Beatriz Monteiro voltou a fazer história no desporto paralímpico português. A atleta da Académica, ex-aluna UAARE no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e atual Embaixadora UAARE-PLY (Paralímpica), sagrou-se vice-campeã europeia no European Para Badminton Championships 2025, que decorreu na Turquia.
Na prova de singulares senhoras, Beatriz alcançou a final, cedendo apenas diante da francesa Maud Lefort, por 13-21 e 15-21, conquistando assim a medalha de prata. A atleta juntou ainda uma medalha de bronze na prova de pares senhoras, ao lado da sueca Hillevi Salomonsson. Em pares mistos, com o inglês Curnow Pirbhai-Clarke, terminou num honroso 5.º lugar.
Com estes resultados, Beatriz Monteiro reforça a sua posição de destaque internacional, sendo atualmente 2.ª classificada do ranking mundial na sua categoria. A atleta sublinhou o orgulho pela prestação alcançada e agradeceu o apoio do Comité Paralímpico de Portugal, da Federação Portuguesa de Badminton, da sua equipa técnica, família, amigos e patrocinadores.
Portugal também viveu uma semana histórica, conquistando cinco medalhas no total — a primeira vez que o país alcança finais europeias de parabadminton. Além das distinções de Beatriz Monteiro, Diogo Daniel (prata em pares homens SL3-SL4 e bronze em singulares SL4) e Gonçalo Batista (bronze em pares homens SH6) completaram o quadro de sucesso nacional.
A trajetória de Beatriz Monteiro continua a inspirar, dentro e fora do campo, confirmando o papel determinante dos alunos-atletas UAARE na afirmação internacional do desporto português.