Luís Dias: "Rodrigo Ribeiro é um avançado do futebol moderno"

Antigo elemento do "scouting" do Sporting, que fez o primeiro contato com os pais do jogador na formação de Alvalade, elogia em entrevista a Bola Branca as suas características.

Agrupamento de Escolas Coimbra Centro apoia o estudante-atleta

A Escola Secundária Jaime Cortesão é o estabelecimento de ensino do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro onde está a ser aplicado este ano lectivo o projecto-piloto UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento) na Escola, destinado a proporcionar condições a alunos-atletas para potenciar o sucesso educativo e desportivo. «Estamos a dar os primeiros passos e temos três alunos de alta competição», disse Conceição Gomes, directora do Agrupamento, explicando que é o primeiro Agrupamento de Escolas de Coimbra que faz parte do projecto, a que também já tinha aderido, no ano lectivo anterior, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.

Sessão Unidades De Apoio Ao Alto Rendimento

O responsável pelas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar (UAARE), Victor Pardal, foi o orador convidado pelo Panathlon Clube de Lisboa para explicar este programa oficial de apoio nas escolas aos jovens atletas de alto rendimento, durante a sessão mensal de junho, que decorreu no dia 21.

Vitória SC assina protocolo pioneiro para Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Conciliar o sucesso escolar ao sucesso desportivo é o mote do protocolo que a Vitória Sport Clube, Futebol SAD assinará esta segunda-feira, dia 30 de Julho, pelas 14h30, com a Câmara Municipal de Guimarães, a Escola Secundária Martins Sarmento/Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e o Agrupamento de Escolas João de Meira – como escola associada. 

Martins Sarmento e João de Meira Já têm Unidade De Apoio Ao Alto Rendimento

Os jovens atletas de alto rendimento vimaranenses têm agora uma nova oportunidade de conciliar o sucesso desportivo com o sucesso académico. A Escola Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas João de Meira, a Câmara Municipal de Guimarães e o Vitória Sport Clube assinaram o protocolo da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), durante a tarde desta segunda-feira.

Escola Secundária de Rio Maior quer ser incubadora de campeões

Na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola de Rio Maior os jovens têm "uma verdadeira vida dupla, pois têm 25 horas de aula por semana, mas treinam outras tantas ou às vezes mais". Programa tem vindo a crescer e neste momento acolhe 20 alunos da natação, quatro atletas do triatlo, cinco do atletismo e uma de basquetebol.

 

Projeto para articular escola e desporto chega a 16 escolas

A iniciativa começou há três anos com o objectivo de articular a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais. É um projeto da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na escola (UAARE) com o apoio do Ministério da Edicação e da Direção Geral de educação.

Apoio ao Alto Rendimento chega a mais de 350 alunos em 16 escolas do país

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) chegam já a 16 escolas de norte a sul do país, onde servem de suporte a 366 alunos de 39 modalidades desportivas.

Coordenador diz que Apoio ao Alto Rendimento na Escola é sinónimo de equidade

O coordenador nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), Victor Pardal, acredita que a estrutura criada há três anos permite aos alunos/atletas estar em condições de equidade face aos colegas no que concerne ao ensino.

Apoio ao Alto Rendimento chega a 16 escolas do país, incluindo duas em Braga e Guimarães

No país, as UAARE dão suporte a 366 alunos de 39 modalidades desportivas.

Ministério da Educação prevê mais escolas para atletas-estudantes

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) abrangem, neste momento, 400 atletas a frequentar o ensino obrigatório, adiantou nesta quarta-feira o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Apoio ao alto rendimento conta com 400 atletas

Secretário de Estado do Desporto enaltece o facto de ter sido ultrapassada a fasquia prevista para este ano lectivo.

“Somos pioneiros em Portugal”

O Vitória Sport Clube recebeu, esta quarta-feira, a primeira Videoconferência Nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), emitida para dezasseis Escolas UAARE do país.

José Candeias - Há Conversa

Há Conversa Com - UAARE. Professor Pedro Seco

Portugal nunca mandou tanto os miúdos estudar

Maiores responsáveis técnicos são unânimes: o sucesso escolar é fundamental na formação dos jovens jogadores. Por isso fomos ver como funciona um projeto português que permite a um aluno estudar a partir da Austrália como se estivesse na escola em Lisboa, no Porto ou em Braga.

