UAARE e AE Fontes Pereira de Melo reforçam inovação pedagógica com ensino híbrido e colaboração com o FC Porto

No âmbito do trabalho contínuo de inovação educativa promovido pela UAARE, decorreram recentemente no Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo várias iniciativas que reforçam a aposta num ensino mais flexível, interdisciplinar e ajustado à realidade dos alunos-atletas.

Num primeiro momento, a equipa nacional UAARE reuniu-se com o professor Jorge Firmino, docentes do agrupamento, elementos do departamento pedagógico do Futebol Clube do Porto e uma perita em Nutrição do clube, com o objetivo de preparar uma nova atividade dirigida aos alunos-atletas do 9.º ano. Esta proposta centra-se na importância da nutrição no desporto de alto rendimento e será desenvolvida em regime de ensino híbrido, combinando momentos presenciais e à distância. A utilização de tecnologia permitirá alargar o acesso ao conhecimento especializado, proporcionando aos alunos uma abordagem prática e contextualizada sobre o papel da alimentação no desempenho desportivo, na saúde e no sucesso académico.

Paralelamente, realizou-se uma sessão de trabalho e formação com os docentes do 10.º ano do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, dedicada ao balanço do percurso desenvolvido ao longo do primeiro período. O encontro permitiu refletir sobre as tarefas realizadas, os desafios enfrentados e os progressos alcançados, bem como avançar na construção de um primeiro esboço de uma matriz curricular inovadora. Esta matriz servirá de base a uma futura oferta formativa pensada especificamente para responder às exigências da carreira dual dos alunos-atletas.

Estas iniciativas, embora distintas, refletem uma estratégia comum: trabalhar em estreita articulação com as escolas e parceiros desportivos, promovendo soluções pedagógicas inovadoras, tecnológicas e híbridas. A UAARE reafirma, assim, o seu compromisso com a criação de percursos educativos flexíveis e de qualidade, capazes de preparar os alunos-atletas para o sucesso desportivo, académico e pessoal.