O projeto piloto UAARE Superior continua a dar passos firmes na criação de ambientes amigáveis para estudantes-atletas no ensino superior. Após os primeiros encontros com as Universidades do Minho, Porto e Aveiro, a iniciativa seguiu para as restantes três instituições aderentes: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Santarém.
Estes dois dias de trabalho, liderados pelo Coordenador Nacional Victor Pardal e pelos membros da equipa, João Fernandes e Ângelo Castro, foram marcados pelo compromisso e partilha de ideias com as seis Instituições de Ensino Superior envolvidas. As reuniões tiveram como foco o desenvolvimento do ID.EA – Identificação do Estudante-Atleta, um inquérito digital que permitirá identificar os estudantes-atletas em cada instituição, recolhendo informações pessoais, dados académicos e desportivos, bem como os principais desafios enfrentados na conciliação entre a carreira académica e desportiva.
Este diagnóstico nacional, fundamental para um planeamento eficaz e intervenções direcionadas, reforça a missão do UAARE Superior: garantir que os estudantes-atletas têm as condições necessárias para alcançar o sucesso nas duas áreas.
A equipa UAARE Superior agradece às instituições pela excelente receção e pela dedicação ao projeto, reconhecendo a importância da colaboração para o sucesso desta jornada. Com o envolvimento de todos, será mais fácil transformar a realidade do estudante-atleta em Portugal, criando um modelo inovador e sustentável.