Aluno integrou Projeto Esperanças e Talentos Paralímpico Tóquio 2020

Diogo Vilela Daniel está em 36º do ranking mundial na categoria SL4 e é um dos atletas mais novos do Comité Paralímpico Português. Foi convocado pela Federação Portuguesa de Badminton e vai participar no 5º Turkish Para-Badminton International – ENESCUP 2019 (23-30 março) na Turquia, Antalya.

Lagoa reforça apoio a atletas-estudantes e ao associativismo

A Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira em Lagoa (ESPAMOL) tem uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE). Apoia já 25 atletas-estudantes e jovens talentos das seleções nacionais de cinco modalidades, vindos de todo o barlavento algarvio.

Uma década a subir ao pódio na escola e no desporto

Ter boas notas na escola e conquistar resultados numa modalidade desportiva ao mais alto nível é difícil, mas não impossível. Há dez anos, em Montemor-o-Velho, uma experiência pioneira lançou as bases do que são hoje as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.

Encontrar o equilíbrio entre ser aluno, ser desportista, e ser pessoa

O apoio psicopedagógico foi um dos eixos fundamentais do Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Pelos desafios que superam, os alunos-atletas jovens são também exemplos para os outros estudantes.

“Uma porta que se abriu” há dez anos

Duas alunas-atletas recordam as diferenças que, há uma década, o Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho trouxe às suas rotinas escolares e desportivas.

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola instala-se em Leiria

A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira é o 17.º estabelecimento de ensino do País a acolher uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que entrará em funcionamento no próximo ano lectivo.

Expert Group on Skills and HR: ENGSO delivered messages on volunteering and equality

The first day of the meeting kicked off at the National High Performance Center with presentations on the good practices from Portugal and a visit to the facilities. Victor Pardal, Filipe Castro and Joao Fernandes presented the “UAARE – Units of Support of High Performance in Schools” programme that helps young athletes reconcile their sports career with school success.

UAARE, um projeto de alto rendimento

Mensagem do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal

Ministério da Educação prevê mais escolas para atletas-estudantes

As primeiras Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola foram implementadas em 2017, o projeto tem resultado (e crescido) e por isso deixa de ser projeto e integra mais três escolas.

Governo apoia mais 200 alunos-atletas em 2019/20

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ficaram esta terça-feira regulamentadas em portaria no Diário da República. Está previsto um alargamento para 600 alunos atletas no ano-letivo 2019/20, mais 200 que no ano transato.

Governo regulamenta apoio para alunos-atletas, previsto para 600 em 2019/2020

Previsto o enquadramento de 19 escolas, para acompanhar 600 alunos-atletas, com a integração de escolas em Lagoa, Leiria e Lisboa.

Escola de Leiria integra unidade de apoio aos alunos-atletas

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UA­ARE) ficaram ontem regulamentadas em portaria no Diário da República (DR) e Leiria acolhe uma das três novas unidades para o ano lectivo 2019--2020. A Escola Secundária Afon­so Lopes Vieira (ESALV), na Gândara dos Olivais, é um dos 19 estabelecimentos escolares que vão acompanhar alunos-atletas e, este ano, a par da escola de Leiria junta-se uma de Lisboa e de Lagoa (Algarve).O Governo prevê um alargamento para 600 alunos-atletas no novo ano lectivo, mais 200 do que no anterior, isto depois do projecto-piloto das UAARE ter arrancado em 2016/17 com 60 alunos em quatro escolas. Em 2017/18 foi alargado para 160 alunos, em 10 escolas, e no ano passado chegou aos 413 alunos, em 16 escolas. O projecto tem em vista a conciliação da carreira dupla, no ensino e no desporto.Como foi avançado no início de Maio pelo município de Leiria, o projecto, criado pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, “tem como objectivo criar as condições necessárias para que crianças e jovens que pratiquem desporto tenham a possibilidade de prosseguir a vida académica com aproveitamento”.

UAARE: uma fórmula de sucesso

As carreiras dos jogadores de futebol são caracterizadas pela diversidade de experiências em diferentes clubes, com muitos interlocutores direta ou indiretamente envolvidos nestas tomadas de decisão. Por se tratar de uma atividade de desgaste rápido, os efeitos do envelhecimento têm um impacto profissional mais precoce nesta população.

Taxa de abandono escolar de alunos-atletas "foi de apenas 1,2%", diz ministro

Os atletas-estudantes são uma das preocupações do Ministério da Educação liderado por Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro explica, ao JN, a importância das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), que já integram 600 alunos-atletas em 19 estabelecimentos de ensino. Graças a várias parcerias, verifica-se o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono.

