Santiago Batalha vence Internacionais de Portugal de badminton para juniores

Agrupamento de Escolas Coimbra Centro apoia o estudante-atleta

A Escola Secundária Jaime Cortesão é o estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro onde está a ser aplicado este ano lectivo o projecto-piloto UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento) na Escola, destinado a proporcionar condições a alunos-atletas para potenciar o sucesso educativo e desportivo. «Estamos a dar os primeiros passos e temos três alunos de alta competição», disse Conceição Gomes, directora do Agrupamento, explicando que é o primeiro Agrupamento de Escolas de Coimbra que faz parte do projecto, a que também já tinha aderido, no ano lectivo anterior, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.

Sessão Unidades De Apoio Ao Alto Rendimento

O responsável pelas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar (UAARE), Victor Pardal, foi o orador convidado pelo Panathlon Clube de Lisboa para explicar este programa oficial de apoio nas escolas aos jovens atletas de alto rendimento, durante a sessão mensal de junho, que decorreu no dia 21.

Vitória SC assina protocolo pioneiro para Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Conciliar o sucesso escolar ao sucesso desportivo é o mote do protocolo que a Vitória Sport Clube, Futebol SAD assinará esta segunda-feira, dia 30 de Julho, pelas 14h30, com a Câmara Municipal de Guimarães, a Escola Secundária Martins Sarmento/Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e o Agrupamento de Escolas João de Meira – como escola associada. 

Martins Sarmento e João de Meira Já têm Unidade De Apoio Ao Alto Rendimento

Os jovens atletas de alto rendimento vimaranenses têm agora uma nova oportunidade de conciliar o sucesso desportivo com o sucesso académico. A Escola Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas João de Meira, a Câmara Municipal de Guimarães e o Vitória Sport Clube assinaram o protocolo da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), durante a tarde desta segunda-feira.

Escola Secundária de Rio Maior quer ser incubadora de campeões

Na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola de Rio Maior os jovens têm "uma verdadeira vida dupla, pois têm 25 horas de aula por semana, mas treinam outras tantas ou às vezes mais". Programa tem vindo a crescer e neste momento acolhe 20 alunos da natação, quatro atletas do triatlo, cinco do atletismo e uma de basquetebol.

 

Projeto para articular escola e desporto chega a 16 escolas

A iniciativa começou há três anos com o objectivo de articular a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais. É um projeto da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na escola (UAARE) com o apoio do Ministério da Edicação e da Direção Geral de educação.

Apoio ao Alto Rendimento chega a mais de 350 alunos em 16 escolas do país

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) chegam já a 16 escolas de norte a sul do país, onde servem de suporte a 366 alunos de 39 modalidades desportivas.

Coordenador diz que Apoio ao Alto Rendimento na Escola é sinónimo de equidade

O coordenador nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), Victor Pardal, acredita que a estrutura criada há três anos permite aos alunos/atletas estar em condições de equidade face aos colegas no que concerne ao ensino.

Apoio ao Alto Rendimento chega a 16 escolas do país, incluindo duas em Braga e Guimarães

No país, as UAARE dão suporte a 366 alunos de 39 modalidades desportivas.

Ministério da Educação prevê mais escolas para atletas-estudantes

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) abrangem, neste momento, 400 atletas a frequentar o ensino obrigatório, adiantou nesta quarta-feira o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Apoio ao alto rendimento conta com 400 atletas

Secretário de Estado do Desporto enaltece o facto de ter sido ultrapassada a fasquia prevista para este ano lectivo.

“Somos pioneiros em Portugal”

O Vitória Sport Clube recebeu, esta quarta-feira, a primeira Videoconferência Nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), emitida para dezasseis Escolas UAARE do país.

José Candeias - Há Conversa

Há Conversa Com - UAARE. Professor Pedro Seco

Portugal nunca mandou tanto os miúdos estudar

Maiores responsáveis técnicos são unânimes: o sucesso escolar é fundamental na formação dos jovens jogadores. Por isso fomos ver como funciona um projeto português que permite a um aluno estudar a partir da Austrália como se estivesse na escola em Lisboa, no Porto ou em Braga.

Aluno integrou Projeto Esperanças e Talentos Paralímpico Tóquio 2020

Diogo Vilela Daniel está em 36º do ranking mundial na categoria SL4 e é um dos atletas mais novos do Comité Paralímpico Português. Foi convocado pela Federação Portuguesa de Badminton e vai participar no 5º Turkish Para-Badminton International – ENESCUP 2019 (23-30 março) na Turquia, Antalya.

Lagoa reforça apoio a atletas-estudantes e ao associativismo

A Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira em Lagoa (ESPAMOL) tem uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE). Apoia já 25 atletas-estudantes e jovens talentos das seleções nacionais de cinco modalidades, vindos de todo o barlavento algarvio.

Uma década a subir ao pódio na escola e no desporto

Ter boas notas na escola e conquistar resultados numa modalidade desportiva ao mais alto nível é difícil, mas não impossível. Há dez anos, em Montemor-o-Velho, uma experiência pioneira lançou as bases do que são hoje as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

Encontrar o equilíbrio entre ser aluno, ser desportista, e ser pessoa

O apoio psicopedagógico foi um dos eixos fundamentais do Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Pelos desafios que superam, os alunos-atletas jovens são também exemplos para os outros estudantes.

“Uma porta que se abriu” há dez anos

Duas alunas-atletas recordam as diferenças que, há uma década, o Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho trouxe às suas rotinas escolares e desportivas.

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola instala-se em Leiria

A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira é o 17.º estabelecimento de ensino do País a acolher uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que entrará em funcionamento no próximo ano lectivo.

Expert Group on Skills and HR: ENGSO delivered messages on volunteering and equality

The first day of the meeting kicked off at the National High Performance Center with presentations on the good practices from Portugal and a visit to the facilities. Victor Pardal, Filipe Castro and Joao Fernandes presented the “UAARE – Units of Support of High Performance in Schools” programme that helps young athletes reconcile their sports career with school success.

UAARE, um projeto de alto rendimento

Mensagem do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal

Ministério da Educação prevê mais escolas para atletas-estudantes

As primeiras Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola foram implementadas em 2017, o projeto tem resultado (e crescido) e por isso deixa de ser projeto e integra mais três escolas.

Governo apoia mais 200 alunos-atletas em 2019/20

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ficaram esta terça-feira regulamentadas em portaria no Diário da República. Está previsto um alargamento para 600 alunos atletas no ano-letivo 2019/20, mais 200 que no ano transato.

Governo regulamenta apoio para alunos-atletas, previsto para 600 em 2019/2020

Previsto o enquadramento de 19 escolas, para acompanhar 600 alunos-atletas, com a integração de escolas em Lagoa, Leiria e Lisboa.

Escola de Leiria integra unidade de apoio aos alunos-atletas

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UA­ARE) ficaram ontem regulamentadas em portaria no Diário da República (DR) e Leiria acolhe uma das três novas unidades para o ano lectivo 2019--2020. A Escola Secundária Afon­so Lopes Vieira (ESALV), na Gândara dos Olivais, é um dos 19 estabelecimentos escolares que vão acompanhar alunos-atletas e, este ano, a par da escola de Leiria junta-se uma de Lisboa e de Lagoa (Algarve).O Governo prevê um alargamento para 600 alunos-atletas no novo ano lectivo, mais 200 do que no anterior, isto depois do projecto-piloto das UAARE ter arrancado em 2016/17 com 60 alunos em quatro escolas. Em 2017/18 foi alargado para 160 alunos, em 10 escolas, e no ano passado chegou aos 413 alunos, em 16 escolas. O projecto tem em vista a conciliação da carreira dupla, no ensino e no desporto.Como foi avançado no início de Maio pelo município de Leiria, o projecto, criado pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, “tem como objectivo criar as condições necessárias para que crianças e jovens que pratiquem desporto tenham a possibilidade de prosseguir a vida académica com aproveitamento”.

UAARE: uma fórmula de sucesso

As carreiras dos jogadores de futebol são caracterizadas pela diversidade de experiências em diferentes clubes, com muitos interlocutores direta ou indiretamente envolvidos nestas tomadas de decisão. Por se tratar de uma atividade de desgaste rápido, os efeitos do envelhecimento têm um impacto profissional mais precoce nesta população.

Taxa de abandono escolar de alunos-atletas "foi de apenas 1,2%", diz ministro

Os atletas-estudantes são uma das preocupações do Ministério da Educação liderado por Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro explica, ao JN, a importância das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que já integram 600 alunos-atletas em 19 estabelecimentos de ensino. Graças a várias parcerias, verifica-se o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono.

