A aluna-atleta Carolina Barroca Machado, do 7.ºA do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, sagrou-se campeã da Taça da Europa 2025 em Patinagem Artística, competição realizada em Matosinhos. No seu primeiro ano no escalão de Iniciados, a jovem atleta da Sociedade Recreativa da Várzea de Sintra subiu ao lugar mais alto do pódio, ouvindo-se o hino nacional no primeiro dia da prova, um momento de grande emoção para todos os presentes.
Carolina partilhou o orgulho desta conquista: “Não estava à espera de ganhar, porque era a mais nova em competição. Fiquei muito emocionada ao ouvir o hino nacional. Foi gratificante ver todo o pavilhão a cantar. Vou recordar para sempre.”
Com apenas 12 anos, Carolina alcançou 62,50 pontos, o seu recorde pessoal e uma das melhores pontuações do escalão de Iniciados, que reúne as 20 melhores patinadoras da Europa. Este resultado confirma o seu talento e a determinação que a têm acompanhado desde os cinco anos, altura em que começou a praticar a modalidade.
Treinando quase todos os dias, muitas vezes em sessões bi-diárias, Carolina tem demonstrado uma capacidade notável de conciliar o desporto com os estudos. Agradece o apoio de toda a comunidade escolar e em especial dos professores do 7.ºA, que a ajudam a equilibrar a exigência da competição com o percurso académico.
Com um percurso já recheado de conquistas, foi vice-campeã da Europa em Infantis há dois anos, Carolina olha para o futuro com ambição: “Gostava muito de ser campeã do Mundo. Vou continuar a treinar e a esforçar-me para lá chegar.”
Mais do que títulos, a jovem atleta valoriza o espírito de equipa e a amizade que o desporto lhe proporciona: “A Patinagem é a felicidade. Gosto de sentir a partilha e o apoio das minhas colegas. Não me vejo a fazer outro desporto.”
A UAARE felicita a Carolina Barroca Machado, a sua família, a Sociedade Recreativa da Várzea de Sintra e o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina por este extraordinário feito.

