Criar tarefas integradas no bloco de notas escolares

O bloco de notas escolares, um dos separadores no canal Geral, é uma espécie de dossier de trabalho com um conjunto de separadores com páginas que permite trabalhar individualmente com os alunos nos seus Blocos individuais, preparar recursos na Área do professor, apenas acessível a este, partilhar recursos na Biblioteca de conteúdos com todos os alunos, apenas para consulta destes, ou ainda colaborar com alunos numa mesma página na Área de colaboração.

Image
ecrã para criar tarefas integradas no bloco de notas escolares

 

O trabalho que pode ser feito nestas áreas combina facilmente a escrita digital e o multimédia, sendo possível escrever com a mesa digitalizadora ou ecrãs tácteis (separador Desenhar do bloco de notas), inserir gravações áudio (separador Inserir do bloco de notas), anexar ficheiros de todo o tipo, integrar vídeos do Youtube, entre outros. Para os alunos, é possível organizarem o seu bloco de notas individual, inserindo p.e. fotografias do seu caderno diário, resolver as tarefas propostas na aula, tirar apontamentos, etc. Durante uma sessão síncrona, é possível acompanhar a realização da tarefa em tempo real no bloco de notas individual, navegando para a respetiva página, dando feedback se necessário, inserindo autocolantes (separador Inserir do bloco de notas), etc.

Estes blocos de notas, caso se sincronize com a aplicação OneNote instalada no computador, clicando no botão Abrir na aplicação, podem ser trabalhados diretamente na aplicação, sincronizando as alterações com o bloco de notas da equipa e oferecendo mais funcionalidades.

Image
ecrã para criar tarefas integradas no bloco de notas escolares

 

Uma outra vantagem é que estes blocos de notas funcionam offline com a aplicação OneNote instalada, pelo que para alunos que viajam ou não têm acesso durante algum tempo à internet, poderão continuar a trabalhar na aplicação, sincronizando no final todas as alterações realizadas.

Na primeira abertura do bloco de notas, é necessário configurar o bloco de notas, definindo as secções nos blocos de notas individuais de aluno – Como ponto de partida p.e. uma secção para Sumários e Tarefas.