José Candeias - Há Conversa

Há Conversa - UAARE - com a aluna Inês Santos Costa

 

 

UAARE na Antena 1

Alcochete aposta em alto rendimento escolar

Entidades unem esforços com objectivo de apoiar a conciliação das actividades educacional e desportiva. Autarquia, tutela, Agrupamento de Escolas, Academia do Sporting e Grupo Desportivo Alcochetense vão firmar acordos de cooperação

Protocolo renovado em Alcochete

Foi na última sexta-feira, 6 de Março, que se realizou a assinatura da renovação do protocolo entre o Sporting Clube de Portugal e o Agrupamento de Escolas de Alcochete, dando assim continuidade a uma parceria existente desde 2002. O evento teve lugar no pavilhão polidesportivo e no auditório da Escola Secundária de Alcochete, onde muitos atletas Leoninos têm completado os estudos ao longo dos anos.

Rafael Bordalo Pinheiro equaciona alargar plataforma de ensino digital a toda a escola

Experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola com a plataforma Teams leva direcção do Agrupamento a estudar a possibilidade de alargar a utilização daquele recurso para todas as turmas.

 

Alto rendimento. Os alunos que já estudavam à distância antes da pandemia

Há jovens que dividem os dias entre aulas e desporto de alto rendimento. Às vezes, não há tempo para ir ter com os amigos, mas a sensação de cumprir objetivos compensa. E depois chegaram as UAARE, um projeto que faz a ponte entre os alunos, a escola e o desporto.

Final do ano letivo assinalado na Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto

Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Moreira, Tiago Brandão Rodrigues e Fernando Paulo assistiram a aulas presenciais que decorriam na Escola Fontes Pereira de Melo, nomeadamente a aulas do Curso Científico-Humanístico do ensino secundário, do curso profissional de Mecatrónica e a uma aula no âmbito do protocolo UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, chegando a testemunhar uma aula à distância entre uma docente da Fontes Pereira de Melo e um aluno que se encontra na Madeira.

De referir que este estabelecimento alargou esta modalidade de ensino a alunos do Curso de Dança, pelo que após a visita às instalações da escola, os convidados foram presenteados com uma apresentação por quatro bailarinos. Os convidados tiveram ainda oportunidade de falar com a Associação de Estudantes daquela escola.

Marcelo e ministro da Educação voltaram à escola com “esperança” de um novo ano letivo presencial, mas calendário ainda está por definir

Criar condições de segurança para que o próximo ano letivo seja presencial é o plano A do ministro da Educação, mas admite ter outros. Visitou com Marcelo uma escola no Porto no último dia de aulas.

Escolas vão assegurar refeições aos alunos até final de julho

Durante a visita, Tiago Brandão Rodrigues e Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, falaram com vários alunos do 11.º e 12.º ano do ensino secundário, bem como alunos que frequentam o projeto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

Reportagem CNT Ponte de Sor / CAR Jamor - Ep. 1

Reportagem sobre o CNT de Ponte de Sor e CAR Jamor, com alunos e escolas UAARE.

Bailarinos portugueses arrasam em Barcelona

O Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchéz, em Leiria, conquistou mais de 30 medalhas de ouro, prata e bronze na final do Dance World Cup 2018, uma das maiores competições de dança de todo o Mundo, e que este ano ocorreu em Sitges, uma cidade na província de Barcelona.

Programa de carreira dual para jovens atletas já apoia mais de 700 alunos

"O programa de carreira dual para jovens atletas já apoia através das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) “mais de 700 alunos em Portugal”, revelou hoje o coordenador da iniciativa, Vítor Pardal.

Numa conferência internacional realizada em Cascais, Vítor Pardal destacou que “só há carreira dual se houver oportunidades e programas de qualidade que aliem a carreira desportiva com a educação ou o trabalho” e alertou para a urgência de uma coordenação bem sucedida nesta área face ao elevado número de atletas que acabam por abandonar a prática desportiva."

Diamantes em estado bruto

No actual plantel, para além de David Carmo e Francisco Moura, há mais jovens atletas em ascensão: o avançado Rodrigo Gomes [aluno-atleta UAARE do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio], de apenas 17 anos, que já se estreou com a camisola bracarense na I Liga, frente ao Tondela e somou mais minutos no último jogo com o Benfica; o extremo Hernâni, de 19 anos; e os guarda-redes Lukas Hornicek (18 anos) e Rogério (21 anos).

Bailarino português António Casalinho conquista dois prémios em Lausanne

 

O jovem bailarino português António Casalinho foi hoje duplamente distinguido com o Prémio de Interpretação Contemporânea e uma bolsa de estudo na competição internacional de bailado Prix de Lausanne, na Suíça.

António Casalinho foi um dos seis jovens finalistas distinguidos com bolsas pela 49.ª edição do prémio, à qual concorreram inicialmente 82 candidatos, destes, 78 chegaram à fase competitiva e 20 acederam à final, que decorreu hoje por vídeo, segundo a página ´online´ do concurso internacional.

Marcelo Rebelo de Sousa saúda bailarino António Casalinho pelos prémios em Lausana

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou este domingo o bailarino António Casalinho e os dois prémios conquistados no sábado pelo jovem artista numa competição internacional de Lausana, Suíça.

"Felicito o jovem bailarino António Casalinho pelos dois prémios que lhe foram atribuídos na competição internacional Prix de Lausanne: o prémio de interpretação contemporânea e uma bolsa de estudo. Aluno do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria, e vencedor do concurso 'Got Talent Portugal', António Casalinho tem já, aos 17 anos, o começo de uma carreira internacional para a qual desejo o maior sucesso", lê-se na mensagem do Presidente.

Bailarino português António Casalinho recebe primeiro prémio em Lausanne

Jovem de 17 anos volta a ser distinguido numa competição internacional. Desta vez o júri do concurso suíço atribuiu-lhe o Prémio de Interpretação Contemporânea e deu-lhe uma bolsa que equivale ao primeiro lugar da competição.

António Casalinho: “Sou apenas um rapaz como outro qualquer”

Aos 17 anos, jovem português é o primeiro a vencer os principais concursos de dança

Dupla tenta abrir portas ao badminton

Em 2018, Diogo Daniel e Beatriz Monteiro tornaram-se os primeiros atletas portugueses a serem classificados pela BWF (Federação Mundial de Badminton) para competirem no circuito internacional de Parabadminton. Beatriz, de 15 anos, e Diogo, com 18, são dois atletas paralímpicos que somaram pontos para o ranking mundial, marcando presença em várias provas internacionais, e tentam dar maior visibilidade ao badminton no País.

José Candeias - Há Conversa

António Casalinho foi entrevistado no dia 15 de fevereiro de 2021, na Antena 1, no programa de José Candeias onde apresentou a importância da conciliação entre a escola e o Ballet.

Diogo Ribeiro soma novo recorde e outro mínimo

Depois de no sábado ter tido um grande dia, tendo alcançado recordes nacionais de juniores em 100 metros mariposa e 200 metros livres e ter obtido os mínimos para os Campeonatos do Mundo e da Europa de Juniores nestas distâncias e nos 100 metros livres, Diogo Ribeiro voltou, ontem, a ser o nadador do distrito em maior evidência no “Coimbra - Rumo a Tóquio 2021, que se realizou no Complexo Olímpico de Piscinas.

UAARE do Agrupamento de Escolas João de Meira promove webinar sobre o tema "Escola e Desporto: como conciliar?"

A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas João de Meira (AEJM), numa iniciativa conjunta do seu Professor Acompanhante e das Psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação, realiza estes sábado um webinar, destinado aos seus alunos atletas UAARE, sobre o tema "Escola e Desporto: como conciliar?", procurando, assim, proporcionar-lhes um momento formativo nas suas carreiras duplas, através da partilha de experiências, conselhos e exemplos de individualidades conhecidas que realizaram com sucesso uma carreira dupla, com o objetivo de promover o seu sucesso escolar e desportivo, um dos principais focos da atuação das UAARE's.

Mariana de ouro

Campeã Nacional de Ciclocrosse. Campeã Nacional de Fundo (estrada). Vencedora da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Campeã Nacional de XCE. Campeã Nacional de Rampa. Campeã Nacional de Contrarrelógio. Campeã Nacional de XCO. Vencedora da Taça de Portugal de XCO. E tudo isto apenas em 2020. Apresentamos-lhe Mariana Líbano, ciclista maiata de 17 anos. 

