Entre os dias 16 e 18 de setembro, decorreu uma ronda de visitas às Escolas da Rede UAARE de proximidade, no âmbito do primeiro percurso de curta e média duração “Interlocutor Desportivo” do Catálogo Nacional de Qualificações. Esta ação, dinamizada pela Equipa Nacional UAARE em colaboração com o IEFP de Leiria, constituiu um momento marcante de partilha e construção conjunta de soluções para a conciliação da carreira dupla.
As visitas, enquadradas na UC01087 – “Implementar medidas estruturais para a conciliação da carreira dupla”, foram orientadas por Pedro Seco, Subcoordenador Nacional UAARE, e tiveram como principal objetivo proporcionar aos interlocutores desportivos a oportunidade de discutir com as equipas de escola as diferentes fases de construção do Plano Pedagógico Individual de Conciliação (PPI-C), um instrumento essencial para o acompanhamento personalizado dos alunos-atletas. Ao longo do roteiro, a equipa passou pelo Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, onde participaram os interlocutores do SC Braga e da Associação de Futebol de Leiria (via videoconferência), seguiu para o Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, no Porto, em articulação com os interlocutores do FC Porto, e terminou na Escola Secundária José Afonso, no Seixal, com a participação da Equipa de Escola UAARE Pedro Nunes, de Lisboa, bem como dos interlocutores do Sporting Clube de Portugal, do Sport Lisboa e Benfica e da Federação Portuguesa de Futebol.
Esta iniciativa inovadora representa um passo fundamental na consolidação de práticas estruturadas para a conciliação entre estudo e desporto em Portugal, reforçando o papel da UAARE como rede viva, coesa e inspiradora, dedicada ao sucesso académico e desportivo dos jovens atletas. Com ações como esta, a UAARE continua a liderar o caminho na promoção de soluções integradas e inovadoras que permitem aos alunos-atletas desenvolverem todo o seu potencial, dentro e fora das competições.