Escola Secundária Martins Sarmento

Na SEAM da Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, verificaram-se os seguintes casos de ausências de média duração:

  • Cinco alunos/atletas do 12.º ano convocados para estágios e competições da Seleção Nacional de futebol masculino – Escalão Sub-18;
  • Um aluno/atleta do 11.º ano convocado para estágios e competições da Seleção Nacional de futebol masculino – Escalão 17 com apuramento para o Campeonato da Europa.

 
Logo no início do 1.º Período, o Professor Acompanhante esteve presente nas reuniões de conselhos de turma, para, sob orientação do Diretor de Turma, em conjunto se delinearem os Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação dos alunos/atletas que se previu virem a estar ausentes por períodos de mais de 8 dias.

O mesmo sucedeu nas reuniões de conselhos de turma de avaliação do final de 1º Período, quando foi enviada informação aos diretores de turma dos alunos/atletas, com previsão de ausências (mais de 8 dias) para o 2.º Período. A informação é dada pelo Professor Acompanhante que indica as datas das possíveis ausências e solicita aos Diretores de Turma a articulação entre todos os docentes da turma e da SEAM para que possam, desde logo, e por antecedência prever e estabelecer procedimentos com dinâmicas pedagógicas de atuação preventiva no acompanhamento desses alunos/atletas. 

Calendário com manchas de ausências

Pré-ausência

Antes das ausências, de acordo com o mapa de previsão de ausências, em resultado de um trabalho de articulação entre os professores do Conselho de Turma e os professores da SEAM, podem ser antecipados alguns conteúdos e alguns momentos de avaliação. É também presencialmente que os professores das diversas disciplinas orientam os alunos para o trabalho que devem desenvolver quando estiverem ausentes da escola.

Durante a ausência

O alunos/atletas quando estão na seleção, de acordo com a sua disponibilidade fazem a gestão do seu tempo de modo a cumprirem as tarefas académicas, sempre em articulação com os seus compromissos desportivos e de acordo com o previsto no seu Plano Pedagógico Individual de Conciliação (PPI-C).

 Modelo do Plano Pedagógico Individual de Conciliação (PPI-C)

Os alunos realizaram as tarefas propostas pelos professores e escalonadas na Classroom, considerando a orientação presencial que foi feita pelos professores ainda antes das ausências.

Durante os estágios na Seleção, os alunos/atletas desenvolvem trabalho autónomo e trabalho orientado e contam ainda com a colaboração de colegas da turma, alunos mentores, que têm a missão de enviar aos ausentes os trabalhos realizados nas aulas.

Pós-ausência

Depois das ausências, os professores das várias disciplinas, quando se verifica necessário, indicam aos professores de apoio da SEAM as matérias que devem ser trabalhadas. Há conteúdos que podem ser recuperados, outros ajustados e podem mesmo adiar alguns momentos de avaliação, para permitir aos alunos/atletas a realização prévia das aprendizagens antes de serem sujeitos a momentos de avaliação formal.

Durante este processo, os docentes da turma recorrem aos docentes da SEAM, para em trabalho colaborativo acompanharem e recuperarem estes alunos-atletas. 

Reflexão

A existência de situações de ausências de média duração que têm sido bem sucedidas por via da implementação dos Planos Pedagógicos Individuais de Conciliação (PPI-C) reforça a necessidade de se planear, por antecipação, com acompanhamento no antes, no durante e no depois das ausências. Rentabilizar os recursos e maximizar as estratégias entretanto concertadas promove através destas práticas o sucesso da conciliação.