Mais três ouros para Portugal no Multinations

No segundo dia de competições, Carolina Fernandes, Mariana Cunha e Diogo Ribeiro arrebataram mais três primeiros lugares no Multinations Junior Swimming Meet 2021, em Kiev

Irmãos ganham medalhas no Nacional da Juventude de Saltos de Obstáculos

Os dois jovens e irmãos caldenses Afonso Ferreira Rebelo e Francisco Ferreira Vaz Fontes conquistaram duas medalhas.


Francisco Vaz Fontes, montando “Tutti Quani Tame”, venceu na categoria de Jovens Cavaleiros a medalha de ouro, sagrando-se campeão nacional.
Quanto a Afonso Rebelo, na categoria de juvenil, sagrou-se vice-campeão nacional.


Estes dois jovens montam nas Caldas da Rainha com o treinador Ricardo Rebelo, sendo Francisco Vaz Fontes já cavaleiro profissional.


Afonso Rebelo frequenta a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, abrangido pelo projeto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola – UAARE, com o objetivo de conciliar sucesso escolar e desportivo. É, segundo o treinador, “uma ajuda essencial para poder treinar e competir ao mais alto nível”.

Jovens atletas de alto rendimento de Mirandela contam com apoio educativo

Reuniram-se, esta manhã, para discutir os apoios aos atletas de alto rendimento, o Coordenador Nacional das UAARE, o Delegado Regional da Educação do Norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Diretor Regional do Norte do IPDJ e o Vereador do Desporto do Município de Mirandela.

Rita Ferreira e Ana Teixeira conquistam ouro inédito no Mundial de ginástica acrobática

Ginastas conquistaram em Genebra o primeiro ouro português na categoria de duplas femininas. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia alcançaram o bronze em grupos femininos.

Atleta paralímpica Beatriz Monteiro recebida nos Paços do Município de Oliveira do Hospital

A atleta olímpica Beatriz Monteiro foi recebida, nos Paços do Município de Oliveira do Hospital, pelo presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, e o seu executivo em permanência, no passado dia 11 de setembro.

Portugal sai de Tóquio com dois bronzes e 23 diplomas nos Paralímpicos

Portugal sai dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 com duas medalhas de bronze, conquistadas pelos campeões europeus Miguel Monteiro e Norberto Mourão, e 23 diplomas, numa edição marcada pela ausência de medalhas lusas nas competições de boccia.

Câmara das Caldas homenageia atleta paralímpica Beatriz Monteiro

A atleta de Para Badminton Beatriz Monteiro, de 15 anos, foi homenageada pelo município das Caldas da Rainha e promete dar o máximo nos Jogos Paralímpicos que se realizam em Tóquio de 24 de agosto a 5 de setembro.

A outra face da medalha

A ansiedade e a depressão fazem parte do dia a dia de muitos atletas, mas o estigma impede muitas vezes que se admita o problema ou que seja debatido. Uma reportagem que pode ver aqui na íntegra

Flaviense Ema Sousa sagra-se campeã da Europa em Patinagem Artística

O Município congratula a atleta flaviense Ema Sousa por ter subido ao pódio mais alto com a conquista da medalha de ouro, na categoria Cadetes Pares de Dança com Diogo Carvalho, no Campeonato da Europa de Patinagem Artística da Europa que se realizou de 2 a 11 de setembro em Riccione, Itália.

Atleta flaviense sagrou-se campeã da Europa em Patinagem Artística

Ema Sousa, natural de Chaves, aluna-atleta inserida nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, conquistou a medalha de ouro na categoria Cadetes Pares de Dança, juntamente com Diogo Carvalho, no Campeonato da Europa de Patinagem Artística em Riccione, na Itália.

Atleta paralímpica Beatriz Monteiro homenageada na escola

A atleta de para badminton Beatriz Monteiro, de 15 anos, que participou nas competições de badminton dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, foi homenageada no seu primeiro dia de aulas, na passada segunda-feira, pelo Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, como sendo “um bom exemplo a seguir para os restantes alunos”.

Despesa efetiva não consolidada no desporto ascende a 43,1 ME

O Governo pretende ainda promover a conciliação do sucesso desportivo com o sucesso académico, continuando a apostar nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e na sua extensão ao ensino superior, e numa aposta em centros de alto rendimento.

Lagoense Alexandre Santos convocado para a Seleção Nacional de Andebol Sub-18

Alexandre Santos é aluno da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, sedeado na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa

Alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro receberam certificados de quadro de mérito

Cerca de 245 alunos do sétimo ao décimo segundo ano, incluindo também os cursos profissionais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP), receberam certificados de quadro de mérito. Foi no passado dia 22, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha que se realizou a cerimónia de entrega dos certificados, […]

“O Presidente da República não me deu os parabéns. O nosso desporto não tem uma bola…”

A atleta do Acro Clube da Maia alcançou há dias o melhor resultado de sempre da ginástica artística portuguesa nos Mundiais disputados no Japão. Aos 25 anos sente-se no melhor pico de forma, já sonha com os Jogos de Paris 2024 e espera inventar mais movimentos. Mesmo que ache que em Portugal não se pode viver da ginástica.

Congresso Nacional Desporto para Todos arranca esta sexta-feira em Lagoa

O Congresso Nacional Desporto para Todos, organizado pela Associação Teia D’Impulsos e pelo Município de Lagoa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), decorre já esta sexta-feira, 26 de novembro, a partir das 9h30, no Vale D'Oliveiras Quinta Resort & Spa, em Lagoa.

(...). Por fim, o Coordenador Nacional do Projeto UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, Victor Pardal, irá abordar as questões sobre as “Sinergias e Constrangimentos” entre o Desporto e a Educação.

A ESMS em ação

O Projeto Educativo da Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) refere que esta “... acredita que “o ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é sobretudo aprender a aprender, aprender a desenvolver-se e aprender a continuar a se desenvolver mesmo depois da escola” (Crahay, 1999, citado por Nardon, 2015, p. 2)”.

II Seminário anual de ciclismo com data marcada em dezembro

O primeiro fim de semana de dezembro irá acolher duas ações de formação, destinadas a treinadores de ciclismo. No sábado, terá lugar o II Seminário Anual de Ciclismo “O Papel da Ciência no Ciclismo de Alto Rendimento” e, no domingo, a ação “Treino em ciclismo: da teoria à prática”.

O programa desta ação de formação terá início pelas 09h00 e terminará pelas 16h30. As intervenções serão do Dr. Nuno Pimenta, Docente Universitário (Educação para o desporto - Boas práticas na formação de jovens ciclistas), do Dr. Paulo Roriz, Docente Universitário e Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica (Biomecânica no Ciclismo - aspetos da aplicação de forças na pedalada), de Vítor Pardal, Coordenador Nacional UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola UAARE). Por fim, haverá ainda uma intervenção sobre a Gestão e planeamento de carreiras no ciclismo, sendo que os convidados que a farão ainda estão por confirmar.

Inaugurada sala de estudo digital no CAR de Viana do Castelo

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que tutela o Desporto, na companhia do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht e de João Zamith, em representação da Comissão de Gestão Local do CAR, inaugurou, este sábado, a Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Viana do Castelo.

Mateus Fernandes, herdeiro de Bruno no Sporting: o velho em corpo de menino que entusiasma Alvalade

Os sportinguistas não esquecem Bruno Fernandes, mas é provável que o seu sucessor já esteja a ser preparado em Alcochete. Curiosamente, partilham o mesmo apelido, Fernandes, mas não são familiares...

Quando 24 horas não chegam para conciliar ginástica e escola

O interesse começa na escola, com os amigos, nas brincadeiras. Fazem cambalhotas, pinos, rodas e ganha-se o gosto pela ginástica. É nesta curiosidade que surgem os desafios. A ginástica é um desporto exigente e rigoroso. A escola, fundamental para o desenvolvimento. Como coordenam estes jovens atletas as duas áreas?

Tem apenas 15 anos e já é um fenómeno do ballet. Matilde vai pisar o palco do Teatro Bolshoi

Matilde tem apenas 15 anos e espera conquistar o mundo do ballet. Uma bailarina da Classical Academy of Ballet, em Lagos, é a primeira a ganhar uma bolsa na exclusiva Moscow Ballet Competition.

Em maio viaja para a Rússia e vai pisar o famoso palco do Teatro Bolshoi. Para além desta competição também vai passar pela Suíça e pelo Reino Unido.

Luís Dias: "Rodrigo Ribeiro é um avançado do futebol moderno"

Antigo elemento do "scouting" do Sporting, que fez o primeiro contato com os pais do jogador na formação de Alvalade, elogia em entrevista a Bola Branca as suas características.

