As sessões síncronas permitem a interação em tempo real com os alunos. É importante estabelecer algumas regras de início, nomeadamente a ligação de webcam na entrada na reunião e sempre que o/a professor/a solicitar ou manter o microfone desligado quando não se está a falar, evitando ruído desnecessário.
Também é importante dar tempo aos alunos para realizarem tarefas fora do computador, no caderno diário, ou outras atividades tangíveis, em qualquer disciplina ou apoio, não apenas nas visuais (preparar um cartaz, uma pequena construção com materiais do dia-a-dia, utilização de instrumentos como o transferidor, compasso, régua, aguarela, dobragens, ler um excerto de um livro, etc.), reduzindo o tempo de ecrã e o tempo de controlo da aula pelo professor. P.e., após briefing de um determinado guião em grande grupo, podem dar-se 15 minutos para os alunos realizarem uma determinada tarefa, usando esse tempo para acompanhar o desenvolvimento da mesma no bloco de notas escolar (ver a secção sobre Blocos de notas escolares) ou fazendo registos de presença, avaliação ou revendo as tarefas realizadas anteriormente pelos alunos.
Neste período de trabalho autónomo, pode inclusivamente conversar-se de forma privada com determinados alunos sobre questões relacionadas com a disciplina ou sobre o dia-a-dia destes.