Educational resources created by school teams

In their day-to-day practice as well as in the context of training, school teams actively develop digital educational resources, shared with other schools in the national network.

Processos de Fossilização

Disciplina / Módulo: Ciências Naturais
Ano de escolaridade: 7.º ano
Curso: Geral
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Explicar o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra
Tipo: Guião de aprendizagem

Heterotrofia e Autotrofia

Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes.
  • Planificar e realizar atividades laboratoriais/ experimentais sobre difusão/ osmose e fotossíntese, problematizando, formulando hipóteses e avaliando criticamente procedimentos e resultados.
Tipo: Guião de aprendizagem

Capacidades Motoras

Ano de escolaridade: 9.º ano
Curso: Geral
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Reconhecer e identificar as capacidades motoras condicionais.
  • Realizar exercícios que promovem o desenvolvimento de algumas dessas capacidades.
Tipo: Guião de aprendizagem

A Família de Funções Racionais

Joana Santos
Joana Santos
February 2023
Disciplina / Módulo: Matemática A
Ano de escolaridade: 11.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Reconhecer, interpretar e representar graficamente funções racionais definidas em IR\{c} do tipo f(x)=a+b/(x-c), a,b e c ∈ IR referindo o conceito intuitivo de assíntota e usá-las na resolução de problemas e em contextos de modelação.
Tipo: Guião de aprendizagem

Substâncias puras e a sua identificação

Michel Pimenta
Michel Pimenta
February 2023
Ano de escolaridade: 7.º ano
Curso: Geral
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Compreender o conceito de massa volumica e efetuar cá culos com base na sua definição
  • Executar, laboratorialmente, testes químicos simples para detetar água, amido, glicose, dióxido de carbono e oxigénio.
Tipo: Guião de aprendizagem

Interações Bióticas e Abióticas

Maria Marques
February 2023
Disciplina / Módulo: Biologia e Geologia
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies).
Tipo: Guião de aprendizagem

Guião STEM - VO2MAX e a condição física de um atleta

José Mesquita
José Mesquita
Michel Pimenta
Michel Pimenta
Carla Gonçalves
Carla Gonçalves
October 2022
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • BG - Interpretar dados experimentais relativos a fermentação (alcoólica, láctica) e respiração aeróbia (balanço energético, natureza dos produtos finais, equação geral e glicólise como etapa comum), mobilizando conhecimentos de Química
  • BG - Relacionar a ultraestrutura de células procarióticas e eucarióticas (mitocôndria) com as etapas da fermentação e respiração
  • FQA - Relacionar o número de entidades com a quantidade de matéria
  • FQA - Aplicar, na resolução de problemas, o conceito de volume molar, explicando as estratégias de resolução
  • FQA - Representar, com base na regra do octeto, as fórmulas de estrutura de Lewis de algumas moléculas, interpretando a ocorrência de ligações covalentes simples, duplas ou triplas
  • FQA - Interpretar as reações químicas em termos de quebra e formação de ligações
  • FQA - Explicar, no contexto de uma reação química, o que é um processo exotérmico e endotérmico
  • FQA - Designar a variação de energia entre reagentes e produtos como entalpia, interpretar o seu sinal e reconhecer que, a pressão constante, a variação de entalpia é igual ao calor trocado com o exterior
  • MATA - Resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens
  • MATA - Utilizar a tecnologia gráfica, geometria dinâmica e folhas de cálculo, no estudo de funções e geometria
Tipo: Guião de aprendizagem

Guião STEM - Visita de Estudo a Peniche

José Mesquita
José Mesquita
Michel Pimenta
Michel Pimenta
Carla Gonçalves
Carla Gonçalves
Manuela Vale
Manuela Vale
Mónica Meireles
Mónica Meireles
March 2022
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • BG - Utilizar princípios de raciocínio geológico (atualismo, catastrofismo e uniformitarismo) na interpretação de evidências de factos da história da Terra (sequências estratigráficas, fósseis, tipos de rochas e formas de relevo).
  • MAT A - Reconhecer o significado da fórmula da distância entre dois pontos no plano em função das respetivas coordenadas.
  • FQ A - Resolver problemas de medição de massas, apresentando os resultados atendendo à incerteza de leitura e ao número adequado de algarismos significativos.
  • FQ A - Relacionar a massa de uma amostra e a quantidade de matéria com a massa molar.
  • FQ A - Aplicar, na resolução de problemas, os conceitos de massa e massa molar.
Tipo: Guião de aprendizagem

A representação da mulher na lírica camoniana

Célia Galveia
Célia Galveia
July 2021
Disciplina / Módulo: Português
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Ler textos literários portugueses de diferentes géneros, pertencentes aos séculos XII a XVI.
  • Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e unidades de referência, justificando.
  • Fazer inferências fundamentando.
  • Identificar e explicitar o valor dos recursos expressivos mencionados no Programa.
  • Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.
Tipo: Guião de aprendizagem

Atividade laboratorial AL 1.2 - Teste de Chama

Manuela Vale
Manuela Vale
Mónica Meireles
Mónica Meireles
May 2021
Disciplina / Módulo: Física e Química A
Ano de escolaridade: 10.º ano
Curso: CCH-CT
Aprendizagens essenciais / Conteúdos programáticos:
  • Identificar, experimentalmente, elementos químicos em amostras desconhecidas de vários sais, usando testes de chama, comunicando conclusões.
Tipo: Guião de aprendizagem STEM