Beatriz Monteiro, rosto da campanha super ação do Comité Paralímpico de Portugal

A Beatriz marcou presença na RTP1, no programa a nossa tarde, a partir do minuto 26:50, no dia 12 de janeiro.

Entrevista a Leonor Almeida no Jornal Lagoa Informa

Leonor Almeida, aluna-atleta UAARE de Lagoa, em destaque na edição n.º 173 do Jornal Lagoa Informa, página 9, devido à sua participação no programa televisivo Got Talent Portugal.

Parabéns Leonor pelo trabalho e compromisso de conciliação.

 

Lançamento do ano europeu da juventude em Portugal

O Evento de Lançamento do Ano Europeu da Juventude conta com a realização de duas ações, sendo uma a «Action Week», que decorrerá entre 18 e 25 de março, e o «Warm-Up» que decorrerá no dia 21 de março, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, uma escola de referência das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), entre as 10h30 e as 11h30, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Autarquia apoia alunos de alto rendimento inseridos no programa nacional UAARE

A Câmara Municipal de Lagos, aprovou na sua última reunião de executivo, a atribuição de um apoio financeiro no montante de 4500 euros ao Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, pelo acesso ao Programa Nacional UAARE – Unidades de Apoio de Alto Rendimento na Escola - Projeto especial escolas-externas à rede UAARE, destinado ao apetrechamento da sala de estudo afeta ao projeto.

Lagos apoia alunos de alto rendimento

A Câmara Municipal de Lagos, aprovou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 4500 euros ao Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, pelo acesso ao Programa Nacional UAARE.

Lagos: Agrupamento Júlio Dantas adere à rede de Apoio de Alto Rendimento na Escola

A Câmara de Lagos vai dar um subsídio de 4500 euros ao Agrupamento de Escolas Júlio Dantas para que este possa apetrechar a sala de estudo dedicada a projeto especial das Unidades de Apoio de Alto Rendimento na Escola, ao qual este agrupamento aderiu como escola-externa.

Mensagem do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor no livro técnico da 39.ª Volta ao Alentejo em bicicleta

Hugo Hilário

O desporto tem sido, nas últimas décadas, uma grande aposta do executivo camarário por defendermos que a promoção da prática desportiva é fundamental, não só para o desenvolvimento pessoal, social, económico, mas também, por considerarmos que funciona como um fator de agregação e união da comunidade.

O reflexo da aposta que temos feito no desporto concretiza-se em vários aspetos:

- Somos sede de uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) com o objetivo de proporcionar condições facilitadoras da conciliação do desporto de Alto rendimento, nas modalidades de Basquetebol e Natação, com o sucesso escolar.

(p. 40)

Conociendo a Jhonathan García Andrade

O nosso aluno-atleta Jhonathan García Andrade foi entrevistado para o site se habla basket no dia 11 de fevereiro de 2022. Nesta entrevista ficaram a conhecer melhor o nosso aluno-atleta.

Ballet dream comes true for Lagoa rising star

She has only been dancing for three years, but her talent has not gone unnoticed. Fifteen-year-old Matilde Sanders, a student at Lagoa’s Classical Academy of Ballet (CAB), has been invited to become the first Portuguese female dancer to perform at the Moscow International Ballet Competition.

Andebol: Lagoa Académico Clube brilha no Torneio Santo António

Dois dos jogadores do clube de andebol, André Pratas e David Lourenço, foram ainda eleitos MVP nos jogos contra o GD CIC e o Futebol Clube do Porto.

David Lourenço foi ainda distinguido com o prémio de “Melhor Pivot” do torneio, com a equipa algarvia a ficar apurada para a fase seguinte.

Neste torneio participaram outras equipas como o Sport Lisboa Benfica, Futebol Clube do Porto, ABC, GD CIC e FC Gaia.

Balanço do primeiro semestre 2021/2022 da UAARE

Findo um primeiro semestre de alguma normalidade e regresso aos treinos, competições e azáfama escolar, considerou-se importante refletir e fazer um breve balanço do projeto UAARE, pela importância que este assume no concelho e principalmente na vida dos nossos jovens atletas, partilhando com toda a comunidade escolar os resultados académicos e desportivos dos nossos 45 alunos-atletas UAARE. (p. 4)

Leonor Almeida no Got Talent Portugal

A audição de Leonor Almeida no Got Talent Portugal 2022. A concorrente encantou o painel de jurados.

Programa do Governo aposta na afirmação de Portugal no contexto desportivo mundial

Além disso, o executivo pretende impulsionar programas de seleção desportiva que identifiquem e garantam a retenção de talentos, desde a fase de deteção até à fase de consagração desportiva internacional, promover a articulação entre o sistema educativo e o movimento desportivo e promover a conciliação do sucesso académico e desportivo, alargando ao ensino superior o "bem-sucedido" projeto criado em 2016 no ensino secundário, denominado Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, consagrando apoio estrutural à carreira dupla, através de tutorias e ambientes virtuais de aprendizagem para percursos de educação de estudantes atletas no ensino superior, ajustados e flexíveis à sua carreira.

Ter um propósito e intervir na sociedade: AAOP quer ver atletas olímpicos como atores de responsabilidade social

No último Orçamento do Estado para 2022, o Governo assumiu o compromisso de estender as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ao ensino superior.

"É preciso tirar-lhe o chapéu". O sucesso do programa é reconhecido por Luís Alves Monteiro, presidente da AAOP - Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal.

Governo diz que programa foi reajustado para responder às consequências da guerra

Além disso, o executivo pretende impulsionar programas de seleção desportiva que identifiquem e garantam a retenção de talentos, desde a fase de deteção até à fase de consagração desportiva internacional, promover a articulação entre o sistema educativo e o movimento desportivo e promover a conciliação do sucesso académico e desportivo, alargando ao ensino superior o "bem-sucedido" projeto criado em 2016 no ensino secundário, denominado Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, consagrando apoio estrutural à carreira dupla, através de tutorias e ambientes virtuais de aprendizagem para percursos de educação de estudantes atletas no ensino superior, ajustados e flexíveis à sua carreira.

Secretário de Estado da Juventude e Desporto inaugura SEAM da Unidade de Alto Rendimento no Castêlo da Maia

Para a autarquia, estas Unidades de Alto Rendimento têm o objetivo de "conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário".

Secretário de Estado da Juventude e Desporto inaugura Unidade de Alto Rendimento no Castêlo da Maia

Para a autarquia, estas Unidades de Alto Rendimento têm o objetivo de "conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário".

4.º Encontro das UAARE reconfirmou conciliação do sucesso escolar e desportivo

O Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, uma das 19 UAARE, recebeu o Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, numa tarde de balanço integrado do sucesso escolar com a prática desportiva.

Rio Ave FC presente no IV Encontro Nacional UAARE

Decorreu durante o dia de hoje o IV Encontro da Nacional UAARE. O evento foi realizado no Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo (Porto) com o tema “Conciliar Sucesso Escolar e Desportivo”. 

O nosso Clube foi representado por Pedro Santos (coordenador do futebol de formação), Vitor Viana (sub-coordenador do futebol de formação) e Saliane Araújo (psicóloga do Rio Ave FC). Sendo o Rio Ave FC uma entidade formadora de cinco estrelas, para o futebol de formação, este evento enquadra-se no nosso modelo de formação, na preocupação que todos devemos ter com a conciliação do percurso escolar com o sucesso desportivo.

As UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) têm como visão uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros. Tendo também como objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.

Programa desporto de alto rendimento nas escolas apoia quase 800 alunos permitindo horários flexíveis e melhor acompanhamento de atletas

Castelo da Maia com Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago descerram esta sexta-feira, dia 27 de maio, na Escola Secundária do Castelo da Maia.

Quanto custa ser atleta

Começaram ainda crianças a praticar modalidades desportivas e, contra ventos e marés, levam o nome de Portugal a patamares elevados. Do judo ao remo, passando pela ginástica rítmica, fomos conhecer os desafios e procurar soluções para os nossos atletas.

Entrevista a Apolo Caetano, aluno-atleta no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

Natural de São Miguel, 𝗔𝗽𝗼𝗹𝗼 𝗖𝗮𝗲𝘁𝗮𝗻𝗼 rumou este ano ao continente para o CNT de Ponte de Sor. Na sua segunda Festa Basquetebol Juvenil, agora por Coimbra, esteve com a família em entrevista à FPBtv.