José Candeias - Há Conversa

Há Conversa - UAARE - com a aluna Inês Santos Costa

 

 

UAARE na Antena 1

Alcochete aposta em alto rendimento escolar

Entidades unem esforços com objectivo de apoiar a conciliação das actividades educacional e desportiva. Autarquia, tutela, Agrupamento de Escolas, Academia do Sporting e Grupo Desportivo Alcochetense vão firmar acordos de cooperação

Protocolo renovado em Alcochete

Foi na última sexta-feira, 6 de Março, que se realizou a assinatura da renovação do protocolo entre o Sporting Clube de Portugal e o Agrupamento de Escolas de Alcochete, dando assim continuidade a uma parceria existente desde 2002. O evento teve lugar no pavilhão polidesportivo e no auditório da Escola Secundária de Alcochete, onde muitos atletas Leoninos têm completado os estudos ao longo dos anos.

Rafael Bordalo Pinheiro equaciona alargar plataforma de ensino digital a toda a escola

Experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola com a plataforma Teams leva direcção do Agrupamento a estudar a possibilidade de alargar a utilização daquele recurso para todas as turmas.

 

Alto rendimento. Os alunos que já estudavam à distância antes da pandemia

Há jovens que dividem os dias entre aulas e desporto de alto rendimento. Às vezes, não há tempo para ir ter com os amigos, mas a sensação de cumprir objetivos compensa. E depois chegaram as UAARE, um projeto que faz a ponte entre os alunos, a escola e o desporto.

Final do ano letivo assinalado na Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto

Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Moreira, Tiago Brandão Rodrigues e Fernando Paulo assistiram a aulas presenciais que decorriam na Escola Fontes Pereira de Melo, nomeadamente a aulas do Curso Científico-Humanístico do ensino secundário, do curso profissional de Mecatrónica e a uma aula no âmbito do protocolo UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, chegando a testemunhar uma aula à distância entre uma docente da Fontes Pereira de Melo e um aluno que se encontra na Madeira.

De referir que este estabelecimento alargou esta modalidade de ensino a alunos do Curso de Dança, pelo que após a visita às instalações da escola, os convidados foram presenteados com uma apresentação por quatro bailarinos. Os convidados tiveram ainda oportunidade de falar com a Associação de Estudantes daquela escola.

Marcelo e ministro da Educação voltaram à escola com “esperança” de um novo ano letivo presencial, mas calendário ainda está por definir

Criar condições de segurança para que o próximo ano letivo seja presencial é o plano A do ministro da Educação, mas admite ter outros. Visitou com Marcelo uma escola no Porto no último dia de aulas.

Escolas vão assegurar refeições aos alunos até final de julho

Durante a visita, Tiago Brandão Rodrigues e Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, falaram com vários alunos do 11.º e 12.º ano do ensino secundário, bem como alunos que frequentam o projeto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

Reportagem CNT Ponte de Sor / CAR Jamor - Ep. 1

Reportagem sobre o CNT de Ponte de Sor e CAR Jamor, com alunos e escolas UAARE.

Bailarinos portugueses arrasam em Barcelona

O Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchéz, em Leiria, conquistou mais de 30 medalhas de ouro, prata e bronze na final do Dance World Cup 2018, uma das maiores competições de dança de todo o Mundo, e que este ano ocorreu em Sitges, uma cidade na província de Barcelona.

Programa de carreira dual para jovens atletas já apoia mais de 700 alunos

"O programa de carreira dual para jovens atletas já apoia através das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) “mais de 700 alunos em Portugal”, revelou hoje o coordenador da iniciativa, Vítor Pardal.

Numa conferência internacional realizada em Cascais, Vítor Pardal destacou que “só há carreira dual se houver oportunidades e programas de qualidade que aliem a carreira desportiva com a educação ou o trabalho” e alertou para a urgência de uma coordenação bem sucedida nesta área face ao elevado número de atletas que acabam por abandonar a prática desportiva."

Diamantes em estado bruto

No actual plantel, para além de David Carmo e Francisco Moura, há mais jovens atletas em ascensão: o avançado Rodrigo Gomes [aluno-atleta UAARE do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio], de apenas 17 anos, que já se estreou com a camisola bracarense na I Liga, frente ao Tondela e somou mais minutos no último jogo com o Benfica; o extremo Hernâni, de 19 anos; e os guarda-redes Lukas Hornicek (18 anos) e Rogério (21 anos).

