In their day-to-day practice as well as in the context of training, school teams actively develop digital educational resources, shared with other schools in the national network.
BG - Utilizar princípios de raciocínio geológico (atualismo, catastrofismo e uniformitarismo) na interpretação de evidências de factos da história da Terra (sequências estratigráficas, fósseis, tipos de rochas e formas de relevo).
MAT A - Reconhecer o significado da fórmula da distância entre dois pontos no plano em função das respetivas coordenadas.
FQ A - Resolver problemas de medição de massas, apresentando os resultados atendendo à incerteza de leitura e ao número adequado de algarismos significativos.
FQ A - Relacionar a massa de uma amostra e a quantidade de matéria com a massa molar.
FQ A - Aplicar, na resolução de problemas, os conceitos de massa e massa molar.
Planificar textos orais tendo em conta os destinatários e os objetivos de comunicação. Fazer a exposição oral de um tema. Fazer inferências devidamente justificadas. Destacar o essencial numa imagem.
Fazer a exposição oral de um tema. Usar a palavra com fluência, correção e naturalidade em situações de intervenção formal, para expressar pontos de vista e opiniões. Avaliar o seu próprio discurso a partir de critérios previamente acordados.
Resolver, experimentalmente, problemas de medição de massas e de volumes, selecionando os instrumentos de medição mais adequados, apresentando os resultados atendendo à incerteza de leitura e ao número adequado de algarismos significativos.
Relacionar a diversidade de estruturas respiratórias (tegumento, traqueias, brânquias e pulmões) dos animais (anelídeo, inseto, peixe, anfíbio, ave e mamífero) com o seu grau de complexidade e adaptação às condições do meio em que vivem