José Carlos Reis: “Continua a não haver políticas para criar a necessidade e o gosto pela atividade física“

Na ginástica, quando um miúdo chega aos 16 anos, idade em que está mesmo à porta do alto rendimento puro – ou entra aí ou dificilmente entra… – tem que fazer o 10.º ano em dois anos. Escolhe quatro disciplinas para fazer num ano e as restantes quatro no ano seguinte. Há países em que isso não acontece, pois o sistema de ensino permite que um jovem aluno que treina quatro a seis horas por dia não tenha que frequentar todas as disciplinas. Outra coisa para mim absurda é que um miúdo que treina cinco ou seis horas diárias, com treinos bidiários, como na natação e na ginástica, não esteja dispensado das aulas de Educação Física na escola. Não faz sentido. Logo aqui era possível retirar carga horária ao atleta. Felizmente criaram-se em algumas escolas as UAARE (Unidades de Apoio ao alto Rendimento na Escola). Penso que já há mais de 20 em todo o país. Não dão resposta a todos os miúdos que necessitam, mas já apoiam alguns. Os alunos que já têm estatuto de alto rendimento por terem atingido alguma classificação internacional de nível, ou são atletas de potencial desportivo identificado pelas federações, beneficiam de um regime especial, têm um plano de estudo especial, é-lhes designado tutor e podem ter aulas por vídeo, ou aulas de apoio em determinadas disciplinas em que tenham mais dificuldade. O programa é bom mas deveria ser alargado a mais escolas, pois acredito que em todas há crianças com potencial desportivo.

Mundiais de natação adaptada: Tomás Cordeiro sétimo e com recorde pessoal

O português Tomás Cordeiro foi sétimo na final dos 100 metros bruços SB9 dos Mundiais de natação adaptada, que decorrem no Funchal, melhorando o recorde pessoal, num dia em que Portugal esteve representado em quatro finais.

Unidade de Apoio a alunos que são atletas de alto rendimento abre em Famalicão

Escola Camilo Castelo Branco integra rede UAARE

O Coordenador Nacional das Escolas UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), Victor Pardal, visitou a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, esta manhã, para anunciar a integração do Agrupamento na Rede Nacional de Escolas UAARE.

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas integra rede nacional de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento

O plano de ação do programa UAARE para o próximo ano letivo foi homologado no passado dia 22 de Junho.

Agrupamento Escolas Júlio Dantas entra para a rede UAARE

O agrupamento foi um dos novos quatro a integrar a rede nacional de escolas UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento para o ano letivo 2022/2023, um grande reconhecimento que visa apoiar os jovens atletas lacobrigenses no equilíbrio entre as vidas escolar e desportiva.

Secundária Camilo Castelo Branco passa a integrar Rede UAARE

Escola famalicense é unidade de referência no apoio ao alto rendimento desportivo. Objectivo principal passa por conciliar o sucesso escolar com o sucesso desportivo.

Famalicão: Agrupamento Camilo Castelo Branco integra Rede Nacional de Escolas UAARE

A integração do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco na Rede Nacional de Escolas UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento) foi anunciada, na manhã do dia 28 de junho, numa sessão que decorreu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco e que contou com a presença do Coordenador Nacional das Escolas UAARE, o diretor do agrupamento, o diretor do IPDJ e os vereadores da Educação e do Desporto do município de Famalicão.

Secundária Camilo Castelo Branco integra Rede UAARE

É escola de referência no concelho para receber alunos que sejam atletas de alto rendimento.

A entrevista (completa) a Pedro Dias, Diretor da FPF para o futsal

"o Governo lançou um programa muito importante para o desporto português há sensivelmente seis anos, um programa de unidades de apoio ao alto rendimento na escola, que é um programa de compatibilização da prática desportiva com a vida académica dos jovens. Ele está no segundo e terceiro ciclos e tem permitido, no caso particular dos nossos praticantes, neste momento estão sensivelmente  cerca de oitocentos envolvidos nesse programa nas várias modalidades no país. ©FPFMas acima de tudo a mensagem é esta: é possível, é desejável e o esforço que todos temos que fazer é que isso seja efetivamente uma realidade nas nossas equipas, nos nossos clubes, o processo de certificação também está a ter uma integração a esse nível, sensibilizar os clubes para a importância de fazer um acompanhamento académico, mas acima de tudo as crianças que estão na formação desportiva perceberem que têm que o fazer de forma paralela, em simultâneo praticar desporto e fazer o seu percurso académico. Temos feito isto e os resultados têm sido fantásticos, a taxa de sucesso dos praticantes desportivos que estão em escolas toca os 90 por cento, 87/88 por cento. Isto quer dizer que estas medidas naturalmente têm um impacto muito positivo na performance académica, mas não só, também na desportiva. Cada vez mais importante sensibilizar os pais famílias, e eu penso que isso tem sido uma realidade para essa importância, para as crianças o fazerem e naturalmente que agora falta dar o passo seguinte que é fazer, e sabemos que esse programa tem uma extensão já para o ensino superior, mas era importante e estratégico implementá-la de imediato porque essa transição da formação para os seniores é crítica...

Alexandre Bernardo representou badminton em Escola de Verão

“Viajou para a Finlândia para participar, entre os dias 4 e 11 de julho, numa verdadeira “escola de Verão” de badminton…”. “Com o perfil pretendido, foi o único atleta português escolhido…”

Alice Laruça sobe ao pódio do Campeonato de Portugal de Juniores

"Quando viemos para Lagoa foi-nos apresentada a Unidade (UAARE) e, sem dúvida, que fazem um trabalho extraordinário."

Em Diogo Ribeiro há um provável colosso da natação mundial

Num país que é praticamente um deserto quanto a resultados excepcionais na natação surge, agora, um oásis. Trata-se de um projecto de portento mundial com uma história de vida de riqueza invulgar para quem só nasceu em 2004.

Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco assinala Dia da Unidade de Apoio Ao Alto Rendimento na Escola com formações

O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco dedicou, esta segunda-feira ao Dia UAARE (Unidade de Apoio Ao Alto Rendimento na Escola), onde estiveram presentes o prof. Victor Pardal, o Diretor do Agrupamento, os coordenadores UAARE, nacional e regional, prof. Pedro Seco, assim como os responsáveis dos ambientes digitais UAARE, prof. Filipe Castro e João Fernandes.

Será que a escola, onde estão todos, garante o sucesso educativo a todos?

No início de cada ano letivo, vemos renovados os votos de sucesso educativo para todos os alunos. Este renovar de votos ganha particular destaque, dado que conseguimos garantir uma escola para todos, uma escola que ao longo dos tempos conseguiu vencer o desafio do flagelo do abandono escolar. Todavia, apesar de hoje termos todas as crianças na escola (o abandono escolar é residual), urge fazer uma questão – Será que a escola, onde estão todos, garante o sucesso educativo a todos?

Portugueses terminam participação na competição IBERDROLA Spanish International 2022

Pedro Portelas, atleta madeirense a viver em Caldas da Rainha desde 2019 no âmbito do projeto UAARE – Unidade de Apoio aos Atletas de Alto Rendimento, terminou a sua participação dizendo: «Na semana que antecedeu esta competição tivemos a oportunidade de treinar com os melhores atletas portugueses orientados pelos Selecionadores Nacionais, Diogo Silva e Fernando Silva, e com o treinador Blagovest Kisyov (Bulgária). Trabalhámos muito a parte física para podermos chegar aqui nas nossas melhores condições e demonstrar o elevado nível que conseguimos alcançar.

Mafalda Silva campeã do Grand Prix Internacional feminino sub-15

Recorde-se que Mafalda Silva, natural da Carapinheira, conquistou recentemente os títulos de campeã nacional de juvenis e vice-campeã nacional de halterofilismo no escalão sénior. A atleta, que representa a Associação Académica de Coimbra (AAC) e integra a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, complementa o seu plano de treinos no ginásio do Centro Náutico de Montemor-o-Velho. Esta medida implementada pelo Município Montemorense de abrir o Centro Náutico a outras modalidades desportivas visa maximizar as condições de treino dos atletas de alto rendimento do concelho.

Por águas nunca dantes navegadas (2) - UAARE, um casamento perfeito!

Jaime Cortesão apoia esforço diário e duplo dos alunos atletas

Número de atletas federados este ano vai superar o registado antes da pandemia

Governo destacou a importância da aposta em jovens atletas, lembrando o investimento efetuado nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola e os resultados já conseguidos

Alunos da UAARE são “heróis” porque têm duas profissões

Os 29 atletas que frequentam este ano letivo a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE) da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, foram considerados “heróis”, pois têm cerca de 25 horas de aula por semana, mas “treinam outras tantas ou às vezes mais”. O número de alunos neste programa tem vindo a crescer e neste momento acolhe cinco jovens atletas de badminton, seis do atletismo, seis de kempo, um de andebol, dois de hóquei em patins, um de ténis, um de para-badminton, um de badminton, um de dança desportiva, um de ginástica, um de voleibol, um de equitação, um de dressage e um de futebol.