Bailarino português António Casalinho conquista dois prémios em Lausanne

 

O jovem bailarino português António Casalinho foi hoje duplamente distinguido com o Prémio de Interpretação Contemporânea e uma bolsa de estudo na competição internacional de bailado Prix de Lausanne, na Suíça.

António Casalinho foi um dos seis jovens finalistas distinguidos com bolsas pela 49.ª edição do prémio, à qual concorreram inicialmente 82 candidatos, destes, 78 chegaram à fase competitiva e 20 acederam à final, que decorreu hoje por vídeo, segundo a página ´online´ do concurso internacional.

Marcelo Rebelo de Sousa saúda bailarino António Casalinho pelos prémios em Lausana

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou este domingo o bailarino António Casalinho e os dois prémios conquistados no sábado pelo jovem artista numa competição internacional de Lausana, Suíça.

"Felicito o jovem bailarino António Casalinho pelos dois prémios que lhe foram atribuídos na competição internacional Prix de Lausanne: o prémio de interpretação contemporânea e uma bolsa de estudo. Aluno do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria, e vencedor do concurso 'Got Talent Portugal', António Casalinho tem já, aos 17 anos, o começo de uma carreira internacional para a qual desejo o maior sucesso", lê-se na mensagem do Presidente.

Bailarino português António Casalinho recebe primeiro prémio em Lausanne

Jovem de 17 anos volta a ser distinguido numa competição internacional. Desta vez o júri do concurso suíço atribuiu-lhe o Prémio de Interpretação Contemporânea e deu-lhe uma bolsa que equivale ao primeiro lugar da competição.

António Casalinho: “Sou apenas um rapaz como outro qualquer”

Aos 17 anos, jovem português é o primeiro a vencer os principais concursos de dança

Dupla tenta abrir portas ao badminton

Em 2018, Diogo Daniel e Beatriz Monteiro tornaram-se os primeiros atletas portugueses a serem classificados pela BWF (Federação Mundial de Badminton) para competirem no circuito internacional de Parabadminton. Beatriz, de 15 anos, e Diogo, com 18, são dois atletas paralímpicos que somaram pontos para o ranking mundial, marcando presença em várias provas internacionais, e tentam dar maior visibilidade ao badminton no País.

José Candeias - Há Conversa

António Casalinho foi entrevistado no dia 15 de fevereiro de 2021, na Antena 1, no programa de José Candeias onde apresentou a importância da conciliação entre a escola e o Ballet.

Diogo Ribeiro soma novo recorde e outro mínimo

Depois de no sábado ter tido um grande dia, tendo alcançado recordes nacionais de juniores em 100 metros mariposa e 200 metros livres e ter obtido os mínimos para os Campeonatos do Mundo e da Europa de Juniores nestas distâncias e nos 100 metros livres, Diogo Ribeiro voltou, ontem, a ser o nadador do distrito em maior evidência no “Coimbra - Rumo a Tóquio 2021, que se realizou no Complexo Olímpico de Piscinas.

UAARE do Agrupamento de Escolas João de Meira promove webinar sobre o tema "Escola e Desporto: como conciliar?"

A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas João de Meira (AEJM), numa iniciativa conjunta do seu Professor Acompanhante e das Psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação, realiza estes sábado um webinar, destinado aos seus alunos atletas UAARE, sobre o tema "Escola e Desporto: como conciliar?", procurando, assim, proporcionar-lhes um momento formativo nas suas carreiras duplas, através da partilha de experiências, conselhos e exemplos de individualidades conhecidas que realizaram com sucesso uma carreira dupla, com o objetivo de promover o seu sucesso escolar e desportivo, um dos principais focos da atuação das UAARE's.

Mariana de ouro

Campeã Nacional de Ciclocrosse. Campeã Nacional de Fundo (estrada). Vencedora da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Campeã Nacional de XCE. Campeã Nacional de Rampa. Campeã Nacional de Contrarrelógio. Campeã Nacional de XCO. Vencedora da Taça de Portugal de XCO. E tudo isto apenas em 2020. Apresentamos-lhe Mariana Líbano, ciclista maiata de 17 anos. 

Mais três ouros para Portugal no Multinations

No segundo dia de competições, Carolina Fernandes, Mariana Cunha e Diogo Ribeiro arrebataram mais três primeiros lugares no Multinations Junior Swimming Meet 2021, em Kiev

Irmãos ganham medalhas no Nacional da Juventude de Saltos de Obstáculos

Os dois jovens e irmãos caldenses Afonso Ferreira Rebelo e Francisco Ferreira Vaz Fontes conquistaram duas medalhas.


