Introdução

A UAARE apresenta um ambiente de aprendizagem centrado no aluno-atleta, com um ambiente digital integrado com os espaços de aprendizagem “físicos”.  É composto por uma equipa pedagógica dedicada ao desenvolvimento de planos pedagógicos individuais, adaptados às necessidades dos alunos e às suas ausências escolares por motivos desportivos.

A SEAM é um espaço que privilegia as diferentes áreas do perfil do aluno, através da personalização da aprendizagem integrada com as competências específicas do aluno-atleta. É um ambiente onde se promove a aprendizagem de pares, a colaboração, comunicação e autorregulação, centrado numa metodologia baseada em evidências e na continuidade pedagógica entre as escolas da rede UAARE.

O trabalho na SEAM é articulado com o Conselho de Turma, numa lógica de passagem de casos entre colegas, onde é descrito de forma clara o diagnóstico das necessidades de aprendizagem do aluno-atleta, a intervenção concreta na SEAM, as evidências da atividade realizada pelo aluno e a reflexão posterior pelo par pedagógico (professor do CT e professor da SEAM).

Este curso introduz alguns conceitos importantes no ensino híbrido, que podem ser transferidos para cenários de interação nas SEAM e em turmas com alunos-atletas, em que podem existir regimes presenciais, blended ou totalmente a distância. Em cenários de confinamento com alunos-atletas deslocalizados, será também importante aplicar alguns destes conceitos, recorrendo aos equipamentos tecnológicos das SEAM, das salas de aula, da Equipa Nacional e às plataformas disponíveis, seja o Teams da UAARE, seja uma plataforma da escola.