UAARE abre ano letivo com recorde de alunos

Unidade da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro chegou aos 29 estudantes

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto visita UAARE do AEM

Secretário de Estado do desporto visita UAARE de Mirandela e instalações da Associação Desportiva de São Pedro Vale do Conde

Sala de Estudo Digital inaugurada em Vila Real de Santo António

A Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Vila Real de Santo António foi inaugurada, este sábado, no Complexo Desportivo de VRSA, numa iniciativa da Fundação do Desporto e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que se insere na estratégia de qualificação e atratividade destas infraestruturas desportivas destinadas à promoção do desporto de alto rendimento.

Secretário de Estado da Juventude e Desporto visitou a única Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) que existe em Trás-os-Montes

Agrupamento de Escolas de Mirandela já tem a funcionar, desde o início do ano lectivo esta UAARE, que permite conciliar a vida académica e o alto rendimento desportivo, para já com 16 atletas, todos do CTM Mirandela.

16 alunos conciliam vida académica com alto rendimento desportivo

O agrupamento de escolas de Mirandela é a única escola UAARE criada em Trás-os-Montes e Alto Douro.

Futebol de Formação – um vulcão (sempre) em erupção

Madalena Fortunato olha para os jogos de 2028, mas lembra: "O que preciso é ganhar experiência"

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto elogia Sporting

João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, acompanhou Frederico Varandas esta terça-feira na inauguração da sala de estudo "Aprender +", na Escola Secundária "Arco-Íris" da Portela, espaço criado no âmbito das Unidades de Apoio de Alto Rendimento na Escola (UAARE).

Escola Secundária da Portela integra rede de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Alunos-atletas de alto rendimento de Leiria têm 100% de aproveitamento escolar

Alunos-atletas de alto rendimento de Leiria têm 100% de aproveitamento escolar

A funcionar como Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) desde 2019/2020, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), em Leiria, conta atualmente com 38 alunos que dedicam parte do seu dia a uma modalidade desportiva em alto rendimento.

No último ano letivo, em 2021-2022, a UAARE deste estabelecimento de ensino teve um aproveitamento de 100% ao garantir que todos os alunos conseguissem transitar ou progredir de ano de escolaridade, com uma média de resultados de 4,7 valores (em 5) no ensino básico, e 17,6 valores (em 20) no ensino secundário.

Os dados são divulgados, em comunicado, pelo Município de Leiria, entidade parceira desta UAARE, e revelam ainda que os alunos-atletas registaram 87% de classificações positivas a disciplinas curriculares, em comparação à média nacional UAARE de 79%.

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola de Leiria com 100% de sucesso escolar

Lopes Vieira (ESALV) integra atividades/desportos como Ballet, Andebol, Judo e Ju-Jitsu, Ténis e Natação. Estes alunos desenvolvem a sua atividade desportiva/artística em diversas entidades, nomeadamente, Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, Atlético Clube da Sismaria, Clube de Judo Dragão, Racket Sports Club Leiria, Associação Desportiva Bairro dos Anjos e Clube Náutico de Leiria.

Recentemente visitada pelo vereador do Desporto, Carlos Palheira, e pela vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, os dois responsáveis destacaram que a UAARE se apresenta como uma resposta de alta performance na promoção do sucesso escolar de qualidade, no reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos no ano letivo anterior.

Ténis de mesa: Nova vitória de Portugal agora frente à Chéquia (vídeo)

Santiago Batalha vence Internacionais de Portugal de badminton para juniores

Gala dos Sonhos - Associação Sara Carreira com atuação de Valentim Matias (aluno-atleta da ESALV)

Clube de Rugby de Famalicão com atletas de alto rendimento

Comité Olímpico de Portugal continua a ter casa em Rio Maior

Câmara do Porto vai apoiar jovens atletas de alto rendimento

Turmas de alto rendimento

Mirandela vence Taça de Portugal de ténis de mesa feminino frente ao Sporting

Governo quer criar quota de emprego público para atletas olímpicos, paralímpicos e de alto rendimento

E quando os jovens alunos ….. São desportistas de alta competição!

A criação das UAARE, em 2016, foi um passo decisivo na vida de um conjunto alargado de alunos atletas, que passaram a usufruir de condições para que, mesmo em períodos de treino, estágio ou competição, a escola não tivesse de ficar para trás.

Desperta! Do sono ao treino

Decorreu, no passado dia 7 de fevereiro, no auditório da Escola Secundária do Agrupamento a sessão "Desperta! Do sono ao treino" destinada a alunos-atletas que estão ao abrigo do Projeto Especial Algarve - Escola Externa às Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE). Este projeto visa dar condições aos alunos para conciliar a dupla carreira: académica e desportiva.

O novo rumo do desporto universitário

O alargamento do programa das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ao ensino superior pode ser um bom instrumento para melhorar essa relação e de fazer com que mais jovens prossigam as suas carreiras académicas e desportivas?

Isto acaba por ser também uma vitória para o ensino superior. Falamos muitas vezes daquilo que é a passagem dos estudantes-atletas do ensino secundário para o ensino superior, da falta de acesso das instituições de ensino superior ao percurso desportivo do estudante. Falamos do trabalho que as instituições de ensino superior têm na procura da informação, e do potencial que muitas vezes as instituições e os clubes associados perdem por não terem acesso ao perfil do estudante-atleta. Muitas vezes há interesse em continuar o percurso desportivo e a própria instituição tem essas condições, mas não se avança por simples desconhecimento. O facto de estes programas colocarem todos os agentes – escolas, instituições de ensino superior, municípios e estudantes-atletas, a trabalhar no mesmo sentido, é uma grande mais-valia. Vamos estar atentos, e trabalhar, de alguma forma, programas e atividades específicas no âmbito deste programa, para que, de facto, as coisas tenham impacto e impactem os nossos estudantes.

Dr. João Paulo Correia em um mandato para combater várias frentes

O Atleta esteve à conversa com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, na qual, o Dr. João Paulo Correia revelou a sua acessibilidade e falou de vários pontos importantes para o desporto nacional. Praticamente a comemorar um ano de mandato abordou o que já foi feito, o que está planeado e o que ainda quer fazer. Combate à corrupção, à violência e maior transparência são as bandeiras, mas há mais temas pertinentes nesta agradável conversa

Sessão mensal - A Política e Estratégia do Governo para o Desporto

Orador: João Paulo Correia | Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

O Panathlon Clube de Lisboa é membro do Panathlon Internacional, um movimento universal que procura promover a ética e o fair-play na prática do desporto, assegurar a todos uma sadia educação desportiva, sem distinção de raça, sexo ou idade e lutar contra o uso da droga, a violência e a corrupção no desporto.

Vai ser criada uma entidade fiscalizadora, a Plataforma de Combate à Manipulação das Competições Desportivas

O que está por de trás dos grandes êxitos internacionais desta nova geração são as unidades de apoio ao alto rendimento, um programa de sucesso que é visto até na União Europeia como um caso que tem de ser replicado todos os países, onde estão todos esses jovens atletas e em que o Estado alargou a rede de 19 para 23. São alunos entre os 5.º e 12.º anos de escolaridade, que são atletas de seleção ou de pré-seleção, de 46 modalidades. Temos mil atletas destes nesta rede de 23 que vai de Mirandela até Lagos, onde os jovens podem conciliar a carreira académica e desportiva, não abandonando o seu alto rendimento desportivo.

Lagoa homenageia atletas campeões da época 2020/2021

A gala contou com a presença do anfitrião e presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, do delegado regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Custódio Moreno, do Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, do Presidente da Associação de Natação do Algarve, José Perdigão, dos membros do executivo municipal de Lagoa, das diretoras dos Agrupamentos de Escolas do concelho, dos responsáveis pelas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, dos responsáveis pelas forças de segurança, dos presidentes de Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho de Lagoa, dos dirigentes dos clubes, dos atletas e seus familiares.

Governo admite rever Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto até 2024

O secretário de Estado anunciou também o propósito do alargamento das unidades de alto rendimento ao ensino superior, no ano letivo de 2023-24, que passa pela implementação de projetos-piloto nas instituições do ensino superior parceiras.

Este programa no ensino secundário, com mais de 1000 atletas, de 50 modalidades, em 23 escolas, tem sido “uma base de sucesso para uma nova geração de atletas”. Pretende-se com isso promover “a continuidade de uma carreira académica aliada ao alto rendimento desportivo“.