Francisco Vaz Fontes, montando “Tutti Quani Tame”, venceu na categoria de Jovens Cavaleiros a medalha de ouro, sagrando-se campeão nacional.
Quanto a Afonso Rebelo, na categoria de juvenil, sagrou-se vice-campeão nacional.


Estes dois jovens montam nas Caldas da Rainha com o treinador Ricardo Rebelo, sendo Francisco Vaz Fontes já cavaleiro profissional.


Afonso Rebelo frequenta a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, abrangido pelo projeto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola – UAARE, com o objetivo de conciliar sucesso escolar e desportivo. É, segundo o treinador, “uma ajuda essencial para poder treinar e competir ao mais alto nível”.

Jovens atletas de alto rendimento de Mirandela contam com apoio educativo

Reuniram-se, esta manhã, para discutir os apoios aos atletas de alto rendimento, o Coordenador Nacional das UAARE, o Delegado Regional da Educação do Norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Diretor Regional do Norte do IPDJ e o Vereador do Desporto do Município de Mirandela.

Rita Ferreira e Ana Teixeira conquistam ouro inédito no Mundial de ginástica acrobática

Ginastas conquistaram em Genebra o primeiro ouro português na categoria de duplas femininas. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia alcançaram o bronze em grupos femininos.

Atleta paralímpica Beatriz Monteiro recebida nos Paços do Município de Oliveira do Hospital

A atleta olímpica Beatriz Monteiro foi recebida, nos Paços do Município de Oliveira do Hospital, pelo presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, e o seu executivo em permanência, no passado dia 11 de setembro.

Portugal sai de Tóquio com dois bronzes e 23 diplomas nos Paralímpicos

Portugal sai dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 com duas medalhas de bronze, conquistadas pelos campeões europeus Miguel Monteiro e Norberto Mourão, e 23 diplomas, numa edição marcada pela ausência de medalhas lusas nas competições de boccia.

Câmara das Caldas homenageia atleta paralímpica Beatriz Monteiro

A atleta de Para Badminton Beatriz Monteiro, de 15 anos, foi homenageada pelo município das Caldas da Rainha e promete dar o máximo nos Jogos Paralímpicos que se realizam em Tóquio de 24 de agosto a 5 de setembro.

A outra face da medalha

A ansiedade e a depressão fazem parte do dia a dia de muitos atletas, mas o estigma impede muitas vezes que se admita o problema ou que seja debatido. Uma reportagem que pode ver aqui na íntegra

Flaviense Ema Sousa sagra-se campeã da Europa em Patinagem Artística

O Município congratula a atleta flaviense Ema Sousa por ter subido ao pódio mais alto com a conquista da medalha de ouro, na categoria Cadetes Pares de Dança com Diogo Carvalho, no Campeonato da Europa de Patinagem Artística da Europa que se realizou de 2 a 11 de setembro em Riccione, Itália.

Atleta flaviense sagrou-se campeã da Europa em Patinagem Artística

Ema Sousa, natural de Chaves, aluna-atleta inserida nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, conquistou a medalha de ouro na categoria Cadetes Pares de Dança, juntamente com Diogo Carvalho, no Campeonato da Europa de Patinagem Artística em Riccione, na Itália.

Atleta paralímpica Beatriz Monteiro homenageada na escola

A atleta de para badminton Beatriz Monteiro, de 15 anos, que participou nas competições de badminton dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, foi homenageada no seu primeiro dia de aulas, na passada segunda-feira, pelo Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, como sendo “um bom exemplo a seguir para os restantes alunos”.

Despesa efetiva não consolidada no desporto ascende a 43,1 ME

O Governo pretende ainda promover a conciliação do sucesso desportivo com o sucesso académico, continuando a apostar nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e na sua extensão ao ensino superior, e numa aposta em centros de alto rendimento.

Lagoense Alexandre Santos convocado para a Seleção Nacional de Andebol Sub-18

Alexandre Santos é aluno da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, sedeado na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa

Alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro receberam certificados de quadro de mérito

Cerca de 245 alunos do sétimo ao décimo segundo ano, incluindo também os cursos profissionais da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (ESRBP), receberam certificados de quadro de mérito. Foi no passado dia 22, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha que se realizou a cerimónia de entrega dos certificados, […]

“O Presidente da República não me deu os parabéns. O nosso desporto não tem uma bola…”

A atleta do Acro Clube da Maia alcançou há dias o melhor resultado de sempre da ginástica artística portuguesa nos Mundiais disputados no Japão. Aos 25 anos sente-se no melhor pico de forma, já sonha com os Jogos de Paris 2024 e espera inventar mais movimentos. Mesmo que ache que em Portugal não se pode viver da ginástica.

