Introdução
No primeiro período do ano letivo 2023-2024, na SEAM do AEJM, em Guimarães verificou-se o seguinte cenário de ausência de média duração:
A Aluna-Atleta Maria Bragança (modalidade de Padel), a frequentar o 9.º ano, com ausência à escola no período de 4 a 21 de novembro. A aluna participou no Campeonato do Mundo de Padel, no Paraguai.
Pré-ausência
Quando o professor acompanhante recebeu a notificação da ausência verificou que a mesma consistia em 2 fases:
- 1.ª fase - de 4 a 9 novembro em que a aluna estava em estágio com a Seleção Nacional de Padel ainda em Portugal (Lisboa).
- 2.ª fase - a partir do dia 9 ou 10/11 o dia da partida para o Paraguai. A 11/11 seria o início da abertura da competição até ao dia 19/11. Dias 20 e 21/11 foram dias de regresso a Portugal (36h de viagem).
Após esta caracterização efetuou o seguinte diagnóstico:
- Análise/caraterísticas da aluna - A Diretora de Turma informou do perfil da personalidade da aluna (muito importante, porque indica se é ativa ou passiva – grau de autonomia) e em função disso começou-se a definir quais as melhores estratégias (neste caso a aluna era mais passiva, mas com autonomia).
- Manchas Vermelhas - Verificou-se quais as avaliações que estavam marcadas para os dias da ausência (período crítico) e os professores foram solicitados para antecipar ou adiar as mesmas.
De realçar que em 2 disciplinas Geografia e Inglês, a ausência e a viagem foi aproveitada para a realização de trabalhos (com elaboração de guião ) e cuja apresentação será realizada pela própria para os colegas da turma/ professor. Nas restantes disciplinas continuará a ser realizada a adequação pedagógica (antes e pós- ausência)
- Momentos Avaliativos e curriculares – foi efetuado o levantamento (cronograma) das datas dos momentos de avaliação e junto de cada professor do início/final de conteúdos/Unidades Temáticas.
- Definiu-se logo do pressuposto que seria fundamental o envolvimento/ colaboração do CT e também dos alunos do grupo/turma da aluna.
O professor Acompanhante, em colaboração com o colega da SEAM ND, prepararam o acompanhamento e apoio à Aluna-Atleta com a seguinte sequência de ações:
1. Ação com o Conselho de Turma
Tendo por base o período de ausência, deram voz ao CT e a cada professor, estes concordaram em orientar as aulas adiantando ou adiando (pós regresso) alguns conteúdos por forma a não ficarem unidades temáticas a meio, ou a iniciar conteúdos importantes que ficassem a meio, antes da aluna estar ausente. Alguns professores (das disciplinas mais teóricas) utilizaram a estratégia de enviar tarefas suplementares para a aluna levar para casa durante 2 semanas.
2. Momentos de Avaliação
Foram reajustados, em algumas disciplinas (alteração das datas; avaliação fragmentada; utilização de outros instrumentos de avaliação – trabalhos etc.) houve mesmo uma disciplina em que a avaliação mais formal passou para o 2º período.
3. Diagnóstico e planificação dos recursos/ferramentas digitais da aluna
De forma a verificar a viabilidade do estudo à distância nomeadamente as características do tablet e acesso a internet. Como a aluna tinha esses recursos viabilizou a possibilidade de estruturar o estudo à distância no período de ausência. (observação: Os professores foram sensibilizados para visualizarem os recursos produzidos pelas equipas de escola UAARE, disponíveis no site, de forma a serem cedidos à aluna).
Dado que a viabilidade do estudo online, só seria possível num pequeno período da ausência (4-9 novembro) e devido aos horários de treino/estágio serem muito instáveis e num fuso horário diferente, optou-se pelo método assíncrono.
Ficou definido colocar no Google Drive uma pasta com as diferentes disciplinas onde os professores colocaram as tarefas a ser realizadas (1-2 máximo por disciplina) de acordo com o cronograma.
Cada tarefa foi planificada para uma duração máxima de 40 minutos. Nessa Drive também foram colocados os contactos dos professores caso a aluna tivesses alguma dificuldade para poder contactar os mesmos.
4. Cronograma de apoio pedagógico
Foi realizado um cronograma com as atividades para a 1ª fase, no entanto a aluna teria o livre-arbítrio de alterar as disciplinas a trabalhar. Os trabalhos depois de realizados seriam colocados na referida drive. O Cronograma foi realizado tendo por base as informações das manchas verdes para o estudo fornecidas pelo ID e EE. Por esse motivo não foi realizada qualquer atividade na fase 2 (competição), visto a aluna nessa fase estar num elevada pressão na sua atividade desportiva.
