesse momento, a página de trabalho dos alunos fica apenas editável pelo/a professor/a, podendo este atribuir nota, fazer as correções e dar o feedback que achar necessário (com escrita digital, teclado, áudio, outra)

  5. O/a professor/a devolve a página ao aluno, podendo este fazer novas alterações se necessário e consultando o feedback e a respetiva nota.