Congresso Nacional Desporto para Todos arranca esta sexta-feira em Lagoa

O Congresso Nacional Desporto para Todos, organizado pela Associação Teia D’Impulsos e pelo Município de Lagoa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), decorre já esta sexta-feira, 26 de novembro, a partir das 9h30, no Vale D'Oliveiras Quinta Resort & Spa, em Lagoa.

(...). Por fim, o Coordenador Nacional do Projeto UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, Victor Pardal, irá abordar as questões sobre as “Sinergias e Constrangimentos” entre o Desporto e a Educação.

A ESMS em ação

O Projeto Educativo da Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) refere que esta “... acredita que “o ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é sobretudo aprender a aprender, aprender a desenvolver-se e aprender a continuar a se desenvolver mesmo depois da escola” (Crahay, 1999, citado por Nardon, 2015, p. 2)”.

II Seminário anual de ciclismo com data marcada em dezembro

O primeiro fim de semana de dezembro irá acolher duas ações de formação, destinadas a treinadores de ciclismo. No sábado, terá lugar o II Seminário Anual de Ciclismo “O Papel da Ciência no Ciclismo de Alto Rendimento” e, no domingo, a ação “Treino em ciclismo: da teoria à prática”.

O programa desta ação de formação terá início pelas 09h00 e terminará pelas 16h30. As intervenções serão do Dr. Nuno Pimenta, Docente Universitário (Educação para o desporto - Boas práticas na formação de jovens ciclistas), do Dr. Paulo Roriz, Docente Universitário e Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica (Biomecânica no Ciclismo - aspetos da aplicação de forças na pedalada), de Vítor Pardal, Coordenador Nacional UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola UAARE). Por fim, haverá ainda uma intervenção sobre a Gestão e planeamento de carreiras no ciclismo, sendo que os convidados que a farão ainda estão por confirmar.

Inaugurada sala de estudo digital no CAR de Viana do Castelo

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que tutela o Desporto, na companhia do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht e de João Zamith, em representação da Comissão de Gestão Local do CAR, inaugurou, este sábado, a Sala de Estudo Digital do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Viana do Castelo.

Mateus Fernandes, herdeiro de Bruno no Sporting: o velho em corpo de menino que entusiasma Alvalade

Os sportinguistas não esquecem Bruno Fernandes, mas é provável que o seu sucessor já esteja a ser preparado em Alcochete. Curiosamente, partilham o mesmo apelido, Fernandes, mas não são familiares...

Quando 24 horas não chegam para conciliar ginástica e escola

O interesse começa na escola, com os amigos, nas brincadeiras. Fazem cambalhotas, pinos, rodas e ganha-se o gosto pela ginástica. É nesta curiosidade que surgem os desafios. A ginástica é um desporto exigente e rigoroso. A escola, fundamental para o desenvolvimento. Como coordenam estes jovens atletas as duas áreas?

Tem apenas 15 anos e já é um fenómeno do ballet. Matilde vai pisar o palco do Teatro Bolshoi

Matilde tem apenas 15 anos e espera conquistar o mundo do ballet. Uma bailarina da Classical Academy of Ballet, em Lagos, é a primeira a ganhar uma bolsa na exclusiva Moscow Ballet Competition.

Em maio viaja para a Rússia e vai pisar o famoso palco do Teatro Bolshoi. Para além desta competição também vai passar pela Suíça e pelo Reino Unido.

Luís Dias: "Rodrigo Ribeiro é um avançado do futebol moderno"

Antigo elemento do "scouting" do Sporting, que fez o primeiro contato com os pais do jogador na formação de Alvalade, elogia em entrevista a Bola Branca as suas características.

Beatriz Monteiro, rosto da campanha super ação do Comité Paralímpico de Portugal

A Beatriz marcou presença na RTP1, no programa a nossa tarde, a partir do minuto 26:50, no dia 12 de janeiro.

Entrevista a Leonor Almeida no Jornal Lagoa Informa

Leonor Almeida, aluna-atleta UAARE de Lagoa, em destaque na edição n.º 173 do Jornal Lagoa Informa, página 9, devido à sua participação no programa televisivo Got Talent Portugal.