Coimbra no centro de projecto de cooperação educativa entre França e Portugal

No dia 30 realizar-se-á, nas instalações da DGEstE, uma sessão de apresentação comparativa dos sistemas educativos de Portugal e da França, bem como apresentações do Programa do Desporto Escolar e da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, que procura conciliar rendimento escolar e desportivo.

Um evento para atrair mais jovens para o desporto

Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias recordou o programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), (...) e afirmou que é intenção do Governo que o mesmo seja alargado ao ensino superior.

Secretário de Estado do Desporto elogia protocolo para olímpicos e apoio escolar

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, elogiou esta terça-feira a criação de um protocolo entre a Associação dos Atletas Olímpicos Portugueses (AAOP) e as unidades de apoio ao alto rendimento na escola (UAARE).

Há cada vez mais estrangeiros a procurar Leiria para ter aulas de ballet numa das melhores escolas do mundo

Uma das melhores escolas de sucesso mundial na formação de bailarinos profissionais está instalada em Leiria. A instituição ganhou fama pelos troféus conquistados sobretudo nas competições masculinas. Quase todos os professores são estrangeiros assim como a maioria dos alunos.

Foi nesta escola que se formou António Casalinho, que aos 19 anos já é cabeça de cartaz na companhia de bailado de Munique.

Escola e Desporto jogam na mesma equipa

O Futebol Clube Famalicão esteve representado na pessoa do presidente da SAD, Miguel Ribeiro, na cerimónia de inauguração da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento que estará a funcionar na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

Num ato que contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o Futebol Clube de Famalicão foi, face à relevância do nosso clube no panorama nacional, um dos organismos convidados para atestar a importância de um projeto que tem como desígnio estreitar a ligação entre a vertente académica e o alto rendimento desportivo dos alunos.

O nosso clube será, desta forma, um dos parceiros de uma unidade que conta com 59 alunos-atletas de 14 modalidades e que apresenta um programa que irá permitir conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.

Unidade de apoio ao alto rendimento desportivo na escola Alberto Sampaio foi hoje inaugurada

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, considerou a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) existente na Escola Secundária Alberto Sampaio «como uma das maiores a funcionar no país».

Saúde Mental e Pós Carreira no Desporto

"Pós Carreira no Desporto" foi o tema do segundo painel, que juntou Jorge Silvério (Psicólogo das Seleções Nacionais de Futsal), Victor Pardal (Coordenador das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas), Diana Gomes (Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos), Jéssica Augusto (Maratonista – Atletismo) e Emanuel Silva (Canoagem). Ambos os painéis foram moderados pela jornalista Inês Gonçalves.

 

Programa.

Unidade de apoio ao alto rendimento é “casamento perfeito” educação/desporto

Na prática, esta unidade permite que a escola disponha de um conjunto de docentes para dar acompanhamento aos alunos, gerir de forma flexível o currículo e horários, adaptando-os ao contexto de treino e de competição.

«Há aqui um casamento perfeito entre a educação e o desporto, numa articulação que permite aos alunos manter uma carreira desportiva e o sucesso académico, com projetos curriculares individualizados e que permite aos alunos não ter de abdicar de estudar para enveredar pela carreira desportiva ou vice-versa» apontou João Correia.

Ministro da Educação sublinha casamento perfeito entre o desporto e educação na inauguração da UAARE da Camilo

Um agrupamento hiperativo, envolvido com diversos projetos. Foi desta forma que o Ministro da Educação descreveu o Agrupamento Camilo Castelo Branco.

João Costa e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, estiveram ontem em Famalicão para inaugurar oficialmente a UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

Escolas Minhotas inauguram Apoio ao Alto Rendimento

João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, deslocou-se ao Minho para inaugurar as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) nas escolas Alberto Sampaio, em Braga, e Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

Também o ministro da Educação, João Costa, fez questão de marcar presença nestas visitas às escolas minhotas que assim entram num projeto que pretende conciliar da melhor forma o aproveitamento escolar com a prática desportiva ao mais alto nível.

Ministro da Educação sublinha casamento perfeito entre o desporto e educação na inauguração da UAARE da Camilo

O Ministro da Educação, João Costa e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, estiveram ontem em Famalicão para inaugurar oficialmente a UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

A funcionar no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco desde junho de 2022, presta apoio aos alunos que sejam atletas de alto rendimento e que pretendam conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva.

João Costa inaugurou UAARE no Agrupamento Camilo Castelo Branco em Famalicão

“Há aqui um casamento perfeito entre a educação e o desporto, numa articulação que permite aos alunos manter uma carreira desportiva e o sucesso académico, com projetos curriculares individualizados e que permite aos alunos não ter de abdicar de estudar para enveredar pela carreira desportiva ou vice-versa”, apontou João Correia.

SEAM reforça apoio ao aluno-atleta

UAARE do Agrupamento Alberto Sampaio conta com Sala de Estudo Aprender Mais (SAEM). Inauguração da sala contou com presenças de João Paulo Correia, secretário de Estado do Desporto, e Sameiro Araújo, vice-presidente do Município de Braga.

Agrupamento Camilo tem Unidade de Apoio ao aluno-atleta

O ministro da Educação, João Costa, e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, inauguraram oficialmente, na passada quarta-feira, a UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco que já funciona desde junho do ano passado. Este serviço presta apoio aos alunos que sejam atletas de alto rendimento e que pretendam conciliar, com sucesso, as duas atividades. (p. 6)

UAARE, um ‘casamento feliz’ entre a educação e o desporto

A impossibilidade de conciliar a carreira académica no ensino obrigatório com o alto rendimento desportivo prejudicou, durante décadas, inúmeras gerações de jovens atletas, muitas vezes impedidos de participar em estágios e competições nacionais e internacionais.


A elevada taxa de retenção de jovens talentos e a descontinuidade da sua aposta na carreira desportiva impunha uma resposta. Assim, surgiram as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), um casamento feliz entre a Educação e o Desporto, um sucesso entre a escola, o atleta, a família, o treinador, o clube e a federação desportiva.

Nadadores do Clube Náutico de Leiria e do Bairro dos Anjos estabelecem novos recordes nacionais

Novas marcas foram alcançadas no Meeting Internacional de Vila Franca de Xira e no Troféu Cáceres, em Espanha, competição conquistada pelo Clube Náutico de Leiria.

É possível conciliar estudos e alta competição? O segredo do sucesso de Matilde Parreira

Tinha acabado de vencer um encontro e aguardava pelo próxima adversária. Apesar de ser difícil concentrar-se devido à adrenalina resultante de estar a jogar um torneio de dificuldade máxima em Portugal, Matilde quis aproveitar aquela pausa para estudar.

Duarte Domingues vence juventude no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela

Leiriense envergou a camisola branca desde o início da prova. A Óbidos Cycling Team também participou na competição, mas não chegou ao final da jornada

Duarte Domingues vence Geral da Juventude na Volta a Portugal do Futuro

O leiriense terminou a prova na 4.ª posição da classificação geral, a 14 segundos do camisola amarela, tendo levado para casa a camisola branca

Sala de Estudo Digital inaugurada no CAR de Anadia

A Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR Anadia) foi inaugurada no dia 13 de julho pela Fundação do Desporto, Câmara Municipal de Anadia e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Na cerimónia estiveram presentes a presidente do Conselho de Administração da Fundação, Susana Feitor; a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso; a diretora de comunicação e marcas da SCML, Maria João Matos; o diretor da unidade de patrocínios da SCML, Nuno Pires.

Portugal é a primeira seleção Campeã da Europa de Sub-17 Femininos

"A seleção nacional de Sub-17 Femininos, sagrou-se Campeã da Europa de Hóquei em Patins ficando desta forma para a história do hóquei em patins feminino, português e europeu.  
Clara Carvalho, aluna do AECCB, no 11º ano, fez parte desta equipa, trazendo para casa a medalha de ouro. 
A equipa UAARE do AECCB congratula-se com o excelente resultado desportivo da AA! 
    Parabéns Clara Carvalho. Somos todos UAARE!"
 

Rio Maior - Época desportiva no CPAR arrancou a 4 de setembro

A segunda-feira, 4 de setembro, foi dia de boas-vindas aos novos nadadores residentes, do CPAR - Centro Nacional de Preparação de Base para o Alto Rendimento da Natação de Rio. Este projeto de referência no desporto português,  resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Natação, o Município de Rio Maior, a Desmor, a Escola Secundária de Rio Maior, a Fundação do Desporto e o Ministério da Educação através das UAARE - Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

Dia UAARE no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco

O dia 8 de setembro foi o dia UAARE no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), procedendo-se à preparação do que vai ser o trabalho na UAARE - Unidade de Apoio Ao Alto Rendimento na Escola ao longo do ano letivo.

