In their day-to-day practice as well as in the context of training, school teams actively develop digital educational resources, shared with other schools in the national network.
Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes.
Planificar e realizar atividades laboratoriais/ experimentais sobre difusão/ osmose e fotossíntese, problematizando, formulando hipóteses e avaliando criticamente procedimentos e resultados.
Reconhecer, interpretar e representar graficamente funções racionais definidas em IR\{c} do tipo f(x)=a+b/(x-c), a,b e c ∈ IR referindo o conceito intuitivo de assíntota e usá-las na resolução de problemas e em contextos de modelação.
Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies).
BG - Interpretar dados experimentais relativos a fermentação (alcoólica, láctica) e respiração aeróbia (balanço energético, natureza dos produtos finais, equação geral e glicólise como etapa comum), mobilizando conhecimentos de Química
BG - Relacionar a ultraestrutura de células procarióticas e eucarióticas (mitocôndria) com as etapas da fermentação e respiração
FQA - Relacionar o número de entidades com a quantidade de matéria
FQA - Aplicar, na resolução de problemas, o conceito de volume molar, explicando as estratégias de resolução
FQA - Representar, com base na regra do octeto, as fórmulas de estrutura de Lewis de algumas moléculas, interpretando a ocorrência de ligações covalentes simples, duplas ou triplas
FQA - Interpretar as reações químicas em termos de quebra e formação de ligações
FQA - Explicar, no contexto de uma reação química, o que é um processo exotérmico e endotérmico
FQA - Designar a variação de energia entre reagentes e produtos como entalpia, interpretar o seu sinal e reconhecer que, a pressão constante, a variação de entalpia é igual ao calor trocado com o exterior
MATA - Resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens
MATA - Utilizar a tecnologia gráfica, geometria dinâmica e folhas de cálculo, no estudo de funções e geometria
BG - Utilizar princípios de raciocínio geológico (atualismo, catastrofismo e uniformitarismo) na interpretação de evidências de factos da história da Terra (sequências estratigráficas, fósseis, tipos de rochas e formas de relevo).
MAT A - Reconhecer o significado da fórmula da distância entre dois pontos no plano em função das respetivas coordenadas.
FQ A - Resolver problemas de medição de massas, apresentando os resultados atendendo à incerteza de leitura e ao número adequado de algarismos significativos.
FQ A - Relacionar a massa de uma amostra e a quantidade de matéria com a massa molar.
FQ A - Aplicar, na resolução de problemas, os conceitos de massa e massa molar.