Parabéns Leonor pelo trabalho e compromisso de conciliação.

 

Lançamento do ano europeu da juventude em Portugal

O Evento de Lançamento do Ano Europeu da Juventude conta com a realização de duas ações, sendo uma a «Action Week», que decorrerá entre 18 e 25 de março, e o «Warm-Up» que decorrerá no dia 21 de março, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, uma escola de referência das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), entre as 10h30 e as 11h30, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Autarquia apoia alunos de alto rendimento inseridos no programa nacional UAARE

A Câmara Municipal de Lagos, aprovou na sua última reunião de executivo, a atribuição de um apoio financeiro no montante de 4500 euros ao Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, pelo acesso ao Programa Nacional UAARE – Unidades de Apoio de Alto Rendimento na Escola - Projeto especial escolas-externas à rede UAARE, destinado ao apetrechamento da sala de estudo afeta ao projeto.

Lagos apoia alunos de alto rendimento

A Câmara Municipal de Lagos, aprovou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 4500 euros ao Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, pelo acesso ao Programa Nacional UAARE.

Lagos: Agrupamento Júlio Dantas adere à rede de Apoio de Alto Rendimento na Escola

A Câmara de Lagos vai dar um subsídio de 4500 euros ao Agrupamento de Escolas Júlio Dantas para que este possa apetrechar a sala de estudo dedicada a projeto especial das Unidades de Apoio de Alto Rendimento na Escola, ao qual este agrupamento aderiu como escola-externa.

Mensagem do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor no livro técnico da 39.ª Volta ao Alentejo em bicicleta

Hugo Hilário

O desporto tem sido, nas últimas décadas, uma grande aposta do executivo camarário por defendermos que a promoção da prática desportiva é fundamental, não só para o desenvolvimento pessoal, social, económico, mas também, por considerarmos que funciona como um fator de agregação e união da comunidade.

O reflexo da aposta que temos feito no desporto concretiza-se em vários aspetos:

- Somos sede de uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) com o objetivo de proporcionar condições facilitadoras da conciliação do desporto de Alto rendimento, nas modalidades de Basquetebol e Natação, com o sucesso escolar.

(p. 40)

Conociendo a Jhonathan García Andrade

O nosso aluno-atleta Jhonathan García Andrade foi entrevistado para o site se habla basket no dia 11 de fevereiro de 2022. Nesta entrevista ficaram a conhecer melhor o nosso aluno-atleta.

Ballet dream comes true for Lagoa rising star

She has only been dancing for three years, but her talent has not gone unnoticed. Fifteen-year-old Matilde Sanders, a student at Lagoa’s Classical Academy of Ballet (CAB), has been invited to become the first Portuguese female dancer to perform at the Moscow International Ballet Competition.

Andebol: Lagoa Académico Clube brilha no Torneio Santo António

Dois dos jogadores do clube de andebol, André Pratas e David Lourenço, foram ainda eleitos MVP nos jogos contra o GD CIC e o Futebol Clube do Porto.

David Lourenço foi ainda distinguido com o prémio de “Melhor Pivot” do torneio, com a equipa algarvia a ficar apurada para a fase seguinte.

Neste torneio participaram outras equipas como o Sport Lisboa Benfica, Futebol Clube do Porto, ABC, GD CIC e FC Gaia.

Balanço do primeiro semestre 2021/2022 da UAARE

Findo um primeiro semestre de alguma normalidade e regresso aos treinos, competições e azáfama escolar, considerou-se importante refletir e fazer um breve balanço do projeto UAARE, pela importância que este assume no concelho e principalmente na vida dos nossos jovens atletas, partilhando com toda a comunidade escolar os resultados académicos e desportivos dos nossos 45 alunos-atletas UAARE. (p. 4)

Leonor Almeida no Got Talent Portugal

A audição de Leonor Almeida no Got Talent Portugal 2022. A concorrente encantou o painel de jurados.

Programa do Governo aposta na afirmação de Portugal no contexto desportivo mundial

Além disso, o executivo pretende impulsionar programas de seleção desportiva que identifiquem e garantam a retenção de talentos, desde a fase de deteção até à fase de consagração desportiva internacional, promover a articulação entre o sistema educativo e o movimento desportivo e promover a conciliação do sucesso académico e desportivo, alargando ao ensino superior o "bem-sucedido" projeto criado em 2016 no ensino secundário, denominado Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, consagrando apoio estrutural à carreira dupla, através de tutorias e ambientes virtuais de aprendizagem para percursos de educação de estudantes atletas no ensino superior, ajustados e flexíveis à sua carreira.

