Apoio tutorial frequente com DT/PA e/ou Psicólogo/a, eventualmente com participação de EE
Na modalidade de Ensino a Distância existem alunos-atletas com processos de conciliação complexos, com faltas frequentes, planos de treinos e deslocações internacionais, bem como diferentes fusos horários, o que dificulta a comunicação em tempo real entre a escola e os alunos-atletas.
Uma das abordagens usadas pela Equipa de Escola passa pela realização de um apoio tutorial individual, semanal ou quinzenal, com estes alunos-atletas, liderado pelo/a Professor/a Acompanhante e/ou Psicólogo/a, em regime síncrono sempre que possível, e com a duração de 30 minutos, marcado no calendário partilhado na plataforma Teams.
Os objetivos destes apoios tutoriais são realizar pontos de situação de tarefas realizadas e por realizar, acompanhar a resolução de algumas tarefas, planear e organizar o trabalho autónomo, trocar informações sobre competições e treinos, provas de avaliação e reforçar informações dadas pelo Conselho de Turma
Quando os fusos horários ou incompatibilidades de horário não permitem a realização de interações síncronas, são usadas interações assíncronas na conversa privada da plataforma, com texto, imagem ou pequenas gravações de vídeo realizadas diretamente na plataforma, conforme captura de ecrã abaixo.
Este apoio tutorial é inserido no compromisso de conciliação da carreira dupla (e PPI-C), na tentativa de envolver todos os intervenientes, nomeadamente encarregados de educação e interlocutores desportivos. Pode ser importante, em alunos-atletas deslocalizados, envolver formalmente os interlocutores desportivos locais de forma a criar as condições para a realização destes apoios.