Escolas UAARE: de olhos postos no sucesso escolar e desportivo dos alunos de alta-competição

Das mais de 20 Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, duas situam-se em Leiria e nas Caldas da Rainha, onde os resultados dos alunos-atletas revelam que é possível conciliar a escola e o desporto com sucesso.

Nas escolas UAARE ajuda-se a conciliar as boas notas com as medalhas

O sucesso desportivo ao mais alto nível exige treino intensivo, o que nem sempre é fácil de conciliar com boas notas. O programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) foi criado para facilitar a articulação entre o mundo da competição e o mundo académico, tendo em vista o sucesso escolar e desportivo dos alunos-atletas de alto rendimento, de seleções e representações nacionais e de potenciais talentos desportivos, em escolas do ensino básico e secundário da rede pública. 

Conferência “O Percurso Desportivo no Alto Rendimento: Saúde Mental e Pós-Carreira no Desporto”

A conferência “O Percurso Desportivo no Alto Rendimento: Saúde Mental e Pós-Carreira no Desporto” tem lugar amanhã, 20 de Setembro, pelas 16h00, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude de Leiria.

Sporting CP premeia leoas com bolsa de mérito

Quatro jogadoras de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal foram distinguidas com Bolsas de Mérito Escolar pelos resultados académicos alcançados e pela sua assiduidade aos treinos. Nesta cerimónia esteve presente o Coordenador Regional das UAARE, Luís de Deus.

IPDJ entrega Prémios de Valor e Mérito desportivo

O IPDJ promoveu a entrega de Prémios de Obtenção de Resultados de Mérito Desportivo, onde foram distinguidos cinco distinções de mérito desportivo e escolar a praticantes enquadrados pela Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola – UAARE.

Gala UAARE Lagoa 2023/2024

A UAARE de Lagoa realizou a sua gala anual no dia 6 de novembro de 2023 no Auditório Municipal Carlos do Carmo

Cá Entre Nós. Annarella, a professora cubana que desafia Portugal a bailar

Novos portugueses também enriquecem a cultura nacional, mas “Cá Entre Nós” isso faz-se com travões, resistências e dificuldades por vezes caricatas.

Annarella dá hoje a cara pela escola de “ballet” de Leiria. O Victor Moura-Pinto conta-nos uma animada história de vida, entre ritmos cubanos e clássicos.

https://tvi.iol.pt/noticias/videos/ca-entre-nos-annarella-a-professoracubana-que-desafia-portugal-a-bailar/655943fb0cf25f99538bcad6

Bailarina do Conservatório Annarella Sánchez ganha competição internacional em Budapest

Núria Fernandes venceu na categoria solo, entre os bailarinos juniores, no Grand Prix de bailado em Budapeste.

VII Jornadas Técnicas Associativas em Faro a 30 de novembro

As VII Jornadas Técnicas Associativas vão realizar-se na Direção Regional do Algarve do IPDJ, em Faro, no dia 30 de novembro, durante as quais vai ser homenageado o campeão olímpico Carlos Lopes.

Homenagem ao campeão olímpico Carlos Lopes encheu IPDJ de Faro

UAARE apoiou 1015 alunos-atletas, que conseguiram um aproveitamento escolar de 96,72%

O sucesso desportivo ao mais alto nível exige treino intensivo, o que nem sempre é fácil de conciliar com boas notas, se bem que as UAARE criadas em 2016 se podem considerar como um êxito após o tempo decorrido até hoje.

U.Porto integra projeto piloto para promover o sucesso dos estudantes atletas

Universidade de Coimbra é a primeira Unidade de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino

Alunos de Alto Rendimento Desportivo

Inês Henriques é Embaixadora UAARE-AOP/OLY na Escola Secundária de Rio Maior

Diogo Ribeiro faz história pela segunda vez numa semana

António Costa felicita Diogo Ribeiro: "Em poucos dias, mais um momento de glória para a natação portuguesa"

A propósito de um Campeão

Encontro Equipa Nacional UAARE

Entrevista a Diogo Ribeiro na revista Visão

IPL integra projeto de apoio a atletas de alto rendimento

Eleições Legislativas: o Desporto nos programas eleitorais dos Partidos

Os bastidores de um campeão... a Mãe, a Escola, o Clube, a Federação, o Médico e o Amigo

Beatriz Monteiro encaminhada para ‘bis’

Assinados acordos para arrancar com apoio ao alto rendimento no ensino superior

No projeto-piloto, com o envolvimento de cerca de 150 atletas, propõe-se que cada instituição possa desenhar formas de assegurar um apoio efetivo aos alunos que praticam desporto de alto rendimento.

A inovação no apoio aos estudantes-atletas: o projeto UAARE Superior no IP Santarém

No Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), o desporto e a inclusão representam duas linhas de ação fundamentais do nosso projeto educativo. Com uma percentagem significativa de estudantes-atletas, a conciliação entre a prática desportiva de alto rendimento e a carreira académica sempre foi uma preocupação central para a nossa instituição. Foi, por isso, com grande satisfação que aderimos à iniciativa pioneira no âmbito das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior (UAARESuperior) em Portugal.

Rui Bragança torna-se embaixador do projeto UAARE – OLY do AE João de Meira

Alto Rendimento na Escola apoiado por Fernanda Ribeiro

Teve lugar, pelas 16:00, no auditório da Escola Secundária do Castêlo da Maia terá lugar a cerimónia de investidura da embaixadora olímpica – OLY /UAARE do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia (AECM), a atleta olímpica Fernanda Ribeiro.

Seminário sobre “Alto Rendimento da Escola”

Realizou-se no dia 31 de Maio a primeira sessão comemorativa dos 100 anos  da conquista pelo Sporting Clube Olhanense do Campeonato de Portugal. O seminário/debate sobre o tema “Alto Rendimento da Escola – Conciliar Sucesso Escolar e Desportivo”.

Ação de prevenção de dopagem com alunos da UAARE do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Esta sessão, realizada no âmbito da formação levada a cabo pela ADoP para estudantes integrados na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e nos Cursos Profissionais de Desporto, teve lugar no auditório do Centro Comercial da Portela de Sacavém, no passado dia 28 de maio.

Foram preletores da sessão, o diretor executivo da ADoP, Doutor António Júlio Nunes e o responsável pela área da educação da ADoP, Dr. Carlos Santos, tendo a mesma sido coordenada pelo Dr. Nuno Reis, diretor daquele estabelecimento de ensino.

Ação de prevenção de dopagem com alunos da UAARE da Escola Secundária do Restelo

Ação de prevenção de dopagem com alunos da UAARE da Escola Secundária do Restelo

Esta sessão, realizada no âmbito da formação levada a cabo pela ADoP para estudantes integrados na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), teve lugar no auditório da Escola Secundária do Restelo no dia 4 de junho.

Foi preletor da sessão, o responsável pela área da educação, Dr. Carlos Santos, tendo a mesma sido coordenada pela Dra. Raquel Franco, professora acompanhante do projeto UAARE daquele estabelecimento de ensino.

Secretário de Estado do Desporto homenageia atletas do CAR Jamor, campeões da Europa e do Mundo

Decorreu nesta quarta-feira, 5 de junho de 2024, na residência do Centro de Alto Rendimento do Jamor (CAR Jamor), uma cerimónia de homenagem a atletas residentes e ex-residentes deste Centro que alcançaram títulos de campeões da Europa e do Mundo nas respetivas modalidades.

No âmbito da cerimónia foi feita a apresentação pública das imagens destes/as atletas medalhados/as na «Galeria de Excelência» e visitadas as instalações da área social e de lazer, além de inaugurada a requalificação de alguns espaços do Centro de Estágio.

Demonstração dos alunos-atletas UAARE do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro no Projeto Erasmus

Lei da imigração no futebol. Secretário de Estado diz que clubes estão a "fazer uma tempestade num copo de água"

Este programa é um programa de referência. Tem sido evidenciado como exemplo de boas práticas em termos internacionais e que, em boa hora, foi alargado em termos de um programa piloto ao ensino superior, que terá início este ano letivo 2024/25, onde vamos ter seis instituições de ensino superior - as universidades do Minho, do Porto, de Coimbra, Aveiro, Politécnico de Santarém e o Politécnico de Leiria - que firmaram um convénio com o governo no sentido de implementar a extensão do programa das UAR, que está a decorrer ao ensino superior, o que será mais um apoio relevante para os atletas de alto rendimento poderem compatibilizar a carreira desportiva com a académica.