Ter um propósito e intervir na sociedade: AAOP quer ver atletas olímpicos como atores de responsabilidade social

No último Orçamento do Estado para 2022, o Governo assumiu o compromisso de estender as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) ao ensino superior.

"É preciso tirar-lhe o chapéu". O sucesso do programa é reconhecido por Luís Alves Monteiro, presidente da AAOP - Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal.

Governo diz que programa foi reajustado para responder às consequências da guerra

Além disso, o executivo pretende impulsionar programas de seleção desportiva que identifiquem e garantam a retenção de talentos, desde a fase de deteção até à fase de consagração desportiva internacional, promover a articulação entre o sistema educativo e o movimento desportivo e promover a conciliação do sucesso académico e desportivo, alargando ao ensino superior o "bem-sucedido" projeto criado em 2016 no ensino secundário, denominado Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, consagrando apoio estrutural à carreira dupla, através de tutorias e ambientes virtuais de aprendizagem para percursos de educação de estudantes atletas no ensino superior, ajustados e flexíveis à sua carreira.

Secretário de Estado da Juventude e Desporto inaugura Unidade de Alto Rendimento no Castêlo da Maia

Para a autarquia, estas Unidades de Alto Rendimento têm o objetivo de "conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário".

4.º Encontro das UAARE reconfirmou conciliação do sucesso escolar e desportivo

O Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, uma das 19 UAARE, recebeu o Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, numa tarde de balanço integrado do sucesso escolar com a prática desportiva.

Rio Ave FC presente no IV Encontro Nacional UAARE

Decorreu durante o dia de hoje o IV Encontro da Nacional UAARE. O evento foi realizado no Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo (Porto) com o tema “Conciliar Sucesso Escolar e Desportivo”. 

O nosso Clube foi representado por Pedro Santos (coordenador do futebol de formação), Vitor Viana (sub-coordenador do futebol de formação) e Saliane Araújo (psicóloga do Rio Ave FC). Sendo o Rio Ave FC uma entidade formadora de cinco estrelas, para o futebol de formação, este evento enquadra-se no nosso modelo de formação, na preocupação que todos devemos ter com a conciliação do percurso escolar com o sucesso desportivo.

As UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) têm como visão uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros. Tendo também como objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.

Programa desporto de alto rendimento nas escolas apoia quase 800 alunos permitindo horários flexíveis e melhor acompanhamento de atletas

Castelo da Maia com Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago descerram esta sexta-feira, dia 27 de maio, na Escola Secundária do Castelo da Maia.

Quanto custa ser atleta

Começaram ainda crianças a praticar modalidades desportivas e, contra ventos e marés, levam o nome de Portugal a patamares elevados. Do judo ao remo, passando pela ginástica rítmica, fomos conhecer os desafios e procurar soluções para os nossos atletas.

Entrevista a Apolo Caetano, aluno-atleta no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor

Natural de São Miguel, 𝗔𝗽𝗼𝗹𝗼 𝗖𝗮𝗲𝘁𝗮𝗻𝗼 rumou este ano ao continente para o CNT de Ponte de Sor. Na sua segunda Festa Basquetebol Juvenil, agora por Coimbra, esteve com a família em entrevista à FPBtv.

Mundiais de natação adaptada: Tomás Cordeiro sétimo e com recorde pessoal

O português Tomás Cordeiro foi sétimo na final dos 100 metros bruços SB9 dos Mundiais de natação adaptada, que decorrem no Funchal, melhorando o recorde pessoal, num dia em que Portugal esteve representado em quatro finais.

Unidade de Apoio a alunos que são atletas de alto rendimento abre em Famalicão

Escola Camilo Castelo Branco integra rede UAARE

O Coordenador Nacional das Escolas UAARE (Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), Victor Pardal, visitou a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, esta manhã, para anunciar a integração do Agrupamento na Rede Nacional de Escolas UAARE.

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas integra rede nacional de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento

O plano de ação do programa UAARE para o próximo ano letivo foi homologado no passado dia 22 de Junho.

Agrupamento Escolas Júlio Dantas entra para a rede UAARE

O agrupamento foi um dos novos quatro a integrar a rede nacional de escolas UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento para o ano letivo 2022/2023, um grande reconhecimento que visa apoiar os jovens atletas lacobrigenses no equilíbrio entre as vidas escolar e desportiva.