5. Tutorias
Por forma a envolver o grupo-turma foram feitas tutorias com alunos da turma nas diferentes disciplinas para dar apoio ao estudo e fornecer os apontamentos das aulas. Esta estratégia só foi operacionalizada intencionalmente após o regresso da aluna, para não sobrecarregar/ stressar a aluna, uma vez, que os colegas ao tentar a ajudar poderiam estar constantemente a enviar informações.
6. Articulação com EE/ ID
Foram realizados vários contactos com o EE (sempre colaborativo) para lhe dar a conhecer o trabalho de suporte que seria realizado. O EE foi sempre participativo e extremamente colaborante, especialmente durante a competição, e foi ele próprio a enviar os resultados desportivos e 1 vídeo da aluna-atleta.
O ID foi muito difícil ou quase impossível de contactar (parâmetro menos positivo).
Durante a ausência
Nesta fase é a de menos intervenção onde centramos a nossa ação em dois eixos:
1. Monitorização
Nesta fase a DT ia monitorizando se a aluna cumpria com o planeado (sem interação direta com a aluna) e enviado uma outra mensagem a ver como estavam a correr as coisas, APENAS NA 1ª FASE DA AUSÊNCIA. Na fase competitiva (2ª fase) o foco da aluna esteve apenas na competição, nesta fase não houve qualquer intervenção pedagógica ou Psicopedagógica
2. Motivação
Como a aluna realizava o seu aniversário no período de ausência, os alunos realizaram um pequeno vídeo a desejar os parabéns e a alegrar a AA Mesmo que não fizesse anos, seria feito na mesma um vídeo da turma para a Maria.
É de salientar que todos os colegas quiseram participar e ajudar a Maria (em algumas disciplinas tem 2 tutores!), tendo sido utilizado o whatsapp da turma para poderem estar sempre em contacto – alunos / Atleta / DT.
Pós-ausência
A aluna apenas voltou às aulas no dia 22 (1 mais que o previsto) devido ao cansaço acumulado, entre a competição e as viagens de regresso, 36 horas em viagens até chegar a casa...
Quando regressou apresentou-se muito cansada e com dificuldades em definir prioridades, o que foi normal, uma vez que, o foco esteve na componente desportiva e foram muitos dias de ausência. Com a Ajuda o DT e do PA, reorganizou-se o estudo elaborando um cronograma para elucidar a aluna de quais as disciplinas mais prioritárias no tempo. Este parâmetro pareceu-nos muito importante pela orientação que lhe deu em termos de ação. Em função dessa dificuldade persistir, ou seja, em lidar com as prioridades no estudo, decidimos encaminhar a AA para o SPO por forma a ajudar na orientação do estudo.
A AA juntamente com cada docente fizeram um ponto da situação para serem feitos alguns reajustes nas tarefas propostas/realizadas e no ritmo a que seriam realizas.
1. Apoios Sala SEAM
Imediatamente após o regresso da aluna e de acordo com o planificado, a aluna começou com os apoios na sala SEAM 1 hora semanal por cada disciplina (CN, Port, Mat e FQ) que serão reavaliados a cada reunião do CT, e tendo sempre em consideração também a opinião da aluna, se os apoios devem continuar ou cessar.
2. Apoio DT
De realçar o papel fundamental da DT, que foi inesgotável e de uma cooperação extraordinária, foi um eixo fundamental em todo o processo e permitiu que este caso esteja a ser um sucesso. O cargo de DT é sem sombra de dúvida nuclear para um caso de sucesso.
A colaboração de todo o CT que percebeu e foi compreensivo e ativo em todo o processo (ainda estão a ser) porque flexibilizaram as avaliações a realizar à aluno, ou a avaliação fragmentada ou utilizando outros instrumentos de avaliação que não os testes escritos (que no nosso agrupamento têm um papel cada vez menos significativo, em prol do trabalho realizado em cada aula)
Reflexão
Muito honestamente, quando se iniciou este processo tentaram precaver-se todas as situações, mas na verdade isso nunca será totalmente possível. Sentimos mesmo que cada caso será um caso. De todo o processo, a fase que de certa forma nos surpreendeu foi a do regresso da AA. Esta é uma fase muito sensível e o retomar o ritmo após tantos dias ausente é realmente complicado para a AA, é algo que não se resolve no imediato. Felizmente existe UAARE e sem ela seria certamente muitíssimo mais complicado, para não dizer impossível de resolver este tipo de condições. Por esse motivo todos os recursos vão-se manter até não serem mais necessários.
Pelo Professor Acompanhante do AEJM, Renato Oliveira.